Questões de Concurso sobre Normas ABNT

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
249 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Conforme a NBR 5410/2004 (Versão Corrigida 2008), no caso de 3 ou mais condutores, a taxa de ocupação do eletroduto, dada pelo quociente entre a soma das áreas das seções transversais dos condutores previstos, calculadas com base no diâmetro externo, e a área útil da seção transversal do eletroduto, NÃO deve ser superior a:


A

20%.


B

30%.


C

40%.


D

50%.

Com relação aos dimensionamentos do Condutor Neutro e do Condutor de Proteção, para instalações em baixa tensão, considerando a NBR 5410/2004 (Versão Corrigida 2008), assinale a alternativa INCORRETA:


A

O condutor neutro não pode ser comum a mais de um circuito. No caso de apenas um circuito monofásico, o condutor neutro deve ter a mesma seção do condutor de fase.


B

A seção de qualquer condutor de proteção que não faça parte do mesmo cabo ou não esteja contido no mesmo conduto fechado que os condutores de fase, não deve ser inferior a 25mm2 em cobre e 35mm2 em alumínio, se não for provida proteção contra danos mecânicos.


C

Se, a partir de um ponto qualquer da instalação, o condutor neutro e o condutor de proteção forem separados, não será permitido religá-los após esse ponto.


D

Quando, em um circuito trifásico com neutro, a taxa de terceira harmônica e seus múltiplos for superior a 15%, a seção do condutor neutro não deve ser inferior à dos condutores de fase, podendo ser igual à dos condutores de fase se essa taxa não for superior a 33%.

A norma NBR 5410 aplica-se principalmente às instalações elétricas de edificações, qualquer que seja seu uso (residencial, comercial, público, industrial, de serviços, agropecuário, hortigranjeiro etc.), incluindo as instalações pré-fabricadas. Essa norma também se aplica às instalações elétricas de


A

canteiros de obra, feiras, exposições e outras instalações temporárias.


B

redes públicas de distribuição de energia elétrica.


C

veículos automotores, tração elétrica, embarcações e aeronaves.


D

iluminação pública e cercas eletrificadas.

A NBR 5419 estabelece níveis de proteção, aplicáveis em função da classe das estruturas e dos riscos que a descarga pode trazer. Para as construções de uso comum, tais como os prédios residenciais, comerciais e indústrias de manufaturados simples; nível moderado, com eficiência de proteção de 90%:


A

nível I


B

nível II


C

nível III


D

nível IV


E

nível V

A NBR-5410 é a norma que estipula as condições adequadas para o funcionamento usual e seguro das instalações elétricas de baixa tensão. A mesma se aplica aos seguintes casos, com exceção de:


A

iluminação pública;


B

áreas descobertas externas a edificações;


C

locais de acampamento, marinha e instalações análogas;


D

instalações temporárias como canteiros de obras, feiras, etc.;


E

instalações novas e já existentes, sobre reforma.

A que distância máxima do local previsto para o equipamento a ser alimentado pela energia elétrica devem ser instaladas as tomadas de energia elétrica de uso específico?


A

1,0 m.


B

1,5 m.


C

3,0 m.


D

3,5 m.


E

5,0 m.

Sobre as instalações elétricas de baixa tensão, é correto afirmar:


A

as instalações de baixa tensão são as alimentadas com tensões não superiores a 1000V, em CA, ou a 1500V, em CC;


B

as instalações de extra-baixa tensão são as alimentadas com tensões não superiores a 500V, em CA, ou a 750V, em CC;


C

os componentes de uma instalação elétrica, isto é, os elementos que a compõem e são necessários ao seu funcionamento, são as linhas elétricas e acessórios;


D

equipamentos manuais são movimentados quando em funcionamento, ou que podem ser facilmente deslocados de um lugar para outro, mesmo quando ligados à fonte de alimentação;


E

manobra é a ação destinada a garantir o desligamento, a ligação ou a variação da alimentação de energia elétrica de toda ou parte de uma instalação, em condições de funcionamento normal.

Acerca dos dispositivos de proteção a corrente diferencial-residual (dispositivos DR), considerando a NBR 5410/2004 (Versão Corrigida 2008), assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) No que se refere as tomadas de corrente, a exigência de proteção adicional por DR de alta sensibilidade se aplica às tomadas com corrente nominal de até 25A.

( ) Em Circuitos de Corrente Alternada (C.A.) nos quais a corrente de falta pode conter componente contínua, só devem ser utilizados dispositivos DR capazes de detectar também correntes diferenciais-residuais com essas características. São exemplos de dispositivos DR aptos a detectar correntes de falta C.A. com componente contínua, além de correntes de falta senoidais, os dispositivos DR do TIPO A.

( ) Em Circuitos de Corrente Contínua (C.C.) só devem ser usados dispositivos DR capazes de detectar correntes diferenciais-residuais contínuas. Eles devem ser capazes, também, de interromper as correntes do circuito tanto em condições normais quanto em situações de falta. São exemplos de dispositivos DR aptos a detectar correntes de falta contínuas, lisas e pulsantes, além de correntes de falta senoidais, os dispositivos DR do TIPO AC.

( ) O circuito magnético dos dispositivos DR deve envolver todos os condutores vivos do circuito, inclusive o neutro, mas nenhum condutor de proteção, todo condutor de proteção deve passar exteriormente ao circuito magnético.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


A

F V F V.


B

V V F F.


C

V F V F.


D

F F V V.

O proprietário de uma residência pretende redefinir a instalação elétrica da sala de acordo com as normas técnicas. A sala possui 5m de comprimento, 3,5m de largura e 3m de pé direito. Determine a potência total da iluminação e o número de pontos de tomadas de uso geral respectivamente, que deverão ser instalados nessa sala segundo os critérios mínimos da NBR5410/2004.


A

220 VA e 4 pontos


B

280 VA e 5 pontos


C

280 VA e 4 pontos


D

240 VA e 5 pontos


E

160 VA e 6 pontos

A instalação de para-raios é de competência do Engenheiro Eletricista, o qual deve atender ao previsto pela norma NBR5410 para realizar o dimensionamento correto desse tipo de instalação elétrica. Sobre o tema Instalações complementares de pararaios, assinale a alternativa correta.


A

Mastros e antenas externas de TV não devem ser aterrados, pois isso poderia inutilizar a função da antena.


B

O mastro metálico da antena nunca deve ser conectado ao condutor de descida de aterramento do para-raios.


C

O condutor utilizado no aterramento de pararaios nunca poderá ser de alumínio, pois essa liga metálica pode interferir na eficiência do aterramento.


D

O escoamento da descarga atmosférica para a terra deve ser externo à edificação.


E

Se a antena não tiver para-raios, esta deve ser aterrada por um condutor de cobre com área de secção transversal máxima de 2,0 mm².

De acordo com a NBR 5419, o nível de proteção de um SPDA denota a sua eficiência e deve ser determinado conforme a tabela B.6 da norma mencionada. Segundo essa tabela, edifícios e casas residenciais, indústrias, estabelecimentos agropecuários e fazendas com estrutura de madeira são classificadas como:


A

NIVEL 1


B

NIVEL 2


C

NIVEL 3


D

NIVEL 4


E

NIVEL 5

Os esquemas de aterramento para instalações elétricas de baixa tensão estão descritos na norma NBR5410. Em relação a esses esquemas, é correto afirmar que:


A

o esquema TT possui um ponto da alimentação diretamente aterrado, estando as massas da instalação ligadas ao eletrodo de aterramento da alimentação.


B

no esquema IT todas as partes vivas da massa e o condutor neutro são conectadas a um barramento de equipotencialização solidamente ligado ao aterramento da instalação.


C

no esquema TN-S, o condutor neutro e o condutor de proteção são aterrados em eletrodo(s) de aterramento distintos.


D

esquema TN-C-S possui um ponto da alimentação diretamente aterrado, sendo as massas ligadas a esse ponto através de condutores de proteção, no qual o condutor neutro e o condutor de proteção são distintos.


E

o esquema TN-C possui um ponto da alimentação diretamente aterrado, sendo as massas ligadas a esse ponto através de condutores de proteção, no qual as funções de neutro e de condutor de proteção são combinadas num único condutor.

Considerando o que preconiza a norma NBR 5410, o comprimento máximo de trechos retilíneos e contínuos de tubulação, sem interposição de caixas ou equipamentos, para linhas em áreas externas, em um trecho de tubulação, sem curvas, de uma obra poderá ter um comprimento máximo de:


A

15 metros


B

10 metros


C

20 metros


D

25 metros


E

30 metros

A norma brasileira NBR 5410, entre outras coisas, estabelece condições específicas para a previsão de carga, aplicáveis a locais utilizados como residências. Segundo o que prescreve a NBR 5410, uma cozinha residencial com 7 m de comprimento e 2 m de largura terá potência mínima de iluminação e potência mínima de tomadas, respectivamente, iguais a:


A

180 VA e 600 VA


B

220 VA e 600 VA


C

280 VA e 2.000 VA


D

220 VA e 2.100 VA


E

240 VA e 1.800 VA

Levando em consideração as orientações de compatibilidade entre plugues e tomadas para uso doméstico da norma ABNT NBR 14136, assinale a alternativa que preenche CORRETA e RESPECTIVAMENTE as lacunas da frase abaixo.


As tomadas de ____ A devem permitir a inserção de plugues de ____ A e ____ A, e as tomadas de ____ A não podem permitir a inserção de plugues de ____ A.


A

20 – 10 – 20 – 10 – 20


B

20 – 10 – 20 – 10 – 10


C

10 – 20 – 10 – 10 – 10


D

10 – 10 – 10 – 20 – 20


E

20 – 20 – 20 – 20 – 10

Conforme a NBR-5410, para instalações elétricas prediais, qual a previsão mínima de quantidade de tomadas de uso geral (TUG) para uma sala de jantar quadrada, com área de nove metros quadrados e qual a potência mínima de cada uma?


A

2 TUG’s de 100VA cada.


B

3 TUG’s de 100VA cada.


C

2 TUG’s de 600VA cada.


D

3 TUG’s de 600VA cada.


E

4 TUG’s de 600VA cada.

Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE a frase.


Um invólucro classificado com grau de proteção IP 54, conforme a norma ABNT NBR IEC 60529, fornece ao equipamento em seu interior:


A

proteção contra depósito de poeira perigosa e contra jatos de água dirigidos diretamente ao invólucro, de todas as direções.


B

proteção apenas contra objetos sólidos de diâmetro maior que 12,5 mm e contra jatos de água dirigidos diretamente ao invólucro, de todas as direções.


C

proteção contra ingresso de poeira e contra gotejamento quando o invólucro é inclinado em até 15 graus.


D

proteção contra ingresso de poeira, sendo o aparelho adequado para imersão permanente em água.


E

somente proteção contra ingresso de partículas sólidas estranhas com diâmetro maior que 50 mm e contra gotejamento perpendicular de água.

Em instalações elétricas de baixa tensão os sistemas de aterramento são estabelecidos pela NRB 5410/2004, podendo ser dos tipos TN, TT e IT. De acordo com tal norma, assinale a opção correta:


A

No esquema TN-C, o condutor neutro e terra são combinados em um único condutor (PEN).


B

No esquema TT, as massas e a instalação são aterradas no mesmo ponto.


C

No esquema TN, o neutro é aterrado de forma independente do aterramento das massas.


D

No esquema TN-S, a proteção do circuito e das pessoas contra choques elétricos não pode ser realizada pelo disjuntor diferencial residual (DR).


E

A segunda letra dos códigos relacionados aos esquemas de aterramento identifica a situação da alimentação da instalação em relação à terra.

Considerando a norma ABNT NBR NM 60898, que trata de disjuntores termomagnéticos, assinale a alternativa CORRETA.


A

A curva A é adequada para cargas indutivas.


B

A curva B é a mais adequada para cargas resistivas.


C

A curva B é a mais adequada para a proteção de motores com tempos de partida de motores muito longos e para instalações industriais.


D

Na curva D, o disparo ocorre de 30 a 50 vezes a corrente nominal.


E

Na curva C o disparo ocorre de 3 a 5 vezes a corrente nominal.

   
Gerar simulado