

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Observe a figura a seguir.

A figura acima representa uma linha de controle de uma caldeira de recuperação de um navio no qual encontra-se um elemento de controle (agente de controle) e uma variável a ser controlada. Baseado nessa planta, assinale a opção que apresenta, respectivamente, esses itens.
Vapor e fluido a ser aquecido.
Fluido aquecido e fluido a ser aquecido.
Vapor e temperatura.
Temperatura e fluido a ser aquecido.
Temperatura e fluido aquecido.
Uma embarcação meia-nau é definida como
extremidade anterior do navio.
extremidade posterior do navio.
parte do casco próxima do plano longitudinal vertical, isto é, equidistante dos bordos do barco.
parte curva do costado de um e de outro bordo, junto à roda de proa.
peça disposta em todo o comprimento do casco no plano de simetria.
Assinale a opção que exemplifica um motor quadrado representado pela expressão diâmetro x curso do êmbolo.
82mm x 85mm
85mm X 82mm
90mm X 96mm
96mm X 90mm
96mm X 96mm
Observe a figura a seguir.

Um navio apresenta uma planta elétrica de força do motor do molinete, conforme diagrama acima. Sendo assim, pode-se afirmar que
Ql representa as contactoras,
Kl representa o intertravamento.
F2 representa o relé térmico.
XI representa a banca de capacitores acopladores,
Ml representa o gerador de serviço.
Assinale a opção que apresenta o esquema de uma válvula hidráulica direcional de 4 vias e 3 posições, com centro fechado.





Em refrigeração, o ciclo com remoção de gás de Flash apresenta algumas vantagens e outras tantas desvantagens. Entre as primeiras (vantagens), para uma mesma capacidade frigorifica, pode ser citada a:
melhoria no consumo de óleo lubrificante tipo refrigerante .
diminuição da voltagem para operação do sistema.
diminuição da taxa de vapor saturado.
redução da entalpia total do sistema.
redução na potência de compressão,
Um navio possui pontal de registro igual a 17 metros e flutua com calado médio de 12,5 metros, numa região definida como zona de verão. Sua borda livre de verão, calculada de acordo com os requisitos da Convenção Internacional das Linhas de Carga, de 1966, corresponde a 4,30 metros.
Nessa situação, a borda livre atual do navio é
menor que a borda livre de verão e atende aos limites estabelecidos pelas linhas de carga.
menor que a borda livre de verão e não atende aos limites estabelecidos pelas linhas de carga.
igual à borda livre de verão e atende aos limites estabelecidos pelas linhas de carga.
maior que a borda livre de verão e atende aos limites estabelecidos pelas linhas de carga.
maior que a borda livre de verão e não atende aos limites estabelecidos pelas linhas de carga.
Observe as figuras a seguir.

Quando se trabalha com instrumento de medidas analógicos, pode-se cair num erro clássico provocado pelo posicionamento de leitura, conforme as figuras acima. Assinale a opção que apresenta esse erro.
Sintaxe.
Convergência.
Divergência.
Paralaxe,
Restrate.
Qual é o motor que a injeção de gasolina ocorre diretamente na câmara de combustão?
GDI .
MPFI.
SI.
PFI .
Turbocarregado.
Barco e embarcação são nomes praticamente idênticos, que podem ser definidos como toda construção feita de madeira, ferro, aço, fibra de vidro, alumínio ou da combinação desses e outros materiais que flutua, sendo especificamente destinada a transportar, pela água, pessoas ou coisas. Quanto à estrutura da embarcação, assinale a alternativa CORRETA:
Casco é o corpo do navio com a maestração, aparelhos, acessórios, casario ou qualquer outro arranjo.
Quilha é a peça disposta em todo o comprimento do casco no plano de simetria.
Costado é o invólucro do casco abaixo da linha d´água.
A borda-falsa de uma embarcação é a parte extrema da proa.
Carena é o parapeito do navio no convés, com a finalidade de proteger as pessoas e o material, evitando que caiam ao mar.
o rendimento volumétrico é o parâmetro chave na interpretação do desempenho dos compressores alternativos para aplicações frigorificas. Distinguem-se dois tipos de rendimento:
o rendimento útil e o de compressão.
o real e o do efeito refrigerante.
o de espaço nocivo e o real.
o de compressão e o rendimento total.
o rendimento de flash e o de compressão média.
Com relação aos selos mecânicos e às gaxetas, analise as afirmativas abaixo.
I - A vedação principal utiliza o selo mecânico ao longo do eixo.
II - As perdas por atrito, quando se utiliza o selo mecânico, são maiores do que quando se utiliza gaxeta.
III- O selo mecânico consome menos potência que a gaxeta.
IV - A gaxeta e o selo mecânico não podem funcionar a seco.
Assinale a opção correta.
I e II são verdadeiras.
I, II e IV são verdadeiras.
II e III são verdadeiras.
II e IV são verdadeiras.
III e IV são verdadeiras.
Qual é o equipamento que não possui peças móveis, utiliza um fluido motriz liquido e é muito usado para extração de gases não-condensáveis, tais como o ar, ou até mesmo para esgoto de compartimentos alagados a bordo de navios?
Aerador.
Difusor,
Edutor
Ejetor.
Purgador.
Um navio porta contêiner possui um calado médio igual a 7,35 metros. As tabelas hidrostáticas desse navio indicam, para esse calado, um valor de momento para variar o compasso de 1 cm (MCC) igual a 90 t.m/cm.
Qual o valor, em centímetros, da variação do compasso desse navio ao transferirmos 60 toneladas de água de lastro de um tanque a ré para outro a vante, na mesma longitudinal, e com distância longitudinal entre centros de gravidade igual a 45 metros?
12
25
30
38
45
Em Navegação Astronômica, é necessário compreender perfeitamente o conceito de linha de posição astronômica ou reta de altura, para que se saiba realmente o que se está fazendo ao observar um astro, calcular os elementos determinativos da reta de altura e traçá-la na carta ou folha de plotagem.
Nesse sentido, são elementos determinativos da reta de altura:
o azimute verdadeiro (Az) e a diferença de alturas (Δa = a – ae)
o azimute verdadeiro (Az) e a distância zenital (z = 90º – a)
o azimute verdadeiro (Az) e o ângulo no zênite (Z)
a diferença de alturas (Δa = a – ae) e a distância zenital (z = 90º – a)
a diferença de alturas (Δa = a – ae) e o ângulo no zênite (Z)
O leme é um dos mecanismos fundamentais para uma embarcação, ele é composto por duas partes principais: porta e madre. A porta do leme é constituída por uma moldura de aço com duas faces laterais forradas de chapa; a madre é a peça que constitui o eixo do leme e atravessa o casco da embarcação por uma abertura, a clara do leme. Assinale a alternativa que descreve corretamente os três tipos principais de leme.
Leme ordinário tem toda a superfície a ré da madre; leme compensado tem uma parte de sua superfície a ré e o restante a vante da madre e; leme semi-compensado, a parte da vante não se estende a toda altura da porta.
Leme ordinário tem toda a superfície a ré da madre; leme compensado tem toda a sua superfície a vante da madre e; leme semi-compensado a parte da vante não se estende a toda altura da porta.
Leme ordinário tem toda a superfície a vante da madre; leme compensado tem uma parte de sua superfície a ré e o restante a vante da madre e; leme semi-compensado a parte da vante não se estende a toda altura da porta.
Leme ordinário tem parte da superfície a vante da madre; leme compensado toda sua superfície a ré e leme semi-compensado a parte da vante não se estende a toda altura da porta.
nenhuma das alternativas acima.
Observe a tabela a seguir.

As válvulas pneumáticas de bloqueio, representadas na tabela acima representam, respectivamente, num circuito lógico, as seguintes portas lógicas:
Or e And
Nor e Nand
And e Nor
Or e Exor
And e Or
Na aplicação da termodinâmica, mais especificamente nas bombas de calor, os refrigeradores e as frigoríficas têm sido utilizados em grande escala a bordo de navios mercantes. Essas máquinas refrigeram bombeando o calor dos compartimentos de armazenamento de alimentos para o ar ou água no exterior. Ou seja, ocorre a remoção do calor | Qf \ do interior, e, durante o processo, a bomba de calor realiza um trabalho W . Sendo assim, assinale a opção que apresenta a expressão que define o coeficiente de desempenho (CDD) de uma frigorífica.
Dados:
Calor removido do interior do refrigerador = IQfl.
Calor transferido para o exterior = IQql.
Trabalho da bomba = W .
CDD = lQfl/W
W-CDD = IQf
CDD = IQql-lQfl /
CDD = W. (lQq|-IQf|)
CDD - W. lQfl/lQql
Observe a figura a seguir.

Considerando a figura acima, que, representa a linha do ar de controle com valor de trabalho 7,5 Kgf, num navio mercante tipo tug, é correto afirmar que a válvula reguladora de pressão irá regular a
descarga do compressor, ou seja, quando houver, na saída do compressor, uma pressão maior do que a preestabelecida, a mesma irá atuar descarregando para atmosfera o ar comprimido produzido, fechando a partir do momento em que a pressão da rede cair para o valor de 7,5 Kgf.
descarga do reservatório, ou seja, quando houver, na saída do compressor, uma pressão menor do que a preestabelecida, a mesma irá atuar descarregando para atmosfera o ar comprimido produzido, fechando a partir do momento em que a pressão da rede cair para o valor de 7,5 Kgf.
descarga do compressor, ou seja, quando houver, na saída do compressor uma pressão menor do que a preestabelecida, a mesma irá atuar descarregando para o reservatório de ar comprimido produzido, fechando a partir do momento em que a pressão da rede subir para o valor de 7,5 Kgf.
descarga do compressor, ou seja, quando houver, na saída do compressor, uma pressão maior do que a preestabelecida, a mesma irá atuar descarregando para dentro do compressor o ar comprimido produzido, fechando a partir do momento em que a pressão da rede cair para o valor de 7,5 Kgf.
descarga do reservatório, ou seja, quando houver, na saída do compressor, uma pressão menor do que a preestabelecida, a mesma irá atuar descarregando para dentro do reservatório o ar comprimido produzido, fechando a partir do momento em que a pressão da rede cair para o valor de 7,5 Kgf.
A âncora é uma estrutura de ferro presa a uma corrente, composta por duas ou mais pontas que, quando jogada ao mar pelas embarcações, serve para fixar e impedir a movimentação destas embarcações. Em relação à âncora, é correto afirmar que as partes que a compõem são:
I. cruz ou coroa, braço, pelma ou pata.
II. alhetas, haste, braço.
III. alhetas. cepo, pelma ou pata.
IV. haste, unha, braço.
Estão CORRETAS as afirmativas:
I, II e III, somente.
I e II, somente.
I, III e IV, somente.
I e IV, somente
III e IV, somente