

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Na maioria dos procedimentos cirúrgicos em que há necessidade do uso de medicamentos bloqueadores neuromusculares, o processo de respiração espontânea do paciente costuma ser inibido, e desta forma, o suporte ventilatório deve ser instituído. Após o término do procedimento cirúrgico, a reversão do bloqueio neuromuscular residual induzido por pancurônio pode ser obtido por meio do uso de um agente anticolinesterásico. Assinale a alternativa que representa este fármaco.
Acetilcolina.
Neostigmina.
Succinilcolina.
Atracúrio.
Os fármacos agonistas do sistema nervoso autônomo simpático são chamados de simpaticomiméticos. Assinale a alternativa correspondente ao fármaco simpaticomimético- Efedrina:
Tem ação simpaticomimética indireta, aumentando a liberação de NE a partir de seu deslocamento das vesículas em que se encontram, além de terem ação periférica em receptores α e β-adrenérgicos, com efeitos durando até várias horas.
É um agonista α1 -adrenérgico seletivo e provoca acentuada vasoconstrição arterial, podendo ser utilizado como descongestionante nasal e midriático
É um agonista α2 -adrenérgico utilizado durante algum tempo para o tratamento da hipertensão arterial, por atuar em nível do SNC, nos neurônios pré sinápticos, suprimindo a atividade do sistema simpático e nos vasos periféricos, apresentando elevado efeito anti-hipertensivo, reduzindo a pressão arterial e a frequência cardíaca, de forma prolongada quando administrada por via parenteral.
É um simpaticomimético misto de ação nos receptores α e β adrenérgicos e atua a partir da liberação de NE dos neurônios simpáticos. Isso permite uma elevação da frequência e o débito cardíaco e aumento da pressão arterial, pois agem, principalmente, sobre os receptores α-adrenérgicos, inclusive com aumento na contração de musculatura lisa.
A ocorrência de interações medicamentosas com fitoterápicos pode ser maior do que aquela que ocorre com medicamentos, pois estes normalmente contêm substâncias químicas simples, enquanto quase todas as plantas contêm misturas de substâncias farmacologicamente ativas. Casos de síndrome serotoninérgica podem ocorrer a partir da interação entre inibidores seletivos da recaptação de serotonina com
Hypericum perforatum (erva de São João).
Panax ginseng (ginseng).
Ginkgo biloba (ginkgo).
Allium sativum (alho).
Oenethera biennis (oléo de prímula).
Paciente, sexo feminino, 23 anos, vai ao médico e relata perda de peso, insônia, ansiedade e tristeza. Após avaliação médica, a paciente é diagnosticada com depressão, grau leve.
Como tratamento farmacológico, é prescrito:
– Diazepam 10 mg, 1 comprimido ao dia, à noite;
– Cloridrato de Amitriptilina 25 mg, 1 comprimido de 12/12 horas.
Após 15 dias de adesão ao tratamento farmacológico, ela retorna ao consultório sem nenhuma melhora clínica. Médico decide então substituir o Cloridrato de Amitriptilina pelo Cloridrato de Fluoxetina (10 mg, 1 comprimido de 12/12 horas).
Sobre os medicamentos utilizados pela paciente, é correto afirmar:
Diazepam é um benzodiazepínico que não produz indução enzimática, o que se torna uma vantagem quando comparado com a classe dos barbitúricos.
Cloridrato de Fluoxetina é um antidepressivo tricíclico, com tempo de meia vida de 24 (vinte e quatro) horas e é muito utilizada também para o tratamento do transtorno obsessivo compulsivo.
Cloridrato de Amitriptilina é um inibidor seletivo da recaptação de serotonina e, apesar de ser um antidepressivo, é utilizada também no tratamento da enxaqueca, a longo prazo.
Diazepam é um barbitúrico que não produz indução enzimática e, como reações adversas, a paciente pode apresentar tontura e xerostomia.
Cloridrato de Fluoxetina é um antidepressivo da classe dos inibidores seletivos da recaptação da noradrenalina que age inibindo a absorção de noradrenalina pelos neurônios.
Os receptores têm se tornado o foco central de investigação de efeitos de fármacos e de seus mecanismos de ação, pois tem consequências práticas e importantes para o desenvolvimento de fármacos, da forma de apresentação final e para tomada de decisões terapêuticas na prática clínica. Baseado nessa informação, analise as afirmativas a seguir.
I. O receptor é um componente de uma célula ou organismo que interage com um fármaco e inicia a cadeia de eventos que leva aos efeitos deste fármaco.
II. Os receptores determinam largamente as relações quantitativas entre a dose ou a concentração de fármacos e os efeitos farmacológicos.
III. Mudanças na estrutura química de um fármaco podem aumentar ou diminuir drasticamente a formação do complexo fármaco-receptor, porém não afetam o efeito terapêutico ou tóxico daquele fármaco.
Está correto o que se afirma em
I e II, somente.
I e III, somente.
II e III, somente.
III, somente.
I, somente.
O álcool na forma de álcool etílico (etanol) ocupa um lugar importante na história e hoje é amplamente consumido. A semelhança de outros agentes sedativos-hipnóticos, o álcool em quantidades baixas e moderadas alivia a ansiedade, entretanto o uso abusivo causa grandes custos médicos e sociais. Sobre a farmacologia do etanol, é correto afirmar:
Grande parte do acetaldeído formado a partir do álcool sofre oxidação no pâncreas e pode ser estimulado pelo Dissulfiram, um fármaco utilizado para reduzir o consumo de bebidas alcoólicas por pacientes dependentes de álcool.
O etanol é uma molécula lipossolúvel que sofre rápida absorção pelo trato gastrintestinal e mais de 90% do álcool consumido são oxidados no pâncreas.
O álcool é uma substância estimuladora do sistema nervoso central.
A doença renal constitui a complicação clínica mais comum do uso abusivo de álcool.
A sindrome de Wernicke-korsakoff é caracterizada por paralisia dos músculos externos dos olhos, estado de confusão, evoluindo a coma e morte. Está associada deficiência de tiamina e raramente observada na ausência de alcoolismo.
Apresenta quatro efeitos primários no sistema cardiovascular: vasodilatação; diminuição da frequência cardíaca; diminuição da velocidade de condução no nodo átrio-ventricular; diminuição na força de contração cardíaca. O enunciado refere-se à
atropina.
acetilcolina.
epinefrina.
pirenzepina.
escopolamina.
Na pandemia, ficou muito evidente o adoecimento da população com transtornos relativos à saúde mental. Dentre os problemas de saúde identificados, a ansiedade foi um deles. Nesse contexto, várias terapias podem ser prescritas. Dentre os mais prescritos são os inibidores da recaptação de serotonina, tais como:
Alprazolam.
Fluvoxamina.
Buspirona.
Diazepam.
Já a interferência na absorção de vitamina B12 pode ser resultado do uso de, exceto:
Ácido aminossalicílico
Iodeto de potássio de liberação lenta
Anticovulsivantes
Metformina
Contraceptivos orais
Com relação ao tema fármacos sedativos-hipnóticos, analise as afirmativas a seguir.
I. A buspirona possui efeitos ansiolíticos seletivos, aliviando a ansiedade sem causar efeitos sedativos, hipnóticos ou eufóricos pronunciados, além de não ter propriedades anticonvulsivantes ou miorrelaxantes.
II. As interações medicamentosas mais comuns que envolvem os sedativos-hipnóticos estão relacionadas com outros agentes depressores do SNC, com aparecimento de efeitos aditivos, como ocorre com o flurazepam e a nicotina.
III. O zolpidem liga-se seletivamente a um subgrupo de receptores GABA, atuando como os benzodiazepínicos, aumentando a hiperpolarização da membrana.
Está correto o que se afirma em
I, somente.
II, somente.
III, somente.
I e II, somente.
I e III, somente.
Fármacos como os inibidores seletivos da receptação da serotonina (fluoxetina, sertralina, escitalopram) apresentam efeitos positivos em manifestações compulsivas. Como é possível que o consumo de bebidas alcoólicas por parte dela esteja a isso relacionado, é possível que a escolha da fluoxetina também seja decorrente disto.
Certo
Errado
Fármacos antiepiléticos devem atuar de forma a possibilitar melhora das crises sem, contudo, produzir efeitos adversos significativos. Porém não é sempre o que ocorre, pois efeitos adversos são observados principalmente em pacientes que possuem idade avançada, além de comorbidade e polifarmácia (Barreto, Paulo Sérgio Massabki, 2010). Assinale a alternativa correta.
Visto que o mecanismo de ação da fenitoína parece se localizar no córtex motor, onde promove o efluxo do sódio dos neurônios e tende a estabilizar o limiar frente à hiperexcitabilidade causada por estimulação excessiva, pode-se dizer que a fenitoína é exclusa de efeitos adversos.
Os efeitos adversos são classificados de acordo com a dose-de-pendente (toxicidade relacionada à substância, independente da dose) ou idiossincráticos (toxicidade relacionada à dose). Essa classificação é importante para o tratamento dos efeitos adversos.
Atualmente, considera-se que o neurotransmissor excitatório, o ácido GABA, desempenha um papel fundamental no controle dos eventos epiléticos.
Os fármacos antiepiléticos apresentam efeitos adversos mais comuns no Sistema Nervoso Central, pele/tecido conjuntivo e gastrintestinal/hepáticas.
Com relação ao tema de fármacos sedativo-hipnóticos, analise as afirmativas.
I. A abstinência de um sedativo-hipnótico pode ter manifestações graves e potencialmente fatais e variam de individuo para indivíduo
II. As interações medicamentosas que envolvem os sedativoshipnóticos consistem em interações com outros agentes estimulantes do SNC, resultando em efeitos aditivos.
III. Os benzodiazepínicos como o alprazolam e o midazolam, são utilizados para estados de ansiedade aguda, ataques de pânico, distúrbios do sono, de acordo com sua meia-vida no organismo.
Está correto o que se afirma em
I, somente.
II, somente.
III, somente.
I e II, somente.
I e III, somente.
Os fármacos que atuam no sistema nervoso central (SNC) estão entre as primeiras substâncias descobertas pelos seres humanos e são o grupo mais amplamente usado de agentes farmacológicos. Sobre essa classe de fármacos, é correto afirmar:
Diazepam, Clonazepam e Fenobarbital são exemplos de benzodiazepínicos.
Zolpidem e Eszopiclona são fármacos benzodiazepínicos e hipnóticos.
Diazepam e Clonazepam são benzodiazepínicos podem ser utilizados no tratamento de convulsões.
Fármacos benzodiazepínicos e hipnóticos devido seu mecanismo de ação não provocam dependência e tolerância nos pacientes.
Midazolam é o antagonista de benzodiazepínicos utilizado para reverter efeitos depressores das superdosagens.
Com base na classificação quanto à ação das drogas sobre o Sistema Nervoso Central, assinale a alternativa CORRETA que apresenta drogas da classe Perturbadores da Atividade do SNC - Psicotomiméticos.
Metanfetaminas: ecstasy (MDMA), DOB ("cápsula do vento"), cetamina, fenciclidina.
Catinonas sintéticas (análogas das anfetaminas - "sais de banho").
Hipnóticos, barbitúricos e benzodiazepínicos.
Canabinoides sintéticos (Spice, K-2).
Fármacos anticonvulsivantes, como a carbamazepina e fenitoína, podem apresentar a diminuição do seu metabolismo na presença de um inibidor enzimático, promovendo assim um aumento da concentração plasmática e possibilitando a ocorrência do aparecimento de efeitos tóxicos. Assinale a alternativa que apresenta um fármaco inibidor enzimático que pode promover esse efeito.
Primidona.
Fenobarbital.
Isoniazida
Rifampicina.
De acordo com a hipótese dopaminérgica da esquizofrenia, os sintomas positivos (delírios, alucinações) seriam decorrentes de uma vasta atividade da dopamina (DA) dos receptores D21 na via mesolímbica, enquanto que os sintomas negativos (alogia - pobreza em conteúdo na hora de se expressar, embotamento afetivo - dificuldades em se expressar emocionalmente) se dão por uma grande diminuição da atividade dos receptores dopaminérgicos na via meso-cortical. Segundo alguns autores, a hipótese dopaminérgica é a mais bem aceita para explicar a fisiopatologia da esquizofrenia, e seus receptores fazem parte dos receptores acoplados à proteína G. No entanto, apesar de a hipótese dopaminérgica ser bem aceita, estudos evidenciam que há outros neurotransreceptores em ação. Por exemplo, há interações entre o sistema serotonérgico e dopaminérgico, sendo que os dois se opõem, isto é, a inibição serotonérgica ocasiona em um aumento da dopamina em algumas regiões do cérebro, como o córtex frontal, reduzindo os sintomas negativos da esquizofrenia e os efeitos extrapiramidais. Portanto, um antipiscótico que atua no tratamento da esquizofrenia:
agonismo parcial dos canais da DA e antagonismo do receptor da 5-HT.
inibir o acoplamento da DA à proteína G.
ser um agonista da 5-HT, aumentando os níveis desse neurotransmissor.
estimular tanto os receptores dopaminérgicos (D2, D3) quanto serotoninérgicos (5HT1A e 5-HT2A), realizando agonismo parcial D2 e 5-HT1A e antagonismo 5-HT2A.
Considere as afirmativas relacionadas aos fármacos simpaticoplégicos de ação central e registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:
(__)A clonidina reduz o tônus simpático e o parassimpático, resultando em diminuição da pressão arterial em bradicardia.
(__)O guanabenzo e a guanfacina são agentes anti-hipertensivos de ação central, que compartilham os efeitos da clonidina na estimulação dos receptores α -adrenérgicos.
(__)O efeito indesejável mais comum da metildopa consiste em sedação, particularmente no início do tratamento.
(__)A clonidina deve ser administrada a pacientes que correm risco de depressão mental.
Assinale a alternativa com a sequência CORRETA:
F, F, V, V.
V, F, V, F.
F, V, V, F.
V, V, F, F.
F, V, F, V.
A respeito da farmacologia do Sistema Nervoso, assinale a afirmativa INCORRETA.
NET e SERT são transportadores de recaptação. NET age na recaptação de noradrenalina na fenda sináptica, e o SERT age na recaptação de serotonina.
Receptores nicotínicos presentes na junção neuromuscular do músculo estriado esquelético são do tipo ionotrópicos, ativados pela acetilcolina.
Os receptores alfa-2 adrenérgicos são acoplados à proteína Gi inibitória.
Receptores do tipo ionotrópicos são responsáveis pela ação lenta dos neurotransmissores, pois necessitam ser ativados por segundos mensageiros.
A proteína G está ligada a receptores do tipo metabotrópicos e atua por meio de segundos mensageiros. Está presente em três tipos principais: Gi, Gq e Gs, que diferem entre si pela formação dos segundos mensageiros distintos e, consequentemente, na resposta celular.
Os antidepressivos, em monoterapia, podem induzir estados hipomaníacos em pacientes com transforno afetivo bipolar.
Certo
Errado