

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
No desenvolvimento de um medicamento, quando um candidato a fármaco apresenta baixa solubilidade aquosa, ele pode ser transformado em um sal através de reações químicas. Em geral, os fármacos na forma de sal apresentam como vantagem
um menor ponto de fusão.
uma menor fotoestabilidade.
uma maior biodisponibilidade.
um aumento do número de polimorfos.
uma taxa de dissolução reduzida.
Os fármacos mais adequados para a incorporação em um produto de liberação controlada devem apresentar, como uma das principais características, o seguinte:
possuem um tempo de meia-vida curto, menor que 2 horas.
possuem boa lipossolubilidade.
necessitam de grandes doses de administração.
são usados para tratamento de condições agudas.
possuem alto índice terapêutico, portanto, são bem seguros.
A água para injetáveis, empregada como excipiente na produção da solução de Ringer com lactato, deverá ser obtida por destilação ou processo similar.
Uma emulsão é um sistema disperso contendo pelo menos duas fases liquidas imiscíveis. O farmacêutico deve familiarizar-se com as propriedades e teorias que fundamentam sua preparação e estabilidade. Observe a correlação abaixo.
1. Emulsificante
2. Antioxidante
3. Conservante
4. Edulcorante
I. Agente corretivo do sabor.
II. Confere resistência à contaminação microbiana.
III. Retardam ou atrasam as reações que envolvem o oxigênio.
IV. Aditivo que reduz a tensão superficial para otimizar a estabilidade da emulsão.
A correlação verdadeira dos componentes básicos de uma emulsão é:
1-IV, 2-II, 3-III, 4-I
1-I, 2-IV, 3-III, 4-II
1-IV, 2-III, 3-II, 4-I
1-I, 2-III, 3-II, 4-IV
A fabricação da solução de Ringer com lactato deve ser realizada em áreas limpas, que são classificadas por meio da análise de concentração de microrganismos presentes no ar.
O captopril administrado na forma de solução aquosa será absorvido mais rapidamente do que se fosse administrado na forma de comprimido.
O teste que permite determinar a resistência de um comprimido ao esmagamento ou à ruptura sob pressão radial é o denominado teste de
resistência mecânica.
dureza.
desintegração.
dissolução.
liberação.
Injeções intramusculares de pequeno volume não necessariamente devem ser isotônicas ao sangue.
Certo
Errado
Em uma preparação magistral, o controle de qualidade mínimo requer avaliação do
volume depois do envase para forma líquida.
caracteres organolépticos, apenas, para formas sólidas.
pH para formas sólidas.
peso médio, apenas, para forma sólida.
aspecto, para forma sólida, semissólida e líquidos não estéreis.
Para garantir a integridade da solução de captopril 1 mg/mL, os adjuvantes farmacotécnicos adequados devem ser antioxidante, quelante, acidulante e conservante.
De acordo com SCHENKEL, assegurar a qualidade dos medicamentos é de suma importância. Evita-se assim que o paciente faça uso de um produto que pode agravar ainda mais a sua condição de saúde. Em relação às condições de qualidade que são observáveis, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A composição não deve ser descrita na caixa ou na bula do medicamento. A presença dessas informações geralmente indica um produto ilegal.
( ) Nos casos de xaropes ou outros medicamentos líquidos, a presença de precipitados e/ou cheiro forte e desagradável são fortes indícios que o medicamento não está adequado ao consumo.
( ) No caso de suspensões, a presença de precipitados no fundo dos frascos, mesmo após vigorosa agitação, é considerada normal, pois nesse caso o fármaco não se solubiliza no solvente empregado na fabricação da forma farmacêutica.
C - C - E.
E - C - C.
C - E - E.
E - C - E.
Sobre o fracionamento de medicamentos, é permitido ao farmacêutico:
Manter registro de todas as operações relacionadas com a dispensação de medicamentos na forma fracionada para garantir o rastreamento do produto.
Substituir por medicamento manipulado na ausência do medicamento fracionado.
Reembalar o medicamento fracionado visando restaurar a integridade da embalagem primária.
Fracionar qualquer tipo de medicamento, desde que exista uma área destinada ao fracionamento.
A farmacotécnica é um ramo da farmácia, praticada por profissionais farmacêuticos, e tem como objetivo a fabricação de medicamentos através de uma forma farmacêutica ideal para maior absorção do princípio ativo, conforme tratamento. Nesta área estuda-se o desenvolvimento de novos produtos e sua relação com o meio biológico, técnicas de manipulação, doses, as formas farmacêuticas, as interações físicas e químicas entre os princípios ativos e os excipientes e veículos. Assinale a alternativa correta.
Tinturas são medicamentos líquidos resultantes da extração de princípios ativos vegetais ou animais. Podem ser preparadas à temperatura ambiente por percolação ou maceração.
Para obtenção de formas farmacêuticas por divisão mecânica, temos de usar uma força mecânica para misturar um produto no seio de outro. Encontramos aqui os sistemas líquidos heterogêneos, com mais de uma fase ou de fase única.
Drágeas são comprimidos preparados para terem a sua desintegração facilitada pela mastigação. Depois de mastigados, eles são engolidos, para serem dissolvidos e absorvidos.
Na administração parenteral de um fármaco, é imprescindível que ele esteja na forma de solução estéril e hidrossolúvel, evitando assim, formação de eventuais trombos ou desenvolvimento de infecções.
Um dos critérios de avaliação da determinação de peso para granulados, pós, géis, cremes e pomadas em doses múltiplas é a porcentagem mínima em relação ao peso declarado. Para um peso declarado de até 60 g, essa porcentagem é de, no mínimo,
80%.
85%.
90%.
95%.
98%.
A instabilidade química dos fármacos varia, pois os a maioria dos fármacos possuem características químicas diferentes. A estabilidade do fármaco se dá devido a capacidade que ele retém, as mesmas propriedades e características que possuía no momento de sua fabricação. Vários pontos de estabilidade são levados em consideração pelo farmacêutico, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
( ) A substância ativa mantém sua integridade química e sua potência dentro dos limites especificados.
( ) As propriedades químicas, incluindo aparência, paladar, uniformidade, dissolução e suspensibilidade, são mantidas.
( ) Os agentes antimicrobianos mantém a esterilidade dentro dos limites especificados.
( ) Os efeitos terapêuticos permanecem inalterados.
( ) O aumento significativo na toxicidade não é considerado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
V, F, V, V, F .
V, V, V, F, F.
F, V, F, V, F.
Nenhuma das alternativas.
Nem todos os fármacos apresentam características adequadas para sua formulação em produtos de liberação controlada. Um fármaco adequado para a incorporação em um produto de liberação controlada é aquele que
apresenta índices terapêuticos muito estreitos.
é usado, preferencialmente, no tratamento de condições agudas.
é administrado em doses relativamente grandes.
é absorvido uniformemente no trato gastrintestinal.
tem velocidade de absorção e excreção muito rápida.
Partindo de duas soluções I e II, preparadas a partir de hidróxido de sódio, ambas com concentrações e quantidades distintas, calcule a concentração final da mistura das duas a partir dos dados fornecidos abaixo:

O resultado é:
Um dos problemas relacionados à estabilidade dos medicamentos é a possibilidade de conversão de suas moléculas em isômeros ópticos, os enantiômeros, que resulta na mistura de ambos, muitas vezes acompanhada por perda de atividade terapêutica Esta reação que ocorre com moléculas que apresentam carbonos assimétricos e pode ter como catalisadores a presença de luz, alterações de pH e tipo de solvente recebe o nome de:
hidrólise
oxidação
polarização
racemização
São exemplos de formas farmacêuticas líquidas:
xarope, elixir e colírio.
creme, pomada e xarope.
aerossol, gel e creme.
elixir, gel e errino.
pomada, soluções injetáveis e colírio.
O setor de Farmacotécnica Hospitalar do Hospital Universitário necessita preparar a formulação de solução oral de digliconato de clorexidina a 0,1%, para as necessidade do setor de buco maxilo facial. Diante do exposto, marque a opção CORRETA que possui, na sequência, a função dos seguintes componentes POLISSORBATO 20, ASPARTAMO, AGUA PURIFICADA.
Tensoativo, edulcorante e veículo.
Tensoativo, flavorizante e acidificante.
Edulcorante, agente tamponante, veículo.
Veículo, alcalinizante, diluente.
Aglutinante, doador de viscosidade e diluente.