Questões de Concurso sobre Distúrbios da Voz

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
495 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.

-

A disfonia psicogênica é uma desordem vocal na qual se observa laringe normal combinada com voz anormal. Por essa característica é classificada como disfonia ______.


A

organofuncional


B

funcional


C

congênita


D

orgânica

Leia a afirmativa a seguir.


O(A) ________________ é uma das manifestações vocais mais bizarras, onde a voz pode dar saltos de um registro ao outro.


Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.


A

uso divergente de registro


B

afonia de conversão


C

sonoridade intermitente


D

falsete de conversão


E

afonia intermitente

Quando as alterações fonéticas da fala apresentam um acometimento neurológico, como fator etiológico, o quadro clínico é denominado de disartria.


Analise o quadro abaixo:


“O paciente apresenta comprometimento compatível a hipertonia como qualidade vocal tensa, presença de ataque vocal brusco, maior facilidade na articulação dos fonemas plosivos ao invés dos fricativos, redução da amplitude de movimento mandibular durante a articulação.”


Assinale a alternativa que caracteriza corretamente esse quadro.


A

Disartria mista


B

Disartria flácida


C

Disartria atáxica


D

Disartria espástica


E

Disartria hipocinética

Em relação às disfonias neurológicas, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) As disfonias neurológicas fazem parte dos distúrbios adquiridos de fala. O comprometimento da fonação configura disartrias ou disartrofonia.

( ) Na disartria, a programação do movimento não está intacta, mas a execução do movimento está inalterada.

( ) As disartrias têm algumas características comuns, como a inteligibilidade reduzida, a soprosidade e a instabilidade fonatória.

( ) O mecanismo laríngeo para a fonação independe do controle neurológico.

( ) Os transtornos vocais neurológicos mais comuns apresentam qualidade vocal, intensidade ou alterações de frequência praticamente constantes durante a fala e a produção de vogais sustentadas, com mínimas flutuações.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:


A

V – F – V – F – V.


B

V – V – V – F – V.


C

V – F – F – F – V.


D

F – V – F – V – F.


E

F – F – V – V – F.

A disfonia é definida como qualquer alteração da voz decorrente de um distúrbio funcional e/ou orgânico do trato vocal que impeça a produção natural da voz. Demanda vocal, fatores sociodemográficos e riscos diretamente relacionados à organização e ao ambiente de trabalho têm impacto na ocorrência de disfonia. Tradicionalmente, as disfonias são caracterizadas como alterações de qualidade, frequência ou intensidade da voz quanto à idade, gênero ou expectativas culturais. Em relação ao tratamento das disfonias, analise as afirmativas a seguir.


I. Os exercícios do método de fala, de modo geral, propiciam uma qualidade vocal mais harmônica, com redução do grau de alteração vocal, por meio de uma melhor coordenação das forças mioelásticas da laringe, aerodinâmica dos pulmões, articulatórias dos sons da fala, assim como das forças musculares envolvidas nas diversas outras funções desses órgãos. Podem ser feitos exercícios de jogo de intensidade, de projeção vocal e de modificação de ressonância para aumentar a projeção com menos esforço.

II. As principais técnicas do método de competência glótica são: a técnica de deslocamento lingual, a de rotação de língua no vestíbulo, a de estalo de língua associada a som nasal, a de bocejo-suspiro, a mastigatória e a de abertura de boca. Esse método se baseia na necessidade de ajuste muscular primário para uma produção vocal suficientemente equilibrada e que favoreça o uso continuado da voz sem sinais e sintomas de fadiga vocal.

III. O trabalho com sons facilitadores age de modo direto na fonte glótica. Suas principais técnicas incluem: técnica de sons nasais, de fricativos, de vibrantes, de plosivos, de som basal e de som hiperagudo. Esses sons têm como objetivo favorecer um melhor equilíbrio funcional da produção vocal.


Está correto o que se afirma apenas em


A

III.


B

I e II.


C

I e III.


D

II e III.

Sobre as características, achados fonoaudiológicos, de nódulos vocais em adultos, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) Frequência fundamental geralmente aumentada, podendo estar deslocada para os graves em casos com quadros tensionais.

( ) Tempos máximos de fonação reduzidos.

( ) Fadiga vocal.

( ) Dificuldade para produzir tons graves.

( ) Tendência a apresentar ressonância laringofaríngea.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:


A

V – F – V – V – V.


B

F – V – F – F – V.


C

V – F – V – V – F.


D

F – V – V – F – V.


E

F – V – F – F – F.

Sobre Saúde vocal, assinale o que NÃO deve ser feito:


A

Beber pelo menos 1,5 litros de água por dia.


B

Aprender a reconhecer os primeiros sinais de fadiga vocal.


C

Manter a voz num tom e intensidade confortáveis.


D

Falar num ritmo apropriado, realizando pausas para respiração.


E

Falar muito alto ou em sussurro.

Uma paciente disfônica chegou para atendimento com exame de videolaringoestroboscopia, o qual revelou fenda triangular médio-posterior. Observou-se voz rouco-soprosa de grau leve.


Qual é a técnica mais adequada para ser utilizada nesse caso?


A

Firmeza glótica.


B

Sons plosivos.


C

Sobrearticulação.


D

Sussurro.

Em conformidade com PINHO, TSUJI e BOHADANA, sobre a classificação das alterações estruturais mínimas das pregas vocais de Pontes, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

.

(1) Sulco oculto.

(2) Sulco-estria maior.

(3) Sulco-bolsa.

.

( ) Depressão na mucosa em forma de canaleta, de consistência mais rígida e aderida a estruturas mais profundas, como o ligamento vocal ou o músculo vocal. Seu comprimento pode variar, mas normalmente se estende desde as proximidades da comissura anterior até as do processo vocal, formando um lábio superior e outro inferior.

( ) Alteração localizada na camada subepitelial caracterizada por adensamento de fibras colágenas da lâmina própria, o qual provoca diminuição da mobilidade da túnica mucosa. Seu diagnóstico só é possível por meio da videoestroboscopia, que pode demonstrar rigidez da mucosa da prega afetada.

( ) Raramente apresenta fenda glótica durante a vibração, pois a lesão provoca um abaulamento no terço médio da prega.


A

1 - 2 - 3.


B

3 - 1 - 2.


C

2 - 3 - 1.


D

2 - 1 - 3.

As disfonias primárias por uso incorreto da voz beneficiam-se de abordagens que favoreçam a emissão mais equilibrada da voz. Quais são os métodos de eleição para seleção das técnicas vocais no tratamento de disfonias primárias?


A

Corporal e Sons Facilitadores.


B

Fala e Competência glótica.


C

Auditivo e Ativação vocal.


D

Órgãos fonoarticulatórios e Fala.


E

Firmeza glótica e Tátil-cinestésica.

A afonia é caracterizada pela perda parcial ou total da voz e pode estar associada a comportamentos de risco como fumar ou falar muito alto durante longos períodos de tempo. Sobre afonia, analise as alternativas abaixo.


I - A afonia está associada a condições físicas que afetam as cordas vocais;

II - Laringite, provocada por infeção viral, bactéria ou fúngica causam afonia;

III - Nódulos ou pólipos nas cordas vocais não são considerados fatores causadores de afonia;

IV - Distúrbios psicológicos associados a trauma são fatores causadores de afonia;

V - Refluxo gástrico não afeta as cordas vocais, portanto não provoca afonia.


Estão corretas:


A

I, II, III, IV e V.


B

III e V, apenas.


C

I, II e IV, apenas.


D

II, III e V, apenas.


E

IV e V, apenas.

A voz é o som que, produzido pela laringe a partir do ar pulmonar expirado, é depois amplificado e reforçado pelas cavidades de ressonância. Não se trata somente de ar sonorizado, é também uma expressão da pessoa em sua totalidade, já que recebe influência dos estados de ânimo, de sua personalidade e de sua saúde. A organização da emissão vocal depende de vários fatores: Controle neurológico, controle sensorialm, controle endócrino, controle emocional.


Sobre a composição do controle neurológico, marque a alternativa INCORRETA.


A

Vegetativo, o simpático diminui o tom das cordas vocais, o parassimpático aumenta.


B

Sensitivo, proprioceptivos.


C

Dominância hemisférica, hemisfério direito em relação à música.


D

Motor, pares cranianos, via piramidal, via extrapiramidal, cerebelo.


E

Vestibular, aferentes.

De acordo com a classificação das Disartrofonias, elas se classificam em: flácida, espástica, atáxica, hipocinética, hipercinética e mista.


Considerando os "Distúrbios do movimento", marque o único tipo de desartrofonia que não é observada.


A

Flacida.


B

Atáxica.


C

Espástica.


D

Mista.

Considere o histórico da paciente e a imagem do exame a seguir.


Imagem associada para resolução da questão


A lesão apresentada pela paciente é um:


A

sulco bolsa


B

cisto mucoso


C

pólipo fibrótico


D

nódulo edematoso

É a alteração vocal decorrente de lesão benigna secundária ao comportamento vocal inadequado ou alterado:


A

disfonia sistêmica.


B

disfonia benigna.


C

disfonia orgânica.


D

disfonia funcional.


E

disfonia organofuncional.

Sobre os achados fonoaudiológicos de nódulos vocais em adultos, analise as assertivas abaixo:


I. Tempos máximos de fonação reduzidos.

II. Redução da tessitura vocal.

III. Dificuldade para produzir emissões agudas.


Quais estão corretas?


A

Apenas I e II.


B

Apenas I e III.


C

Apenas II e III.


D

I, II e III.

Ano: 2022
Prova: FCM - FCM - Residência em Fonoaudiologia - Área: Saúde do Adulto e Idoso - 2022

Sobre a Presbifonia, assinale a alternativa correta:


A

São alterações vocais pouco comuns em idosos, geralmente associadas ao uso intenso e abusivo da voz na idade adulta.


B

São alterações vocais comuns em idosos, decorrentes do processo do envelhecimento e podem afetar a qualidade de vida em graus variados.


C

Apesar de haver alterações vocais na Presbifonia, observa-se manutenção do TMF visto que o mecanismo respiratório não apresenta modificações.


D

São mudanças fisiológicas que não ocorrem em concomitância a outras doenças comuns na senescência.

Na residência multiprofissional, o fonoaudiólogo residente observou a seguinte avaliação: mulher de 35 anos com queixa de disfonia com relatório sobre as características da lesão laríngea apontando lesão grande de coloração esbranquiçada com limites bem definidos localizados na metade da porção vibratória e observou-se fenda glótica em ampulheta; já a avaliação vocal revelou qualidade vocal rouca-áspera e bitonal com frequência fundamental grave; ataque vocal brusco com degrau de sonoridade; incoordenação pneumofonoarticulatória e, quando solicitado à paciente a manobra vocal de fonação inspiratória, não se evidenciou o ligamento vocal. Pela análise desses dados, o fonoaudiólogo residente pode inferir que essa paciente tem como causa da disfonia:


A

nódulos vocais.


B

granulomas.


C

pólipos vocais.


D

cistos intracordais.


E

leucoplasia.

Irregularidade de vibração das pregas vocais, escape de ar transglótico não-sonorizado, tensão e redução da massa vibrante são fisiopatologias de quais tipos de voz?


A

Rouquidão, soprosidade e voz tensa.


B

Bitonalidade, soprosidade e frequência aguda.


C

Rouquidão, soprosidade e aspereza.


D

Frequência grave, sussurro e frequência aguda.


E

Rouquidão, sussurro e voz tensa.

As disfonias podem ser classificadas em três grandes categorias etiológicas, que são: disfonias funcionais, disfonias organofuncionais e disfonias orgânicas. Sobre as alterações que podem ser encontradas, classifique:


I- Sulco vocal

II- Edema de Reinke

III- Granuloma


( ) É uma lesão difusa na camada superficial da prega vocal. Ocorre em indivíduos adultos que apresentam frequente associação de uso intensivo da voz, abusos vocais variados e tabagismo. Os sintomas típicos envolvem voz grave e rouquidão.

( ) É uma depressão na prega vocal que se dispõe paralelamente à borda livre. Pode variar entre assintomático, até disfonia severa. Por ser uma alteração estrutural mínima da cobertura das pregas vocais, está na classificação de disfonia funcional.

( ) Lesão de aspecto proliferativo, situada na região posterior da laringe e pode ser uni ou bilateral. Sua etiologia é multifatorial, podendo ser funcional, orgânica ou mista.


Qual a ordem CORRETA de cima para baixo?


A

II, I e III.


B

I, II e III.


C

III, II e I.


D

III, I e II.


E

II, III e I.

   
Gerar simulado