Questões de Concurso sobre Distúrbios da Voz

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
495 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

De acordo com as principais características das Afasias descritas abaixo, assinale a alternativa CORRETA quanto à Afasia do tipo Transcortical Sensorial:


A

Fala não-fluente, compreensão preservada, nomeação comprometida, repetição preservada.


B

Fala fluente, compreensão alterada, dificuldade de nomeação, repetição comprometida.


C

Fala não-fluente, boa compreensão, nomeação e repetição comprometidas.


D

Fala não-fluente, compreensão preservada, nomeação e repetição comprometidas.


E

Fluência de fala, compreensão comprometida, dificuldade de nomeação, repetição preservada.

Disfonia percebida continuamente, a voz é audível, com oscilações, e o trabalhador consegue desempenhar suas atividades vocais habituais, com percepção (por si próprio e/ou por ouvintes) de esforço, falhas, fadiga eventual a frequente e necessidade de interrupções. Trata-se da disfonia de grau


A

leve.


B

moderado.


C

intenso.


D

extremo.

Assinale a alternativa que corretamente descreve uma “neocorda”.


A

Prótese para implantação em pacientes cordectomizados.


B

Corresponde à falsa prega vocal, localizada na região glótica.


C

Também conhecida como banda vestibular, é uma estrutura anatômica da glote.


D

Formação tumoral em casos de edemas subcutâneos de pregas vocais.


E

Formação de fibrose que surge no local de uma prega vocal ressecada na cordectomia.

Em relação à comunicação do paciente, foi observado: voz rouca com ressonância adequada, articulação imprecisa, fraca intensidade de voz; porém, apresentava respostas coerentes e completas em relação às solicitações. Diante do exposto, a alteração de comunicação apresentada é:


A

afasia


B

apraxia


C

disfonia


D

disartria

Sobre as alterações vocais nas crianças, os nódulos vocais são comuns na infância. Na avaliação fonoaudiológica, podemos encontrar todos os achados citados abaixo, EXCETO:


A

Qualidade vocal rugosa e/ou soprosa.


B

Incoordenação pneumofônica acentuada.


C

Extensão vocal aumentada.


D

Tendência a apresentar ressonância laringofaringe.


E

Ataque vocal brusco.

A respeito da avaliação e terapia das disartrias assinale a alternativa correspondente a ressonância:


A

Mobilidade velofaríngea, impressão acústica.


B

Mobilidade da face e intengibilidade durante a fala, produção fonêmica.


C

Modulação, velocidade, altura e intensidade da fala.


D

Qualidade vocal, freqüência, intensidade, estabilidade da emissão.

Cantar pode parecer algo natural, no entanto, contar com acompanhamento fonoaudiológico ao longo da carreira faz a diferença. De acordo com essa afirmação e baseado na terapia fonoaudiológica para profissionais da voz, analise as assertivas abaixo:


I - Além de evitar enfraquecimento e perda parcial ou total da voz, o trabalho desenvolvido pelo fonoaudiólogo auxilia na produção da voz com menos esforço, maior resistência e qualidade.

II - Uma das estratégias da terapia de voz, nesse caso, pode ser exercícios de respiração e controle vocal, além de trabalho para favorecer o conhecimento da fisiologia vocal.

III - No caso da terapia realizada para o canto, treinar a capacidade pulmonar pode contribuir para a projeção vocal, porém os trabalhos de condicionamento e resistência vocal não causam efeitos positivos.

IV - Com o objetivo de ampliar a gama de possibilidades vocais, podem-se trabalhar, na terapia vocal, a estética vocal e os efeitos e padrões de emissão.


É CORRETO apenas o que se afirma em:


A

I, II e IV.


B

I, II e III.


C

I e IV.


D

I e II.


E

II, III e IV.

Dentre as disfonias organofuncionais, assinale a alternativa que descreve corretamente as características dos nódulos vocais.


A

Lesões unilaterais, pediculadas, fibróticas ou hemorrágicas caracterizadas por voz rouca, frequência fundamental dicrótica, que ocorre na idade adulta predominantemente no sexo masculino.


B

Causado por fatores funcionais, orgânicos, caracterizado por lesões multifatoriais como refluxo gastroesofágico associado a um comportamento vocal desviado, que resulta em uma voz adaptada com certo grau de soprosidade.


C

Lesão posterior da laringe como uma depressão cruenta no processo vocal da cartilagem aritenóidea, devido a um intenso atrito repetitivo por fechamento glótico agressivo por fonotrauma resultante em uma voz crepitante ou tensa.


D

Lesão bilateral difusa, de coloração rosada, simétrica ou assimétrica, com alteração vocal de discreta a severa, podendo produzir uma voz socialmente aceitável inicialmente, associada a casos de fonotraumas e tabagismo.


E

Lesões geralmente bilaterais, esbranquiçadas ou levemente avermelhadas, simétricas em localização, mas não em tamanho, com alteração vocal de discreta a severa, caracterizada por voz rouco-soprosa.

A respeito das disfonias, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.


I. A disfonia pode ser momentânea ou permanente e, em geral, leva a uma alteração da ressonância, da intensidade e da frequência habituais.

II. Divide as disfonias em três grandes categorias etiológicas: disfonias orgânicas, disfonias organofuncionais e disfonias funcionais.

III. As desordens psicogênicas da voz são um distúrbio do comportamento vocal causado por estresse psicossocial na ausência de alterações estruturais e neurológicas da laringe.

IV. Disfonias psicogênicas podem ser subdivididas em três grandes grupos: formas clínicas definidas, disfonias volitivas e disfonias relacionadas à muda vocal ou puberfonias.

V. Na mutação incompleta, ocorre a descida de quatro ou cinco tons em direção à tessitura da voz adulta, ao invés de uma oitava, como é esperado para indivíduos do sexo masculino. Pode se tornar evidente a manifestação vocal apenas em determinadas situações, como ao telefone, havendo comumente dificuldades na identificação sexual do falante.


A

Apenas duas assertivas estão corretas.


B

Apenas três assertivas estão corretas.


C

Apenas quatro assertivas estão corretas.


D

Todas assertivas estão corretas.

Considerando o tipo de cirurgia indicada, a qualidade vocal esperada no pós-operatório e a justificativa fisiopatológica, respectivamente, são:


A

rouco-áspera / fibrose cicatricial em pregas vestibulares


B

rouca-astênica / pressão aérea subglótica deficiente


C

rouco-molhada / estase salivar em pregas vocais


D

rouco-soprosa / fechamento glótico incompleto

O uso incorreto da voz pode desencadear as disfonias funcionais primárias. Fatores que comumente contribuem para o desenvolvimento destas disfonias são:


A

presença de fusão laríngea posterior incompleta e cisto epidermoide.


B

hipercontração da musculatura paralaríngea na emissão e intensidade vocal excessivamente elevada.


C

presença de microdiafragma laríngeo e uso constante de ataques vocais bruscos.


D

modulação da emissão entre as frequências e soltura do ar expiratório durante a fala.

Segundo a classificação das disfonias proposta por Pontes, Behlau e Brasil (2000), as disfonias funcionais subdividem-se em:


A

Disfonias funcionais primárias por uso incorreto da voz; disfonias funcionais secundárias por inadaptações vocais; disfonias funcionais terciárias por alteração estrutural mínima.


B

Disfonias funcionais primárias por uso incorreto da voz; disfonias funcionais secundárias por inadaptações vocais; disfonias funcionais por alterações psicogênicas.


C

Disfonias funcionais primárias por fechamento glótico incompleto; disfonias funcionais secundárias por uso incorreto da voz; disfonias organoguncionais.


D

Disfonias funcionais por alterações orgânicas; disfonias organofuncionais; disfonias funcionais secundárias por alterações psicogênicas.


E

Disfonias funcionais primárias por alteração estrutural mínima; disfonias funcionais secundárias por desordens musculoesqueléticas; disfonias funcionais terciárias por causa idiopática.

As disartrias diferenciam-se por alguns fatores, dentre eles: a emissão oral diferente nos diversos quadros, a localização da lesão e o tipo de disfunção neuromuscular resultante. Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os tipos de disartrias às suas características.


Coluna 1

1. Disartria hipercinética.

2. Disartria espástica.

3. Disartria flácida.

4. Disartria hipocinética.


Coluna 2

( ) Voz soprosa, monoaltura, articulação imprecisa das consoantes e hipernasalidade.

( ) Voz áspera, distorções na articulação de vogais, interrupção articulatória irregular com variável imprecisão articulatória e alterações prosódicas.

( ) Voz áspera com esforço, qualidade vocal tensa-estrangulada, interrupção articulatória irregular, acentuação excessiva, mas sem diferenciação da sílaba tônica ou do elemento frasal mais importante, excesso de altura assistemática e tremor vocal.

( ) Intensidade reduzida, voz monótona, qualidade vocal rouca e/ou soprosa, altura grave, alteração de fluência, imprecisão articulatória, redução na tessitura da voz falada e ressonância hipernasal.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:


A

4 – 2 – 3 – 1.


B

3 – 1 – 2 – 4.


C

3 – 2 – 1 – 4.


D

4 – 3 – 2 – 1.

As disfonias que podem ser de origem periférica, envolvendo apenas a produção vocal e/ou a deglutição, ou por comprometimento central, com impacto na respiração, voz, deglutição, fala e linguagem, são denominadas disfonias orgânicas


A

congênitas.


B

endocrinológicas.


C

psiquiátricas.


D

neurológicas.


E

por refluxo gastroesofágico.

Uma professora em sala de aula com 35 alunos adolescentes, para ser bem ouvida, usa constantemente uma intensidade excessivamente elevada e velocidade de fala aumentada. Vem ao consultório de fonoaudiologia encaminhada pelo otorrinolaringologista, devido à rouquidão por uso incorreto da voz. O tipo de disfonia que ela apresenta é:


A

Orgânica.


B

Endócrina.


C

Congênita.


D

Funcional.


E

Neurológica.

Sobre o transtorno fonológico, é correto afirmar:


A

O histórico de episódios de otite média recorrente não é comum nesses casos.


B

O comprometimento da inteligibilidade da fala não está vinculado ao tipo, à diversidade e ao número total de ocorrências dos processos fonológicos na amostra de fala.


C

A transcrição fonética da amostra de fala coletada não é muito importante para definir o tratamento fonológico.


D

O plano terapêutico deve ter como objetivo a estimulação da produção correta de cada fonema e em cada posição que a criança apresenta dificuldade.


E

É caracterizado pelo uso inadequado dos sons de acordo com a idade e com variações regionais, que podem envolver erros na produção, percepção ou organização dos sons.

O sistema de classificação das disfonias de Behlau e Pontes (1990 e 1995) é baseado no envolvimento do comportamento vocal na causa da disfonia. Neste contexto, como se definiria uma disfonia tendo como parâmetro a causa deste distúrbio?


A

A disfonia orgânica é decorrente de fatores extracomportamentais, ou seja, os comportamentos inadequados não são fatores desencadeantes do quadro.


B

Uma disfonia funcional primária estaria relacionada às alterações no funcionamento das pregas vocais, porém com uma doença de base orgânica.


C

O conceito de disfonia funcional baseia-se na presença de qualquer fenda glótica, porém sem lesão de massa nas pregas vocais.


D

A disfonia organofuncional são involuções das disfonias funcionais, porém sem lesão de massa nas pregas vocais.


E

O uso incorreto da voz, modelos vocais deficientes e inadaptações vocais caracterizam a disfonia orgânica.

Em 2018, o Ministério da Saúde publicou a obra Distúrbio de Voz Relacionado ao Trabalho - DVRT, reconhecendo a importância de procedimentos fonoaudiológicos para a manutenção da saúde vocal do trabalhador. Baseado neste contexto, que serviço possui a função de desenvolver ações de educação em saúde, coordenação de projetos de promoção, vigilância e apoio para o estabelecimento da relação do DVRT em sua área de abrangência, assim como de apoio matricial ou institucional para o desenvolvimento de ações de saúde do trabalhador em todos os serviços de saúde do Sistema Único de Saúde?


A

Equipe de Saúde da Família


B

Vigilância em Saúde do Trabalhador


C

Centros de Referência em Saúde do Trabalhador


D

Serviços Especializados de Segurança e Medicina do Trabalho


E

Sistema Nacional de Agravos de Notificação do Ministério da Saúde

O uso inadequado da voz gera hiperfunção muscular, ocasionando fonotraumatismo e disfonia. Para a reabilitação são indicadas técnicas vocais para hipercinesia e neste caso não se deve utilizar:


A

Sons fricativos.


B

Técnica sueca do /b/ prolongado.


C

Sons vibrantes.


D

Técnica do empuxo.

Existem distúrbios vocais causados pela intubação de pacientes graves contaminados com Covid-19. Sobre as principais lesões da laringe relacionadas com a intubação, assinale alternativa INCORRETA.


A

Quando a musculatura intrínseca da laringe sofre lesão pós-intubação traqueal, pode haver paresias ou paralisias das pregas vocais, temporárias ou definitivas.


B

Nas paralisias unilaterais, há predominância de sintomas respiratórios, como a dispneia.


C

Podem ocorrer subluxações que atingem as cartilagens aritenóideas, que causam assimetrias das pregas vocais e seus movimentos.


D

Os edemas envolvem o espaço de Reinke e impedem o perfeito movimento muco-ondulatório, alterando a qualidade vocal.


E

Após extubação, os pacientes podem desenvolver granulomas, geralmente nas apófises vocais, no nível da glote posterior, onde a cânula mantém contato direto com a mucosa da laringe.

   
Gerar simulado