

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Estão entre os principais achados no atendimento de paciente com distúrbios articulatórios compensatórios na fissura labiopalatina:
I. Prejuízo na inteligibilidade da fala.
II. Insuficiência velofaríngea.
III. Excessiva pressão intraoral.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas I e II.
Apenas I e III.
Apenas II e III.
I, II e III.
As disfonias são distúrbios da voz que afetam a qualidade, a intensidade, a duração, a tonalidade e a estabilidade da voz humana. Considerando a classificação das disfonias, assinale a alternativa que melhor se refere à Disfonia organofuncional.
É a alteração vocal que independentemente do uso da voz, podendo ser causada por diversos processos, com consequência direta sobre a voz.
São exemplos as alterações vocais por carcinoma da laringe, doenças neurológicas, inflamações ou infecções agudas relacionadas a gripes, laringites e faringites.
É a alteração vocal decorrente do próprio uso da voz, ou seja, um distúrbio do comportamento vocal.
É a alteração vocal decorrente de lesão benigna secundária ao comportamento vocal inadequado ou alterado.
Trata-se de uma lesão que afeta uma das pregas vocais, geralmente de característica gelatinosa, fibrótica ou hemorrágica, com alteração vocal evidente, caracterizada por voz rouca e, muitas vezes, com frequência fundamental dicrótica, ocorrendo na idade adulta e predominantemente no sexo masculino, a opção de tratamento é a cirúrgica, mas a reabilitação vocal pode ser indicada em casos selecionados. Diante do exposto, o trecho refere-se a:
Nódulo vocal
Pólipo vocal
Úlcera de contato
Granuloma
Trata-se de um distúrbio motor da fala, caracterizado pela dificuldade e planejamento das sequências dos movimentos motores da fala, resultando em erros de produção dos sons. Crianças podem apresentar como manifestações clínicas atraso no aparecimento das primeiras palavras, pobre domínio fonético, alteração na prosódia, dentre outros sinais. O trecho refere-se a:
Demência Infantil
Apraxia da Fala na Infância
Disartria Verbal da Infância
Afonia Espástica Evolutiva
Um paciente com quadro de rouquidão vai ao fonoaudiólogo, encaminhado pelo otorrinolaringologista, com diagnóstico de nódulo nas cordas vocais.
Nesse caso, uma técnica que não deve ser empregada no paciente é a técnica de
som basal.
som nasal.
som plosivo.
som vibrante.
empuxe.
Nas alterações vocais existem várias técnicas terapêuticas. A técnica de sobrearticulação, que são movimentos amplos dos órgãos fonoarticulatórios, tem como objetivo, exceto:
Favorecer um maior volume e projeção vocal.
Aumentar a velocidade de fala.
Aumentar a precisão articulatória.
Aumentar a resistência vocal.
Considerando as classificações das disfonias, assinale a alternativa que corresponde respectivamente a uma alteração vocal classificada como: funcional, organofuncional e orgânica.
Laringomalácia, fendas glóticas e pólipos.
Fendas glóticas, pólipos e ponte de mucosa.
Vasculodisgenesia, edema de Reinke e laringomalácia.
Nódulos, tumores benignos e edema de Reinke.
Microdiafrágma laríngeo, malformações laríngeas e tumores malignos.
Paciente do sexo masculino, 50 anos, foi encaminhado para avaliação fonoaudiológica por apresentar sinais e sintomas como: voz soprosa, rouquidão, cansaço ao falar e dispneia após a cirurgia de tireoidectomia total. Com base nos achados referidos, qual é o diagnóstico apresentado pelo paciente?
Nódulos vocais.
Edema de Reinke.
Pólipos vocais.
Paralisia de pregas vocais.
Laringite.
As vozes disfônicas são caracterizadas pela presença de sons desagradáveis, distúrbios ressonantais, alterações de velocidade e prosódia: A ________ corresponde à produção de dois tons simultaneamente. A ________ corresponde à produção vocal dois tons de maneira alternada. A ________ apresenta ressonância faríngea com articulação imprecisa, como a de pessoas alcoolizadas.
diplofonia ... cul de sac ... vocal fry
bitonalidade ... diplofonia ... cul de sac
diplofonia ... bitonalidade ... voz pastosa
bitonalidade ... vocal fry .... diplofonia
vocal fry ... voz escura ... voz pastosa
O tratamento das disfonias geralmente inclui orientação sobre saúde vocal, discussão sobre os aspectos emocionais na comunicação e treinamento vocal. Para este último, diversas técnicas vocais podem ser empregadas, com indicação específica para cada caso.
Em relação às técnicas utilizadas na terapia vocal e suas respectivas bases conceituais, assinale a alternativa incorreta.
Técnicas de esforço / empuxo: uma contração rápida e voluntária de um grupo muscular favorece a contração de outros, como a laringe.
Técnica do bocejo-suspiro: o uso da função vegetativa propicia uma voz mais relaxada.
Técnica dos sons nasais / humming: seu uso aumenta a propriocepção da ressonância oronasal e reduz o foco laríngeo.
Técnica mastigatória: a pressão anteroposterior na cartilagem tireoidea encurta as pregas vocais e favorece uma voz mais grave.
Disfonia representa qualquer dificuldade na emissão vocal que impeça a produção natural da voz. De acordo com os principais tipos de lesões orgânicas resultantes das disfonias funcionais, enumere as assertivas:
(1) Nódulos.
(2) Pólipos.
(3) Edemas das pregas vocais.
( ) São inflamações decorrentes de traumas em camadas mais profundas da lâmina própria da laringe, de aparência vascularizada.
( ) Resultam de fatores anatômicos predisponentes (fendas triangulares), personalidade (ansiedade, agressividade, perfeccionismo) e do comportamento vocal inadequado (uso excessivo e abusivo da voz).
( ) O tratamento é fonoterápico.
( ) O tratamento é medicamentoso ou através de repouso vocal.
( ) O tratamento é cirúrgico. A voz típica é rouca.
( ) É encontrado em pessoas expostas a fatores irritantes externos, especialmente o tabagismo (fumo) e o elitismo, sendo o mais importante fator associado ao uso excessivo e abusivo da voz.
A sequência CORRETA é:
2, 1, 1, 3, 2, 3.
1, 1, 2, 3, 3, 2.
2, 2, 3, 1, 1, 3.
3, 2, 3, 1, 2, 1.
1, 2, 3, 1, 2, 3.
João, de 14 anos, veio para atendimento fonoaudiológico com queixa vocal e os dados de avaliação inicial revelaram: laringe rígida em posição elevada no pescoço, discretamente posteriorizada à fonação, voz aguda com duas oitavas acima da frequência esperada, voz bitonal em alguns momentos, intensidade vocal reduzida e fadiga vocal e nos exercícios físicos na academia de ginástica, relata que a voz por vezes fica mais grave ao levantar pesos. Tais dados são indicativos de muda vocal do tipo
precoce.
falsete mutacional.
excessiva.
prolongada.
retardada.
Quanto à localização da lesão que causa disfonias organofuncionais, a literatura descreve que no caso de nódulos vocais em adultos, esses geralmente se desenvolvem
na mucosa concentrada na borda livre da prega vocal.
na metade da porção vibratória, junção do 1/3 anterior e 1/3 médio da prega vocal.
ao longo de toda a prega vocal.
na porção cartilagínea da prega vocal ou qualquer área pós cirúrgica da laringe.
na borda livre da prega vocal.
O câncer de laringe acomete principalmente homens, na sétima década de vida, e é o terceiro tumor mais prevalente na região da cabeça e pescoço, excluindo os tumores de pele não melanoma. Seus principais fatores etiológicos são o tabagismo e o etilismo. Em termos de mortalidade, ocupa o 9º lugar nos homens e o 20º lugar nas mulheres. Ele pode se iniciar em um dos três subsítios da laringe, supraglote, glote e subglote. Aproximadamente 2/3 dos tumores surgem na corda vocal verdadeira, localizada na glote, e 1/3 acomete a laringe supraglótica (acima das cordas vocais). O principal tipo histológico é o carcinoma de células escamosas.
Disponível em:<https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/cancer/tipos/laringe> . Acesso em: 21 nov. 2023.
No que se refere às laringectomias, assinale a alternativa correta.
A qualidade vocal após a laringectomia parcial supracricoide tem característica rouco soprosa.
Na laringectomia total, o paciente fica impossibilitado de aprender uma nova forma de comunicação verbal.
A laringectomia total permite a manutenção da voz sem uso de qualquer dispositivo e sem muito treinamento.
As laringectomias parciais preservam a inteligibilidade da fala.
A presença do traqueostoma não afeta a qualidade da voz de forma significativa.
As condições do trabalho docente têm sido objeto de pesquisas, no sentido de identificar os fatores de risco e de minimizar os impactos físicos, sociais e psíquicos decorrentes dos distúrbios da voz.
A esse respeito, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para falsa.
( ) Há uma consistente associação entre as condições ambientais e a organização do trabalho docente e a ocorrência de distúrbios da voz dos educadores.
( ) Os professores têm intensa demanda vocal em atividades que exigem esforço, uma vez que lidam com muitas crianças ou adolescentes em ambientes ruidosos.
( ) O entendimento e a adesão efetiva dos professores aos programas de promoção de saúde ou de prevenção dos distúrbios da voz são muito importantes.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
V – V – V.
V – V – F.
V – F – F.
F – F – F.
F – V – V.
Após avaliação fonoaudiológica constata-se que o paciente realiza distorções para os sons fricativos.
Dessa forma, é correto afirmar que ele apresenta:
Apraxia.
Interdentalização.
Atraso de linguagem.
Transtorno Motor.
Ceceio.
As disfonias organofuncionais são alterações vocais que acompanham lesões benignas da laringe, decorrentes de comportamento vocal alterado ou inadequado. Em qual alternativa está descrita as disfonias classificadas como organofuncionais?
Edema de Reinke, nódulos vocais e pólipos.
Nódulos vocais, pólipos e laringomalácia.
Laringomalácia, câncer de cabeça e pescoço e nódulos.
Refluxo gastroesofágico, edema de Reinke e pólipos.
As disfonias funcionais primárias por uso incorreto da voz são quadros funcionais puros, favorecidos por dois fatores principais. São eles:
Falta de conhecimento vocal e modelo vocal deficiente.
Inadaptações anatômicas e inadaptações funcionais.
Alterações das pregas vocais e modelo vocal deficiente.
Presença de assimetria laríngea e desordens neurológicas.
Falta de conhecimento vocal e alterações das pregas vocais.
O fonoaudiólogo especialista em voz é o profissional indicado para avaliação e tratamento das dificuldades da voz. (...)
(J. Peña-Casanova e col. Manual de Fonoaudiologia. ARTMED. 2ª ed. R. Janeiro. Cap. 20. P. 306/7)
Nesse contexto, julgue as assertivas que seguem:
I - Processos de atraso evolutivo da linguagem em que ocorre um problema de insuficiência línguo – especulativa, resultando numa fala descontínua com grandes pausas e repetições de palavras, por dificuldade em transformar o pensamento em linguagem.
II - Disfemia é um distúrbio da fluência da fala, caracterizado pela interrupção de ritmo, mais ou menos brusca, da expressão verbal.
III - A gagueira tônica se caracteriza por breves e rápidas contrações bucais, dando lugar a uma repetição compulsiva de vocábulos.
IV - A gagueira clônica tem como principal característica a fala entrecortada com muitos espasmos.
Marque a alternativa com as assertivas corretas.
Apenas I e II.
Apenas II e IV.
Apenas I; II e III.
Apenas I; III e IV.
I; II; III e IV.
Sobre casos de nódulos vocais em adultos e seus achados otorrinolaringológicos, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Trata-se de lesão de massa benigna.
II. Localizam-se na junção do terço anterior com o terço médio.
III. Normalmente são bilaterais e simétricos.
Todas as assertivas estão corretas.
Todas as assertivas estão incorretas.
Apenas a assertiva I está correta.
Apenas as assertivas I e II estão corretas.
Apenas as assertivas II e III estão corretas.