Questões de Concurso sobre Distúrbios da Voz

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
495 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

O avanço da idade produz mudanças fisiológicas que podem alterar a voz. Estas mudanças ocorrem em todo o trato vocal, que não para de sofrer modificações desde que o indivíduo nasce.


Assinale a opção que apresenta características da voz do idoso.


A

Tensa, estridente, soprosa e fraca.


B

Rouca, trêmula, fraca e soprosa.


C

Astênica, aguda, instável e fraca.


D

Forte, abafada, áspera e astênica.


E

Abafada, sem projeção, fraca e trêmula.

A disfonia refere-se a qualquer alteração na qualidade, na intensidade ou na frequência da voz que afeta a produção vocal normal. Existem diversas causas de disfonia. Considerando as disfonias orgânicas congênitas, os sintomas cardinais para diagnóstico fonoaudiológico são:


A

Estridor laríngeo inspiratório e distúrbios de deglutição.


B

Estridor laríngeo expiratório e distúrbios de audição.


C

Alterações ressonantais, distúrbios articulatórios e distúrbios de deglutição.


D

Distúrbios da deglutição, distúrbios ressonantais e prosódicos.


E

Obstrução respiratória, disfagia e distúrbio na produção vocal.

Lesões organofuncionais são formações benignas decorrentes de comportamento vocal alterado e inadequado, sendo as mais frequentes os nódulos, os pólipos vocais e o edema de Reinke. O edema de Reinke é uma lesão difusa na camada superficial da prega vocal, caracterizada por acúmulo de fluido, de modo irregular, em alguma região da porção membranosa ou nela totalmente. Sobre o edema de Reinke, assinale a afirmativa correta.


A

O edema inicial é translúcido, passando a ser mais consistente e avermelhado com o passar do tempo. Trata-se de lesão bilateral, assimétrica e pouco móvel durante a fonação. As características vocais encontradas são a rouquidão, aumento na frequência fundamental, pitch mais agudo e, às vezes, astenia.


B

O edema se desenvolve, geralmente, devido à irritação crônica das pregas vocais que altera a permeabilidade dos vasos capilares, levando à diminuição de fluido tecidual dentro do espaço de Reinke e aumento nas regiões adjacentes. A diminuição de permeabilidade na formação do edema é também ocasionada por lesão mecânica.


C

Histologicamente, o edema afeta a camada superficial da lâmina própria, com aumento da massa de cobertura e redução de sua rigidez. O arranjo das fibras elásticas modifica-se de um padrão propício à vibração normal das pregas vocais, paralelo à borda livre, para um arranjo perpendicular que torna a vibração dificultosa, favorecendo a aperiodicidade.


D

Os fatores etiológicos do edema de Reinke, comumente relatados na literatura, estão associados ao abuso vocal. A maior incidência do edema de Reinke é no sexo masculino. O diagnóstico geralmente ocorre antes dos 45 anos. A frequência fundamental da fonação é mais alta do que a esperada para o sexo e a idade do paciente devido à diminuição da massa da cobertura da prega vocal e do consequente aumento de sua rigidez.

As disfonias podem ser definidas como um distúrbio caracterizado por alteração na qualidade, frequência, intensidade, ou esforço vocal que limite a comunicação ou cause impacto negativo na qualidade de vida relacionada à voz por meio de um decréscimo autopercebido no estado físico, emocional, social ou econômico do indivíduo. Sobre as disfonias, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) As disfonias podem ter diferentes etiologias, relacionadas ou não ao comportamento vocal. Os quadros organofuncionais representam uma disfonia de base, essencialmente, orgânica com presença de lesões primárias.

( ) Uma disfonia orgânica pode favorecer a presença e percepção de sintomas vocais devido ao comprometimento da fonte glótica, do trato vocal e estabilidade na produção da voz, comumente presentes nos quadros de câncer, refluxo gastresofágico, papilomatose, paralisias de prega vocal e distonias laríngeas.

( ) As disfonias psicogênicas não podem ser consideradas desordens funcionais, uma vez que o processo que levou ao aparecimento e instalação da voz disfônica não possui um simbolismo direto com a função fonatória da laringe.

( ) As disfonias orgânicas por alterações, com origem nos órgãos da comunicação, podem ser divididas em: congênitas, como as malformações laríngeas, tais como o diafragma laríngeo e a laringomalácia; traumáticas, por arma branca ou de fogo; inflamatórias, não-infecciosas e infecciosas; neoplásicas, tumores benignos e malignos; dentre outras.


A sequência está correta em


A

F, F, V, V.


B

V, V, F, V.


C

F, V, F, V.


D

V, F, V, F.

Associe os tipos de voz (1, 2, 3, 4) à sua respectiva descrição (a, b, c, d).


1. Voz rouca.

2. Voz sussurrada.

3. Voz polifônica.

4. Voz presbifônica.

a. Representa uma condição extrema de irregularidade na qualidade vocal na qual se encontram elementos de aspereza, diplofonia, entre outras. Ocorre frequentemente no pós-operatório de laringectomias parciais, com reconstrução glótica realizada com retalhos de tecido; o tamanho do espaço glótico remanescente, a natureza da funcionalidade das estruturas e o tipo de compensação utilizada pelo paciente definirão o seu grau.

b. É a mais comum manifestação de alteração vocal. É uma qualidade do tipo ruidosa, o que contrasta com a suavidade e a sensação de harmonia da voz normal e indica irregularidade da vibração das pregas vocais.

c. É a produção vocal na qual nenhuma parte do ar é modulada pela glote. A configuração laríngea dessa emissão pode ser a de um triângulo completo anteroposterior ou a de um pequeno triângulo exclusivamente posterior, com oclusão da região fonatória.

d. É uma voz com grau variado de deterioração, que se expressa pela falta de sustentação na frequência, intensidade e qualidade de emissão, com constantes quebras de sonoridade. É mais acentuada no sexo masculino.


Assinale a alternativa que apresenta a associação correta.


A

1-a; 2-d; 3- b; 4-c.


B

1-b; 2-c; 3-a; 4-d.


C

1-c; 2-d; 3-b; 4-a.


D

1-d; 2-b; 3-c; 4-a.


E

1-a; 2-b; 3-d; 4-c.

Sobre as pregas vocais, pode-se afirmar:


A

São formadas por músculos e não por membranas.


B

Os ventrículos de Morgagni são músculos que separam as cordas vocais inferiores e superiores da laringe.


C

As verdadeiras cordas vocais estão localizadas no par superior das membranas.


D

As falsas cordas vocais são responsáveis pela produção dos sons durante a fala.


E

Atuam como válvulas que regulam a passagem de ar durante a respiração.

De acordo com o mecanismo da voz, avalie as proposições:


I.No modo normal de vibração, as pregas vocais se abrem e fecham completamente durante o ciclo, permitindo que o fluxo de ar gere pulsos de ar com forma triangular ao longo do tempo.

II.O falsetto é um modo de vibração das pregas vocais que é frequentemente utilizado durante a fala cotidiana.

III.No modo de fase aberta, as pregas vocais não se fecham totalmente, permitindo a passagem de ar, o que é característico do sussurro.


Assinale a alternativa correta:


A

Apenas a proposição III está correta.


B

Apenas as proposições I e II estão corretas.


C

Apenas a proposição II está correta.


D

Apenas as proposições II e III estão corretas.


E

Apenas as proposições I e III estão corretas.

Considerando-se o impacto do envelhecimento na voz — presbifonia, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.


( ) Decréscimo do tempo máximo de fonação.

( ) Alterações estruturais nas pregas vocais, como redução de massa.

( ) Aumento da frequência fundamental em ambos os sexos.

( ) Ascensão da frequência da voz feminina.


A

C - C - E - E.


B

E - E - C - C.


C

C - E - E - C.


D

E - C - C - E.

Quais podem ser fatores causadores da disfonia?


A

Excesso de atividade física.


B

Consumo elevado de alimentos condimentados.


C

Infecções respiratórias, uso excessivo da voz.


D

Exposição frequente a luz solar intensa.

Em relação à disfonia em diferentes faixas etárias, assinalar a alternativa CORRETA.


A

Com o crescimento, a laringe infantil fica sujeita a constantes modificações. Dessa maneira, não se deve considerar, rigidamente, certos distúrbios vocais como um distúrbio patológico na criança, já que sua presença pode ser justificada por mecanismos de adaptação fisiológica do momento, com exceção da fenda glótica isolada.


B

O estabelecimento do padrão vocal adulto começa na puberdade e leva, em geral, de três a seis meses, ocorrendo, nesse período, rouquidão flutuante e quebras de sonoridade. Muda vocal persistente por mais de um ano deve ser pesquisada e tratada.


C

Os distúrbios da muda vocal só podem ser de ordem orgânica, e não funcional.


D

Nos tipos de muda vocal, temos: atrasada, prolongada, incompleta, sobrepassada, falsete mutacional e pervertida. Pelo uso inadequado de registro, não pode ser considerada distúrbio de muda vocal.

A perda auditiva induzida por ruído (Pair) é uma condição causada pela exposição prolongada a níveis sonoros elevados. Comum em ambientes industriais, essa condição pode resultar em perda auditiva permanente, zumbido e dificuldades de compreensão da fala. A prevenção é essencial, incluindo o uso de protetores auditivos e a limitação do tempo de exposição ao ruído. Assim, avalie as proposições:


I.A Perda Auditiva Induzida por Ruído (Pair) é geralmente irreversível e progressiva, afetando principalmente trabalhadores expostos a níveis elevados de pressão sonora por longos períodos.

II.A exposição súbita e intensa ao ruído pode causar trauma acústico, levando a lesões temporárias ou definitivas no ouvido.

III.O limite de tolerância para ruído do tipo impacto é de 100dB(A), segundo a NR-15.


Assinale a alternativa correta:


A

Apenas as proposições I e II estão corretas.


B

Apenas as proposições II e III estão corretas.


C

Apenas a proposição III está correta.


D

Apenas a proposição II está correta.

A síndrome da apneia obstrutiva do sono (SAOS) é considerada um problema de saúde pública, multifatorial, caracterizando-se por episódios recorrentes de obstrução parcial ou total da via aérea superior (VAS) durante o sono. A atuação fonoaudiológica poderá contribuir no tratamento dos casos mais leves que tenham a flacidez da musculatura orofaríngea como etiologia. Podemos encontrar a SAOS preferencialmente na seguinte população:


A

neonatos e lactentes


B

crianças e adolescentes


C

homens entre a 4⁠ª e a 5⁠ª década de vida


D

mulheres entre a 2⁠ª e a 3⁠ª década de vida

As alterações laríngeas comumente vistas na infância são predominantemente associadas a dois sintomas clássicos que podem ocorrer de forma isolada, ou em combinação: dificuldade respiratória e alteração vocal.


Assinale a opção que melhor exemplifica alterações laríngeas comumente vistas na infância.


A

Nódulos vocais, pólipo vocal, edema laríngeo e granuloma.


B

Laringomalácia, paralisia de prega vocal, estenose subglótica congênita e laringocele.


C

Sulco vocal, ponte mucosa, cisto vocal e alteração estrutural mínima e laringocele.


D

Papiloma, cisto, laringite por refluxo e úlcera granulomatosa.


E

Laringite por refluxo, paralisia de prega vocal, nódulos vocais e cisto.

As cirurgias de laringe realizadas após o diagnóstico de câncer de cabeça e pescoço acarretam alterações vocais de acordo com a região afetada. Assinale a alternativa que mostra a correspondência correta entre o tipo de cirurgia e a respectiva característica vocal observada.


A

Laringectomia parcial vertical: padrão de voz predominantemente rouco.


B

Cordectomia: voz astênica e tensa.


C

Laringectomia horizontal supraglótica: alteração do pitch vocal.


D

Laringectomia supracricoide: voz tensa e estrangulada.


E

Hemilaringectomia: voz bitonal e loudness fraca.

Uma professora de Queimadas, PB, procura atendimento fonoaudiológico devido a dificuldades vocais que começaram há seis meses. Ela relata cansaço vocal, rouquidão persistente e perda de voz ao final do dia. O fonoaudiólogo deve identificar a etiologia da disfonia e propor uma abordagem terapêutica adequada. Considere as afirmativas abaixo


1. A disfonia pode ser resultado de abuso vocal, que leva a lesões como nódulos vocais, comuns em profissionais que utilizam a voz excessivamente.

2. A terapia vocal deve incluir técnicas de higiene vocal, como hidratação adequada, repouso vocal e redução de comportamentos prejudiciais, como gritar ou sussurrar.

3. A fonoaudiologia deve priorizar o fortalecimento das pregas vocais através de exercícios de emissão vocal de alta intensidade para prevenir a recorrência da disfonia.

4. A avaliação por videolaringoestroboscopia é fundamental para diagnosticar alterações nas pregas vocais e direcionar o tratamento.

5. A intervenção deve incluir o recondicionamento vocal, com exercícios que promovem a economia de esforço durante a fala.


Alternativas:


A

Os itens 1, 3 e 5 são verdadeiros.


B

Os itens 1, 2 e 4 são verdadeiros.


C

Apenas os itens 2, 4 e 5 são verdadeiros.


D

Apenas os itens 3, 4 e 5 são verdadeiros.


E

Todos os itens são verdadeiros.

Sobre o envelhecimento vocal do idoso, analise as afirmativas abaixo:



I. Nesse período, a frequência fundamental da voz da mulher idosa aumenta em relação à voz do homem idoso.

II. O edema e a atrofia das pregas vocais são as duas categorias de alterações laríngeas mais frequentes nos idosos.

III. A presença da presbifaringe é considerada um fator de proteção de alterações na mucosa das pregas vocais.


É CORRETO o que se afirma apenas em


A

I.


B

II.


C

III.


D

II e III.


E

I e III.

A disartria é um distúrbio neuromuscular da fala que afeta a produção dos sons da fala devido à dificuldade no controle dos músculos responsáveis pela articulação. Nos pacientes com Parkinson, as características encontradas são:


A

monoaltura, monointensidade, qualidade vocal ruidosa e velocidade lenta.


B

monoaltura, monointensidade, qualidade vocal inalterada e velocidade rápida.


C

monoaltura, monointensidade, qualidade vocal inalterada, soprosidade, prosódia preservada e velocidade rápida.


D

monoaltura, monointensidade, qualidade vocal inalterada, velocidade rápida, sem dificuldades na elaboração de discurso, anomia e prosódia preservada.

A literatura sobre avaliação da voz considera o ataque vocal como a maneira em que o som se inicia e está configurado com a fonte glótica. Quando há forte adução das pregas vocais, desde a região anterior até as cartilagens aritenoides, o que impede a expiração do ar, gerando um aumento da pressão infra glótica, ocorre um ataque vocal


A

soproso hipotônico.


B

soproso hipertônico.


C

isocrônico.


D

brusco.


E

sonoro.

Leia as afirmativas a seguir a respeito da disartria.


I. A disartria espástica costuma provocar uma voz anasalada, com consoantes imprecisas, além de vogais distorcidas, gerando uma voz tensa e "estrangulada".

II. A disartria atáxica não é capaz de provocar uma voz áspera, com variações na entonação dos acentos, havendo uma fala lentificada e um tremor nos lábios e língua.

III. A principal forma de tratamento é feita com terapias de reabilitação, com técnicas de fonoaudiologia para melhorar a emissão da voz, regular a intensidade, articular melhor as palavras, exercitar a respiração ou, até programar formas alternativas de comunicação.

IV. A disartria pode estar acompanhada de outras alterações neurológicas, como a disfagia, que é dificuldade em deglutir os alimentos, a dislalia, que é alteração na pronúncia das palavras, ou mesmo uma afasia, que é a alteração na expressão ou na compreensão da linguagem.


Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.


A

I – II.


B

II – III.


C

I – IV.


D

I – III – IV.


E

I – II – III – IV.

O tipo de voz está relacionado com a seleção de ajustes motores empregados, tanto em nível de pregas vocais e laringe quanto em nível do sistema de ressonância, relacionando-se, principalmente, à dimensão biológica da voz. A análise do tipo de voz deve considerar fatores intrínsecos e extrínsecos do falante. A voz de um indivíduo com características de um som comprimido e entrecortado, com flutuações em sua qualidade, pouca quantidade de ar transglótico, quebras de frequência e sonoridade, tensão excessiva de todo trato vocal, pode ser classificada como voz:


A

Bitonal.


B

Pastosa.


C

Polifônica.


D

Tensa-estrangulada.

   
Gerar simulado