Questões de Concurso sobre Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
56 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

De acordo com a Resolução Normativa da ANEEL nº 1.000, de dezembro de 2021, “A unidade consumidora do Grupo ‘A’ pode ser faturada como Grupo ‘B’ (B optante) se atender a critérios específicos”, desde que


A

a potência instalada em projetores utilizados na iluminação dos locais seja inferior a dois terços da carga total instalada na unidade consumidora.


B

a potência instalada seja superior a 500 kVA.


C

o consumo de energia elétrica ativa mensal seja igual ou superior a 30 MWh em, no mínimo, três ciclos completos e consecutivos, nos seis meses anteriores à opção.


D

o contrato de fornecimento seja fixado para uma demanda igual a 180 Kw.


E

a atividade desenvolvida na unidade consumidora seja a exploração de serviços de hotelaria ou pousada e estiver localizada em área de veraneio ou turismo, independentemente da potência nominal total dos transformadores.

Conforme a ANEEL, existem duas abordagens para a regulação dos serviços de geração, que são


A

econômica e contratual.


B

econômica e técnica.


C

técnica e contratual.


D

econômica e governamental.


E

administrativa e técnica.

Uma unidade consumidora de grande porte está conectada à rede em um ponto onde a tensão de conexão é de 138 kV. De acordo com a Resolução Normativa ANEEL no 1.000/2021 – Condições gerais de fornecimento de energia elétrica, essa unidade consumidora pertence ao grupo A, no subgrupo


A

A2.


B

A4.


C

A1.


D

A3.


E

A3a.

A iniciativa da ANEEL que visa promover o uso eficiente da energia elétrica, reduzindo desperdícios e envolvendo diversos projetos para otimizar o consumo energético em diferentes setores, é o


A

Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (PROCEL).


B

Programa de Gestão e Desempenho (PGD).


C

Programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D).


D

Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI).


E

Programa de Eficiência Energética (PEE).

Durante a formulação de uma política pública voltada à redução da emissão de gases de efeito estufa no setor industrial, o Governo Federal discutiu a ampliação do uso de fontes renováveis. A proposta envolvia incentivos para produção de energia solar e eólica, bem como modernização da matriz elétrica. Após análise técnica, foi definido que a pasta responsável pelo planejamento e execução da política energética brasileira deveria conduzir o projeto. A formulação e a execução da política nacional de energia elétrica são de responsabilidade do Ministério:


A

de Minas e Energia


B

da Ciência, Tecnologia e Inovação


C

do Meio Ambiente e Mudança do Clima


D

do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços

Na resolução normativa N° 1000, da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), de 7 de dezembro de 2021, capítulo VII, seção II, art. 212, são estabelecidas características da modalidade tarifária branca. Essa modalidade é caracterizada por estabelecer


A

uma tarifa para a demanda sem segmentação horária, uma tarifa para o consumo de energia elétrica para o posto tarifário ponta e uma tarifa para o consumo de energia elétrica para o posto tarifário fora ponta.


B

uma tarifa para o horário de ponta e uma tarifa para o horário fora ponta, apenas.


C

uma tarifa para o posto tarifário ponta, uma tarifa para o posto tarifário intermediário e uma tarifa para o posto tarifário fora ponta.


D

uma tarifa para a demanda para o posto tarifário ponta, uma tarifa para a demanda para o posto tarifário fora ponta, uma tarifa para o consumo de energia elétrica para o posto tarifário ponta e uma tarifa para o consumo de energia elétrica para o posto tarifário fora ponta.


E

uma única tarifa de energia, independentemente do horário de consumo.

Assinale qual do órgão abaixo NÃO foi criado a partir das reformas do setor elétrico brasileiro, ocorridas na década de 1990 e 2000.


A

ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica.


B

MME – Ministério das Minas e Energia.


C

ONS – Operador Nacional do Sistema Elétrico.


D

CCEE – Câmara de Comercialização de Energia Elétrica.


E

EPE – Empresa de Pesquisa Energética.

Conforme a Lei n.º 9.427/1996, constitui atribuição da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL)


A

fiscalizar diretamente as concessões e permissões dos serviços de energia elétrica, sendo vedada a formação de convênios com órgãos estudais para essa finalidade.


B

dirimir, no âmbito judicial, as divergências entre concessionárias e produtores independentes de energia.


C

aplicar os critérios fixados pelo Congresso Nacional para o cálculo do preço de transporte para acesso ao sistema de distribuição.


D

definir adicional de tarifas de uso específico das instalações de interligações internacionais para a importação de energia elétrica.


E

acompanhar a definição das tarifas de uso dos sistemas de transmissão por parte das concessionárias.

Uma determinada região será beneficiada por uma Linha de Transmissão (LT) aérea, a qual passará por dentro de uma fazenda, atravessando uma região que está sendo preparada para servir de plantio e cultura de pés de alface.

O proprietário da fazenda comentou com o agente público responsável que iria ter prejuízo e que essa LT não poderia passar por ali. O agente explicou que já estava definido que aquele seria o traçado e que foram realizados todos os procedimentos legais devidamente registrados na ANEEL.


Tal agente informou ainda que aquela área seria declarada como de utilidade pública para a qual foi aplicado o instituto jurídico de servidão administrativa e, portanto, nessa área, dentre outras atividades, o proprietário pode


A

plantar pés de alface.


B

realizar qualquer tipo de plantio ou cultivo.


C

erguer galpões com pé direito de até 6 m.


D

erguer construções de até quatro pavimentos ou 12 m.


E

erguer qualquer tipo de construção.

Conforme artigo 44 da Resolução Normativa ANEEL, nº1000, caso as instalações do consumidor ou dos demais usuários provoquem distúrbios e/ou danos ao sistema elétrico de distribuição, ou a outras instalações e equipamentos elétricos, desde que comprovados, a distribuidora deve exigir por meio de comunicação escrita, específica e com entrega comprovada:


I. o reembolso das indenizações por danos a equipamentos elétricos que tenham decorrido do uso de carga ou geração provocadora dos distúrbios, informando a ocorrência dos danos e as despesas incorridas, garantindo o direito à ampla defesa e ao contraditório.

II. apresentação de licença ou declaração emitida pelo órgão competente caso as instalações ou a extensão de rede de responsabilidade do consumidor e demais usuários ocuparem áreas protegidas pela legislação.

III. a instalação dos equipamentos corretivos necessários e o prazo de instalação, cujo descumprimento pode resultar na suspensão do fornecimento de energia elétrica.

IV. o pagamento das obras necessárias no sistema elétrico destinadas à correção dos efeitos dos distúrbios, informando o prazo de conclusão e o orçamento detalhado.


É CORRETO o que se afirma em:


A

I, II e III.


B

I, III e IV.


C

II, III e IV.


D

II e III.


E

I e II.

Conforme artigo 49 da Resolução Normativa ANEEL, nº1000, o consumidor, com fundamento no Decreto nº 7.520, de 8 de julho de 2011, tem direito à instalação gratuita do padrão de entrada, do ramal de conexão e das instalações internas da unidade consumidora, desde que pertença a um dos seguintes grupos:


I. escolas públicas e postos de saúde localizados no meio rural;

II. domicílios rurais com ligações bifásicas ou trifásicas, destinados a famílias de baixa renda e que estejam inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico;

III. família rural com renda familiar mensal no CadÚnico ser menor ou igual a meio salário-mínimo por pessoa.


É CORRETO o que se afirma em:


A

II e III.


B

I e II.


C

I e III.


D

I, II e III.


E

II apenas.

Em conformidade com disposto na Resolução Normativa ANEEL n.º 1.000/2021, o ponto de conexão de um imóvel pode estar localizado


A

no próprio imóvel da unidade consumidora, mesmo que exista imóvel de terceiros, em área urbana, entre a via pública e a unidade consumidora.


B

no limite da via pública com o imóvel da unidade consumidora, no caso de rede do consumidor com ato autorizativo do poder concedente.


C

dentro do imóvel do consumidor se ele for do Grupo B em área rural.


D

no limite da via pública com o imóvel da unidade consumidora do Grupo A atendida em tensão de 69 kV.


E

no centro do lago, no caso de central geradora flutuante de fonte fotovoltaica.

Para efeito de atendimento das condições definidas na Resolução nº 456 da ANEEL, demais resoluções e legislação atinentes, a carga instalada em kVA (CI kVA,) deve ser expressa em:


A

Km.


B

m.


C

cm.


D

kW.

De acordo com o estabelecido na Resolução Normativa ANEEL n.º 1.000/2021, o grupamento de unidades consumidoras que opera em maior tensão de conexão, de 230 kV ou superior, é o subgrupo


A

A1.


B

A2.


C

A3.


D

A4.


E

A5.

No escopo da abordagem da autorização administrativa, analise as afirmativas a seguir.


I. A produção de até 1.000 kW de energia está livre de concessão ou autorização, e o aproveitamento deve apenas ser comunicado à autoridade competente.

II. No campo da geração hidrelétrica, é prevista autorização para produção independente, mantidas as características de pequeno porte, para aproveitamento de potencial acima de 1.000 kW até 30.000 kW.

III. A autorização não concede transmissão de poder público ao seu titular, e toda autorização deve ser efetuada por tempo estipulado, nos limites previstos, estabelecendo-se prazo coerente para início e conclusão das obras comunicadas em proposta pelo peticionário, ante penalidade de caducidade.


Estão corretas as afirmativas


A

I e II, apenas.


B

II e III, apenas.


C

I e III, apenas.


D

I, II e III.

Sobre a Tarifa Social de Energia Elétrica é CORRETO afirmar que:


A

O desconto é dado de acordo com o consumo mensal de cada família, que varia de 10% a 65%, até o limite de consumo de 220 kWh.


B

É feita a concessão de dois benefícios por família (ou Unidade Consumidora).


C

O endereço do domicílio pode estar dentro de qualquer área da distribuidora de energia.


D

O batimento é feito com o cadastro de Unidades Consumidoras (UCs), utilizando o RG.


E

É necessário que o beneficiário do BPC seja o titular da conta de luz para receber o desconto da TSEE.

Serviços ou atividades essenciais, para fins de fornecimento e distribuição de energia elétrica, são aqueles cuja interrupção coloque em perigo iminente a sobrevivência, a saúde ou a segurança da população.


Considere os seguintes serviços:


1. tratamento e abastecimento de água;

2. assistência médica, hospitalar e serviços funerários;

3. creches, escolas e demais instituições de ensino;

4. unidade operacional de segurança pública, como polícia e corpo de bombeiros;

5. instalações de aduana.


Dos serviços listados acima, conforme a definição dada pela ANEEL, são essenciais


A

1, 2, 3 e 4.


B

1, 2, 3 e 5.


C

1, 2, 4 e 5.


D

2, 3, 4 e 5.

O setor elétrico brasileiro é composto por instituições que possuem competências específicas dentro de sua organização.


As instituições que possuem a competência para estabelecer o planejamento do setor elétrico e para regular a geração e transmissão de energia elétrica são, respectivamente,


A

o Conselho Nacional de Política e Energia e o Operador Nacional do Sistema.


B

o Ministério de Minas e Energia e a Agência Nacional de Energia Elétrica.


C

a Empresa de Pesquisa Energética e a Agência Nacional de Energia Elétrica.


D

a Empresa de Pesquisa Energética e o Ministério de Minas e Energia.


E

o Operador Nacional do Sistema e a Câmara de Comercialização de Energia.

A resolução No 505 da AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA – ANEEL indica que para o caso de inconformidade de fornecimento, respeitando os prazos legais estabelecidos e detectada a não regularização dos níveis de tensão, deverá ser calculado um valor a ser restituído a quem tiver sido submetido ao serviço inadequado de acordo com a seguinte fórmula:



A respeito desta restituição tem-se: O coeficiente k2 tem seu peso aumentado quando se compara unidades consumidoras atendidas em Alta tensão com unidades consumidoras atendias em Baixa tensão.


C

Certo


E

Errado

Considere que o órgão competente tenha decretado estado de calamidade pública em determinada região atingida por inundação e que, nessas condições, a concessionária de energia elétrica esteja impossibilita de realizar a leitura nas unidades consumidoras dessa localidade, embora tenha mantido o fornecimento de energia. Nessa situação, é permitido à concessionária o faturamento com base na média aritmética dos valores faturados nos doze últimos ciclos de faturamento.


C

Certo


E

Errado

 
 
Gerar simulado