Questões de Concurso sobre Conselho Federal de Enfermagem - COFEN

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
357 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

A enfermagem tem um papel fundamental no setor de CME, com medidas de controle e prevenção de infecções relacionadas à assistência. A resolução COFEN de no 424/2012, dispõe sobre as atribuições dos profissionais de enfermagem dentre as quais, inclui-se:


A

delegar ao técnico de enfermagem a elaboração de sistema de registro (manual ou informatizado) da execução, monitoramento e controle das etapas de limpeza e desinfecção ou esterilização, bem como da manutenção e monitoramento dos equipamentos em uso no CME.


B

ao técnico de enfermagem, instruir à elaboração do Protocolo Operacional Padrão (POP) para as etapas do processamento de produtos para saúde, com base em referencial científico atualizado e normatização pertinente.


C

apenas propor que utilizem indicadores de controle de qualidade do processamento de produtos para saúde, sob sua responsabilidade.


D

autorizar o técnico de enfermagem a definir critérios de utilização de materiais que não pertençam ao serviço de saúde, tais como prazo de entrada no CME, antes da utilização; necessidade, ou não, de reprocessamento, entre outros.


E

planejar, coordenar, executar, supervisionar e avaliar todas as etapas relacionadas ao processamento de produtos para saúde, na limpeza, preparo, desinfecção ou esterilização, armazenamento e distribuição para as unidades consumidoras.

De acordo com o Anexo da Resolução COFEN Nº 567/2018, que discorre sobre a aprovação do regulamento da atuação da equipe de enfermagem no cuidado aos pacientes com feridas, são atribuições do Técnico de Enfermagem:


A

Avaliar, prescrever e executar os diversos curativos e novas tecnologias aplicadas ao cuidado de pacientes hospitalizados, além de planejar o processo de cuidar em casos de prevenção de feridas.


B

Abrir clínica/consultório de tratamento e cuidados com as feridas.


C

Realizar curativo em todos os tipos de feridas, independentemente do grau de comprometimento tecidual ou da presença da supervisão do enfermeiro bem como registrar registrar toda a Consulta de Enfermagem frente ao atendimento.


D

Realizar curativo em todos os tipos de feridas, independente do grau de comprometimento tecidual bem como prescrever medicamentos e coberturas utilizadas na prevenção e cuidados com as feridas.


E

Realizar curativos nas feridas sob a supervisão do Enfermeiro; informar à pessoa quanto aos procedimentos e cuidados com a ferida; registrar no prontuário as características da ferida e procedimentos executados.

De acordo com a Resolução Cofen no 599/2018, compete ao Técnico de Enfermagem participar de atividades grupais junto aos demais profissionais da equipe de saúde mental. Dentre as ações de saúde voltadas à saúde mental encontra-se a estratégia de redução de danos, que é


A

o cuidado baseado na singularidade do sujeito de forma interdisciplinar num processo coletivo envolvendo toda a equipe do serviço, o próprio usuário e sua família, reduzindo o uso de fármacos e os danos causados pela interação medicamentosa.


B

o conjunto de políticas e práticas a fim de reduzir os danos associados ao uso de drogas psicoativas em pessoas que não podem ou não querem parar de usar drogas, visando minimizar as consequências negativas à saúde, aspectos sociais e econômicos decorrentes de substâncias que alteram o comportamento para os usuários de álcool e drogas, suas famílias e comunidade.


C

a forma de atenção à saúde, de caráter assistencial ou educativo, oferecida no domicílio e/ou território do usuário, caracterizando-se por ações de promoção, prevenção e reabilitação, na perspectiva do autocuidado integrado à rede de atenção psicossocial.


D

a intervenção para o usuário em situação de vulnerabilidade, considerando os recursos disponíveis da equipe, do território a que pertence e as necessidades do usuário, baseados nos conceitos de corresponsabilização e gestão integrada do cuidado.


E

o conjunto de procedimentos terapêuticos e sociais visando o fortalecimento dos vínculos e a potencialização das redes sociais de sua relação.

O cálculo do dimensionamento do quadro de profissionais de Enfermagem nos serviços de saúde é responsabilidade do enfermeiro e possui parâmetros definidos na resolução Cofen nº 543/2017. Essa resolução estabelece que:


A

O dimensionamento do quadro de profissionais deve estar fundamentado no perfil epidemiológico institucional, no processo de enfermagem e nas características sociodemográficas.


B

O sistema de classificação de pacientes deve ser considerado no dimensionamento dos profissionais de Enfermagem na atenção básica.


C

O quantitativo de pessoal considera o tempo de trabalho disponível nas intervenções/atividades diretas.


D

A constante de Marinho (KM) é um coeficiente reduzido em função do tempo disponível do trabalhador e a cobertura de ausências.

Em 2020, o Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) lançou uma Cartilha com orientações acerca do uso de protetores faciais dentre outros equipamentos de proteção (COFEN, 2020). Para o protetor facial e óculos de proteção, a orientação CORRETA é que:


A

Este equipamento pode ter uso compartilhado, desde que cada profissional responsável pela assistência higienize corretamente após o uso.


B

Sugere-se a limpeza e desinfecção, de acordo com as instruções de reprocessamento do fabricante.


C

Remova sempre com uso de luvas, considerando sempre que as hastes estão contaminadas.


D

No caso de procedimentos geradores de aerossóis, o gorro (ou touca) devem ser retirados após a retirada dos óculos de proteção facial.


E

O protetor facial deve ser retirado no corredor ou posto de enfermagem, mas nunca no quarto do paciente.

Sobre a Resolução nº 648/2020 do Conselho Federal de Enfermagem (COFEn), que dispõe sobre a “Normatização, capacitação e atuação do enfermeiro na realização da punção intra-óssea em adultos e crianças em situações de urgência e emergência pré e intrahospitalar”, considerem-se as seguintes afirmações:


I. No âmbito da equipe de enfermagem, é privativo do Enfermeiro ministrar curso de punção intraóssea a profissionais que atuem em situações de urgência e emergência, tais como Técnicos e Auxiliares de Enfermagem e Socorristas, entre outros similares.

II. Para realização da punção intraóssea, recomenda-se a utilização de dispositivos designados para esse fim e legalmente registrados na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), não devendo ser utilizadas agulhas hipodérmicas, cateteres sobre agulha ou qualquer outro material não específico para esse procedimento.

III. O acesso intraósseo com equipamento especialmente desenvolvido para esse fim é factível em todas as faixas e grupos etários, podendo ser utilizado no hospital, mesmo que um acesso intravenoso seja obtido, podendo ser mantidos os dois acessos concomitantemente.

IV. A primeira opção para obtenção de um acesso venoso na emergência é pela punção de uma veia periférica em sítio anatômico de rápida e fácil localização e grande calibre, adequado à situação clínica do doente.

V. As contraindicações para o acesso intraósseo são: infecção ou queimadura no local escolhido para punção, dificuldade em localizar o sítio de punção, fratura no osso escolhido, fratura no osso acima do osso escolhido (relativa), sinais de cirurgia no local da punção, anatomia óssea imperfeita e inabilidade do profissional.


Estão corretos os itens


A

I, II e III, somente.


B

II, III e V, somente.


C

II, IV e V, somente.


D

I, IV e V, somente.


E

II e IV, somente.

Analise as assertivas a seguir sobre a Resolução Cofen nº 564/2017, que aprova o novo Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem:


I. Esse Código se aplica aos Enfermeiros, Técnicos de Enfermagem, Auxiliares de Enfermagem, Obstetrizes e Parteiras, bem como aos atendentes de Enfermagem.

II. É direito dos profissionais de Enfermagem abster-se de revelar informações confidenciais de que tenha conhecimento em razão do seu exercício profissional.

III. São consideradas infrações moderadas as que provoquem perigo de morte, debilidade permanente de membro, sentido ou função na pessoa ou ainda as que causem danos mentais, morais, patrimoniais ou financeiros.

IV. A suspensão consiste na perda do direito do exercício profissional da Enfermagem por um período de até 30 anos e será divulgada nas publicações do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem e em jornais de grande circulação.


Quais estão corretas?


A

Apenas I e II.


B

Apenas I e III.


C

Apenas II e III.


D

Apenas III e IV.


E

Apenas II, III e IV.

Segundo a Resolução do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) n.o 358/2009, o processo de enfermagem deve ser fundamentado em suporte teórico, de modo que todas as etapas possam ser realizadas adequadamente.


C

Certo


E

Errado

Qualquer acontecido confidencial dentro de uma instituição hospitalar deverá ser revelado em situações de ameaça à vida e à dignidade, acionando imediatamente a polícia.


C

Certo


E

Errado

Assinale a opção que apresenta atividade(s) desenvolvida(s) pelo Conselho Federal de Enfermagem (COFEN).


A

disciplinar e fiscalizar o exercício profissional


B

fiscalizar o exercício profissional e decidir os assuntos atinentes à ética profissional, impondo as penalidades cabíveis


C

zelar pelo bom conceito da profissão e dos que a exerçam


D

aprovar anualmente as contas e a proposta orçamentária da autarquia, remetendo-as aos órgãos competentes e promover estudos e campanhas para aperfeiçoamento profissional


E

deliberar sobre inscrição no conselho, bem como sobre o seu cancelamento

Sobre a Resolução COFEN nº 195/97, verifique as assertivas e assinale a correta.


I. Dispõe sobre a solicitação de exames de rotina e complementares por Enfermeiro.

II. Considera que para a prescrição de medicamentos em programa de saúde pública e em rotina aprovada pela instituição de saúde, o Enfermeiro necessita solicitar exame de rotina e complementares para uma efetiva assistência ao paciente sem risco para o mesmo.

III. Considera vários programas do Ministério da Saúde, a exemplo do Guia de Controle de Hanseníase, o Viva Mulher e o Programa Bolsa Família.

IV. Resolve que o Enfermeiro pode solicitar exames de rotina e complementares quando no exercício de suas atividades profissionais.


A

As assertivas I, II, III e IV são corretas.


B

Apenas as assertivas III e IV são corretas.


C

Apenas as assertivas I, II e IV são corretas.


D

Apenas a assertiva I é correta.


E

Apenas as assertivas I, II e III são corretas.

De acordo com a Resolução no 711/2021 do Conselho Federal de Farmácia, é correto afirmar:


A

Para abertura de processo ético-disciplinar com fundamento na ausência do profissional no(s) estabelecimento(s) em que presta assistência técnica, serão necessárias, no mínimo, 3 constatações fiscais, no período de 24 meses.


B

Para abertura de processo ético-disciplinar com fundamento na ausência do profissional no(s) estabelecimento(s) em que presta assistência técnica, serão necessárias, no mínimo, 4 constatações fiscais, no período de 24 meses.


C

Prescreve em 12 meses a constatação fiscal de ausência do farmacêutico no(s) estabelecimento(s), por meio de auto de infração ou termo de visita, para efeito de instauração de processo ético.


D

Prescreve em 36 meses a constatação fiscal de ausência do farmacêutico no(s) estabelecimento(s), por meio de auto de infração ou termo de visita, para efeito de instauração de processo ético.


E

Para abertura de processo ético-disciplinar com fundamento na ausência do profissional no(s) estabelecimento(s) em que presta assistência técnica, serão necessárias, no mínimo, 3 constatações fiscais, no período de 12 meses.

De acordo com a Lei nº 7.498/1986, ao enfermeiro é incumbido como integrante do grupo de saúde relacionado ao exercício de sua profissão, EXCETO:


A

Prescrição de medicamentos previamente estabelecidos em programas de saúde pública e em rotina aprovada pela instituição de saúde.


B

Acompanhamento da evolução e do trabalho de parto.


C

Participação nos programas de higiene e segurança do trabalho e de prevenção de acidentes e de doenças profissionais e do trabalho.


D

Prestação de assistência de enfermagem à gestante, parturiente, puérpera e ao recém-nascido.


E

Cuidados diretos de Enfermagem a pacientes graves com risco de vida.

Sobre as penalidades a serem impostas pelo Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem, relacione a coluna 1 à coluna 2.


COLUNA 1

I – Advertência verbal

II – Multa

III – Censura

IV – Suspensão do exercício profissional

V – Cassação do direito ao exercício profissional


COLUNA 2

( ) Obrigatoriedade de pagamento de 01 (um) a 10 (dez) vezes o valor da anuidade da categoria profissional à qual pertence o infrator, em vigor no ato do pagamento.

( ) Admoestação ao infrator, de forma reservada, que será registrada no prontuário do mesmo, na presença de duas testemunhas.

( ) Proibição do exercício profissional da enfermagem por um período de até 90 (noventa) dias e será divulgada nas publicações oficiais do sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem, nos jornais de grande circulação e comunicada aos órgãos empregadores.

( ) Repreensão que será divulgada nas publicações oficiais do sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem e em jornais de grande circulação.

( ) Perda do direito ao exercício da enfermagem por um período de até 30 anos e será divulgada nas publicações do sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem e em jornais de grande circulação.


A sequência correta, de cima para baixo, é:


A

I, II, III, IV, V.


B

II, I, IV, III, V.


C

II, I, III, V, IV.


D

IV, II, V, III, I.

Analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.


I - A sondagem oro/nasogástrica, a nasoentérica, bem como o acesso venoso via cateterismo umbilical, são procedimentos privativos do enfermeiro, sujeitos a graves complicações, determinando sequelas ou mesmo óbito especialmente em Unidade Terapia Intensiva

PORQUE


II - os procedimentos de enfermagem devem ser executados no contexto do Processo de Enfermagem, atendendo-se as determinações da Resolução COFEN nº 358/2009.


Sobre as asserções é correto afirmar que


A

as duas são verdadeiras.


B

a primeira é verdadeira e a segunda é falsa.


C

a primeira é falsa e a segunda é verdadeira.


D

as duas são verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.


E

as duas são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

De acordo com a Resolução COFEN n.º 429/2012, que dispõe sobre as ações dos profissionais de enfermagem perante o registro no prontuário, assinale a opção correta.


A

Caso a instituição ou serviço de saúde adote o sistema de registro eletrônico, mas não tenha providenciado a assinatura digital dos profissionais, não é necessário fazer a impressão dos documentos, pois o registro em sistema que contenha nome completo do profissional e número de inscrição no registro de classe é suficiente para a segurança da informação.


B

No gerenciamento dos processos de trabalho, devem ser registradas, em documentos próprios da enfermagem, as informações imprescindíveis sobre as condições ambientais e recursos humanos e materiais, com vistas à produção de um resultado esperado — um cuidado de enfermagem digno, sensível, competente e resolutivo.


C

Com relação ao processo de cuidar, em atenção ao disposto na Resolução n.º 358/2009, não devem ser registrados no prontuário do paciente os resultados alcançados como consequência das ações ou intervenções de enfermagem realizadas.


D

Cabe exclusivamente ao COFEN adotar as medidas necessárias ao cumprimento da Resolução COFEN n.º 429/2012.

A prescrição de medicamentos por enfermeiros, mediante protocolos, é legalmente assegurada desde a regulamentação da profissão na década de 80 do século passado. No entanto, ainda há discussões que questionam a legalidade e a efetivação dessa atribuição.


C

Certo


E

Errado

A Resolução COFEN nº 564/2017 versa sobre o novo código de ética dos profissionais de enfermagem. Com relação às proibições, é CORRETO:


A

realizar e participar de atividades de ensino, pesquisa e extensão, respeitando a legislação vigente.


B

executar atividades que não sejam de sua competência técnica, científica, ética e legal ou que não ofereçam segurança ao profissional, à pessoa, à família e à coletividade.


C

negar-se a ser filmado, fotografado e exposto em mídias sociais durante o desempenho de suas atividades profissionais.


D

recusar-se a executar prescrição de enfermagem e médica na qual não constem assinatura e número de registro do profissional prescritor, exceto em situação de urgência e emergência.

Com base na Resolução Cofen no 564/2017, assinale a alternativa que indica Dever Profissional.


A

Participar da prática multiprofissional, interdisciplinar e transdisciplinar com responsabilidade, autonomia e liberdade, observando os preceitos éticos e legais da profissão.


B

Registrar, no prontuário e em outros documentos, as informações inerentes e indispensáveis ao processo de cuidar, de forma clara, objetiva, cronológica, legível, completa e sem rasuras.


C

Ter acesso, pelos meios de informação disponíveis, às diretrizes políticas, normativas e protocolos institucionais, bem como participar de sua elaboração.


D

Associar-se, exercer cargos e participar de organizações da categoria e órgãos de fiscalização do exercício profissional, atendidos os requisitos legais.


E

Formar e participar da Comissão de Ética de Enfermagem, bem como de comissões interdisciplinares da instituição em que trabalha.

A Enfermagem é comprometida com a produção e gestão do cuidado prestado em resposta às necessidades da pessoa, família e coletividade, devendo o profissional de Enfermagem atuar com autonomia e em consonância com os preceitos éticos e legais. De acordo com a Resolução Cofen nº 564/2017 que dispõe sobre o novo código de ética dos profissionais de enfermagem, a penalidade de suspensão consiste na proibição do exercício profissional por um período de até:


A

30 dias


B

60 dias


C

90 dias


D

120 dias

   
Gerar simulado