Questões de Concurso sobre NBR 6492 - ABNT

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
285 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Referente às cotas no desenho arquitetônico, de acordo com a ABNT NBR 6492:2021, é correto afirmar, EXCETO:


A

Em um único desenho, deve-se utilizar a mesma unidade de medida.


B

As linhas de cota devem estar preferencialmente fora do desenho.


C

Nos cortes, somente marcar as cotas verticais.


D

As cifras devem ter 5 mm e não encostar na linha da cota.

Observe a imagem a seguir:


Imagem associada para resolução da questão

Fonte: ABNT NBR 6492 (2021), editado.


De acordo com a ABNT NBR 6492/2021, referente à “Documentação técnica para projetos arquitetônicos e urbanísticos – Requisitos”, as representações [1], [2] e [3] acima representam, respectivamente, hachuras de:


A

[1] aterro; [2] terra; [3] aço em corte


B

[1] terra; [2] aterro; [3] aço em corte


C

[1] aterro; [2] terra; [3] talude em vista


D

[1] terra; [2] aterro; [3] talude em vista

Um projeto será submetido à aprovação em uma prefeitura brasileira, constando de desenhos – plantas, cortes e elevações – que estão todos na escala 1:100. Segundo a NBR 6492, a escala gráfica desses desenhos deverá ser posicionada


A

logo acima do carimbo, próxima a este.


B

logo abaixo do título e numeração de cada desenho da prancha.


C

em qualquer posição, dentro da área útil do desenho, conforme conveniência do aproveitamento da prancha.


D

ao lado direito de cada desenho, alinhado com a linha inferior deste.


E

ao lado direito do título e numeração de cada desenho da prancha.

Considere a ilustração a seguir, extraída da NBR 6492, que representa uma rampa de acesso, com dois trechos em rampa separados por um patamar.


Imagem associada para resolução da questão


Pelos dados do desenho, e considerando que se trata de uma representação esquemática e sem escala, cada um dos trechos que vence desnível de 20 cm teria comprimento, arredondado para duas casas decimais, igual a


A

3,00 m.


B

2,40 m.


C

1,50 m.


D

1,20 m.


E

1,67 m.

A planta que contém a localização das dimensões de uma edificação no lote, indicando as dimensões do terreno, recuos, projeção da cobertura e as áreas permeáveis e impermeáveis previstas no projeto é denominada, segundo a NBR 6492, planta


A

de situação.


B

de implantação.


C

chave.


D

do pavimento térreo.


E

mestra.

Segundo a NBR 6492/2021 ______caracteriza-se como o conjunto de informações gráficas e escritas capaz de subsidiar e embasar as decisões sobre eventuais opções formais que atendam ao programa de necessidades para o projeto urbanístico.


Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.


A

levantamento de dados para projeto urbanístico


B

estudo de viabilidade para projeto urbanístico


C

estudo preliminar para o projeto urbanístico


D

anteprojeto urbanístico

Aimagem a seguir apresenta uma escala gráfica

-

Imagem associada para resolução da questão

-

Fonte: ABNT NBR 6492/1994, adaptado.

-

Com base no que representa essa escala gráfica, pode-se afirmar que X é igual a:


A

7


B

8


C

9


D

10

Segundo a ABNT NBR 6492, os itens não obrigatórios em uma Planta de Situação são:


A

simbologias de representação gráfica, denominação dos diversos edifícios ou blocos, notas gerais, desenhos de referência e carimbo


B

definição das águas da cobertura, elementos de paisagismo e indicação dos recolhimentos das redes de águas pluviais


C

curvas de nível existentes e projetadas, eventual sistema de coordenadas referencial e indicação do norte


D

construções existentes, demolições ou remoções futuras, áreas non aedificandi e restrições governamentais

De acordo com a NBR 6492, conforme Figura abaixo, as letras A e B representam, respectivamente:


Imagem associada para resolução da questão



A

Aresta visível: linha contínua estreita; Projeção de marquises e beirais: linha estreita traço dois pontos.


B

Contorno visível em corte, elemento sem hachura: linha contínua extralarga; Projeção de elemento acima do plano de corte: linha estreita traço dois pontos.


C

Contornos em vista: linha contínua estreita; Projeção de elemento acima do plano de corte: linha estreita.


D

Contorno visível em corte, elemento sem hachura: linha contínua larga; Projeção de elemento acima do plano de corte: linha estreita traço dois pontos.


E

Aresta visível em corte: linha contínua extralarga; Projeção de marquises e beirais: linha estreita.

A figura abaixo representa simbologia de reforma em arquitetura, conforme a NBR 6492/2021:


Imagem associada para resolução da questão


A representação indicada nas letras A, B, C e D corresponde, respectivamente, a:


A

alvenaria a demolir, alvenaria existente, alvenaria a construir e concreto existente.


B

alvenaria a construir, alvenaria a demolir, alvenaria existente e concreto existente.


C

alvenaria a construir, alvenaria a demolir, alvenaria existente e concreto a construir.


D

alvenaria existente, alvenaria a demolir, alvenaria a construir e concreto a construir.

Observe a figura abaixo:


Imagem associada para resolução da questão


Conforme estabelecido na NBR 6492/2021, na numeração e no título de projetos arquitetônicos e urbanísticos:


A

o diâmetro do círculo com o número do desenho deve ser de 10 mm.


B

a altura dos algarismos do número do desenho deve ser de 4 mm.


C

a altura das letras do título do desenho deve ser de 5 mm.


D

a altura dos algarismos do título da escala deve ser de 3 mm.

De acordo com a NBR 6492, os números 1, 2 e 3 da Imagem 5 abaixo representam, respectivamente:

Imagem associada para resolução da questão

Imagem 5


A

Caibro; perna; tesoura.


B

Terça; caibro; tirante.


C

Caibro; escora; frechal.


D

Terça; perna; frechal.


E

Tesoura; apoio; tesoura.

De acordo com a ABNT NBR 6492/2021 – Representação de projetos de arquitetura, algumas condições são exigíveis para representação gráfica de projetos, visando sua correta compreensão. Considerando a referida norma, analise as afirmações:


I. Em uma representação gráfica de projetos devem ser utilizados os formatos de papel da série A, sendo o A0 como máximo e A4 como mínimo. Sabendo-se que os tamanhos dos papeis dessa série se relacionam entre si, é correto afirmar que são necessárias 16 folhas de papel A6 para formar uma folha de papel A2.

II. As linhas de representação possuem grande relevância em um projeto arquitetônico, pois é por meio delas que se torna possível identificar em qual plano determinado elemento está sendo representado no desenho técnico. A linha composta por traço e dois pontos é utilizada para identificar um elemento que está além do plano do desenho, já a linha tracejada indicará onde existem projeções importantes.

III. O carimbo inferior direito das folhas de desenho deve possuir a legenda de titulação e a numeração dos desenhos. As notas gerais é um dos itens que devem constar na legenda de titulação do carimbo.


Com relação ao que é abordado na norma NBR 6492/2021, está(ão) CORRETA(AS):


A

somente a afirmativa I.


B

somente a afirmativa III.


C

apenas as afirmativas I e II.


D

apenas as afirmativas II e III.


E

todas as afirmativas

Segundo a NBR 6492/2021, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.


I. O estudo de viabilidade de projeto arquitetônico caracteriza-se como o conjunto de informações gráficas e escritas capaz de subsidiar ou embasar as decisões sobre eventuais opções formais que atendam ao programa de necessidades para o projeto arquitetônico.

II. Estudo preliminar arquitetônico é a concepção inicial do projeto arquitetônico, no qual se especificam funções, usos, formas e dimensões para os ambientes, bem como elementos construtivos e componentes principais do projeto. Podem-se apresentar várias versões na etapa de estudo preliminar, conforme acordado entre as partes interessadas.


A

Apenas a afirmativa I está correta


B

Apenas a afirmativa II está correta


C

As afirmativas I e II estão incorretas


D

As afirmativas I e II estão corretas

Segundo a NBR 6492/2021 ______ é a representação gráfica realizada a partir de um plano secante vertical que divide o edifício ou outro objeto em duas partes, no sentido longitudinal ou no transversal.


Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.


A

planta


B

corte


C

elevação


D

fachada

De acordo com a ABNT NBR 6492/1994, a representação de linha de projeção se dá por:


A

traço e dois pontos com espessura fina [± 0,2mm] para indicar pavimentos superiores, marquises, balanços etc.


B

traço e ponto com espessura fina [± 0,2mm] para objetos situados além do plano do desenho, não visíveis


C

traço e dois pontos com espessura média [± 0,4mm] para indicar pavimentos superiores, marquises, balanços etc.


D

traço e ponto com espessura média [± 0,4mm] para objetos situados além do plano do desenho, não visíveis

De acordo com a ABNT NBR 6492/1994, a caligrafia técnica manual deve sempre ser:


A

não inclinada, com entrelinhas de, no mínimo, 2 mm


B

não inclinada, com entrelinhas de, no mínimo, 3 mm


C

inclinada, com entrelinhas de, no mínimo, 2 mm


D

inclinada, com entrelinhas de, no mínimo, 3 mm

Observe-se a imagem a seguir.

-

Imagem associada para resolução da questão

-

Fonte: ABNT NBR 6492/1994, adaptado.

-

Tendo como base a ABNT NBR 6492/1994, as hachuras representadas acima correspondem a:


A

1-.concreto em vista, 2-.granito em corte, 3-.isolamento térmico, 4-.madeira em vista, 5-.talude em vista, 6- enchimento de piso


B

1-.concreto em vista, 2-.granito em corte, 3-.enchimento de piso, 4-.madeira em corte, 5-.talude em vista, 6-.aterro


C

1-.concreto em corte, 2-.granito em vista, 3-.isolamento térmico, 4-.madeira em corte, 5-.talude em vista, 6-.enchimento de piso


D

1-.concreto em corte, 2-.granito em vista, 3-.enchimento de piso, 4-.madeira em corte, 5-.talude em vista, 6-.aterro

De acordo com a NBR 6492, as letras A, B e C, na Figura 2 abaixo, referem-se, respectivamente, a:


Imagem associada para resolução da questão


Figura 2


A

Laje – viga – alvenaria.


B

Piso e contrapiso – viga – alvenaria.


C

Piso e contrapiso – viga – parede.


D

Piso – viga aparente – alvenaria.


E

Laje – viga aparente – parede concreto.

   
Gerar simulado