

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.


Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Durante uma perícia ambiental em um trecho litorâneo utilizado para banho e atividades recreativas, foram coletadas amostras de água semanalmente, no mesmo local, durante cinco semanas consecutivas. Os resultados indicaram que 85% das amostras coletadas apresentaram entre 300 e 400 coliformes fecais (termotolerantes) por 100 mililitros (mL).
De acordo com os critérios da Resolução CONAMA nº 274/2000, quanto à classificação da balneabilidade dessa água, é correto afirmar que a água é
imprópria, pois qualquer resultado superior a 250 coliformes fecais já inviabiliza o uso recreativo.
imprópria, pois mais de 75% das amostras apresentaram resultados superiores a 300 coliformes fecais por 100 mL.
própria, classe muito boa, pois mais de 80% das amostras apresentaram valores inferiores a 500 coliformes fecais por 100 mL.
própria, classe excelente, pois mais de 80% das amostras apresentaram valores inferiores a 500 coliformes fecais por 100 mL.
própria, classe satisfatória, pois as amostras apresentaram contagem inferior ao limite máximo de 1.500 coliformes fecais por 100 mL.
Segundo a Portaria GM/MS nº 888/2021, analise as assertivas a seguir:
I. A Portaria dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade.
II. Os responsáveis pelo sistema de abastecimento de água devem realizar monitoramento periódico e comunicar qualquer não conformidade às autoridades competentes.
III. A Portaria isenta sistemas de abastecimento alternativos, como poços artesianos, da necessidade de controle e vigilância da qualidade da água.
IV. A qualidade da água deve ser monitorada de forma a garantir a proteção da saúde humana, prevenindo doenças de origem hídrica.
Quais estão corretas?
Apenas I e II.
Apenas III e IV.
Apenas I, II e IV.
I, II, III e IV.
É da competência do CONAMA, exceto:
estabelecer sistemática de monitoramento, avaliação e cumprimento das normas ambientais;
estabelecer sistema de divulgação de seus trabalhos;
promover a integração dos órgãos colegiados de meio ambiente;
avaliar raramente a implementação e a execução da política e normas ambientais do País, estabelecendo sistemas de indicadores;
Com relação à qualidade da água, assinale a alternativa CORRETA:
A Resolução Conama nº 274/2000 e a Portaria GM/MS nº 888/2021 são importantes para o Sistema de Abastecimento de Água, pois permitem a definição do tipo de tratamento a ser utilizado.
Controle da qualidade da água para consumo humano é o conjunto de atividades exercidas pela autoridade de saúde pública, destinado a verificar se a água fornecida à população é potável.
A qualidade da água distribuída deve ser monitorada na entrada e saída da Estação de Tratamento de Água, nos reservatórios e na rede de distribuição.
Todo sistema deve possuir um plano de monitoramento indicando o número de pontos de coleta e a frequência das coletas para análise de qualidade.
Para a garantia da qualidade microbiológica da água, além das análises microbiológicas, deve-se assegurar o padrão de cor, recomendado na Portaria GM/MS nº 888/2021.
Avalie as afirmativas a seguir sobre aspectos técnicos e legais para o controle da poluição hídrica:
I - Resolução CONAMA nº 357 de 17/03/05 é a revisão da Resolução CONAMA nº 20 de 18/06/86 e estabelece as condições e padrões de qualidade dos corpos d’água superficiais bem como sua classificação de acordo com o uso pretendido.
II - A Resolução CONAMA nº 430 de 13/05/11, altera e complementa as condições as condições e padrões de lançamento de efluentes líquidos em corpos d’água apresentados na Resolução CONAMA nº 357 de 17/03/05.
III - As águas da Classe 1 que podem ser destinadas à recreação de contato primário, tais como natação, esqui aquático e mergulho devem ser aquelas conforme resolução CONAMA N° 274/2000.
Marque a alternativa correta:
Somente a afirmativa I está correta.
Somente a afirmativa II está correta.
Somente a afirmativa III está correta.
As afirmativas I, II e III estão corretas.


Seu próximo nível começa aqui

Seu próximo nível começa aqui
Destrave a preparação completa para sua aprovação. Com a Assinatura Ilimitada, você estuda com os melhores professores do Brasil e todos os recursos Gran.
Segundo a resolução do CONAMA 274/00, para a água ser considerada salobra a sua salinidade precisa estar compreendida entre:
0º/00 e 50º/00
0º/00 e 100º/00
0,50º/00 e 30º/00.
50º/00 e 100º/00
0º/00 e 30º/00.
Considerando o disposto na Resolução CONAMA nº 274, de 29 de novembro de 2000, que define os critérios de balneabilidade em águas brasileiras, assinale a alternativa correta.
Floração consiste na proliferação excessiva de microorganismos aquáticos, principalmente algas, com predominância de uma espécie, decorrente do aparecimento de condições ambientais favoráveis, podendo causar mudança na coloração da água e/ou formação de uma camada espessa na superfície
Os padrões referentes aos enterococos aplicam-se tanto às águas marinhas, quanto às águas fluviais
Quando for utilizado mais de um indicador microbiológico para fins de aferição da balneabilidade, será considerado o critério menos restritivo
Na avaliação da balneabilidade, consideram-se excelentes as águas quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras obtidas em cada uma das cinco semanas anteriores, colhidas no mesmo local, houver, no máximo 1.000 coliformes fecais (termotolerantes) ou 800 Escherichia coli ou 100 enterococos por 100 mililitros
As águas serão consideradas impróprias quando no trecho avaliado for verificada a ocorrência de floração de algas ou outros organismos, ainda que se comprove que não oferecem riscos à saúde humana
A Resolução CONAMA n° 274/2000 - Estabelece critérios para a balneabilidade : quando a deterioração da qualidade das praias ou balneários ficar caracterizada como decorrência da lavagem de vias públicas pelas águas da chuva, ou em consequência de outra causa qualquer, essa circunstância deverá ser _____.
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
notificada diretamente à população, através da imprensa local
levada em consideração nas próximas análises, como critério de adequação e liberação
omitida no boletim de condição das praias e balneários
notificada ao órgão de controle ambiental competente
mencionada no boletim de condição das praias e balneários, assim como qualquer outra que o órgão de controle ambiental julgar relevante
Resolução CONAMA nº 274, de 29 de novembro de 2000 considerando que a saúde e o bem-estar humano podem ser afetados pelas condições de balneabilidade, recomendam a adoção de sistemáticas de avaliação da qualidade ambiental das águas. As águas doces, salobras e salinas destinadas à balneabilidade (recreação de contato primário) terão sua condição avaliada nas categorias:
Própria e imprópria
Satisfatória
Muito boa
Boa
Excelente
No documento Histórico dos Boletins de Balneabilidade das Praias de Niterói – 2020, publicado pelo Instituto Estadual de Ambiente (INEA), as coletas dos dias 03, 06, 13, 17 e 20 de fevereiro, indicaram Balneabilidade Imprópria para as praias de Gragoatá, Boa Viagem, Flechas, Icaraí, São Francisco e Charitas, segundo Resolução Conama nº 274/2000. O resultado de balneabilidade relativo à presença de coliformes termotolerantes pode indicar que o valor obtido foi:
Superior a 500 coliformes termotolerantes, em 20% ou mais de um conjunto de amostras obtidas em cada uma das cinco semanas anteriores, colhidas no mesmo local.
Na última amostragem, superior a 2.500 coliformes termotolerantes.
Na última amostragem, superior a 400 coliformes termotolerantes.
Na última amostragem não maior do que 1.000 coliformes termotolerantes.
No máximo de 250 coliformes termotolerantes, em 80% ou mais de um conjunto de amostras obtidas em cada uma das cinco semanas anteriores, colhidas no mesmo local.


Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.