Questões de Concurso de Lei nº 10.172/2001 - Plano Nacional de Educação - PNE - Legislação Federal

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão de Concurso - 1177867

Concurso SEC Professor - Área: Língua Portuguesa 2017

Questão 5

Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível Superior

A aprovação do Plano Nacional de Educação, em 2014, inaugurou uma nova fase para as políticas educacionais brasileiras. Além das diretrizes que são sinalizadoras de busca de maior organicidade para a educação nacional no decênio 2014/2024, o PNE

  • A.

    apresenta 20 metas e estratégias que englobam a educação básica e a educação superior, a discussão sobre qualidade, avaliação, gestão democrática, financiamento educacional e valorização dos profissionais da educação.

  • B.

    contribui para a viabilização do Projeto “Uma ponte para o futuro”, a garantia da vinculação de recursos orçamentários para as áreas de educação e maior qualificação do ensino básico.

  • C.

    propõe um currículo mínimo unificado a todos os cursos de licenciaturas, objetivando a melhoria desse nível de ensino e sua expansão, bem como garantindo o direito à aprendizagem em toda a educação básica.

  • D.

    condiciona a organização dos sistemas de ensino dos entes federados, assim como determina os objetivos e metas que deverão ser utilizados pelas políticas públicas.

  • E.

    estabeleceu que o acesso ao ensino fundamental e médio é um direito subjetivo e um dever ser atendido por estados, Distrito Federal e municípios.

Questão de Concurso - 1178000

Concurso UEPA Técnico de Nível Superior - Área: Pedagogia 2019

Questão 36

Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP)

Nível Superior

O Plano Nacional de Educação (PNE) estabelece diretrizes, metas e estratégias de concretização no campo da educação. O PNE 2014-2024 trata do ensino superior nas metas 12, 13 e 14 e uma de suas estratégias é

  • A.

    ampliar a oferta de bolsas de estudo para pós-graduação dos professores e das professoras e demais profissionais da educação básica.

  • B.

    substituir o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes – ENADE, aplicado ao final do primeiro ano do curso de graduação, pelo Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM, a fim de apurar o valor agregado dos cursos de graduação.

  • C.

    ampliar a assistência financeira específica da União aos entes federados para implementação de políticas de valorização dos(as) profissionais do magistério, em particular o piso salarial nacional profissional.

  • D.

    desenvolver, por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP, estudos e acompanhamento regular dos investimentos e custos por aluno da educação básica e superior pública, em todas as suas etapas e modalidades.

Questão de Concurso - 1199692

Concurso Professor - Área: Tecnologia 2019

Questão 34

Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (FEPESE)

Nível Superior

Analise as afirmativas abaixo sobre o tema Políticas Públicas de Educação e o direito à comunicação.

1. Nas estratégias do PNE (2014), a comunicação é inserida como meio de se atingirem metas que se configuram na aquisição e ampliação de tecnologias no ambiente escolar. Entretanto, o seu sentido enquanto linguagem para produzir conhecimento e visão crítica é restrito, bem como quanto a sua compreensão como processo dialógico.

2. A concepção que o PNE (2001-2010) possui da comunicação reproduz um paradigma inovador e inédito, significativo que, somado à inclusão de instrumentos de gestão e acompanhamento, contribuíram para um quase total sucesso do tratamento da comunicação pelas políticas públicas de educação.

3. O PNE (2001-2010) refere-se à questão da comunicação de forma muito sucinta e sempre na perspectiva instrumental de ora tratar de infraestrutura de informação e comunicação para a educação tradicional e para a educação a distância, ora para convocar os meios de comunicação como espaço de campanhas de sensibilização.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A. É correta apenas a afirmativa 2.
  • B. É correta apenas a afirmativa 3.
  • C. São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
  • D. São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
  • E. São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.

Questão de Concurso - 1199700

Concurso Professor - Área: Tecnologia 2019

Questão 38

Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (FEPESE)

Nível Superior

Analise as afirmativas abaixo no que diz respeito à Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) no âmbito da Educação Básica.

1. Há necessidade de professores qualificados para o ensino das diferentes áreas de conhecimentos, que sejam insensíveis e incapazes de direcionar positivamente as relações entre pessoas de diferente pertencimento étnico-racial, a fim de promover o desrespeito, sem a correção de posturas, atitudes, palavras preconceituosas.

2. É preciso insistir e investir para que os professores, além de sólida formação na área específica de atuação, recebam formação que os capacite não só a compreender a importância das questões relacionadas às diversidades étnico-raciais, mas a lidar positivamente com elas e, sobretudo, criar estratégias pedagógicas que possam auxiliar a reeducá-las.

3. A relevância do estudo de temas decorrentes da história e cultura afro-brasileira e africana não se restringe à população negra, ao contrário, diz respeito a todos os brasileiros, uma vez que devem se educar enquanto cidadãos atuantes no seio de uma sociedade multicultural e plurietnica, capazes de construir uma nação democrática.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A. É correta apenas a afirmativa 1.
  • B. É correta apenas a afirmativa 3.
  • C. São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
  • D. São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
  • E. São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.

Questão de Concurso - 1113387

Concurso Professor de Educação Infantil 2019

Questão 36

FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC)

Nível Médio

Segundo o Plano Nacional de Educação, o fortalecimento do regime de colaboração entre os Estados e respectivos Municípios incluirá, em cada estado, a instituição de instâncias permanentes de:

I. Negociação.

II. Cooperação.

III. Pactuação.

Quais estão corretas?

  • A. Apenas I.
  • B. Apenas II.
  • C. Apenas III.
  • D. Apenas I e III.
  • E. I, II e III.

Questão de Concurso - 1176531

Concurso IFBA Professor de Ensino Básico,Técnico e Tecnológico - Área: Pedagogia 2019

Questão 34

Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN)

Nível Superior

De acordo com o Plano Nacional de Educação – PNE, analise as assertivas abaixo:

I. Haverá regime de colaboração específico para a implementação de modalidades de educação escolar que necessitem considerar territórios étnico-educacionais e a utilização de estratégias que levem em conta as identidades e especificidades socioculturais e linguísticas de cada comunidade envolvida, assegurada a consulta prévia e informada a essa comunidade.

II. O fortalecimento do regime de colaboração entre os Estados e respectivos Municípios incluirá a instituição de instâncias permanentes de negociação, cooperação e pactuação em cada Estado. O fortalecimento do regime de colaboração entre os Municípios dar-se-á, inclusive, mediante a adoção de arranjos de desenvolvimento da educação.

III. O Plano Nacional de Educação, de duração bienal, tem como objetivo articular o sistema nacional de educação em regime de colaboração e definir diretrizes, objetivos, metas e estratégias de implementação para assegurar a manutenção e o desenvolvimento do ensino em seus diversos níveis, etapas, e modalidades, por meio de ações integradas dos poderes públicos das diferentes esferas federativas.

Assinale

  • A.

    se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.

  • B.

    se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.

  • C.

    se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.

  • D.

    se todas as afirmativas estiverem corretas.

  • E.

    se somente a afirmativa III estiver correta.

Questão de Concurso - 1173523

Concurso Professor de Educação Básica 2017

Questão 23

Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM)

Nível Superior

Qual alternativa apresenta uma orientação que esteja em consonância com o disposto nas Diretrizes Curriculares da educação Básica Municipal de Jundiaí, no que se refere á educação Infantil?

  • A.

    Um dos principais objetivos do trabalho com o tempo são as relações que a criança estabelece para começar a diferenciar seu tempo interno do tempo externo, construindo também hábitos sócias coletivos e situando-a-na diferenciação ds momentos do dia a dia.

  • B.

    É necessário que o educador e educadora da infância reconheçam a importância de possibilitar às crianças oportunidades de brincar espontaneamente. Nesse sentido o papel do adulto é de observador atento, que interfere de forma pontual, apenas para mediar conflitos.

  • C.

    Diferente do que ocorra no passado, quando as instituições de educação infantil dedicavam-se exclusivamente aos atos de cuidar e possuíam caráter assistencial, atualmente preconiza-se uma dissociação dos atos cuidar e educar, ou seja, embora se reconheça a importância de gerar vínculos afetivos com as crianças, o ato de educar procede o ato de cuidar.

  • D.

    Um dos principais objetivos do trabalho com o tempo são as relações que a criança estabelece para começar a diferenciar seu tempo interno do tempo externo, assim, no trabalho com crianças de zero a três anos, o tempo de cada atividade precisa ser administrado pelo adulto até que sejam incorporadas, mecanizadas pelas crianças

Questão de Concurso - 829821

Concurso SEDF Analista de Gestão Educacional - Área Administração 2016

Questão 41

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

No que se refere ao disposto no Plano Nacional de Educação 2014-2024 (PNE), julgue os itens a seguir. No caso de o DF não conseguir investir o valor do custo aluno qualidade (CAQ), na forma da lei, competirá à União a responsabilidade pela complementação dos recursos financeiros necessários.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 829822

Concurso SEDF Analista de Gestão Educacional - Área Administração 2016

Questão 42

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

No que se refere ao disposto no Plano Nacional de Educação 2014-2024 (PNE), julgue os itens a seguir. A previsão de investimento na educação pública brasileira até o final do prazo de vigência do PNE é de, no máximo, 10% do produto interno bruto.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 829823

Concurso SEDF Analista de Gestão Educacional - Área Administração 2016

Questão 43

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

No que se refere ao disposto no Plano Nacional de Educação 2014-2024 (PNE), julgue os itens a seguir. Audiências públicas, portais eletrônicos e capacitação dos membros do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB são instrumentos de garantia de maior transparência e controle social à aplicação dos recursos públicos em educação.
  • C. Certo
  • E. Errado