Questões de Concurso sobre Lei nº 10.831/2003 - Dispõe sobre a agricultura orgânica e dá outras providências.

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
34 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

De acordo com a Lei nº 10.831/2003, que regulamenta a produção orgânica no Brasil, o selo oficial do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica (SisOrg) garante que o produto foi obtido conforme as normas estabelecidas para a agricultura orgânica. Nesse contexto, o selo do SisOrg atesta


A

a qualidade sensorial e a composição dos ingredientes do produto.


B

a origem e a unidade de processamento, sem relação com o manejo produtivo.


C

a procedência e a conformidade do processo produtivo com as normas da produção orgânica.


D

a data de fabricação e o prazo de validade informados no rótulo.

De acordo com a Lei nº 14564 de 16/05/2023, o processo que otimiza a integração entre capacidade produtiva, uso e conservação da biodiversidade e dos demais bens naturais, equilíbrio ecológico, eficiência econômica e justiça social, abrangido ou não pelos mecanismos de controle de que trata a Lei Federal nº 10.831, de 23 de dezembro de 2003, e sua regulamentação é denominado:


A

Agricultura camponesa.


B

Agrobiodiversidade.


C

Transição agroecológica.


D

Economia solidária.


E

Produção de base agroecológica.

Em conformidade com a Lei nº 10.831/2003 — Agricultura Orgânica, a respeito do sistema orgânico de produção agropecuária, analisar os itens.


I. É todo aquele em que se adotam técnicas específicas, mediante a otimização do uso dos recursos naturais e socioeconômicos disponíveis e o respeito à integridade cultural das comunidades rurais.

II. Têm como objetivo a sustentabilidade econômica e ecológica, a maximização dos benefícios sociais e a minimização da dependência de energia não renovável.

III. Deve empregar apenas métodos culturais e biológicos, evitando o uso de recursos mecânicos e materiais sintéticos.


Está CORRETO o que se afirma:


A

Apenas nos itens I e II.


B

Apenas nos itens I e III


C

Apenas nos itens II e III.


D

Em todos os itens.

Com base na Lei nº 10.831/2003 — Agricultura Orgânica, o conceito de sistema orgânico de produção agropecuária e industrial NÃO abrange o que se denomina de:


A

Permacultura.


B

Regenerativo.


C

Biodinâmica.


D

Monocultura.


E

Ecológico.

Segundo a Lei nº 10.831/2003 – Agricultura Orgânica, não é finalidade de um sistema de produção orgânico:


A

Incrementar a atividade biológica do solo.


B

Manter ou incrementar a fertilidade do solo a longo prazo.


C

Oferta de produtos com contaminantes.


D

Basear-se em recursos renováveis e em sistemas agrícolas organizados localmente.

Segundo a Lei nº 10.831/2003 − Agricultura Orgânica, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE.


Os insumos com uso regulamentado para a agricultura orgânica ___________ ser objeto de processo de registro diferenciado, que garanta a simplificação e agilização de sua regularização.


A

poderão


B

deverão


C

não deverão


D

são isentos de

Com base na Lei nº 10.831/2003, que trata da agricultura orgânica, assinale a alternativa correta.


A

A responsabilidade pela qualidade em relação às características regulamentadas para produtos orgânicos cabe exclusivamente às entidades certificadoras reconhecidas oficialmente.


B

Os insumos regulamentados para a agricultura orgânica estão sujeitos ao mesmo processo de registro a que são submetidos os demais insumos utilizados na agropecuária convencional.


C

Os produtos orgânicos ficam isentos do cumprimento das exigências relativas às medidas sanitárias e fitossanitárias que possam descaracterizá-los.


D

Ao produtor cabe dispor a respeito da destinação de produtos apreendidos ou condenados.


E

No tocante aos agricultores familiares que comercializam diretamente com os consumidores, a certificação dos produtos orgânicos pode ser facultativa nas condições especificadas pela lei.

De acordo com a Lei 10.831/2003, analise as afirmativas a seguir:


I. O conceito de sistema orgânico de produção agropecuária e industrial abrange os denominados: ecológico, biodinâmico, natural, regenerativo, biológico, agroecológicos, permacultura e outros.

II. Considera-se produto da agricultura orgânica ou produto orgânico, seja ele in natura ou processado, aquele obtido em sistema orgânico de produção agropecuário ou oriundo de processo extrativista sustentável e não prejudicial ao ecossistema local.

III. Para sua comercialização, os produtos orgânicos deverão ser certificados por organismo reconhecido oficialmente, segundo critérios estabelecidos em regulamento.


Assinale


A

se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.


B

se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.


C

se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.


D

se nenhuma afirmativa estiver correta.


E

se todas as afirmativas estiverem corretas.

Conforme a Lei nº 10.831/2003 – Agricultura Orgânica, os procedimentos relativos à fiscalização da produção, circulação, armazenamento, comercialização e certificação de produtos orgânicos nacionais e estrangeiros serão objeto de regulamentação pelo:


A

Poder Executivo.


B

Poder Judiciário.


C

Poder Legislativo.


D

Poder Moderador.

Acerca da Lei nº 10.831/2003 — Agricultura Orgânica, NÃO se considera produto da agricultura orgânica aquele:


A

In natura ou processado.


B

Prejudicial ao ecossistema local.


C

Oriundo de processo extrativista sustentável.


D

Obtido em sistema orgânico de produção agropecuária.

O Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade – SBAC possui regras e procedimentos próprios para regular as atividades de acreditação, certificação e treinamento, e estabelece duas modalidades de certificação: compulsória e voluntária. A certificação de produtos orgânicos é compulsória e foi estabelecida pela Lei 10.831/2003 e regulamentada pelo Decreto 6.323/2007.


Analise as informações e, em seguida, marque a opção correspondente às corretas.


I. Para que um produto seja rotulado e vendido no Brasil como “orgânico” é obrigatório que a unidade de produção passe por um dos três mecanismos de garantia da qualidade orgânica – certificação por auditoria, certificação participativa ou estar vinculada à uma organização de controle social. Esta obrigatoriedade está baseada nos riscos à segurança do consumidor ou ao meio ambiente.

II. Além do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia - Inmetro, o órgão regulamentador dos produtos orgânicos é o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA.

III. O MAPA estabelece o conjunto de regras e requisitos que devem ser cumpridos para cada tipo de produção orgânica: produção primária vegetal, produção primária animal, extrativismo sustentável, processamento de produtos de origem vegetal, processamento de produtos de origem animal, dentre outros. A produção orgânica deve atender toda a regulamentação técnica específica e legislação nacional correlata, quando aplicável.

IV. O mecanismo de CERTIFICAÇÃO POR AUDITORIA estabelece que uma certificadora, credenciada pelo MAPA e acreditada pelo Inmetro, avalie se os requisitos para a produção orgânica estão sendo integralmente cumpridos. Esta avaliação engloba inspeções ou auditorias periódicas na unidade de produção orgânica, bem como ensaios de solo ou de produto, caso seja necessário.


A

I, II, III e IV;


B

I e IV;


C

I, II e III;


D

II e III;


E

II e IV.

Em conformidade com a Lei nº 10.831/2003 — Agricultura Orgânica, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE:


Cabe ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e ao ________________, no âmbito de suas competências, monitorar os resíduos de agrotóxicos e afins em produtos de origem _____________ e animal.


A

Ministério da Cultura | industrial


B

Ministério da Saúde | vegetal


C

Ministério da Economia | vegetal


D

Ministério da Saúde | industrial

Nos termos da Lei nº 10.831/2003 — Agricultura Orgânica, a respeito da certificação dos produtos orgânicos, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

(_) Para sua comercialização, os produtos orgânicos deverão ser certificados por organismo reconhecido oficialmente.

(_) Atendidos certos requisitos legais, no caso de comercialização direta aos consumidores por parte dos agricultores familiares, a certificação será facultativa.

(_) A responsabilidade pela qualidade relativa às características regulamentadas para produtos orgânicos caberá exclusivamente às entidades certificadoras.


A

C - C - E.


B

E - E - C.


C

C - E - C.


D

E - C - C.


E

C - E - E.

Nos termos da Lei nº 10.831/2003 — Agricultura Orgânica, em relação aos produtos orgânicos, assinalar a alternativa CORRETA:


A

Podem ser produtos orgânicos apenas os produtos in natura.


B

Podem ser produtos orgânicos apenas os produtos processados.


C

Podem ser produtos orgânicos tanto os produtos in natura quanto os produtos processados.


D

O conceito de sistema orgânico de produção agropecuária e industrial não abrange a permacultura.


E

Somente se considera produtor a pessoa jurídica responsável pela geração do produto orgânico.

Em conformidade com a Lei nº 10.831/2003 — Agricultura Orgânica, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE:


Considera-se produto da agricultura orgânica ou produto orgânico, seja ele in natura ou processado, aquele obtido em sistema ___________ de produção agropecuário ou oriundo de processo extrativista __________ e não prejudicial ao ecossistema local.


A

orgânico | industrial


B

orgânico | sustentável


C

orgânico | insustentável


D

inorgânico | sustentável

Segundo a Lei nº 10.831/2003 − Agricultura Orgânica, a finalidade de um sistema de produção orgânico é:


I. A preservação da diversidade biológica dos ecossistemas naturais e a recomposição ou incremento da diversidade biológica dos ecossistemas modificados em que se insere o sistema de produção.

II. Incrementar a atividade biológica e reduzir a fertilidade do solo a longo prazo.

III. Promover um uso saudável do solo, da água e do ar, e manter as formas de contaminação desses elementos que possam resultar das práticas agrícolas.


Está(ão) CORRETO(S):


A

Somente o item I.


B

Somente os itens I e III.


C

Somente os itens II e III.


D

Todos os itens.

O conceito de sistema orgânico de produção agropecuária e industrial de produção da Lei nº 10.831/2003 abrange cumulativamente sistemas:

-

1. natural e biodinâmico.

2. de precisão e biológico.

3. natural e de sucessão de culturas.

4. agroecológicos e permacultura.

5. regenerativo e ecológico.

-

Assinale a opção que apresenta os sistemas que se enquadram na definição legal de sistema orgânico.


A

1, 2 e 4, apenas.


B

1, 4 e 5, apenas.


C

2, 4 e 5, apenas.


D

2, 3 e 4, apenas.


E

1, 3 e 5, apenas.

Sobre o processo de Certificação Orgânica, julgue os itens a seguir:


I. Certificação orgânica é o procedimento pelo qual uma certificadora devidamente credenciada assegura por escrito que determinado produto, processo ou serviço obedece às normas e práticas de produção orgânica.

II. Na legislação brasileira há uma exceção na obrigatoriedade de certificação dos produtos orgânicos para a agricultura familiar.

lII. Os agricultores familiares não podem ser incluídos no Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos.

IV. Existe dois tipos de classificação de produtos orgânicos disponíveis para o consumidor: Certificação por Auditoria e Sistema Participativo de Garantia.


Está CORRETO apenas:


A

I e II.


B

II e IV.


C

I e III.


D

III e IV.


E

II e IIII.

Considerando-se a Lei nº 10.831/2003, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


( ) Uma finalidade de um sistema de produção orgânico é incrementar a atividade biológica do solo.

( ) A produção orgânica tem como propósito manter ou incrementar a fertilidade do solo em longo prazo.


A

E - C.


B

C - E.


C

C - C.


D

E - E.

 
 
Gerar simulado