

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Em: “Ajude a reconstruir o Museu Nacional com a sua ideia'. E ela apareceu.”, o pronome “ela” é anafórico de:
sua.
reconstruir.
ideia.
Museu.
Considerando as relações coesivas do texto CB1A1-I, assinale a opção correta.
No primeiro parágrafo, a forma pronominal “elas” se refere aos termos “decisão” e “escolha”.
No primeiro parágrafo, a forma pronominal “seus” se refere ao termo “concorrentes internacionais”.
No último período do texto, a forma pronominal “seu” se refere ao termo “empresa”.
No segundo período do último parágrafo, a forma pronominal “eles” se refere ao termo “muitos produtos”.
Considerando o contexto textual, ao afirmar que “Ela é, talvez, fruto do meu egoísmo.” (8º§), o autor está se referendo à:
Prece.
Lágrima.
Amizade.
Vida dos amigos.
Dentre os termos destacados a seguir, indique o único que NÃO apresenta função anafórica, considerando o contexto apresentado.
“como modo de fazer valer seus direitos.”
“eles se utilizaram de mecanismos da democracia”
“vistos como essenciais para a construção de uma vida digna”
“Podemos destacar outras iniciativas que tinham o mesmo objetivo”
O termo “Ela” (l. 03), em destaque no texto, está morfologicamente desempenhando a função de pronome:
Anafórico.
Relativo.
Impessoal.
Demonstrativo.
Indefinido.
Assinale a opção que representa a ideia retomada pela expressão “Esse achado”, no penúltimo parágrafo do texto 2A02.
“informações valiosas”, no primeiro parágrafo
“depósitos de carvão”, no primeiro parágrafo
“As queimadas”, no terceiro parágrafo
“O fato”, no quarto parágrafo
“incêndios florestais”, no sexto parágrafo
“A sexta crise é de natureza existencial, despoja o ser humano do próprio sentido da vida, como anotou o psiquiatra austríaco Viktor Frankl, lançando-o¹ num incessante ativismo frenético, privando-o² de sua dimensão espiritual e de sua paz interior.”
Os termos destacados no período acima estão se referindo a quais outros elementos?
O primeiro refere-se ao ser humano e o segundo ao sentido da vida.
O primeiro refere-se a Viktor Frankl e o segundo ao ser humano.
Os dois pronomes se referem ao psiquiatra Viktor Frankl.
Os dois pronomes se referem ao ser humano.
Mas aqui está o problema: a ciência tem conhecimento dessa correlação entre genes e doenças aplicado a uma população muito restrita. (linhas 23 a 24)
Assinale a alternativa em que se tenha apontado o papel correto exercido pela palavra sublinhada no periodo acima.
epanafórico
catafórico
anafórico
exofórico
déitico
“Foi-se o tempo de uma elite pensante comandar a massa ignara.” O termo em destaque se refere diretamente:
Ao articulista.
Ao público leitor.
Aos intelectuais brasileiros.
Aos políticos profissionais.
À classe operária.
Sobre os elementos de coesão textual responsáveis pelo processo de retomada de informações, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Em “[...] o futuro que ela vê, [...]” (1º§), o pronome pessoal tem como referente a mãe de Mafalda e foi usado a fim de evitar repetições desnecessárias no texto.
( ) Em “Como ela não perceberia isso, [...]” (2º§), há dois elementos de reiteração: os pronomes “ela” e “isso”. Nos dois casos, esses elementos estabelecem relação anafórica com a informação a que fazem referência.
( ) Em “Este talvez seja o aspecto mais explicitamente feminista de Mafalda: o familiar – o pessoal – é político.” (5º§), o pronome demonstrativo “este” estabelece relação catafórica com a informação a que faz referência.
( ) Em “[...] porque o trabalho doméstico a oprime, estrangula-a, degrada-a [...]” (5º§), há apenas dois elementos de referenciação. Ambos estão pospostos ao verbo com que se relacionam, em situação de ênclise, já que não há fator de próclise.
A sequência está correta em
F, V, V, F.
V, F, F, V.
F, V, F, V.
V, F, V, F.
Não pretendia voltar a escrever sobre como a língua vai mudando, por não querer ser chamado de velho caturra, mas é difícil segurar e aí não me contenho. Esta semana (ou, segundo a atual usança, “nesta semana”), por exemplo, cheguei à conclusão de que estamos caminhando para a adoção de uma nova regra em relação às orações com o sujeito na terceira pessoa, tanto do singular quanto do plural. Assisti a muitos noticiários de televisão nos últimos dias, ouvi muitas entrevistas com todo tipo de gente e a conclusão dispensa maiores pesquisas. Dentro em breve vai ser errado dizer, por exemplo, “o avião teve uma pane elétrica”. Imagino que, a continuar a tendência, as crianças nascidas hoje não compreenderão uma frase assim, porque jamais a ouvirão. Ouvirão “o avião, ele teve uma pane elétrica”. E lerão numa gramática da norma culta que, na terceira pessoa, o sujeito precisa ser confirmado pelo pronome para o enunciado ficar claro.
-
(RIBEIRO, João Ubaldo. “Vergonha da mesóclise”. O Estado de São Paulo, 6/6/2009)
-
O trecho acima de João Ubaldo Ribeiro lida com humor diante da transformação da língua e da diferença entre escrita e oralidade. Na frase indicada, a presença do pronome “ele”
tem como função assegurar uma relação coesiva redundante típica da linguagem oral.
assinala uma impropriedade do uso da linguagem oral em língua portuguesa.
altera substancialmente o sentido do enunciado.
é um elemento indispensável para a compreensão do enunciado.
refere-se a algum elemento não presente no enunciado.
Assinale a alternativa que apresenta uma análise INCORRETA.
No 1º parágrafo, o pronome “esta” retoma “a sociedade”.
A expressão “essa língua” (de “dessa língua” - 1º parágrafo) retoma “uma língua portuguesa”.
A expressão “bairro da periferia de São Paulo” (2º parágrafo) explica o que é “Capão Redondo”.
A expressão “cada uma” (2º parágrafo) retoma “uma mesma língua”.
A expressão “este capítulo” (1º parágrafo) indica que o fragmento dado faz parte de um capítulo.
Dadas as relações de coesão do texto, é correto afirmar que, em “juntá-las” (linha 7), o pronome oblíquo está empregado em relação a “rapidez e precisão” (linha 5).
Certo
Errado
A expressão “substituí-los” (linha 49)
contém uma forma verbal flexionada na primeira pessoa do singular.
contém uma forma pronominal que se refere a “O mercado e a concorrência” (linha 48).
concorda, em número e pessoa, com o termo “tudo” (linha 48).
é acentuada por se tratar de palavra paroxítona terminada em –los.
está flexionada no pretérito perfeito do modo indicativo.
Analise no texto as palavras “esses” (l. 24) e “esse” (l. 29). Assinale a oração que apresenta o uso correto dos pronomes demonstrativos sublinhados.
Isso aqui é meu. Comprei no FSM.
Quando aconteceu o primeiro FSM, eu estava viajando a trabalho e isto me impossibilitou de participar do evento.
Em 2005, o FSM foi realizado em Porto Alegre. Neste ano eu pude comparecer.
Lembro bem da palestra que assisti sobre sustentabilidade, isto me impactou muito.
O FSM é articulado por movimentos sociais e pela comunidade civil, propõe globalização alternativa, não capitalista, além disso é contra as desigualdades sociais.
Leia as seguintes afirmações:
I – Na linha 10, a partícula os relaciona-se a “cadernos”.
II – Na linha15, los refere-se a “manuscritos”.
III – As aspas que aparecem nas linhas 5, 8, 13 e 14 poderiam ser excluídas.
IV- As palavras sublinhadas à (linha 1) e há (linha 3) são intercambiáveis.
Estão corretas:
I e IV.
II e III.
I e II.
II e IV.
I e III.
Leia a informação a seguir, “Eles são descritos por astrônomos como pedras de gelo sujo.”
Assinale a análise adequada do “sujeito” em destaque.
“Eles” é um pronome pessoal do caso reto e substitui o sujeito “planetas”.
“Eles” é um pronome pessoal do caso obliquo e substitui o sujeito “planetas”.
“Eles” é um pronome pessoal do caso reto e substitui o sujeito “cometas”.
“Eles” é um pronome pessoal do caso obliquo e substitui o sujeito “cometas”.
Com base nas relações de coesão textual, é correto afirmar que os remissivos “Esse” e “a”, em "Esse companheiro de vocês se sobreviveu à queda, não sobreviveu a noite. A noite, lá em cima, quando passa sobre o homem, transforma-o em gelo." (2º§), possuem referente textual
anafórico.
catafórico.
hiperonímico.
metonímico
hiponímico.
“E, lá como cá, o motorista entende muito bem o que deve fazer”. Na frase, lá e cá (5º parágrafo) referem-se, respectivamente:
Pare e Stop.
Stop e Pare.
Brasil e Portugal.
Portugal e Brasil.
Os pronomes relativos atuam como importantes ferramentas de coesão textual. Observe o uso do pronome destacado na passagem apresentada a seguir.
“A luta pela justiça climática também esteve fortemente presente no discurso de Txai, que trouxe a necessidade não apenas de que a agenda climática inclua a pauta indígena, mas, principalmente, que os povos indígenas possam estar presentes e efetivamente participando dos espaços de tomada de decisão.”
Na passagem acima, o pronome “que” se refere ao(à)
discurso de Txai.
luta pela justiça climática.
pauta indígena.
espaços de tomada de decisão.