Questões de Concurso de Função da Linguagem - Língua Portuguesa

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão 1048120

Polícia Civil do Espírito Santo - ES (PC/ES/ES) 2019

Cargo: Perito Oficial Criminal - Área 2 / Questão 14

Banca: Instituto AOCP (AOCP)

Nível: Superior

Considere os elementos da comunicação e as funções da linguagem na tira da Mafalda e assinale a alternativa INCORRETA.
  • A. A personagem Mafalda aparece como uma receptora da mensagem enun ciada por seu pai.
  • B. O rádio funciona como um canal de comunicação.
  • C. Em “Formigas!”, há ênfase na função fática.
  • D. Em “Mais vítimas na guerra do Vietnã [...]”, há ênfase na função referencial.
  • E. Em “Não há desgraça maior que formigas”, há ênfase na função emotiva.

Questão 1131254

Câmara Municipal de Fortaleza - CE (CM - Fortaleza/CE) 2019

Cargo: Agente Administrativo / Questão 8

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Médio

O poeta recorre a uma formulação paradoxal em:

  • A.

    Mais razões p’ra cantar que a vida. (3ª estrofe)

  • B.

    Do som que ela tem a cantar. (2ª estrofe)

  • C.

    Ouvi-la alegra e entristece, (3ª estrofe)

  • D.

    A tua incerta voz ondeando! (4ª estrofe)

  • E.

    Pesa tanto e a vida é tão breve! (6ª estrofe)

Questão 1132304

Câmara Municipal de Fortaleza - CE (CM - Fortaleza/CE) 2019

Cargo: Redator / Questão 35

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Atenção: Para responder as questões de números 35 e 36, baseie-se no texto abaixo.


    &n bsp;      &n bsp;   Quando no decênio final do século XVI, os Países Baixos consolidaram militarmente na Europa sua independência da Espanha, a ofensiva batava desdobrou-se em ofensiva ultramarina visando à destruição das bases coloniais da riqueza e do poderio ibéricos. Nos primeiros anos do século XVII, a Companhia das Índias Orientais (VOC), sociedade de ações operando mediante monopólio outorgado pelo governo neerlandês, promoveu o comércio e a colonização na Ásia em detrimento da presença espanhola e portuguesa naquela parte das Índias Ocidentais (doravante referida também pelas suas iniciais holandesas WIC, ou “West Indische Compagnie”), idêntico modelo institucional foi adotado para as Américas e para a costa ocidental da África.

(MELLO, Evandro Cabral de. “Introdução”. In: O Brasil Holandês, São Paulo: Penguin & Companhia das Letras, 2010, p. 12)


Predomina no texto a seguinte função da linguagem:

  • A.

    função referencial, com viés informativo e uso de denotação.

  • B.

    função conativa, com o foco no receptor da mensagem, de modo persuasivo.

  • C.

    função poética, com o uso de conotação para enriquecer a mensagem.

  • D.

    função fática, com destaque para o contato entre emissor e receptor.

  • E.

    função metalinguística, marcada por comentários sobre a própria linguagem.

Questão 1163763

Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro - CREMERJ - RJ (CREMERJ/RJ) 2019

Cargo: Advogado / Questão 6

Banca: Instituto de Desenvolvimento Institucional Brasileiro (IDIB)

Nível: Superior

Com relação ao parágrafo segundo do texto, é correto afirmar que nele (no parágrafo, não no texto como um todo) predomina a função da linguagem:

  • A. referencial.
  • B. conativa.
  • C. emotiva.
  • D. fática.

Questão 1165122

Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro - CREMERJ - RJ (CREMERJ/RJ) 2019

Cargo: Agente Administrativo / Questão 9

Banca: Instituto de Desenvolvimento Institucional Brasileiro (IDIB)

Nível: Médio

Levando em consideração a estrutura linguística do TEXTO II, observa-se que a função da linguagem predominante é:

  • A. conativa.
  • B. metalinguística.
  • C. poética.
  • D. referencial.

Questão 1064994

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - PB (IF/PB) 2019 (3ª edição)

Cargo: Assistente em Administração / Questão 13

Banca: Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN)

Nível: Médio

O texto acima é construído com predominância da função de linguagem
  • A. emotiva, exclusivamente.
  • B. poética, com profundas marcas metafóricas.
  • C. metalinguística, voltada à linguagem de dicionário sociológico.
  • D. fática, embasada nos anacolutos.
  • E. referencial, embora com algumas marcas de modalização.

Questão 1051865

Cargo: / Questão 25

Banca:

Nível:

“Pensamos com o idioma; se é mal usado, pensaremos mal!” (Fernando Lázaro Carreter)

Para esse linguista, a função da língua escrita é:

  • A. preservar o saber construído;
  • B. produzir conhecimentos;
  • C. criar arte;
  • D. memorizar dados;
  • E. manter valores político-sociais.

Questão 1109056

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) 2018

Cargo: Técnico em Assuntos Educacionais / Questão 6

Banca:

Nível: Médio

São recursos empregados pela autora na construção da argumentação textual, EXCETO:
  • A. Antecipação de argumentos alheios e a justificativa de que não haveria cestas de lixo suficientes para acomodar os detritos jogados pelos “porquinhos”.
  • B.

    Decisão de se colocar no lugar de quem deixa lixo na praia, ao levantar alegações possíveis dessas pessoas para justificar esse comportamento.

  • C.

    Defesa de que, considerando os dados relativos às toneladas de lixo recolhido no Rio, a solução seria o aumento do número e do volume de caçambas.

  • D. Alegação de que as pessoas poderiam fazer muita diferença se recolhessem seu próprio lixo assim como o fazem com os pertences que levam à praia.

Questão 1051758

Polícia Civil do Espírito Santo - ES (PC/ES/ES) 2019

Cargo: Auxiliar Perícia Médico-Legal / Questão 18

Banca: Instituto AOCP (AOCP)

Nível: Médio

Assinale a alternativa correta considerando a função da linguagem em “Não te surpreendes que haja vida noutros planetas?”.
  • A. Emotiva
  • B. Poética.
  • C. Fática.
  • D. Metalinguística.
  • E. Conativa.

Questão 1110175

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Tocantins (IFTO) 2019

Cargo: Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - Área: Letras com ênfase em Português e Inglês / Questão 37

Banca: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO)

Nível: Superior

Identifique as funções de linguagem nas frases a seguir e aponte a alternativa em que essas funções estejam associadas, respectivamente, de forma correta, com os itens seguintes.

I. O Governo anuncia mais um aumento do petróleo.

II. Hum... nem sei. Aliás, se você for... Talvez eu vá... pode ser!

III. Tudo em até 10 vezes. Aproveite!

IV. Não, docinho, você não pode tomar sorvete, mas a mamãe vai lhe fazer uma sopinha.

V. Frase é qualquer enunciado linguístico com sentido acabado.

  • A.

    Referencial, fática, conativa, emotiva, metalinguística.

  • B.

    Conativa, referencial, fática, emotiva, metalinguística.

  • C.

    Referencial, emotiva, conativa, metalinguística, fática.

  • D.

    Metalinguística, fática, conativa, emotiva, referencial.

  • E.

    Fática, referencial, conativa, emotiva, metalinguística.