

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Em: “E daí vem a primeira gafe, já que quem pertence à Índia é indiano”, a relação de sentido estabelecida pelas palavras destacadas é de:
Causa.
Finalidade.
Concessão.
Conformidade.
Condição.
Analise as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I. Na frase “Comprarei esse recurso, desde que não seja muito caro”, a expressão sublinhada é uma locução conjuntiva subordinativa condicional.
PORQUE
II. A expressão “desde que” transmite uma relação de conformidade.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
Assinale a alternativa que apresenta conjunção ou locução conjuntiva que poderia substituir corretamente a locução “ainda que” (l. 23) sem causar alteração ao sentido que ela confere aos períodos em que ocorre.
Porquanto.
Dado que.
Embora.
De modo que.
Logo que.
Assinalar a alternativa na qual o uso das expressões sublinhadas correspondem ao sentido indicado entre parênteses:
Não consigo gostar destes assuntos, por mais que eu saiba o quanto eles são necessários. (causa)
Obedecemos às regras, porquanto saberíamos quais são as condutas a serem seguidas. (condição)
Depois que a gente soube do acidente ambiental, aumentamos nossa atenção em relação à biodiversidade. (tempo)
Reveja suas condutas, visto que o descarte correto dos detritos também é uma responsabilidade. (concessão)
A locução conjuntiva presente no excerto “Este conhecimento de regulamentações internas e externas fundamenta ações estratégicas para que os trâmites educacionais sejam realizados de modo a assegurar o bom funcionamento da escola” expressa ideia de:
Conclusão.
Oposição.
Concessão.
Conformidade.
Finalidade.
Assinale a alternativa que indica a ideia introduzida pela locução conjuntiva “uma vez que” (l. 19).
Consequência.
Oposição.
Condição.
Adição.
Causa.
Analise o seguinte trecho, retirado de "O plágio encoberto em textos do ChatGPT":
A análise utilizou dois tipos de modelos - os pré-treinados, baseados em um amplo espectro de dados, e os de ajuste fino, aprimorados pela equipe da PennState , a fim de concentrar e refinar a análise em um conjunto menor de documentos científicos e jurídicos, artigos acadêmicos relacionados à Covid-19 e solicitações de patentes.
Agora, considerando as classes de palavras no trecho, analise as afirmações a seguir:
I.A palavra "análise" geralmente é um verbo. No trecho, porém, ela exerce papel de substantivo.
II.A expressão "a fim" pode ter valor de locução prepositiva ou conjuntiva.
III.Embora o "e" seja mais conhecido como conjunção aditiva, nem todas as ocorrências no trecho resultam em adição.
É correto o que se afirma em:
II e III, apenas.
I, II e III.
I, apenas.
III, apenas.
II, apenas.
A expressão tem que, destacada no último quadro, confere ao trecho ideia de:
posse.
ordem.
necessidade.
dúvida.
modo.
Assinale a alternativa que indica a correta relação de sentido expressa pela locução conjuntiva “desde que” (l. 13).
Causa.
Condição.
Consequência.
Concessão.
Conformidade.
Pode-se afirmar que a locução conjuntiva ainda que (I.3) introduz uma:
Oração subordinada adverbial concessiva.
Oração subordinada adverbial condicional.
Oração subordinada adverbial explicativa.
Oração subordinada adverbial final.
Em “As políticas públicas de mercados institucionais voltados à agricultura familiar — como o PAA e o PNAE — são importantes ações estruturantes do desenvolvimento sustentável, na medida em que, a partir do exercício ou do controle de compras públicas, abrem novos leques de oportunidades e escoamento da produção, o que resulta em inúmeras vantagens para a sociedade como um todo” (linhas de 22 a 28), a locução sublinhada
apresenta a proporção com que são abertos novos leques de oportunidades e escoamento de produção e pode ser substituída por à medida que.
introduz o motivo de as políticas públicas de mercados institucionais voltados à agricultura familiar serem importantes ações estruturantes do desenvolvimento sustentável e pode ser substituída por porque.
apresenta a proporcionalidade com que são abertos novos leques de oportunidades e escoamento de produção e pode ser substituída por na medida que.
apresenta a temporalidade com que são abertos novos leques de oportunidades e escoamento de produção em relação às ações estruturantes do desenvolvimento sustentável e pode ser substituída por enquanto.
introduz as inúmeras vantagens para a sociedade como um todo, o efeito de as políticas públicas de mercados institucionais voltados à agricultura familiar serem importantes ações estruturantes do desenvolvimento sustentável e pode ser substituída por consequentemente.
A expressão grifada no trecho “Mais tarde, egípcios mantinham conservados os corpos da gente importante e os romanos começaram a cremar, mas só gente de bem; os bandidos eram enterrados mesmo.” (6º parágrafo) veicula nesse trecho um sentido de:
concessão.
assunto.
exclusividade.
alternância.
adversidade.
No terceiro parágrafo do texto 1A1-II, a oração introduzida pela expressão “contanto que” veicula ideia de
condição em relação à oração imediatamente subsequente.
consequência em relação ao segmento finalizado com dois-pontos.
concessão em relação à oração imediatamente subsequente.
causa em relação à oração imediatamente subsequente.
conclusão em relação ao segmento finalizado pelos dois-pontos.
Para que não seja alterado o sentido que a locução conjuntiva “já que” (l. 37) exprime no texto, ela pode ser substituída por:
Conquanto.
Porquanto.
Enquanto.
No entanto.
Portanto.
venha o grande homem, contanto que seja também humilde e bom. (3° parágrafo)
A locução sublinhada acima introduz uma oração que expressa ideia de
causa.
consequência.
condiçao.
concessão.
comparação.
[...] Com a retirada da língua latina do currículo do ensino médio, forçosamente, retirou-se também o ensino da gramática histórica, assim como diversas outras disciplinas. Deste modo, gramática histórica e história da língua portuguesa são, hoje, disciplinas que só têm interesse direto para os brasileiros da área de Letras, para a fundamentação diacrônica de sua argumentação didática, visto que já não é matéria do ensino médio. Trata-se, portanto, de uma disciplina instrumental para os estudantes e profissionais de Letras e de áreas afins.
Mesmo a despeito do anti-historicismo que caracteriza algumas correntes da linguística moderna, ainda é necessário conhecer a evolução da língua portuguesa no tempo e no espaço e fornecer uma trilha segura para os estudos do português atual. O plano da obra está consubstanciado em seu sumário, no qual é possível conhecer as origens mais remotas desse idioma.
Dentro do estudo gramatical, algumas elucubrações devem ser assimiladas: (a) a função da linguagem é ser instrumento da intercomunicação social; (b) ela é uma propriedade característica do ser humano; (c) não pode haver sociedade sem linguagem.
Texto extraído e adaptado de SILVA, J. P. da. Gramática histórica da língua portuguesa. Rio de Janeiro: O Autor, 2010.
No texto aparece: “Mesmo a despeito do antihistoricismo que caracteriza algumas correntes da linguística moderna, ainda é necessário conhecer a evolução da língua portuguesa no tempo e no espaço e fornecer uma trilha segura para os estudos do português atual”. A locução conjuncional que une a oração principal e a oração subordinada expressa uma relação de
causa
conformidade
oposição
comparação
proporcionalidade.
As palavras “por mais” em “por mais que sejam legítimas as reivindicações dos alunos, algumas observações são estapafúrdias” estabelecem entre as orações o sentido de:
explicação.
concessão.
conclusão.
comparação.
consequência.
Na frase “...além de ampliar a desertificação, à medida que a temperatura média do clima da Terra for aumentando.” (l. 13-14), a locução conjuntiva sublinhada expressa ideia de:
Condição.
Consequência.
Finalidade.
Proporcionalidade.
Possibilidade.
Assinale a alternativa que apresenta conjunção ou locução conjuntiva que poderia substituir “Enquanto” (l. 28) corretamente, mantendo-se as mesmas relações de sentido do texto original.
Portanto.
Já que.
À medida que.
Embora.
Mesmo que.
Na primeira frase do texto, o conectivo “mas também” relaciona ideias introduzindo um valor semântico de:
oposição.
explicação.
retificação.
adição.
consequência.