

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
O trecho entre aspas com que o autor inicia o texto 1 tem a função de:
exemplificar o que será dito em seguida.
sintetizar o pensamento do autor.
delimitar o assunto a ser tratado no texto.
Os trechos abaixo constituem um texto. Assinale a opção que apresenta erro no emprego dos sinais de pontuação.
No Brasil, mesmo depois da proclamação da República, o Estado continuou sendo uma organização nacional frágil, com baixa capacidade de incorporação social e mobilização política interna, e sem vontade ou pretensões expansivas.
Do ponto de vista estritamente econômico, foi uma economia "primário-exportadora", até a crise mundial de 1930, seguindo uma trajetória de crescimento e modernização restrita a suas atividades ligadas à exportação e submetendo-se quase que inteiramente, às regras e políticas liberais impostas pelo padrão-ouro.
Essa forma de inserção econômica internacional permitiu que o Brasil crescesse até os anos 30, graças à complementaridade entre a sua economia e a economia mundial.
Cresceu, sobretudo, devido à integração do País com as finanças inglesas, o que permitiu que o país obtivesse o financiamento externo indispensável para evitar crises mais agudas no balanço de pagamentos.
Essa primeira experiência liberal de desenvolvimento demonstrou ter um limite crônico de "restrição externa", que era trazido pelos seus problemas de balanço de pagamentos e pela fragilidade da sua moeda.
O emprego de aspas indica que, nos trechos em que elas ocorrem, os pensamentos do antropólogo foram parafraseados.
Certo
Errado
o uso da linguagem padrão.
a presença da gíria.
a presença de estrangeirismo.
O emprego de aspas na linha 5 indica que a palavra por elas destacada está em sentido figurado, já que tradução, em sentido estrito, é a passagem de um texto de uma língua para outra.
... o governo brasileiro espantou o "olho gordo" estrangeiro sobre uma parte importante do território nacional. (início do 3o parágrafo)
A expressão colocada entre aspas, na frase acima, referese, no contexto,
aos cuidados com a conservação de grande parte do País.
à vontade de observar as novas regiões do mapa do Brasil.
à intenção de se apropriar de grande parte do território.
à confiança no desenvolvimento de certas regiões brasileiras.
ao uso de acordos diplomáticos para resolver conflitos de fronteiras.
No texto abaixo, assinale o trecho gramaticalmente correto.
Se, por um lado, o legislador se esforça para criar os mecanismos de proteção necessário para atender aos ditames da nova Sociedade da Informação, a sociedade sofre com a falta de disposição das empresas para prestar queixa ou dar andamento aos casos reais.
A grande maioria das empresas vítimas de invasões em seus sistemas, prefere manterem-se no anonimato por temor da publicidade negativa e da perda de credibilidade nos seus negócios.
Afinal, ninguém vai querer continuar a trabalhar com determinada empresa depois de lerem na mídia, que seu sistema foi facilmente invadido e informações foram manipuladas sem autorização.
Os advogados vêm alertando que o ato de divulgar publicamente uma invasão ao seu sistema pode auxiliar sobremaneira na "blindagem" de posteriores ações legais contra a empresa por negligência de responsabilidade.
Poderia sócios ou acionistas, teoricamente, ajuizar processos contra a empresa nesse sentido, ou a própria empresa poderia ter negado o acesso à Internet pelo provedor, em função dos prejuízos causados a terceiros pela invasão eletrônica.
(Adaptado de Nehemias Gueiros Júnior)
O emprego das aspas indica vozes que representam opiniões paradigmáticas a respeito do porte de armas.
O emprego do itálico em "per capita" (L.38 e 41) justifica-se por se tratar de uma expressão estrangeira que significa, no contexto, em língua portuguesa, por cabeça ou por pessoa.
A literatura depende muito de condições subjetivas, raramente satisfaz apenas os sentidos, exige colaboração, embora muitos acreditem que as obras literárias possam brotar de cérebros insulados. / A literatura depende muito de condições subjetivas, raramente satisfaz apenas aos sentidos, exige colaboração, embora muitos acreditem que as obras literárias possam brotar de cérebros insulados
Um povo não perde os seus mais fortes determinantes se recebe, aceita e pratica a pintura e a música de outra origem, mas dificilmente adotará literatura estranha sem perda de alguns de seus valores. / Um povo não perderá os seus mais fortes determinantes se receber, aceitar e praticar a pintura e a música de outra origem, mas dificilmente adotará literatura estranha sem perda de alguns de seus valores
No Brasil, a nacionalidade e a literatura formaram um "sistema" interessantíssimo, que a cerca de trezentos anos desenvolve-se. / No Brasil, a nacionalidade e a literatura formaram um "sistema" interessantíssimo, que há cerca de trezentos anos se desenvolve
Quando surgiu Euclides da Cunha, nossa literatura podia enumerar grandes nomes pertencentes ao "sistema" de que falei há pouco. / Quando surgiu Euclides da Cunha, nossa literatura podia enumerar grandes nomes pertencentes ao "sistema" de que faz pouco falei
Já tive ocasião de mostrar quanto me parecem precárias três afirmativas de Euclides da Cunha: a questão do cruzamento; a fatalidade da luta das raças e o autoctonismo do homem americano. / Já tive ocasião de mostrar como me parecem precárias três afirmativas de Euclides da Cunha: a questão do cruzamento; a fatalidade da luta das raças e o autoctonismo do homem americano.
(Baseado em Roquette Pinto)
No texto, o emprego das aspas em ‘sem riscos’ (l.9) justifica-se pela normatização de se marcar por esses sinais palavras que, normalmente, não pertencem à linguagem do autor ou ao nível de formalidade exigido pelo texto.
Observando aspectos lingüísticos do texto 1, é correto afirmar que:
a afirmação com que a autora abre o texto expressa sua própria convicção.
no último parágrafo, as aspas têm a função de marcar a introdução de uma "outra voz" no discurso.
no trecho 'Português', na escola brasileira e no senso comum, é um ideal de língua, uma espécie de entidade mítica à qual poucas pessoas têm acesso (2° §), há desvio da norma no que se refere ao sinal indicativo de crase.
no trecho A proposta de Marcos Bagno é repensar a língua que se fala por aqui sem considerar que ela é cheia de erros (4° §), o segmento em destaque equivale a 'falada na cidade de São Paulo'.
no trecho ... a missão é passar a reconhecer que essa língua constitui, de fato, a nossa língua materna e o nosso meio de expressão (4° §), o termo destacado pode ser substituído por 'fatalmente', sem alteração do sentido desejado pelo autor.
As informações contidas no texto permitem concluir que as passagens ‘Não faças ao outro o que não queres que te façam’ (l.38-39) e ‘Tudo o que fazes aos outros fazes também a ti mesmo’ (l.39-40) estão entre aspas porque são títulos de capítulos do livro comentado.
As aspas usadas em trechos do texto 1 servem para indicar que esses trechos:
já apareceram em outro texto do autor.
não são do autor do texto.
têm uma importância maior.
têm sentido duvidoso ou impreciso.
apresentam alguma ambigüidade.
No texto, o uso de aspas serve para alertar o leitor de que as expressões destacadas têm duplo sentido.
A presença das aspas em "autores" (8a linha do 2o parágrafo) chama a atenção para o fato de
haver, cada vez mais, menores envolvidos com a criminalidade, por inação do Poder Público e ausência de legislação específica.
existir o amparo legal para a recuperação de menores delinqüentes longe da influência das quadrilhas comandadas por marginais já adultos.
ser possível cumprir pena por período menor que o estipulado nas leis, por ter sido o crime praticado por um menor de idade.
ser atribuída a autoria de crimes a menores que não podem ser condenados, em vista do disposto no Estatuto da Criança e do Adolescente.
ocorrer, ultimamente, um aumento do índice de criminalidade em todo o País, numa violência que afeta principalmente o desenvolvimento dos menores de idade.
As aspas utilizadas na citação que finaliza o texto funcionam como realce, porque não há menção a quem proferiu aquelas palavras.
Marque a alternativa que justifica o uso das aspas no texto acima.
As aspas marcam as palavras usadas literalmente no informe do Exército.
As aspas marcam o sentido figurado das expressões, pois certamente não era isso que se queria dizer.
As aspas marcam palavras escritas com uma grafia diferente da convencional.
As aspas marcam a fala dos 300 mil soldados que assistiam à solenidade promovida pelo Exército.
Contribuíram para que entendêssemos o Brasil, isto é, entendêssemos a nós mesmos, deixando de ser, como disse um deles, "estrangeiros em nossa própria terra".