Questões de Concurso de Braile - Línguas (Outras)

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão de Concurso - 1208730

Concurso Assistente de Educação 2019

Questão 28

Instituto de Consultoria e Concursos (ITAME)

Nível Médio

Sobre o sistema Braile no processo de inclusão da pessoa cega é incorreto afirmar:

  • A.

    é importante para a educação inclusiva na medida em que o aprendizado deste sistema proporciona ao aluno incluso uma maior independência na escrita e na leitura;

  • B.

    é importante porque proporciona maior facilidade de comunicação e de socialização;

  • C. é uma forma de escrita a partir da qual o cego escreve e lê de forma independente;
  • D.

    É a língua usada pelos deficientes visuais para acessar os diferentes espaços em sociedade.

Questão de Concurso - 993163

Concurso IFF Revisor de Textos Braille 2018

Questão 14

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Um instrumento que visa criar condições de utilização de ambientes por pessoa com mobilidade reduzida por meio de concepção de espaços, artefatos e produtos para atender simultaneamente a todas as pessoas, com diferentes características antropométricas e sensoriais, de forma autônoma, segura e confortável, é o(a)
  • A. elemento da urbanização.
  • B. mobiliário urbano.
  • C. ajuda técnica.
  • D. acessibilidade assistida.
  • E. desenho universal.

Questão de Concurso - 1197663

Concurso Professor de Libras 2018

Questão 19

Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UEL (FAUEL)

Nível Superior

STOKOE, proprôs um esquema linguístico estrutural para analisar a formação dos sinais, sendo eles três aspectos ou parâmetros, assinale a alternativa que contém corretamente os três parâmetros:

  • A.

    Captura do Movimento (CM); Gestos (G) e Movimentos (M).

  • B.

    Captura do Movimento (CM); Locação da Mão (L) e Movimento da Mão (M).

  • C.

    Configuração da Mão (CM); Locação da Mão (L) e Movimento da Mão (M).

  • D.

    Coordenação do Movimento (CM); Fixação da Mão (F) e Mão (M).

Questão de Concurso - 993175

Concurso IFF Revisor de Textos Braille 2018

Questão 26

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

De acordo com a grafia Braille para a língua portuguesa e com o Código Matemático Unificado Braille, assinale a opção que apresenta, respectivamente, a representação numérica e as unidades de medida das expressões. nove elevado ao quadrado e menos cinco graus Celsius
  • A. 3456 25 15 3456 12 e 25 3456 35 16 256 46 14
  • B. 3456 35 16 3456 26 e 12 3456 24 15 256 46 13
  • C. 3456 24 16 3456 12 e 36 3456 15 356 46 14
  • D. 3456 24 16 3456 24 e 36 3456 15 36 356 46 13
  • E. 3456 26 15 3456 12 e 36 3456 16 34 356 13 14

Questão de Concurso - 993176

Concurso IFF Revisor de Textos Braille 2018

Questão 27

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Assinale a opção que representa, em pontos Braille, a forma correta para as seguintes representações numéricas e suas unidades de medida. vinte e quatro metros por segundo e setenta quilos
  • A. 3456 12 145 134 6 26 234 e 3456 1235 245 46 13 1245
  • B. 3456 12 135 123 6 26 234 e 3456 1235 345 46 13 1245
  • C. 3456 14 135 134 6 2 234 e 3456 1235 245 46 13 1245
  • D. 3456 14 135 143 6 26 234 e 3456 1235 345 46 13 1245
  • E. 3456 12 145 134 6 2 234 e 3456 1245 245 13 1245

Questão de Concurso - 993177

Concurso IFF Revisor de Textos Braille 2018

Questão 28

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Conhecer a operacionalização do Sistema Braille é essencial na alfabetização da pessoa cega. Nesse sentido, é correto afirmar que a cela Braille é composta de seis pontos enumerados
  • A. de baixo para cima: os pontos 1, 2 e 3 formam a coluna da esquerda e os pontos 4, 5 e 6 a coluna da direita.
  • B. de cima para baixo: os pontos 1, 2 e 3 formam a coluna da direita e os pontos 4, 5 e 6 a coluna da esquerda.
  • C. de cima para baixo, os pontos 1, 3 e 5 formam a coluna da direita e os pontos 2, 4 e 6 a coluna da esquerda.
  • D. de cima para baixo, os pontos 1, 2 e 3 formam a coluna da esquerda e os pontos 4, 5 e 6 formam a coluna da direita.
  • E. de baixo para cima, os pontos 1, 3 e 5 formam a coluna da direita e os pontos 2, 4 e 6 a coluna da esquerda.

Questão de Concurso - 993178

Concurso IFF Revisor de Textos Braille 2018

Questão 29

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

A utilização da simbologia Braille para a língua portuguesa tem regras específicas, como no caso em que há mais de três palavras seguidas e com todas as letras maiúsculas. Nesse caso, deve-se utilizar o sinal composto
  • A. 46 46 antes da primeira palavra e o sinal composto 25 46 46 antes da última palavra.
  • B. 46 46 antes da primeira palavra e o sinal composto 25 46 46 antes da última palavra.
  • C. 25 46 antes da primeira palavra e o sinal composto 46 46 após a última palavra.
  • D. 46 46 após a primeira palavra e o sinal composto 25 46 46 após a última palavra.
  • E. 25 46 46 antes da primeira palavra e o sinal composto 46 46 antes da última palavra.

Questão de Concurso - 993179

Concurso IFF Revisor de Textos Braille 2018

Questão 30

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Em uma cela Braille é possível escrever
  • A. um caractere.
  • B. dois caracteres.
  • C. três caracteres.
  • D. cinco caracteres.
  • E. seis caracteres.

Questão de Concurso - 1174262

Concurso Professor - Área: Educação Especial 2018

Questão 36

Comissão Permanente de Concursos da Universidade Estadual da Paraíba (CPCON)

Nível Superior

Criado por Louis Braille, em 1825, na França, o sistema braille é conhecido universalmente como código ou meio de leitura e escrita das pessoas cegas.

Sobre o sistema de leitura e escrita braille é CORRETO afirmar que baseia-se na combinação de

  • A.

    68 pontos que representam as letras do alfabeto, os números e outros símbolos gráficos. A combinação dos pontos é obtida pela disposição de oito pontos básicos, organizados espacialmente em três colunas verticais com quatro pontos à direita e quatro à esquerda de uma cela básica denominada cela braille.

  • B.

    62 pontos que representam as letras do alfabeto, os números e outros símbolos gráficos. A combinação dos pontos é obtida pela disposição de seis pontos básicos, organizados espacialmente em duas colunas verticais com três pontos à direita e três à esquerda de uma cela básica denominada cela braille.

  • C.

    63 pontos que representam as letras do alfabeto, os números e outros símbolos gráficos. A combinação dos pontos é obtida pela disposição de seis pontos básicos, organizados espacialmente em duas colunas verticais com três pontos à direita e três à esquerda de uma cela básica denominada cela braille.

  • D.

    66 pontos que representam as letras do alfabeto, os números e outros símbolos gráficos.

  • E.

    73 pontos que representam as letras do alfabeto, os números e outros símbolos gráficos. A combinação dos pontos é obtida pela disposição de oito pontos básicos, organizados espacialmente em duas colunas verticais com quatro pontos à direita e quatro à esquerda de uma cela básica denominada cela braille.

Questão de Concurso - 1174263

Concurso Professor - Área: Educação Especial 2018

Questão 37

Comissão Permanente de Concursos da Universidade Estadual da Paraíba (CPCON)

Nível Superior

O livro acessível é um material ideal, mas ainda não disponível nas prateleiras das livrarias e das bibliotecas. Em relação ao livro acessível é CORRETO dizer que

  • A.

    contempla apenas os leitores com deficiência visual, cegos ou baixa visão. Para isso, deve ser concebido como um produto referenciado no modelo do desenho universal. Isso significa que deve ser concebido a partir de uma matriz que possibilite a produção de livros em formato exclusivamente em braille.

  • B.

    visa contemplar a todos os leitores. Para isso, deve ser concebido como um produto referenciado no modelo do desenho universal. Isso significa que deve ser concebido a partir de uma matriz que possibilite a produção de livros em formato exclusivamente em braille.

  • C.

    visa contemplar a todos os leitores. Para isso, deve ser concebido como um produto referenciado no modelo do desenho universal. Isso significa que deve ser concebido a partir de uma matriz que possibilite a produção de livros em formato digital, em áudio, em braille e com fontes ampliadas.

  • D.

    contempla exclusivamente os leitores com deficiência múltipla. Para isso, deve ser concebido como um produto referenciado no modelo do desenho universal. Isso significa que deve ser concebido a partir de uma matriz que possibilite a produção de livros em formato exclusivamente em braille.

  • E.

    contempla exclusivamente os leitores com deficiência sensorial (cegos, baixa visão e surdos). Para isso, deve ser concebido como um produto referenciado no modelo do desenho universal. Isso significa que deve ser concebido a partir de uma matriz que possibilite a produção de livros em formato exclusivamente em braile e/ou em Libras.