Questões de Concurso sobre Sequências

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
1.043 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Considere a sequência numérica 1, 8, 3, 64, 5, .... O próximo número que completaria essa sequência, de acordo com uma regra lógica, é o:


A

6.


B

128.


C

216.


D

343.


E

625.

Observe a seguinte sequência numérica: 1, 2, 3, 6, 7, 8, 21, 22, 23, 66, 67, 68... Mantendo a regra estabelecida na sequência, qual número será o 14º termo.


A

202;


B

69;


C

121;


D

264.

Considere a sequência de pontos a seguir:

Imagem associada para resolução da questão

Respeitando o padrão de construção dessa sequência, a quantidade de pontos que irá possuir a vigésima quinta figura é de:


A

600 pontos.


B

602 pontos.


C

627 pontos.


D

610 pontos.


E

Nenhuma das alternativas.

Determine x e y respectivamente nas seguintes sucessões.


5, 12, 72, 79, 474, x, y


A

481; 2.886


B

480; 2.888


C

500; 2.930


D

500; 2.941


E

503; 3.000

Em uma sequência de 20 termos, os números ; ; ; são, respectivamente, o 7⁠º, 8o, 9⁠º e 10⁠º termos. A multiplicação realizada entre o 3o, 12⁠º e 15⁠º termos é igual a:


A


B


C


D


E

Considere a sequência de figuras em que as primeiras são:


Imagem associada para resolução da questão


Sabendo-se que a figura 7 é igual à figura 1, a figura 8 é igual à figura 2, a figura 9 é igual à figura 3, e assim por diante, é correto afirmar que a figura 148 é um


A

quadrado.


B

hexágono.


C

losango.


D

triângulo.


E

pentágono.

Observe as pirâmides mágicas a seguir:

Imagem associada para resolução da questão

Pirâmide - I


Imagem associada para resolução da questão

Pirâmide - II


De acordo com as pirâmides mágicas anteriores, o valor da soma do dobro do valor de X com a centésima parte do valor de Y, é:


A

2.678.


B

619.


C

2.059.


D

1.440.

Observe a lei de formação das sequências numéricas I e II, em que alguns números são indicados por letras:


I. –14, –11,m, –5, –2, 1, n,

II. –5, p, 3, q, 11,15, 19


Desse modo, é correto afirmar que (m + n – p – q) é igual a


A

–12.


B

–11.


C

–10.


D

+6.


E

+10.

Seja a sequência infinita de matrizes, tal como as descritas abaixo (considere as reticências para a ideia de continuidade):




A matriz de letra F é:


A


B


C


D


E

Um artista estava pintando uma faixa decorativa repetindo continuamente o nome do banco:


BANESTESBANESTESBANESTESBAN...


Ele pintou 150 letras dessa sequência e parou para almoçar. A última letra pintada pelo artista foi:


A

A;


B

N;


C

E;


D

S;


E

T.

A Copa do Mundo é um grande evento do futebol mundial que ocorre a cada 4 anos. A primeira Copa do Mundo que o Brasil conquistou foi em 1958, na Suécia. Em 2002 foi pentacampeão na Copa do Japão e da Coréia do Sul.


Na figura abaixo, temos uma linha do tempo onde cada marcação representa um ano de Copa. A letra que corresponde ao ano que o Brasil foi pentacampeão é:


Imagem associada para resolução da questão


A

x


B

y


C

z


D

w

Na Tabela 01 abaixo, temos 2 (duas) linhas de números naturais. A 1ª linha contém 10 (dez) números ímpares e na 2ª linha, apenas 9 (nove) números pares, sendo que o décimo número par da tabela é desconhecido. Sabendo que a soma de todos os números ímpares da 1ª linha é igual à soma de todos os números pares da 2ª linha, podemos concluir que o número desconhecido (?) é um número par igual a


Números Ímpares

101

113

125

127

139

141

153

155

237

281

Números Pares

110

122

134

136

148

150

162

164

246

?

Tabela 01


A

200.


B

208.


C

212.


D

218.


E

250.

Considere as sequências: e O produto entre o 7o termo da sequência A e o 9o termo da sequência B é igual a


A


B


C


D


E

Um quadrado mágico é composto de números distintos, de tal maneira que os números de qualquer linha, qualquer coluna, ou das diagonais principais tem a mesma soma, chamada constante mágica ou número mágico. Por exemplo, ao utilizarmos um quadrado 3x3, temos ao todo 9 células a serem preenchidas com algarismos de 1 a 9, sem repetição. Em um quadrado mágico 3x3, a soma é sempre 15. Nesse caso, dizemos que a constante mágica é 15, pois, se somarmos de um a nove e dividirmos o resultado da soma pelo número de linhas ou colunas, o resultado será igual a 15. A seguir temos um quadrado mágico 4x4, que segue as mesmas regras.


Imagem associada para resolução da questão

No quadrado mágico anterior, a soma dos 7 símbolos Imagem associada para resolução da questão é igual a:


A

um número divisível por 2.


B

um número primo.


C

um número divisível por 3.


D

um número divisível por 11.


E

um número divisível por 6.

   
Gerar simulado