Questões de Concurso sobre Medicina do Trabalho

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
9.248 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

O Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário (NTEP) é uma ferramenta utilizada pela perícia do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Sobre o NTEP, analise as afirmativas a seguir:


I.Baseia-se em dados estatísticos que cruzam a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) da empresa com a Classificação Internacional de Doenças (CID) do trabalhador.

II.O estabelecimento do NTEP pela perícia do INSS presume a natureza ocupacional da doença, invertendo o ônus da prova para a empresa, que deverá comprovar que a doença não tem relação com o trabalho.

III.É aplicável apenas a doenças infecciosas e parasitárias, não incluindo transtornos mentais, lesões por esforços repetitivos ou outras doenças crônicas.


Está correto o que se afirma em:


A

I, II e III.


B

II e III, apenas.


C

I e II, apenas.


D

I e III, apenas.

A Classificação de Schilling é um método para analisar a relação entre uma doença e o trabalho, dividindo as doenças em três grupos principais. Ela categoriza as doenças com base na força do nexo causal com a atividade laboral. Com relação a essa classificação, assinalar a alternativa CORRETA.


A

Intoxicação por chumbo enquadra-se na categoria III.


B

A categoria II contempla doenças que apresentam o trabalho como causa necessária.


C

Dermatite de contato alérgica enquadra-se na categoria I.


D

Trabalho como provocador de um distúrbio latente ou agravador de doença estabelecida é a categoria I.

Apresenta maior risco de suicídio, quando exposto a riscos psicossociais significativos, o trabalhador com


A

transtorno obsessivo compulsivo.


B

transtorno do estresse pós-traumático.


C

transtorno disruptivo da desregulação do humor.


D

transtorno bipolar.


E

reação aguda ao estresse.

A LER/DORT


A

possui etiologia relacionada diretamente à utilização excessiva de grupos musculares em movimentos repetitivos condicionada à exigência de esforço localizado.


B

possui múltiplos fatores de risco, como biomecânicos, cognitivos, sensoriais, afetivos e de organização do trabalho, os quais interagem e podem ter efeito sinérgico.


C

pode ser diagnosticada pelo exame de imagem do grupo muscular, considerado padrão-ouro para o diagnóstico.


D

apresenta sintomatologia aguda, específica ao grupo muscular geralmente nos membros superiores.


E

não constitui, atualmente, problema de saúde pública devido à automação, principalmente bancária.

No contexto da Saúde Ocupacional, a vigilância e a abordagem dos trabalhadores podem ser realizadas de forma individual e coletiva. O uso de ferramentas epidemiológicas é fundamental para a identificação de riscos e o planejamento de ações preventivas.


Assinale a alternativa CORRETA que descreve corretamente uma ferramenta ou método de abordagem coletiva na saúde do trabalhador:


A

A realização de exames médicos admissionais e demissionais focados exclusivamente no histórico clínico individual do paciente.


B

A análise de prontuários médicos para identificar comorbidades pessoais não relacionadas ao ambiente de trabalho.


C

O uso de indicadores de morbidade (ex: incidência de LER/DORT na empresa) e de absenteísmo para mapear riscos e propor intervenções no ambiente de trabalho.


D

A prescrição de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) após a avaliação clínica de um único funcionário.

Analise as afirmativas a seguir sobre doenças ocupacionais do sistema:


I. A Síndrome do Túnel do Carpo é uma neuropatia por compressão do nervo mediano no punho, frequentemente associada a atividades repetitivas com os membros superiores, podendo ser prevenida com pausas regulares e ajustes ergonômicos.

II. A Tendinite de ombro em trabalhadores de atividades manuais ocorre principalmente devido a microtraumas repetitivos, mas não está relacionada a fatores ergonômicos ou posturais.

III. LER/DORT (Lesões por Esforços Repetitivos / Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho) referem-se a doenças musculoesqueléticas multifatoriais, que incluem apenas fatores biomecânicos, sem influência de condições psicossociais ou organizacionais.


Assinale a alternativa CORRETA:


A

Apenas I está correta.


B

Apenas II e III estão corretas.


C

Apenas II está correta.


D

Todas as afirmativas estão corretas.

Um estudo clínico randomizado controlado avaliou o impacto de um programa que incluía oficinas de manejo do estresse, rodas de conversa e pausas estruturadas durante a jornada de trabalho na redução dos níveis de burnout entre docentes. O estudo indicou redução significativa dos sintomas (p = 0,018; IC95%: 0,03-0,35). Posteriormente, uma revisão sistemática rigorosa, incluindo 12 estudos randomizados com amostras comparáveis e avaliação por pares independentes, encontrou efeito combinado não significativo (IC95%: –0,12 a 0,08), com heterogeneidade aceitável (I2 = 25%). Considerando os princípios de medicina baseada em evidências e a análise crítica de estudos, é correto afirmar que


A

a randomização e a significância estatística do estudo original conferem maior validade interna que a meta-análise.


B

a variação metodológica entre os estudos incluídos na meta-análise compromete sua validade externa.


C

a convergência de resultados negativos em múltiplos estudos com poder estatístico adequado reforça a conclusão da meta-análise.


D

a significância estatística (p<0,05) no estudo original estabelece eficácia independentemente de outras evidências.


E

o ajuste para covariáveis no estudo original torna seus resultados mais precisos que a síntese de evidências.

O exame físico dos indivíduos com suspeita de síndrome do túnel do carpo é complementado pela realização de manobras específicas.


Imagem associada para resolução da questão


Medicina, Ribeirão Preto, 29: 67-79, jan./mar. 1996


Assinale a opção que indica o teste ou o sinal compativel com a imagem acima.


A

Phalen.


B

Adams.


C

Tinel.


D

Thomas.


E

Trendelenburg.

Assinale a alternativa correta.


É vedado ao médico revelar informações confidenciais obtidas quando do exame médico de trabalhadores, salvo se:


A

for exigência formal do dirigente da empresa.


B

houver solicitação formal da empresa, registrada em prontuário


C

o silêncio puser em risco a saúde dos empregados ou da comunidade.


D

o empregador solicitar diretamente ao médico, mesmo sem autorização do trabalhador.


E

houver solicitação do setor de Recursos Humanos, com justificativa administrativa.

No que diz respeito aos procedimentos após um acidente com material perfurocortante em serviços de saúde, analise as assertivas, classificando-as como verdadeira (V) ou falsa (F).


( ) A avaliação do risco da exposição, considerando o pacientefonte e o tipo de acidente, é uma etapa indispensável do atendimento inicial.

( ) A emissão da CAT só deve ocorrer após a confirmação sorológica da contaminação do trabalhador.

( ) O seguimento clínico-laboratorial do trabalhador acidentado é orientado pelo PCMSO da empresa e por protocolos do Ministério da Saúde.


A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é


A

V – V – F.


B

F – V – V.


C

F – F – F.


D

V – F – V.

A monitoração individual externa, de corpo inteiro ou de extremidades, deve ser feita através de dosimetria com periodicidade mensal, considerando a natureza e a intensidade das exposições normais e potenciais previstas.

Na ocorrência ou suspeita de exposição acidental, os dosímetros devem ser encaminhados para leitura em laboratório de monitorização individual acreditado pela CNEN, no prazo máximo de


A

12 horas.


B

18 horas.


C

24 horas.


D

36 horas.

Sobre o protocolo de vigilância da saúde para trabalhadores expostos ao benzeno, conforme o Acordo do Benzeno, analise os itens a seguir, classificando-os como verdadeiro (V) ou falso (F).


( ) O monitoramento hematológico obrigatório inclui hemograma completo com contagem de plaquetas e reticulócitos.

( ) A periodicidade mínima para a realização dos exames de controle é anual.

( ) Diante de uma alteração hematológica persistente, a primeira conduta médica é o afastamento do trabalhador da exposição para investigação.


A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é


A

V – V – F.


B

F – V – V.


C

F – F – F.


D

V – F – V.

As doenças pulmonares profissionais possuem uma natureza incapacitante, caracterizada por fibrose pulmonar difusa, cistos, pequenas nodulações e espessamento pleural. São produzidas a partir da inalação de aerodispersóis em elevada concentração ambiental de diminutas partículas, elevado tempo de exposição aos seus efeitos e adoção de tecnologias inadequadas e ineficientes de prevenção.

O conjunto dessas doenças denomina-se


A

pneumoconioses.


B

pulmão dos fazendeiros.


C

pneumonite intersticial crônica.


D

DPOC.

Reduzir a jornada de trabalho, introduzir pausas compensadoras durante o período de trabalho, promover alternância de funções laborativas compatíveis com a capacidade dos trabalhadores ou alternar o funcionamento de máquinas e equipamentos ruidosos são medidas técnicas usualmente empregadas pelos profissionais de segurança do trabalho, para reduzir a exposição dos trabalhadores a riscos ocupacionais, geralmente acima dos limites de tolerância.

Esse conjunto de ações é denominado, tecnicamente, medidas de


A

controle ambiental.


B

organização do trabalho.


C

redução de jornada insalubre.


D

controle para grupos homogêneos de exposição.

Quais agentes podem ser a causa direta de dermatoses ocupacionais?


A

Agentes biológicos, físicos e químicos.


B

Idade e sexo.


C

Antecedentes mórbidos e dermatoses concomitantes.


D

Clima, antecedentes mórbidos e dermatoses concomitantes.


E

Portadores de dermatite atópica ou com diátese atópica.

Qual trabalhador deve ser afastado das atividades com radiação ionizante?


A

Toda trabalhadora com gravidez confirmada.


B

Todo trabalhador com histórico de exposição à radiação.


C

Todo trabalhador que refere mal-estar.


D

Todo trabalhador com histórico de câncer na família.


E

Todo trabalhador que recusar adicional de insalubridade.

Um grupo de trabalhadores de uma indústria de baterias automotivas apresenta diferentes manifestações clínicas e laboratoriais após exposição crônica a metais pesados e solventes orgânicos, apesar da existência formal de PGR/PCMSO. Diante dos achados clínicos e ambientais, associe a segunda coluna de acordo com a primeira, relacionando os agentes químicos a seus respectivos mecanismos tóxicos predominante/ biomarcador/ manifestação clínica específica:


Primeira coluna: agente químico

1.Chumbo inorgânico

2.Mercúrio orgânico (metilmercúrio)

3.Benzeno

4.Arsênio inorgânico

5.n-Hexano


Segunda coluna: mecanismo/manifestação característica

(__)Inibição da enzima δ-aminolevulinato desidratase (ALA-D), anemia microcítica e neuropatia periférica.

(__)Degeneração dos neurônios motores inferiores por ação sobre a proteína neurofilamentar; polineuropatia sensitivo-motora.

(__)Pancitopenia, aplasia medular e risco aumentado de leucemia mieloide aguda.

(__)Linhas hiperpigmentadas em unhas (linhas de Mees), hiperpigmentação cutânea e lesões queratóticas.

(__)Ataxia, distúrbios visuais concêntricos e alteração do campo visual, com acúmulo no SNC.


Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas:


A

1 − 5 − 3 − 4 − 2.


B

2 − 1 − 4 − 5 − 3.


C

1 − 3 − 2 − 5 − 4.


D

4 − 3 − 5 − 1 − 2.


E

3 − 4 − 1 − 2 − 5.

Em uma indústria metalúrgica, trabalhadores são expostos simultaneamente a níveis de ruído contínuo de 92−98 dB(A), óleos de corte contendo biocidas/isotiazolinonas e névoas metálicas. A empresa fornece protetores auriculares tipo inserção (plug) e luvas de borracha nitrílica, mas observam-se múltiplos casos de dermatite de contato crônica nas mãos e região retroauricular, além de perda auditiva neurossensorial em altas frequências (3− 6 kHz) detectada em audiometrias sequenciais. Considerando aspectos técnicos sobre uso de EPI, mecanismos fisiopatológicos e prevenção secundária, assinale a alternativa correta:


A

A presença de dermatose exclui nexo com o trabalho se houver fornecimento formal de EPI, e a PAINPSE indica predisposição genética, sem relação obrigatória com falha preventiva.


B

As isotiazolinonas estão associadas apenas a dermatite atópica, e a PAINPSE em altas frequências indica lesão exclusivamente do nervo auditivo central.


C

A dermatite decorre principalmente de reação irritativa primária ao látex, e a PAINPSE é improvável, pois protetores de inserção garantem atenuação real igual ao NRR (Noise Reduction Rating) informado pelo fabricante.


D

A combinação de umidade, fricção e resíduos químicos sob o plug auricular pode explicar a dermatite retroauricular, e a PAINPSE sugere atenuação insuficiente, possivelmente por vedação inadequada ou escolha incorreta do Certificado de Aprovação do EPI.


E

A luva nitrílica elimina qualquer risco de dermatite alérgica, e a lesão auditiva observada é mais compatível com presbiacusia do que com ruído ocupacional.

Segundo a NR 32 - Segurança e Saúde no Trabalho em Serviços de Saúde - a constituição de uma Comissão Gestora Multidisciplinar tem como objetivo reduzir os riscos de acidentes por meio da elaboração, implementação e atualização de um plano de prevenção de riscos de acidentes com materiais perfurocortantes.


A comissão deve ser constituída, sempre que aplicável, pelos membros listados a seguir, à exceção de um. Assinale-o.


A

por representante dos usuários do Serviço de Saúde.


B

pelo representante do setor de padronização de material.


C

pelo vice-presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio.


D

pelo empregador, seu representante legal ou representante da direção do Serviço de Saúde.


E

por representante do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho.

Em relação à avaliação de um trabalhador do setor metalúrgico, 45 anos, que apresenta em exame periódico alterações nos níveis de aminotransferases (ALT: 78 U/L; AST: 65 UL), glicemia de jejum de 132mg/dL e circunferência abdominal de 102 cm, analise a correlação entre achados clínico-laboratoriais e conduta ocupacional:


A

Os níveis enzimáticos hepáticos demandam necessariamente restrição imediata ao trabalho em altura e afastamento de atividades com exposição a hidrocarbonetos, independentemente de outros achados clínicos.


B

A presença de síndrome metabólica requer avaliação do risco ergonômico da função, sendo mandatória a readequação do posto de trabalho em atividades com demanda cardiovascular moderada.


C

A investigação clínica deve considerar a interação entre fatores ocupacionais e metabólicos, correlacionando a exposição a hepatotoxinas, perfil glicêmico e avaliação de esteatose hepática.


D

O padrão laboratorial indica esteatohepatite alcoólica, exigindo imediato afastamento de atividades de risco e notificação compulsória ao serviço de medicina do trabalho.


E

A alteração glicêmica isolada determina restrição ao trabalho noturno e em turnos alternados, independentemente do controle metabólico posterior.

   
Gerar simulado