

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Na patogênese da retinopatia diabética, várias teorias tentam explicar o desenvolvimento das alterações encontradas. Dentre elas, pode-se citar o mecanismo da aldose redutase e o aumento da viscosidade sanguínea.
Como primeiro sinal fundoscópico, é possível encontrar:
exsudatos algodonosos;
micro-hemorragias;
microaneurismas;
exsudatos duros;
vasculite.
São sinais e sintomas de paralisia do nervo troclear unilateral, exceto:
Exciclotorção do olho afetado, que pode causar diplopia torsional (cuja medição requer exames especiais por um oftalmologista).
Hipotropia do olho afetado no olhar primário (posição para frente). O músculo oblíquo superior atua para elevar o olho e, quando está fraco, os músculos antagonistas que abaixam o olho predominam. Isso pode causar diplopia vertical.
Elevação excessiva ipsilateral em adução (causada pela hiperatividade secundária do músculo oblíquo inferior, o músculo antagonista ipsilateral ao músculo oblíquo superior).
Subdepressão ipsilateral em adução (posição em que a ação vertical do músculo oblíquo superior é tipicamente máxima).
São músculos extramusculares quem compõe o III nervo oculomotor, exceto:
Reto medial, reto superior e reto inferior.
Reto superior, reto medial e reto lateral.
Reto superior, reto medial e oblíquo inferior.
Reto superior, reto inferior e oblíquo inferior.
As lentes intraoculares Rayone EMV (Rayner) e Vivinex Impress (Hoya) são exemplos de lentes
de foco estendido.
monofocais plus.
com filtro amarelo.
trifocais.
tóricas.
O colírio que possui uma associação fixa de brinzolamida e tartarato de brimonidina tem o seguinte nome comercial no Brasil:
Britens.
Azorga.
Drusolol.
Dorzal MT.
Simbrinza.
Paciente de 62 anos, com histórico de hipertensão arterial e dislipidemia, apresenta perda visual súbita e indolor no olho direito ao acordar. No exame de fundo de olho, observa-se retina esbranquiçada com uma mácula central avermelhada, conhecida como "mácula em cereja". O exame de ultrassonografia ocular não revela descolamento de retina, e a ultrassonografia carotídea mostra placas ateroscleróticas significativas.
A opção abaixo que melhor explica o provável diagnóstico e a conduta inicial é:
retinopatia diabética proliferativa avançada, necessitando de vitrectomia de emergência;
oclusão da artéria central da retina por embolia, requerendo avaliação vascular urgente;
oclusão da veia central da retina, necessitando de terapia trombolítica imediata;
neuropatia óptica isquêmica não arterítica, requerendo o uso de corticosteroides sistêmicos;
descolamento de retina exsudativo, necessitando de cirurgia reparadora.
Em pacientes míopes e em pacientes hipermetropes acima de 4 dioptrias esféricas, na adaptação de lentes de contato hidrofílicas, deve-se
aumentar o poder dióptrico da LCH em pacientes míopes.
diminuir o poder dióptrico da LCH em pacientes hipermetropes.
manter o mesmo grau dos óculos nas lentes.
diminuir o poder dióptrico da LCH em pacientes míopes e aumentar em hipermetropes.
aumentar o poder dióptrico das lentes tanto em míopes como em hipermetropes.
A substância mais comumente utilizada para preenchimento tecidual no tratamento estético de rugas perioculares é
a gordura autóloga.
a condroitina.
o colágeno.
a glucosamina.
o ácido hialurônico.
Usuário de lentes de contato de 25 anos se apresenta para avaliação com dor ocular intensa (olho direito) e fotofobia, com evolução de 4 semanas. Em exame à lâmpada de fenda, o olho se apresenta com injeção difusa do limbo, defeito epitelial de 3 mm e infiltrado estromal amorfo. Um nervo da córnea, adjacente à lesão, exibe uma reação densa das células brancas do sangue seguindo o comprimento do nervo.
Diante desse quadro, pode-se suspeitar de:
trauma mecânico;
protozoário;
infecção bacteriana;
fungos;
infecção viral.
Os transplantes de córnea permitem o tratamento de diversas patologias corneanas com finalidades tanto ópticas como também tectônicas, terapêuticas ou cosméticas. Para tanto, utilizam-se córneas doadas por doadores mortos, que serão usadas para substituir totalmente ou em partes a córnea doente do receptor. Sobre a doação de córneas para transplante de acordo com as normas brasileiras, assinale a alternativa correta.
Deve-se, obrigatoriamente, coletar do doador exames sorológicos para hepatite B, hepatite C, HIV e HTLV I e II.
O Optisol GS é um meio de conservação pouco utilizado, pois permite a conservação da córnea por curto período de tempo, não podendo ultrapassar 5 dias em temperaturas <0 oC.
A avaliação do endotélio de córneas doadas é feita de maneira rudimentar, usando visualização direta em lâmpada de fenda, visto que o exame de microscopia especular torna-se impossível após a córnea ser retirada do doador.
As doenças que são comprovadamente transmitidas através do enxerto de córnea são retinoblastoma, infecções virais e fúngicas, hepatite B e C, HIV e HTLV.
Meios líquidos de preservação a frio incluem em seus componentes: antibióticos, antifúngicos, agentes hiperosmóticos e indicadores de pH. Os antibióticos mais amplamente utilizados são a vancomicina e a amicacina.
O policarbonato é um material muito utilizado em óculos de segurança e em óculos para crianças em função de sua alta resistência a impactos. No entanto, esse material apresenta a seguinte desvantagem:
pouca proteção contra a radiação UVA e UVB.
baixo valor ABBE.
custo muito elevado.
aumento da espessura das lentes, principalmente em pacientes míopes entre 3 e 6 graus.
maior peso em relação às lentes de resina de mesmo grau.
A técnica de cirurgia refrativa para correção de miopia e astigmatismo onde é retirada uma lentícula do estroma corneano leva o nome de
SMILE.
LASEK.
PRK.
LASIK.
Femto-LASIK.
Sobre a importância da paquimetria para a investigação e acompanhamento de glaucoma, uma córnea mais _________ pode ___________ a pressão intraocular e apresenta ___________ risco de progressão do glaucoma.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
grossa – superestimar – maior
fina – superestimar – menor
grossa – subestimar – menor
fina – subestimar – maior
grossa – subestimar – maior
Récem-nato apresenta lacrimejamento, blefaroespasmo e fotofobia. Ao exame, observam-se buftalmia, megalocórnea, limbo esclerocorneano difuso e edema de córnea.
Diante desse quadro, pode-se suspeitar de:
obstrução congênita do canal lacrimonasal;
corpo estranho de córnea;
conjuntivite neonatal;
glaucoma congênito;
conjuntivite viral.
Em uma consulta oftalmológica por vezes se faz necessário o exame sob cicloplegia, que tem como consequência a midríase. Em relação à recuperação midriática, a alternativa que está em ordem decrescente é:
escopolamina, atropina, ciclopentolato:
atropina, ciclopentolato, tropicamida;
tropicamida, atropina, escopolamina;
atropina, tropicamida, escopolamina;
ciclopentolato, tropicamida, atropina.
Em relação aos meios e estruturas que a luz atravessa para formar as imagens, assinale a alternativa correta:
Filme lacrimal, córnea, câmara anterior (humor aquoso), pupila, câmara posterior (humor aquoso), cristalino, nervo óptico, trato óptico, humor vítreo, retina, corpo geniculado lateral, radiação óptica, córtex visual (lobo occipital).
Filme lacrimal, córnea, câmara anterior (humor aquoso), pupila, câmara posterior (humor aquoso), cristalino, humor vítreo, retina, nervo óptico, trato óptico, corpo geniculado lateral, radiação óptica, córtex visual (lobo occipital).
Córnea, filme lacrimal, câmara anterior (humor aquoso), pupila, câmara posterior (humor aquoso), cristalino, nervo óptico, trato óptico, humor vítreo, retina, radiação óptica, córtex visual (lobo occipital), corpo geniculado lateral.
Córnea, filme lacrimal, cristalino, nervo óptico, trato óptico, humor vítreo, retina, câmara anterior (humor aquoso), pupila, câmara posterior (humor aquoso), cristalino, nervo óptico, trato óptico, humor vítreo, retina, córtex visual (lobo occipital), corpo geniculado lateral, radiação óptica.
Filme lacrimal, córnea, nervo óptico, trato óptico, humor vítreo, retina, câmara anterior (humor aquoso), pupila, câmara posterior (humor aquoso), cristalino, nervo óptico, trato óptico, humor vítreo, retina, córtex visual (lobo occipital), corpo geniculado lateral, radiação óptica.
Os testes de campo visual automatizados, como o Humphrey Field Analyzer, são amplamente utilizados para avaliar a sensibilidade do campo visual. Os programas de teste mais comuns para avaliação do glaucoma incluem o teste ______, que é frequentemente usado para detectar defeitos periféricos, enquanto o ______ é mais sensível para detectar defeitos centrais precoces que podem não ser evidentes no outro teste.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
10-2 – 24-2
24-2 – 10-2
24-2 – 30-2
30-2 – 10-2
30-2 – 24-2
Sobre as lesões melanocíticas de conjuntiva, assinale a alternativa INCORRETA.
O tumor melanocítico de conjuntiva mais comum é o nevo, sendo congênito quando aparece antes dos 6 meses de vida. Pode adquirir aspecto rosado e congesto na infância pela presença de infiltrado inflamatório.
A melanose primária adquirida (PAM) é geralmente unilateral e acomete mais indivíduos caucasianos. Lesões com atipia têm mais risco de evolução para melanoma.
O primeiro sinal clínico que indica possível evolução para melanoma em uma lesão de PAM é o espessamento da lesão.
Melanomas conjuntivais de células epitelioides têm menor morbidade, bem como os melanomas de novo, que têm menor risco de metástase e óbito.
O melanoma conjuntival pode recorrer localmente e pode metastizar para linfonodos regionais, cérebro e outros órgãos.
Associe a segunda coluna de acordo com a primeira, relacionando as camadas da córnea com suas respectivas características:
Primeira coluna: camadas da córnea
1.Epitelio
2.Descemet
3.Estroma
4.Endotelio
5.Bowman
Segunda coluna: características
(__)Camada mais espessa.
(__)Bomba de sódio e potássio.
(__)Metaplasia (divisão) celular.
(__)Resistência, camada fibrótica.
(__)Distrofia de Fucks, Gutatta.
Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas:
3 − 4 − 2 − 1 − 5.
3 − 4 − 1 − 5 − 2.
5 − 2 − 1 − 3 − 4.
4 − 1 − 2 − 5 − 3.
4 − 3 − 2 − 5 − 1.
São exemplos de colírios que possuem associação fixa de cloridrato de dorzolamida e maleato de timolol:
simbrinza e combigan.
azorga e xalacom.
ocupress e ganfort.
britens e xalanoft.
drusolol e cosopt.