Questões de Concurso de Politicas Públicas e Aspectos Legais - Meio Ambiente

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão de Concurso - 1117049

Concurso

Questão 4

Nível

QUESTÃO 20

A Floresta Amazônica é sinal de riqueza em flora e fauna. Reguladora da estabilidade ambiental do planeta, perde milhares de hectares anualmente devido ao desmatamento. Sobre o Amazônia e as relações internacionais do Brasil, julgue (C ou E) as assertivas abaixo:

O status internacional da Amazônia, sugerido pelo presidente da França, Emmanuel Macron, durante a cúpula do G7, está diretamente correlacionado com a atuação de ONGs como Greenpeace e WWF.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 939313

Concurso CBM AL Oficial Combatente 2017

Questão 94

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Julgue os próximos itens, acerca da formação territorial e de questões ambientais brasileiras. Os estados da região Norte do Brasil são predominantemente agrários e extrativistas, com reduzida urbanização e sem rede de telecomunicações eficiente e investimentos voltados à industrialização, razão por que encontram dificuldades de inserção no processo de articulação territorial regional/global.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 939314

Concurso CBM AL Oficial Combatente 2017

Questão 95

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Julgue os próximos itens, acerca da formação territorial e de questões ambientais brasileiras. A disputa internacional pelo controle e pela biodiversidade da porção brasileira do território amazônico levou o Brasil a instituir projetos de proteção da região baseados em tecnologia moderna.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 716484

Concurso ICMBio Técnico Ambiental 2014

Questão 55

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Médio

Com relação às estratégias de conservação da biodiversidade, julgue os itens subsequentes. Para a criação de uma unidade de conservação (UC), prefere-se uma grande reserva fragmentada e com corredores ecológicos a uma pequena reserva isolada e não fragmentada.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 716501

Concurso ICMBio Técnico Ambiental 2014

Questão 72

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Médio

O manejo florestal sustentável pode ser definido como a ação de administrar uma floresta com o objetivo de obter benefícios econômicos, sociais e ambientais, com base em mecanismos de sustentação do ecossistema, visando garantir a continuidade da produção. A respeito do manejo florestal sustentável, julgue os seguintes itens. A demora na liberação dos recursos pelos financiadores, a lentidão para apreciação e aprovação dos planos de manejo e a irregularidade da situação fundiária na maioria das áreas a serem manejadas são exemplos de obstáculos a serem superados no manejo florestal sustentável, antes de se chegar à fase de extração de madeira.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 523560

Concurso SABESP Agente de Saneamento Ambiental I 2012

Questão 44

Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível Fundamental

  • A.

    43,00.

  • B.

    55,00.

  • C.

    85,00.

  • D.

    93,00.

  • E.

    108,00.

Questão de Concurso - 846340

Concurso CBM DF Soldado Bombeiro Militar de Manutenção - Área Veículos/Equipamentos 2016

Questão 49

Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN)

Nível Superior

Dentre os passos que devem ser seguidos pelas instituições interessadas em implantar a A3P, tem-se o que estabelece a realização de ‘diagnóstico ambiental’. São exemplos de procedimentos para realizar este passo, EXCETO:
  • A. Mapear os gastos da instituição com energia, água, papel, plástico, materiais de expediente, dentre outros.
  • B. Identificar pontos críticos e possíveis problemas, bem como suas causas, que permitam avaliar as facilidades e dificuldades na implantação do programa.
  • C. Realizar um levantamento dos programas existentes sobre qualidade de vida no ambiente de trabalho, saúde e segurança do trabalhador, descarte de resíduos, licitações sustentáveis, capacitação e sensibilização.
  • D. Após avaliar os recursos físicos e financeiros disponíveis para a efetivação do programa, se necessário, sensibilizar os servidores da repartição pública para que contribuam financeiramente para que a A3P seja implantada.

Questão de Concurso - 846421

Concurso CBM DF Soldado Bombeiro Militar - Área Condutor e Operador de Viaturas 2016

Questão 50

Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN)

Nível Superior

Segundo os procedimentos consolidados na A3P, são medidas válidas para economizar energia, EXCETO:
  • A. Manter as paredes do ambiente de trabalho preferencialmente pintadas com cores mais escuras.
  • B. AO sair para um compromisso relativamente longo (almoço, reunião etc.) deve-se desligar, ao menos, o monitor do computador.
  • C. Se estiver com sistema de ar condicionado ligado, manter portas e janelas fechadas para evitar a entrada de ar externo e otimizar o sistema.
  • D. Dar preferência à iluminação natural, abrindo janelas, cortinas e persianas. Apagar as lâmpadas de ambientes vazios ou quando deixar o ambiente de trabalho.

Questão de Concurso - 575456

Concurso SAEB Especialista em Meio Ambiente - Área Gestão Ambiental 2012

Questão 83

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Em relação à Agenda 21 local, assinale a opção correta.

  • A.

    A Agenda 21 local e o fórum de Agenda 21 podem ser considerados formas de expressão da sociedade local, uma vez que os pleitos formulados nessas instâncias são necessariamente votados nas eleições municipais, incumbindo ao prefeito eleito o cumprimento dos compromissos ali assumidos, sob pena de perda do mandato.

  • B.

    Deve-se instituir, em cada localidade, um fórum de Agenda 21, composto apenas por representantes da sociedade civil, para a construção de um plano local de desenvolvimento sustentável, em que se estabelecem as prioridades de desenvolvimento socioambiental locais a serem alcançadas por meio de projetos e ações de curto, médio e longo prazo.

  • C.

    Trata-se de um instrumento de planejamento de políticas públicas que envolve a sociedade civil e o governo em um processo amplo e participativo de consulta sobre os problemas ambientais, sociais e econômicos locais e debate sobre soluções para esses problemas, por meio da identificação e implementação de ações concretas que visem ao desenvolvimento sustentável local.

  • D.

    No fórum de Agenda 21, definem-se, sem a participação do governo local, os meios de implementação e as responsabilidades dos setores empresariais e individuais.

Questão de Concurso - 819254

Concurso Fiscal do Meio Ambiente 2016

Questão 26

CONSULPLAN Consultoria e Planejamento em Administração Pública LTDA (CONSULPLAN)

Nível Médio

Em relação aos agrotóxicos e seus afins, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Entende-se por agrotóxicos e afins os produtos e os agentes de processos físicos, químicos ou biológicos, destinados ao uso nos setores de produção, no armazenamento e beneficiamento de produtos agrícolas, nas pastagens, na proteção de florestas, nativas ou implantadas, e de outros ecossistemas e também de ambientes urbanos, hídricos e industriais, cuja finalidade seja alterar a composição da flora ou da fauna, a fim de preservá-las da ação danosa de seres vivos considerados nocivos ou substâncias e produtos, empregados como desfolhantes, dessecantes, estimuladores e inibidores de crescimento.

( ) Só poderão ser produzidos, exportados, importados, comercializados e utilizados, se previamente registrados em órgão federal, de acordo com as diretrizes e exigências dos órgãos federais responsáveis pelos setores da saúde, do meio ambiente e da agricultura.

( ) As embalagens vazias de agrotóxicos e afins não apresentam riscos de poluição podendo, dessa forma, serem descartadas em lixo comum sem nenhum tratamento.

( ) Entende-se por componentes os princípios ativos, os produtos técnicos, suas matérias-primas, os ingredientes inertes e aditivos usados na fabricação de agrotóxicos e afins.

A sequência está correta em

  • A. V, V, V, V.
  • B. V, V, F, V.
  • C. F, F, V, V.
  • D. V, V, F, F.