Questões de Concurso sobre Avaliação Nutricional

 
 
Disciplina 1
Assunto 9
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
2.487 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

O uso de indicadores antropométricos na avaliação do estado nutricional é uma opção vantajosa devido ao baixo custo, facilidade de aplicação e padronização, técnica não invasiva. Nesse contexto, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiros (V) ou Falso (F).

( ) O Ministério da Saúde adota para avaliação do estado nutricional de crianças, peso para idade, peso para estatura, estatura para idade e Índice de Massa Corporal, levando em consideração anos, meses e dias de vida.

( ) Em adultos é avaliado o Índice de Massa Corporal (IMC), juntamente com parâmetros de circunferência da cintura (avaliação do risco para doenças cardiovasculares)

( ) Em idosos é feita a avaliação do Índice de Massa Corporal, que possui apenas três classificações: baixo peso ≤22 Kg/m², adequado ou eutrófico>22 e <27 Kg/m², sobrepeso ≥27 Kg/m²

( ) Nas gestantes a avaliação do estado nutricional é dada pelo Índice de Massa Corporal por semana gestacional em que se encontra, sendo classificadas em baixo peso, adequado, sobrepeso e obesidade.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.


A

V, V, V, V


B

F, V, F, V


C

F, F, V, F


D

V, F, V, V

Analise as afirmativas abaixo sobre avaliação nutricional.


1. A avaliação nutricional consiste na aferição de dados antropométricos, como peso, altura e circunferências corporais.

2. Para avaliar se a circunferência do braço (CB) de um indivíduo adulto ou idoso está adequada, deve-se dividir o valor aferido pelo valor estimado para o percentil 50 e multiplicar por 100. Se o produto deste cálculo estiver entre 90 e 110, considera-se que o indivíduo está eutrófico de acordo com a CB.

3. Valores séricos reduzidos de albumina sérica e Contagem Total de Linfócitos (CTL) podem estar associados à desnutrição.

4. Existem vários tipos de inquéritos alimentares. O “Registro alimentar” e o “Recordatório alimentar 24 horas” são instrumentos do tipo prospectivos.

5. A aferição da medida da tíbia pode ser utilizada para estimar a altura de um indivíduo adulto saudável.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.


A

São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.


B

São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.


C

São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.


D

São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 5.


E

São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.

A avaliação subjetiva global modificada adaptada a indivíduos com hepatopatia, candidatos a transplante hepático, leva em consideração a existência de qual condição específica?


A

A insuficiência respiratória.


B

A síndrome consumptiva.


C

As lesões orofaríngeas.


D

As varizes esofágicas.

De acordo com as Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes, as principais metas de controle glicêmico e de HbA1c adotadas para adultos com DM quanto à glicemia pré-prandial (mg/dL), glicemia pós-prandial (mg/dL) e HbA1c (%) são, respectivamente:


A

80 a 130, < 180 e < 7,0.


B

< 100, < 160 e < 7,0.


C

< 110, < 140 e < 6,5.


D

< 115, < 160 e < 7,0.

Na avaliação do estado nutricional de adolescentes, qual índice é um indicador do crescimento e que constitui uma das medidas de desnutrição crônica?


A

Estatura/idade.


B

Índice de massa corporal.


C

Peso/estatura.


D

Peso/idade.

A avaliação nutricional pode ser definida como o conjunto de técnicas empregadas com o objetivo de identificar alterações no estado nutricional do indivíduo, permitindo a implementação de intervenções nutricionais adequadas para a manutenção e/ou recuperação da saúde, bem como para monitorar a eficácia dessas intervenções. A avaliação engloba dados provenientes de métodos subjetivos e objetivos, sendo assim, marque a alternativa que apresenta apenas métodos subjetivos de avaliação nutricional:


A

Sinais de depleção nutricional, história clínica e presença de edema.


B

Perímetro cefálico, registro alimentar e alteração nas colorações da mucosa.


C

Exame físico, circunferências e dobras cutâneas.


D

Peso, estatura e recordatório de 24 horas.


E

Avaliação da competência imunológica, pesagem hidrostática e história clínica.

Um indicador antropométrico muito empregado é o índice de massa corporal (IMC). Valores de IMC entre 30 e 34,99 kg/m2 indicam


A

obesidade de classe III.


B

sobrepeso.


C

obesidade de classe II.


D

obesidade de classe I.


E

eutrofia.

Ao se avaliar a massa corporal de uma mulher de 58 anos, observou-se que sua massa corporal usual era de 78 kg (pesada há dois meses) e atualmente ela está com 69,8 kg. Sobre isso, analise as afirmativas abaixo:

I. É uma condição de desnutrição com perda de massa corporal maior que 10% em dois meses.

II. Trata-se de uma condição de risco nutricional, porém não de desnutrição.

III. Consiste em uma condição de perda de massa corporal grave, visto que a perda é maior que 10% em dois meses.

IV. Não é possível se avaliar essa condição sem um dado muito importante que é a altura da pessoa avaliada.

Estão CORRETAS


A
I e IV, apenas.

B
I e III, apenas.

C
II e IV, apenas.

D
I, II e IV, apenas.

E
I, II, III e IV.

A avaliação da composição corporal pode ser realizada por meio de diferentes instrumentos e protocolos. Acerca deste tema, é correto afirmar:


A

A soma das pregas tricipital, bicipital, coxa e abdominal pode ser utilizada para estimar a gordura corporal.


B

Valores de circunferência da cintura superiores a 80 cm em homens indicam obesidade abdominal e risco aumentado de comorbidades.


C

Métodos invasivos como tomografia computadorizada e ressonância magnética estimam a localização e características do tecido adiposo.


D

Valores acima de 12% referentes ao percentual de gordura corporal em mulheres indicam risco de comorbidades associadas ao estado nutricional.


E

A relação cintura-estatura é uma medida simples para avaliação do risco associado ao excesso de peso em adultos, sendo que o valor normal de tal relação é menor do que 0,5.

Durante o atendimento nutricional, o uso do método antropométrico permite a avaliação do peso, da estatura e de outras medidas do corpo humano que contribuem para o estabelecimento do diagnóstico nutricional nos diversos ciclos da vida. Sobre avaliação do estado nutricional, é CORRETO afirmar:


A

Em crianças o índice altura para idade serve para mensurar desvios relacionados ao excesso de peso.


B

O acompanhamento sistemático dos dados antropométricos para avaliar o crescimento e o desenvolvimento infantil é de grande importância; no entanto, esses dados não possibilitam o monitoramento das condições de saúde e nutrição de crianças.


C

Os dados fundamentais a serem coletados (recomendados pelo Ministério da Saúde), para fins da vigilância nutricional, que possibilitam a avaliação do estado nutricional são: sexo, data de nascimento, data da última menstruação (em mulheres), peso, estatura e circunferência da cintura e do quadril.


D

A avaliação antropométrica é amplamente utilizada para a avaliação do estado nutricional de indivíduos, porém não é aplicável em todas as fases do curso da vida, em especial para idosos, devido às alterações fisiológicas neste grupo, entre as quais se pode destacar o declínio da altura com o avançar da idade, decorrente da compressão vertebral.


E

Em idosos devido as limitações na aferição de peso e altura e respectiva aplicação de diversos índices, o parâmetro que melhor reflete a reserva de massa magra é a circunferência da panturrilha.

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado