

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Nos procedimentos de diagnóstico e acompanhamento do estado nutricional de idosos, a Vigilância Alimentar e Nutricional, por meio do SISVAN (Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional), utiliza como critério prioritário a classificação do IMC (Índice de Massa Corporal). De acordo com os pontos de corte estabelecidos pelo SISVAN para idosos, qual o diagnóstico nutricional de uma pessoa idosa que apresente o IMC ≤ 22 kg/m²?
Obesidade grau II.
Adequado ou eutrófico.
Sobrepeso.
Obesidade.
Baixo peso.
Deve-se seguir um protocolo rigoroso antes da realização da calorimetria indireta para que os resultados obtidos sejam fidedignos. Marque a alternativa INCORRETA quanto esse método de medição da taxa metabólica.
Deve ser realizada, em pessoas saudáveis, com o mínimo de 5 horas, após as refeições e lanches.
O teste deve ocorrer antes de 2 horas após exercício moderado
A cafeína deve ser evitada por no mínimo 4 horas.
O gasto energético pode ser medido em indivíduos enfermos ou feridos.
A bebida alcoólica e o tabagismo devem ser evitados por no mínimo 2 horas.
Analise as afirmativas abaixo em relação à avaliação do estado nutricional em idosos.
1. A medida da circunferência da panturrilha inferior a 41 cm é preditor de redução da massa muscular e capacidade funcional.
2. A altura do joelho é um dos métodos de estimativa de altura mais utilizados em idosos, visto que a medida em membro inferior não é afetada pela diminuição das dimensões ósseas.
3. A Miniavaliação Nutricional (MAN®) é uma ferramenta de risco nutricional desenvolvida especificamente para identificar o risco de desnutrição em idosos e validada para o uso em todos os níveis de atenção à saúde.
4. A circunferência da cintura não é uma medida adequada para avaliar risco de doenças metabólicas em idosos, visto a redistribuição de gordura corporal que ocorre nessa fase da vida.
5. Métodos retrospectivos de avaliação do consumo alimentar, como o uso de diários alimentares, são aconselhados para idosos, visto que exigem menos da capacidade de memória.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
É correta apenas a afirmativa 3.
São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
São corretas apenas as afirmativas 2 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 3 e 5.
São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 5.
Leia o caso clínico a seguir
Paciente de vinte e três anos de idade, do sexo feminino, história de sobrepeso na adolescência e tratamento de controle de peso sem sucesso, inclusão de atividade física progressivamente extensa com consequente perda de peso. Aos 21 anos, passou a apresentar episódios alimentares compulsivos, seguidos de vômitos autoinduzidos e uso de laxantes. |
Nesse caso, qual é o diagnóstico?
Anorexia nervosa.
Bulimia nervosa.
Transtorno alimentar restritivo.
Transtorno da compulsão alimentar transitória.
Segundo as Diretrizes Brasileiras de Obesidade (2016), há práticas gerais de prevenção de doenças crônicas e práticas específicas na obesidade. Entre os métodos de prevenção secundária da obesidade, destaca-se:
avaliar a presença de complicações.
considerar cirurgia bariátrica.
promover alimentação saudável.
tratar com medicamentos antiobesidade.