

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
De acordo com o guia alimentar para a população brasileira, para uma vida saudável, deve‐se
aumentar o consumo de alimentos processados.
evitar o consumo de alimentos ultraprocessados.
evitar ser crítico quanto a informações, orientações e mensagens sobre alimentação veiculadas em propagandas comerciais.
utilizar óleos, gorduras, sal e açúcar em grandes quantidades ao temperar e cozinhar alimentos.
ficar longos períodos do dia sem se alimentar.
Segundo dados da Secretaria de Saúde do estado do Rio de Janeiro, nos anos 2010-2011, nos municípios de Maricá e Itaboraí, as doenças do aparelho circulatório foram a segunda maior causa de internação (13,52% e 10,39%, respectivamente). Em Maricá predominaram, dentro deste grupo, as doenças isquêmicas do coração (31%). Para a prevenção primária em crianças e jovens, recomenda-se a triagem precoce para dislipidemia em crianças com história familiar de hipercolesterolemia ou doença arterial coronariana. Sobre as modificações dietéticas recomendadas para essa faixa etária, são feitas as afirmativas a seguir.
I Deve-se limitar o consumo de alimentos com gorduras saturadas a menos de 10% das calorias/dia.
II Deve-se aumentar o consumo de alimentos com gorduras saturadas.
III Deve-se limitar o consumo de alimentos ricos em colesterol a menos de 300 mg/dia.
IV Não há preocupações ou recomendações em relação ao consumo de alimentos com ácidos graxos trans.
Das afirmativas feitas, estão corretas apenas:
I e II.
I e III.
II e III.
II e IV.
III e IV.
Os determinantes sociais do processo saúde/doença são condições importantes que devem ser avaliados na prevenção das doenças crônicas não transmissíveis. Quais são esses três determinantes que estão relacionados à saúde da população brasileira?
Locais, econômicos e órgão doente.
Familiares, econômicos e gravidade da doença.
Locais, sua proximidade com as redes de saúde e a idade.
Genéticos, órgão doente e gravidade da doença.
Distais, intermediários e proximais.
O profissional Nutricionista considerado responsável técnico (RT) é o nutricionista habilitado que responde ética, civil, administrativa e penalmente pelas atividades definidas na Legislação existentes e executadas no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar. Para tanto, os parâmetros numéricos definidos para aceitação da RT no programa, considerando que o município conte com creche e pré-escola, e ensino fundamental em período integral, e possua entre 501 e 3000 alunos, assinale a alternativa correta:
1 Responsável Técnico com carga horária mínima de 35 horas.
1 Responsável Técnico com carga horária mínima de 20 horas.
1 Responsável Técnico e 1 Quadro Técnico com carga horária mínima de 20 horas.
1 Responsável Técnico e 1 Quadro Técnico a cada 1000 alunos com carga horária mínima de 20 horas.
1 Responsável Técnico e 1 Quadro Técnico a cada 1000 alunos com carga horária mínima de 30 horas e 1 Responsável Técnico de carga horária mínima de 20 horas.
Em relação aos Distritos Sanitários (DS), analise as informações a seguir e atribua Verdadeiro (V) ou Falso (F):
(__) - O DS pode ser compreendido como estratégia de construção do Sistema Único de Saúde no Estado;
(__) - O processo de sua construção/implantação deve ser visto como um processo social;
(__) - São elementos substantivos que devem ser trabalhados no seu processo de construção: território, problemas, práticas sanitárias e processo de trabalho;
(__) - O gasto excessivo com transporte de doentes pode ser categorizado como problema terminal para sua aplicação.
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta:
F-V-V-F.
V-V-F-V.
F-V-F-V.
F-F-V-F.