Questões de Concurso sobre Exodontia

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
511 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 
Para a exodontia do elemento dental de número 44, qual nervo deve ser anestesiado?

A
Bucal.

B
Incisivo.

C
Milo-hioideo.

D
Mentoniano.

E
Lingual.
Nas exodontias, o bloqueio reversível da condução nervosa com aminas terciárias atua por interações lipofílicas nos canais de sódio, as quais, quando associadas a um vasoconstritor, reduzem os efeitos sistêmicos e prolongam os efeitos locais.

C
Certo

E
Errado
Na remoção de um canino superior impactado situado no lado palatino, a transecção no feixe neurovascular que emana do forame incisal pode permitir maior facilidade na retração do retalho palatino.

C
Certo

E
Errado

A remoção de dentes impactados pode ser extremamente difícil ou um procedimento relativamente sem dificuldades. Para determinar o grau de dificuldade antes da execução da cirurgia, o cirurgião-dentista deve examinar metodicamente o paciente.

Assinale a alternativa que representa um fator que dificulta a cirurgia de dentes impactados mandibulares.


A
Osso muito elástico

B
Posicionamento disto-angular

C
Posicionamento mésio-angular

D
Relacionamento tipo classe 1 com o ramo

E
Impactação por tecido mole

O seccionamento de dentes multirradiculares antes da extração é realizado com maior frequência na mandíbula, pois a(o):


A

densidade da estrutura óssea da mandíbula é muito maior que a da maxila.


B

potencial de cicatrização na maxila é menor do que a mandíbula.


C

posição do canal mandibular é considerada na curetagem do alvéolo.


D

compressão óssea na maxila leva à dor pósoperatória.


E

sistema circulatório da mandíbula é maior que a maxila.

Santos Pinto & Marzola classificaram as técnicas cirúrgicas para exodontias, de acordo com as vias, em Alveolar, Não Alveolar e por Apicectomia.

Qual das opções se constitui em indicação clínica para a exodontia pela via alveolar sem seccionamento dental?


A

Raízes com ponto de aplicação para os fórceps ou os extratores


B

Dentes multirradiculares com coroa totalmente destruída


C

Dentes multirradiculares com restaurações extensas


D

Dentes com anomalia de posição


E

Raízes residuais

Considerando que o elemento dental pode mover-se dentro da cavidade sinusal, recomenda-se que a localização radiográfica seja feita momentos antes da intervenção cirúrgica para a remoção do dente.

C
Certo

E
Errado

Em exodontia o eixo de saída do 37 é:


A

Vértico – lingual


B

Vértico-vestibular


C

Vértico-posterior


D

Vértico-anterior


E

Vértico –coronal

Mesmo que um determinado dente apresente um dos requisitos para sua remoção, em algumas situações, o dente não deve ser removido devido a outros fatores ou contraindicações para a extração. São contraindicações para a exodontia de dentes com indicação de remoção cirúrgica, EXCETO:


A

Doenças metabólicas descompensadas e severas. Diabetes não controlada e falência renal com uremia severa fazem parte desse grupo. Entretanto pacientes que apresentam leucemia e linfoma não controlados devem ter os dentes removidos até que a doença maligna possa ser controlada a fim de evitar infecções oportunistas ou problemas decorrentes da radioterapia.


B

Pacientes com isquemia severa do miocárdio, como angina pectoris instável, e pacientes que tiverem tido um infarto do miocárdio significante recentemente não devem ter um dente extraído, exceto em caso de emergência em ambiente hospitalar.


C

A gravidez é uma contraindicação relativa às extrações; os pacientes que estejam no primeiro ou no terceiro trimestre devem ter suas extrações adiadas se for possível. O final do primeiro trimestre e o primeiro mês do último trimestre podem ser tão seguros quanto o segundo trimestre para extrações de rotinas não complicadas.


D

Os dentes que estão localizados dentro de uma área de tumor, especialmente um tumor maligno, não devem ser extraídos. O procedimento cirúrgico da extração pode disseminar células malignas e, consequentemente, semear metástases.

Em relação a Biomecânica para Exodontia do elemento dentário 26 com parede distal remanescente, é mais correto afirmar que:

I. Criar ponto de apoio no dente por distal, para que se consiga uma situação de alavanca para elevar o dente do alvéolo em sentido oclusal.

II. Utilizar movimento de cunha para expandir, dividir ou deslocar.

III. Em caso de odontosecção, elevadores são apoiadas em osso sadio e no dente a ser removido em movimento de rotação. Onde o cabo serve como eixo, e ponta da alavanca triangular (geralmente) atua como roda, que engata e eleva a raiz fora do alvéolo.

IV. O fórceps deve ser posicionado com forte pressão apical para expandir a crista óssea e deslocar o centro de rotação mais apicalmente de forma segura e sem fratura.

V. Expansão da cortical vestibular e palatina na direção da crista óssea por pressão firme e controlada com fórceps, facilitando a Exodontia por medial.

VI. Uma alternativa facilitadora é a rotação do dente para causar expansão interna do alvéolo. VII. Tração com fórceps.

A alternativa que contém todas as afirmativas corretas é


A

I


B

IV e VI


C

II, III e VII


D

I, II, V e VI


E

IV, V, VI e VII

Para uma extração de incisivo central superior hígido, qual o número do fórceps recomendado? Assinale a opção correta:


A

140


B

151


C

150


D

160


E

161

Sobre a cirurgia para exodontia dos primeiros pré-molares superiores, assinale a alternativa CORRETA.

A
Realizar movimentos de rotação inicialmente por ser elementos unimoleculares.

B
Devido à grande probabilidade de fratura radicular, o dente deve ser luxado, o máximo possível, com elevadores retos.

C
O fórceps de número 15 é instrumento de escolha.

D
Se houver fratura da raiz, não deve ser removida pela possibilidade de perfuração do seio maxilar.

E
Movimentos iniciais devem ser paliativos, depois rotatórios e, por fim, vestibulares.
Quanto às exodontias, assinale a alternativa correta.

A
A extração de um molar superior com raízes muito divergentes pode ser feita de forma mais cautelosa, separando as raízes vestibulares da coroa, que é removida junto com a raiz palatina antes das raízes vestibulares.

B
Para remoção de um dente 35 que apresente dilaceração, um retalho com incisão vertical vestibular na região do 34 está indicado para facilitar o acesso cirúrgico.

C
O fórceps mais adequado para exodontia do dente 44 é o 150.

D
O alvéolo seco ou osteíte alveolar é o retardo na cicatrização associado a infecção, tratado por medidas locais para controle da dor e por antibióticos sistêmicos.

E
Os primeiros pré-molares inferiores apresentam risco de fraturas radiculares, pois a bifurcação das raízes vestibular e palatina ocorre, em geral, na metade ou no terço apical da raiz; por isso, o dente deve ser luxado ao máximo com a alavanca reta antes de se usar o fórceps 150.
A arcada inferior da paciente, após as extrações das raízes residuais e mantido o dente 47, será classificada como arcada parcialmente desdentada Classe I de Kennedy modificação 2.

C
Certo

E
Errado

Os conhecimentos técnicos e científicos norteiam toda intervenção cirúrgica. De acordo com Graziani (1976), a exodontia é uma operação que pode apresentar muitas dificuldades e, em certos casos, dar origem a complicações e acidentes comprometedores à vida do paciente. Portanto, deve ser praticada com todos os cuidados exigidos pela boa técnica cirúrgica.


Sobre a exodontia, é correto afirmar que


A

a fase cirúrgica da terceira técnica operatória consiste em cinco tempos: incisão, descolamento do retalho, alveolotomia, extração do dente e sutura.


B

as intervenções exodônticas estão sujeitas a acidentes e complicações sendo as mais comuns: fratura do dente, fratura do processo alveolar, osteomielite e lesão do nervo alveolar inferior.


C

as técnicas operatórias, na intervenção exodontica, são classificadas em primária, secundária e terciária. A técnica primária consiste na prática da extração dentária ou de raízes dentárias por meio de alavancas e fórceps.


D

a alveolite ocorre pela infecção do alvéolo por estreptococos e estafilococos, causando dores intensas que se prolongam por muitos dias. O alvéolo se torna vazio e seco, o coágulo desaparece, e nota-se um tecido de granulação. Geralmente, aparece sete dias após a extração e chega a prolongar por até três meses.


E

os casos em que, geralmente, há necessidade de extração incluem: raízes e fragmentos dentários, dentes supranumerários que se encontram fora de oclusão, e dentes sobre traços de fratura. Nessas situações, deve-se avaliar o estado geral do paciente e, em casos de processos inflamatórios agudos, recomenda-se realizar a extração imediatamente.

Durante um procedimento cirúrgico de exodontia, inúmeras complicações podem acontecer. São formas de prevenção e tratamento das complicações cirúrgicas, EXCETO:


A

O tratamento das fraturas do osso alveolar toma diferentes formas, dependendo do tipo e da gravidade da fratura: se o osso do alvéolo dentário foi completamente removido juntamente com o dente, ele deverá ser recolocado como uma forma de enxerto e o cirurgião deverá fazer com que o tecido mole seja reposicionado tão bem quanto possível a fim de recobrir o osso remanescente e prevenir retardo na cicatrização.


B

Nas fraturas de tuber maxilar que a tuberosidade estiver excessivamente móvel e não puder ser dissecada do dente, o cirurgião poderá colocar uma tala no dente que está sendo extraído unindo-o aos dentes adjacentes e adiar a extração por 6 a 8 semanas, dando tempo para cicatrização óssea.


C

A fratura da mandíbula durante a extração é uma complicação rara e está associada, quase exclusivamente, à remoção de terceiros molares impactados. A fratura deve ser adequadamente reduzida e estabilizada como forma de tratamento.


D

Outra principal estrutura que pode ser traumatizada durante um procedimento de extração na mandíbula é a articulação temporomandibular. O cirurgião deverá recomendar o uso de calor úmido, repouso da mandíbula, uma dieta pastosa, e 600 a 800 mg de ibuprofeno a cada 4 horas por vários dias.

A osteíte alveolar é uma complicação pós-exodontia que causa dor que pode variar de moderada a intensa, mas que não está obrigatoriamente associada a uma infecção.

C
Certo

E
Errado

A exodontia é a intervenção cirúrgica mais antiga da odontologia e muito utilizada até os dias atuais. É um procedimento que incorpora, além da técnica cirúrgica, princípios de física e mecânica para sua realização. Com relação às exodontias, julgue os itens a seguir:


I. O descolamento do tecido gengival ao redor do dente visa desinserir os tecidos moles para facilitar a aplicação do fórceps em uma posição mais apical;

II. A expansão do osso alveolar é realizada pela ponta ativa do fórceps, que funciona aplicando forças de rotação e lateralidade. Esta etapa se denomina luxação do dente;

III. A remoção do dente deve ser sempre realizada no sentido do longo eixo do dente, através do movimento de tração;

IV. O mordente do fórceps deve ser posicionado primeiro pela região vestibular e, depois, pela palatina ou lingual, tomando-se o cuidado para não apreender os tecidos moles vizinhos.


Estão CORRETOS apenas os itens constantes na opção:


A

I e II.


B

I e III.


C

I e IV.


D

II e III.


E

III e IV.

Assinale a alternativa que identifica, respectivamente, as especialidades odontológicas para os tratamentos mencionados: tratamento de canal – extração de dente – instalação de aparelhos fixos.


A

Ortodontia – dentística – endodontia.


B

Endodontia – prótese – periodontia.


C

Endodontia – ortodontia – exodontia.


D

Implante – exodontia – ortodontia.


E

Endodontia – exodontia – ortodontia.

Corresponde a uma contraindicação absoluta para a realização de exodontias em um paciente adulto:

A
a gravidez, em seu segundo trimestre;

B
o uso de anticoagulantes sistêmicos;

C
a presença de um abscesso dentoalveolar agudo;

D
a idade muito avançada com sintomas de senilidade;

E
dentes localizados dentro de uma área de tumor maligno.
   
Gerar simulado