

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
A classificação TNM depende de três características: o tamanho do tumor, o acometimento dos linfonodos e a presença ou não de metástase e quanto maior a classificação do estadiametro, pior o diagnóstico. Sobre a classificação, analise as afirmativas abaixo:
I – T0: Nenhuma informação disponível sobre o tumor primário.
II – T3: Tumor com mais de 4 cm de diâmetro máximo.
III – T4: Massa tumoral com mais de 4 cm de diâmetro com envolvimento do antro, músculos pterigoides, base da língua ou pele.
É CORRETO o que se afirma em:
II e III apenas.
I apenas.
I, II e III.
Nenhuma das alternativas.
O câncer de boca é uma denominação que inclui os cânceres de lábio e de cavidade oral. Das alternativas a seguir, qual mostra o tipo mais comum de câncer de boca?
Neoplasias do tecido ósseo e conjuntivo.
Melanoma.
Linfomas.
Carcinoma de células escamosas.
A abordagem do paciente com câncer bucal deve ser realizada através de uma anamnese completa, pois durante o tratamento poderá ocorrer efeitos da radioterapia tais como:
Hemorragias
Hipossalivação
Neurotoxidade
Infecção dos tecidos moles
Diante de uma metaplasia, é possível observar:
Redução do tamanho de células por perda de substâncias celulares.
Proliferação celular excessiva acompanhada de ausência ou escassez de diferenciação.
Aumento do número de células (órgãos e tecidos) + aumento do volume corpóreo.
Alteração reversível na qual células sensíveis ao estresse são substituídas por outro tipo celular adulto da mesma linhagem embrionária.
O câncer bucal é uma denominação que inclui os cânceres de lábio e de cavidade bucal, e está entre as principais causas de óbito por neoplasias. De acordo com o Ministério da Saúde, os locais mais acometidos pelo câncer bucal são
os lábios e a língua.
os lábios e o palato.
os lábios e a mucosa jugal.
a mucosa jugal e o assoalho de boca.
a língua e o assoalho de boca.
O Sarcoma de Kaposi é um neoplasma multifocal com origem nas células endoteliais vasculares. Desde o início da epidemia de indivíduos infectados com o vírus da imunodeficiência humana (HIV), a maioria dos casos deste tumor tem sido observada em associação com a síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS).
Assinale a alternativa correta sobre este sarcoma manifestado em pacientes com AIDS.
O palato duro e a gengiva são os locais da mucosa oral mais envolvidos. A língua, por outro lado, nunca é acometida por esta lesão.
As lesões orais são frequentemente a maior causa de mortalidade destes pacientes.
As lesões bucais são observadas em aproximadamente 90% dos pacientes afetados e estão no local de envolvimento inicial em 50% dos casos.
As lesões em palato ou na gengiva são, no início, planas, de coloração vermelho-púrpura ou marrom e não desaparecem pela compressão.
É uma lesão que pode causar sangramento e necrose, mas nunca mobilidade dentária, pois não tem capacidade de invadir o osso adjacente.
Sobre o carcinoma de células escamosas leia as afirmações sobre sua apresentação clínica, analise as afirmativas abaixo:
I – Endofítica: Formação de aumento de volume, vegetante, papilar, verruciforme.
II – Eritoplásica: Áreas vermelhas e brancas.
III – Exofítica: Invasiva, escavada, ulcerada.
É CORRETO o que se afirma em:
I e III apenas.
I, II e III.
II e III apenas.
Nenhuma das alternativas.
Preencha corretamente as lacunas.
O Sarcoma de Kaposi identifica-se como a neoplasia maligna de maior incidência em pacientes imunodeprimidos pelo HIV, sendo a ____________ uma das regiões preferencialmente afetadas por esse tumor. O Linfoma não Hodgkin é a segunda neoplasia maligna mais comum nos indivíduos infectados pelo HIV, sendo a _____________ uma das regiões da cavidade bucal onde as lesões podem estar presentes.
A sequência que preenche corretamente as lacunas do texto é
gengiva / gengiva
glândula parótida / gengiva
gengiva / glândula parótida
glândula parótida / glândula parótida
O principal gene alterado na síndrome dos carcinomas nevoides basocelulares vem a ser:
Os pacientes que recebem a terapia para o câncer podem ter infecções orais crônicas de baixo grau e devem receber acompanhamento do cirurgião dentista para a prevenção, redução dos sintomas e tratamento das áreas afetadas. Sobre o assunto, assinale a afirmativa INCORRETA.
Aparelhos protéticos removíveis mal adaptados podem friccionar a mucosa oral e aumentar o risco de invasão microbiana nos tecidos mais profundos.
A causa primária do câncer de boca é o abuso do tabaco e do álcool e a manutenção desses hábitos durante o tratamento agrava o risco.
Mucosite, perda do paladar, infecção, xerostomia, cáries dentárias rampantes estão entre as principais manifestações orais consequentes de terapias contra o câncer.
O uso de protocolos de cuidados orais padrão, incluindo a escovação dental e o uso de fio dental, deve ser descontinuado para não causar mais danos aos tecidos acometidos.
O desafio no diagnóstico de câncer bucal é considerar a possibilidade de uma lesão ser maligna, a despeito da sua aparência inofensiva em suas fases iniciais. Assim, ao exame clínico, deve-se estar atento a todas as alterações da mucosa, buscando detectar aquelas que tenham maior potencial de malignização. Assinale a alternativa que NÃO representa uma lesão branca precursora.
Candidíase eritematosa.
Líquen plano.
Ceratose actínica.
Estomatite nicotínica.
Segundo o Ministério da Saúde, o câncer de boca é um dos tumores mais comuns no Brasil e acomete principalmente homens acima de 40 anos. O acesso aos serviços de saúde e ao diagnóstico precoce visa prevenir a incidência desses tumores. O primeiro atendimento ao paciente e o encaminhamento aos centros especializados devem ser realizados na atenção básica. Os fatores de risco mais conhecidos para este tipo de câncer são:
Hipertensão, alcoolismo e infecção por cândida.
Tabagismo, diabetes e HPV.
Uso de protetor solar, alcoolismo e doença periodontal.
Hipertensão, diabetes e insuficiência renal crônica.
Tabagismo, alcoolismo, HPV e radiação solar.
Tem sua etiologia primária na exposição solar, e o lábio superior é o mais acometido.
Pode ser tratado com ressecção cirúrgica, usando margens de 0,5 a 1 cm, e controle por criofratura.
Não apresentam metástase para os linfonodos periparotídeos.
Geralmente, a dissecção cervical é indicada.
Qual a lesão cancerizável ou pré-maligna mais frequente em cavidade bucal da população brasileira?
Leucoplasia
Queiliteactínica
Eritroplasia
Carcinoma
O câncer de boca é um tumor maligno que afeta lábios, estruturas da boca, como gengivas, mucosa jugal, palato duro, língua e assoalho de boca. É mais comum em homens acima dos 40 anos. A Organização Mundial da Saúde recomenda que programas preventivos abordem fatores de risco comuns para várias doenças como forma de alcançar maior sucesso. Assinale a alternativa que apresenta um fator de risco comum para câncer de boca, hipertensão, doenças cardiovasculares, doenças respiratórias e doença periodontal.
Higiene bucal precária.
Tabagismo.
Atividade física insuficiente.
Dieta rica em sacarose.
O carcionoma epidermoide é a lesão maligna mais frequente na cavidade oral. Apresenta etiologia multifatorial e caracteriza-se por apresentar diferentes prognósticos em função da sua localização. O principal fator etiológico e o sítio de acometimento mais comum são, respectivamente
fumo e lábio.
álcool e lábio.
fumo e língua.
álcool e língua.
O carcinoma espinocelular, também chamado de carcinoma epidermoide ou carcinoma de células escamosas, é o tipo mais comum de câncer bucal. Com relação aos cânceres bucais, são fatores predisponentes, EXCETO:
Fumo.
Consumo de bebidas alcoólicas.
Doença associado ao vírus sexualmente transmissível HPV.
Exposição aos raios UVA e UVB nos lábios sem o uso de um protetor solar.
Consumo excessivo de refrigerantes.
É uma doença de adultos, com homens sendo levemente mais afetados que as mulheres. Petéquias hemorrágicas na pele e na mucosa oral podem ser vistas se a produção de plaquetas tiver sido afetada. Calcificações metastáticas podem envolver os tecidos moles, e acredita-se serem causadas por hipercalcemia secundária à osteólise relacionada à neoplasia. Radiograficamente, múltiplas lesões radiolúcidas em “saca-bocados” bem definidas ou lesões radiolúcidas irregulares podem ser vistas. Embora qualquer osso possa ser afetado, tem sido relatado que os maxilares são envolvidos em cerca de 30% dos casos. A insuficiência renal pode ser um sinal presente nesses pacientes. Produtos de cadeia leve, chamados de proteínas de Bence Jones, são encontrados na urina de 30% a 50% desses pacientes. Segundo NEVILLE (2016), a descrição acima é compatível com qual das doenças abaixo?
Mieloma múltiplo.
Rabdomioma.
Telangiectasia Hemorrágica Hereditária (Síndrome de Osler-Weber-Rendu).
Linfoma de Burkitt.
Variação de baixo grau do carcinoma de células escamosas oral, encontrado predominantemente em homens com mais de 55 anos de idade, cuja lesão apresenta-se como uma placa espessa, difusa, bem-demarcada e indolor, com projeções papilares ou verruciformes, de cor branca ou eritematosa.
Assinale a alternativa que corresponde à patologia descrita.
Paciente de 30 anos de idade, sexo feminino, não fumante, apresentou-se ao consultório odontológico em virtude de ter percebido a presença de lesões em cavidade oral. Clinicamente, foi observada lesão granular vermelha e branca em gengiva mandibular lingual posterior direita. Também se observou destruição óssea alveolar e mobilidade dentária associadas. Após biópsia incisional, exame histopatológico revelou ilhas de epitélio pavimentoso maligno invadindo a lâmina própria. Considerando as opções abaixo, qual o provável diagnóstico para o caso?