Questões de Concurso sobre Alfabetização e Letramento

 
 
Disciplina 1
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
1.992 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Julgue as sentenças abaixo como VERDADEIRAS ou FALSAS:


1.(__)A alfabetização estética envolve marcas de afetividade, experiências e vivências.

2.(__)A alfabetização estética deve ser essencialmente técnica e científica.

3.(__)A alfabetização estética pode abranger discussões políticas, econômicas e sociais.


A sequência CORRETA é:


A

1.V, 2.V, 3.V.


B

1.V, 2.V, 3.F.


C

1.V, 2.F, 3.V.


D

1.F, 2.V, 3.V.

É um dos objetivos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.


A

Alfabetizar todas as crianças aos 6 anos de idade.


B

Ampliar a alfabetização até o 5º ano do Ensino Fundamental.


C

Determinar as disciplinas específicas da alfabetização.


D

Determinar um currículo básico para o ciclo de alfabetização


E

Melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.

A aquisição da linguagem depende de todo um aparato neurobiológico e social. Portanto, na aquisição e no desenvolvimento da linguagem existe uma ordem de acontecimentos dos fatos, marque a opção CORRETA que indica a ordem em que ocorrem os fenômenos de desenvolvimento da linguagem.


A

I. Diálogo => II. Produção de sons => III. Estrutura das frases => IV. Estrutura das sílabas => V. Comunicação não verbal.


B

I. Estrutura das frases => II. Diálogo => III. Estrutura das sílabas => IV. Comunicação não verbal => V. Produção de sons.


C

I. Comunicação não verbal => II. Produção de sons => III. Estrutura das sílabas => IV. Estrutura das frases => V. Diálogo.


D

I. Estrutura das sílabas => II. Comunicação não verbal => III. Diálogo => IV. Estrutura das frases => V. Produção de sons.


E

I. Produção de sons => II. Comunicação não verbal => III. Diálogo => IV. Estrutura das frases => V. Estrutura das sílabas.

O processo de alfabetização por meio do letramento pode ser definido como a


A

compreensão unívoca da organização do sistema de escrita alfabético.


B

a distinção entre aprendizagem do sistema de escrita e práticas efetivas de leitura e de escrita.


C

articulação entre as práticas de decodificação das palavras e dos usos sociais da leitura e da escrita.


D

organização da reflexão a partir dos gêneros textuais, de modo global.


E

apresentação sequenciada das letras e dos fonemas dispostos no texto.

Ao se pensar o letramento é preciso distinguir dois sentidos fundamentais que o termo apresenta:


1. o letramento como campo de estudos;

2. o letramento como processo ocorrente na vida social.


No que se refere a essa temática, assinale a opção correta.


A

O letramento tem um vínculo direto com a educação escolar, por isso não pode ser compreendido como um processo que ocorre apenas na vida social.


B

A narração de estórias infantis (contos de fadas, lendas, folclore) para crianças que ainda não dominam um sistema de escrita serve de suporte para a construção do sistema de letramento em sua mente.


C

O letramento, como um campo de estudos, não tem teóricos expoentes na educação brasileira.


D

Como processo corrente na vida social, o letramento é entendido como um ponto de chegada (domínio de conhecimentos) após um tempo de escolarização.

Considerando os princípios da alfabetização e do letramento assinale a alternativa INCORRETA.


A

Letramento é a continuação do saber ler e escrever, associado e vivenciado nas práticas sociais.


B

Ao atingir a escrita alfabética a criança já está alfabetizada e domina as questões ortográficas.


C

A pessoa alfabetizada é aquela que aprende a escrita alfabética com habilidades para ler e escrever, sequencialmente.


D

Letramento é um processo mais amplo, possibilita o desenvolvimento de habilidades, comportamentos e práticas de uso do sistema convencional da escrita na produção e compreensão de textos inseridos nas práticas sociais que envolvem a leitura e a escrita.

É um conjunto de ações que auxiliam o professor a refletir sobre as condições de aprendizagem oferecidas e ajustar sua prática às necessidades colocadas pelas crianças. É um elemento indissociável do processo educativo que possibilita ao professor definir critérios para planejar as atividades e criar situações que gerem avanços na aprendizagem das crianças. Tem como função acompanhar, orientar, regular e redirecionar esse processo como um todo.


Fonte: Referencial curricular nacional para a educação infantil, 1998.


Sobre qual assunto o texto acima está retratando? Marque a opção CORRETA.


A

Alfabetização na Pré-Escola.


B

Avaliação na Pré-Escola.


C

Psicomotricidade na Pré-Escola.


D

Currículo da Pré-Escola.

As técnicas e os métodos aplicados na alfabetização infantil no país geram polêmica e debates entre educadores e especialistas. Uns defendem o uso do método fônico, baseado no aprendizado da associação entre fonemas e grafemas (sons e letras) por meio de textos produzidos especificamente para a alfabetização. A formação é feita em sílabas, palavras e depois frases. Já outros defendem a aplicação do construtivismo, que não prioriza essa associação e trabalha com textos e situações que já fazem parte do universo infantil, usando a experiência que a criança tem para ajudar no aprendizado. Um levantamento da Academia Brasileira de Ciências, com base em 75 estudos internacionais, aponta que o método fônico é o menos usado no Brasil, mas mais eficiente na alfabetização infantil. De acordo com Maria Irene Miranda, psicopedagoga e doutora em Psicologia da Educação, a metodologia da instituição não pode ser considerada certa ou errada. "O melhor método é o que o professor domina. Porque assim ele inova, cria e não fica preso só no material didático", afirmou.


Fonte: Luis Nassif. Os métodos aplicados na educação infantil. 2012. Disponível em:< https://jornalggn.com.br/noticia/os-metodos-aplicados-na-educacao-infantil/>


Conforme leitura do texto, julgue os itens como V, para verdadeiros, ou F, para falsos:


I.(__)O professor tem papel indispensável na educação infantil, dominando técnicas e métodos que podem ser apresentados aos alunos.

II.(__)Na educação infantil existem diferentes métodos e técnicas que podem ser aplicados a fim de promover o desenvolvimento das crianças.

III.(__)Deve-se adotar apenas um método na educação infantil, independente do lugar, das particularidades da criança e da sua idade.


Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo:


A

I.V, II.F, III.F.


B

I.F, II.F, III.V.


C

I.V, II.V, III.F.


D

I.V, II.V, III.V.

Considere a seguinte situação abaixo:


Um(a) professor(a) de Alfabetização está trabalhando a construção das palavras com seus alunos a partir de uma cartilha. Ele(a) inicia com a palavra mesa soletrando-a assim: "m, e, s, a, mesa." A ideia do(a) professor(a) é que no mês seguinte, as crianças já consigam ler sentenças curtas e, até o final do ano, elas possam ler pequenas histórias. A partir do que foi exposto, podemos afirmar que o(a) docente está adotando o método:


A

Global.


B

Alfabético.


C

Fônico.


D

De sentenciação.

Ferreiro (1993), em sua obra Reflexões sobre alfabetização, traz contribuições significativas sobre a prática da alfabetização e as pesquisas realizadas sobre essa temática. Outra estudiosa sobre alfabetização é Magda Soares, que em seu artigo Letramento e alfabetização: as muitas facetas (2004), inicialmente aborda a necessidade de reconhecimento da especificidade da alfabetização, entendida como processo de aquisição e apropriação do sistema da escrita, alfabético e ortográfico. De acordo com Soares, o reconhecimento de que tanto a alfabetização quanto o letramento têm diferentes dimensões, ou facetas, a natureza de cada uma delas demanda uma metodologia diferente, de modo que a aprendizagem inicial da língua escrita exige múltiplas metodologias, algumas caracterizadas por ensino direto, explícito e sistemático – particularmente a alfabetização, em suas diferentes facetas – outras caracterizadas por ensino incidental, indireto e subordinado a possibilidades e


A

características culturais da comunidade.


B

capacidades da comunidade escolar.


C

habilidades dos professores.


D

motivações das crianças.


E

valorização dos alunos.

Analise as afirmativas abaixo a respeito do conceito de letramento.


1. A palavra “letramento” foi introduzida por volta de 1980 no Brasil para definir práticas sociais de leitura e escrita que decorrem do processo de aprendizagem da leitura e escrita.

2. Letramento é um estado ou condição que um grupo social ou um indivíduo adquire como consequência de ter dominado a escrita e suas práticas sociais.

3. Letrado é alguém que aprendeu a ler e escrever (alfabetizado) e usa essas habilidades para se envolver em atividades que o integram à sociedade. Isso inclui ler diversos tipos de textos, desde notícias simples a romances complexos, escrever bilhetes simples, uma carta, um ensaio ou até mesmo uma dissertação.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.


A

É correta apenas a afirmativa 2.


B

É correta apenas a afirmativa 3.


C

São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.


D

São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.


E

São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.

A alfabetização e o letramento estão ligados entre si, porém, algumas pessoas podem não ser totalmente alfabetizadas ou ainda não estar nesses dois processos simultaneamente.

A partir dessa perspectiva teórica, analise a afirmações que seguem:


I.Apenas saber codificar e decodificar a língua escrita não é suficiente para responder às demandas do meio social.

II.É necessário, que o indivíduo seja letrado, ou seja, autônomo quando se refere ao uso da leitura e escrita em diferentes contextos.

III.Ser alfabetizado não é o mesmo que ser letrado, e ser letrado não é o mesmo que ser alfabetizado.


Está CORRETO o que se afirma em:


A

I, apenas.


B

I e III, apenas.


C

II e III, apenas.


D

I, II e III.


E

I e II, apenas.

É nos primeiros anos do Ensino Fundamental que ocorre a consolidação das aprendizagens sobre as práticas de leitura e de escrita. Nessa etapa escolar, os professores devem realizar atividades que envolvam tanto o processo de alfabetização como o do letramento, de forma complementar. Identifique, nas assertivas abaixo, quais propostas são adequadas para o processo de alfabetização (1), quais são adequadas no processo de letramento (2) e, ainda, quais são as práticas que não promovem aprendizagens significativas sobre a leitura e a escrita (3).


( ) Processo de aprendizado e de uso individual da leitura e da escrita, a partir da codificação e decodificação da escrita e dos números.

( ) Inserção de elementos do contexto de leitura e escrita em momentos de brincadeira das crianças, como restaurantes, supermercados, viagens, etc.

( ) Práticas de leituras de livros literários de qualidade, com a sonoridade das histórias e a ampliação de vocabulário.

( ) Exploração da consciência fônica a partir de textos rimados.

( ) Utilização de cartazes e painéis criativos para apresentar as letras do alfabeto em vários formatos.

( ) Atividades de cópia e caligrafia para a aprendizagem das letras pela repetição diária.

( ) Construção conjunta de listas sobre atividades da sala, como os livros que irão ler ou o que viram em determinado passeio.

( ) Desenvolvimento do uso da leitura e da escrita nas práticas sociais, promovendo a organização de discursos, interpretação e compreensão de textos.

( ) Exploração de pequenas frases ou textos que apresentam palavras com a mesma letra e grafia para a memorização isolada de um fonema de cada vez.

( ) Envolvimento de recursos tecnológicos na rotina dos alunos como ferramenta para a escrita de e-mails, realização de pesquisas e jogos de leitura e escrita.


A respeito dessas assertivas, assinale a alternativa correta.


A

Há seis proposições de alfabetização (1), duas proposições de letramento (2) e duas proposições não significativas para a aprendizagem da leitura e da escrita (3).


B

Há seis proposições de alfabetização (1), quatro proposições de letramento (2) e nenhuma proposição não significativa para a aprendizagem da leitura e da escrita (3).


C

Há três proposições de alfabetização (1), cinco proposições de letramento (2) e duas proposições não significativas para a aprendizagem da leitura e da escrita (3).


D

Há quatro proposições de alfabetização (1), duas proposições de letramento (2) e quatro proposições não significativas para a aprendizagem da leitura e da escrita (3).


E

Há duas proposições de alfabetização (1), oito proposições de letramento (2) e nenhuma proposição não significativa para a aprendizagem da leitura e da escrita (3).

Um ditado com as palavras “formiga”, “tigre”, “mariposa” e “camelo” foi realizado para um grupo de alunos. Pedro escreveu, respectivamente:


• OIA

• IE

• MIOA

• AEO


Conclui-se, pela observação do texto, que Pedro encontra-se na hipótese


A

silábico-alfabética.


B

silábica sem valor.


C

pré-silábica.


D

silábica com valor.

Quando os alunos são letrados conseguem desprender (despegar, desengatar, desatrelar) do sentido do que se lê nos textos, sabendo relacionar causa e efeito e entendendo sentidos figurados, de forma natural. Ou seja, vai muito além da memorização de palavras, é necessário entender realmente o que está sendo proposto.


(Alfabetização e Letramento: Como avaliar os alunos nesta fase? (superautor.com.br))


Considerando o que um letramento eficaz promove no aluno, marque a alternativa INCORRETA.


A

Habilidade de se expressar e se comunicar.


B

Confiança para lidar com as demandas sociais.


C

Facilidade para sintetizar ideias e textos.


D

Capacidade de interpretação de texto.


E

Ressignificação no contexto dos diferentes gêneros textuais.

Analise as afirmativas de Guzzi (s/d) sobre alfabetização e letramento e assinale a incorreta:


A

A alfabetização é um processo que não termina, pois no decorrer de nossas vidas estaremos sempre em constante aprendizagem, seja na questão intelectual na escrita ou na fala estar aprendendo é estar se alfabetizando.


B

Estar alfabetizado é poder ir além do código escrito, é apropriar-se da função social constituinte dos atos de ler e escrever é fazer uso da leitura e da escrita no cotidiano, ser capaz de ler um livro, uma revista, um jornal, estar apto a escrever com total compreensão.


C

Na minoria das vezes as crianças são alfabetizadas na escola, mas a escola vai além do alfabetizar. A escola tem como objetivo formar pessoas leitoras competentes e dar sentido ao ato de ler e escrever, formar sujeitos amantes dos livros e cidadãos alfabetizados e letrados.


D

Saber o que está lendo e escrevendo sem somente juntar as sílabas, e poder no mundo da cultura conseguir acessar informações e delas se utilizar com senso crítico.


E

Ser alfabetizado não é só ser capaz de juntar letras para formar sílabas, sílabas para formar palavras, palavras para formar frases e frases para formar textos e sim, saber o que está lendo e escrevendo. Além disso, ter noção de concordância, saber se o que está escrevendo tem coerência. Dizer que um sujeito é alfabetizado não é tão simples como parece.

O processo de ensino-aprendizagem da alfabetização deve ser organizado de modo que a leitura e a escrita sejam desenvolvidas em uma linguagem real, natural, significativa e de acordo com o cotidiano da criança. A alfabetização tem como objetivo criar situações para que a criança perceba o seu desenvolvimento e consequentemente adquira a sua autonomia, tornando-se fase adulta um ser crítico e conhecedor de seus direitos.


ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: DOIS CONCEITOS, UM PROCESSO - Ana Claudia Siqueira dos Santos, Élida Pessoa, Maria José Garangau Pereira e Rozilene Nascimento Lima Silva https://portal.fslf.edu.br/wp-content/uploads/2016/12/tcc3-6.pdf


Acerca desse temática, analise as afirmações a seguir:


I.Uma pessoa alfabetizada conhece o código alfabético, domina as relações grafônicas, em outras palavras, sabe que sons as letras representam, é capaz de ler palavras e textos simples, mas não necessariamente é usuário da leitura e da escrita na vida social.

II.Alfabetização e letramento apresentam uma relação muito forte, pois uma depende exclusivamente da outra, as duas ações são distintas, mas inseparáveis, não se pode alfabetizar sem letrar, o ideal seria alfabetizar letrando, ou seja, ensinar a ler e escrever de modo que a criança se torne ao mesmo tempo, alfabetizada e letrada, saber interpretar o que lê.

III.A alfabetização e o letramento são processos que se mesclam e coexistem na experiência de leitura e escrita nas práticas sociais, apesar de serem conceitos distintos.


Está CORRETO o que se afirma em:


A

I, apenas.


B

I e II, apenas


C

II e III, apenas.


D

I, II e III.


E

I e III, apenas.

Um dos desafios que se coloca aos professores é pensar a alfabetização numa perspectiva de letramento, “(...) alfabetizar letrando significa orientar a criança para que aprenda a ler e escrever levando-a a conviver com práticas reais de leitura e escrita” (SOARES, 2004). Sobre este processo, indique abaixo (V) para verdadeiro e (F) para falso:


( ) A articulação dos processos de alfabetização e letramento, implica fundamentalmente uma concepção dialógica e interdiscursiva da linguagem.

( ) Letramento é o estado ou a condição que adquire um grupo social ou um indivíduo como consequência de ter-se apropriado da escrita.

( ) A alfabetização é elemento essencial do letramento, apesar de serem processos diferentes, são inseparáveis na apropriação das diferentes linguagens e na inserção do indivíduo na cultura escrita.

( ) Os processos de alfabetização e letramento, embora sejam interdependentes, envolvendo habilidades e competências específicas, exigem formas de aprendizagem e procedimentos de ensino diferenciados.


A sequência correta de cima par baixo é:


A

V, V, V, F.


B

V, V, V, V.


C

V, F, V, V.


D

V, F, V, F.

Sobre a alfabetização e letramento, analise as afirmativas abaixo.


I. Letramento é o processo de aprendizagem em que se desenvolve a habilidade de ler e escrever.

II. Alfabetização é um processo que envolve o uso competente da leitura e da escrita nas práticas sociais.

III. O letramento envolve atividades de organizar discursos, interpretação e compreensão de textos, reflexão.

IV. Através da alfabetização, o sujeito será capaz de codificar e decodificar uma língua, aprendendo a ler e escrever.

V. No letramento, o ensino deixa o indivíduo apto a desenvolver os mais diversos métodos de aprendizado da língua.


Assinale a alternativa correta:


A

I, III e V estão corretas.


B

I, II e III estão corretas.


C

II e IV estão corretas.


D

III e IV estão corretas.

A alfabetização e o letramento são processos cognitivos e linguísticos distintos, portanto, a aprendizagem e o ensino de um e de outro é de natureza essencialmente diferente. Entretanto as ciências em que se baseiam esses processos e a pedagogia por elas sugeridas evidenciam que são processos simultâneos e interdependentes. Neste sentido, o que é letramento?


A

É a capacidade de uso da escrita para inserir-se nas práticas sociais.


B

Processo de apropriação da tecnologia da escrita.


C

Aquisição de modos de ler e de escrever.


D

E escrita de palavras, frases e textos.


E

E aprendizagem de um certo método para decodificar.

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado