Questões de Concurso sobre Autonomia

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
205 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

A proposta de Saviani, que inicialmente ele chamou de “pedagogia revolucionária” e, logo depois, de “pedagogia histórico-crítica”, foi apresentada no livro Escola e democracia em forma de cinco passos. Assinale a alternativa que não apresenta um desses passos.


A

Prática social.


B

Problematização.


C

Instrumentalização.


D

Descentralização.

É importante trabalhar a autonomia com as crianças na Educação Infantil. Sobre esse assunto, analisar os itens abaixo:


I. Inclui desde os hábitos mais simples, como lavar as mãos, ir ao banheiro, escovar os dentes, alimentar-se sozinho, brincar em grupo e realizar atividades sem o auxílio dos professores.

II. Conceber uma educação em direção à autonomia vai mais além do que o ato de ler e escrever.

III. Significa considerar as crianças como seres com vontade própria, capazes e competentes para aprender cotidianamente dentro de suas possibilidades.


Está(ão) CORRETO(S):


A

Somente o item I.


B

Somente o item II.


C

Somente os itens I e III.


D

Todos os itens.

O ensino é livre à iniciativa privada, atendidas as seguintes condições, EXCETO:


A

Cumprimento das normas gerais da educação nacional e do respectivo sistema de ensino.


B

Comprovem finalidade não-lucrativa e apliquem seus excedentes financeiros em educação.


C

Autorização de funcionamento e avaliação de qualidade pelo Poder Público.


D

Capacidade de autofinanciamento.

A autonomia escolar permite que as escolas brasileiras atuem de forma independente, sem a necessidade de seguir diretrizes e normas estabelecidas pelos órgãos educacionais, o que lhes confere total liberdade na tomada de decisões administrativas e pedagógicas.


C

Certo


E

Errado

São vantagens em optar por uma gestão escolar democrática:


I. Para garantir ao currículo escolar maior sentido de realidade e atualidade;

II. Para efetivar o isolamento físico, administrativo e profissional dos diretores e professores.

III. Para motivar o apoio comunitário às escolas.

IV. Para desenvolver exclusivamente os objetivos pessoais na comunidade escolar.


A sequência correta é:


A

As assertivas I, II, III e IV estão corretas.


B

Apenas as assertivas II, III e IV estão corretas.


C

Apenas as assertivas II e IV estão corretas.


D

Apenas as assertivas I e III estão corretas.


E

Apenas a assertiva I está correta.

O desenvolvimento da educação engloba diversos elementos, atores e situações. Desde a formulação de uma proposta nacional, passando pelos pensadores da educação e culminando na prática do profissional em sala de aula, é nesse último ambiente que toda a teoria se concretiza. O princípio da flexibilidade propõe que os dirigentes escolares, em qualquer nível, devem realizar ajustes no funcionamento da escola para que ela possa acolher e atender a todos os educandos que fazem parte do ambiente em que está inserida.


C

Certo


E

Errado

Conforme o Referencial Curricular Gaúcho (RCG), analise a seguinte definição: diz respeito à construção da autonomia por parte do estudante, na medida em que lhe é solicitado um papel ativo em seu processo de aprender. Precisa ocorrer concomitantemente e vinculado(a) ao processo de aprendizagem. A definição apresentada se refere a qual procedimento pedagógico?


A

Projeto Político-Pedagógico.


B

Avaliação.


C

Plano de aula.


D

Plano de ação.


E

Pedagogia de projetos.

Considere as afirmativas relacionadas ao método de ensino Montessori apresentadas a seguir. Registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:


(__) Autonomia: Desde cedo a criança precisa aprender a tomar decisões e balancear as consequências. Por isso, deve ser apresentada a um ambiente desenhado e organizado para que a autonomia seja encorajada.

(__) Liberdade de movimento: Dentro dessa concepção, a liberdade de movimento e exploração sensorial são mecanismos fundamentais para o aprendizado. As crianças não devem ser colocadas em berços, cadeiras ou grades que as impeçam de circular livremente pelo espaço.

(__) Interpretativismo: Base do construtivismo, parte do principio de que cada pessoa interpreta o mundo de uma forma diferente, de acordo com suas experiências, e todas essas interpretações são validas.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:


A

V − V − V.


B

F − V − V.


C

V − V − F.


D

F − F − F.


E

V − F − F.

As atividades da vida diária são as atividades rotineiramente realizadas, sendo tarefas básicas de autocuidado. Sobre atividades da vida diária, analise os itens a seguir:


I.Fazer compras.

II.Alimentar-se.

III.Verstir-se.

IV.Gerenciar as finanças.


É correto o que se afirma em:


A

I, II e III, apenas.


B

I e II, apenas.


C

II e III, apenas.


D

III e IV, apenas.


E

I, II, III e IV.

NÃO é princípio da gestão democrática nos sistemas de ensino e na escola:


A

Autonomia das escolas e das comunidades educativas.


B

Formação continuada para o desenvolvimento pessoal e profissional dos integrantes da comunidade escolar.


C

Relação orgânica entre a direção e a participação dos membros da equipe escolar.


D

Avaliação centralizada e meritocrática dos desempenhos das escolas pelas Secretarias de Educação.

A respeito da autonomia escola, julgue as sentenças abaixo como VERDADEIRAS (V) ou FALSAS (F).


1. ( ) As Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para o conjunto orgânico, sequencial e articulado das etapas e modalidades da Educação Básica tornam ineficaz o princípio da autonomia das escolas, pois retira delas a capacidade de tomar decisões de forma livre.

2. ( ) O respeito à autonomia das escolas está intimamente relacionado à valorização das diferenças regionais e dos contextos socioculturais locais.

3. ( ) As escolas possuem autonomia para elaborar seus respectivos Projetos Político-pedagógicos.


A sequência CORRETA é:


A

1.F, 2.V, 3.V.


B

1.F, 2.V, 3.F.


C

1.V, 2.F, 3.F.


D

1.V, 2.F, 3.V.


E

1.V, 2.V, 2.V.

No espaço escolar, muitas atividades podem ser propostas visando à disciplina dos alunos. Neste sentido, o Agente de Organização Escolar precisa contribuir para que as crianças se tornem pessoas moralmente autônomas, compreendendo que autônoma é a criança que


A

busca sempre a aprovação do outro ao agir, desejando ser aceita por seu grupo social e receber benefícios em troca do seu bom comportamento.


B

entende que a sociedade emprega diversos mecanismos para vigiar os cidadãos e faz o que é correto, conforme as leis, por estar sendo vigiada.


C

governa a si mesma, assumindo a responsabilidade pelos seus atos e levando em consideração o outro antes de tomar uma decisão.


D

procura fazer o que é certo por medo das sanções que sobrevêm aos transgressores, monitorando continuamente seus passos, para não cometer erros.


E

espera conquistar o amor dos pais ou dos responsáveis por meio de seu bom comportamento e justifica o que ela faz e sente em nome do outro.

Os sistemas de ensino assegurarão às unidades escolares públicas de educação básica que os integram progressivos graus de ____________ pedagógica e administrativa e de gestão financeira, observadas as normas gerais de ___________ público. Direito financeiro


A

Liberal, direitos da administração.


B

Autonomia, direitos da criança e dos adolescentes.


C

Autonomia, direito financeiro.


D

Autonomia, direitos humanos.


E

Autonomia, direitos sociais.

Um olhar reflexivo sobre a construção da identidade e da autonomia na Educação Infantil possibilita a criação e o planejamento de um ambiente propício para a formação de sujeitos autônomos, críticos e com identidade própria. Sobre a identidade e a autonomia, analisar os itens abaixo:


I. A família tem um papel imprescindível na vida de seus filhos. É nela que acontece o desenvolvimento das primeiras habilidades, os primeiros ensinamentos por meio da educação doméstica, na qual o filho aprende a respeitar os outros e a conviver com regras que foram criadas e reformuladas no decorrer da formação da sociedade.

II. A fonte oriunda da identidade da criança está somente na figura da professora e nos colegas de sala.

III. O desenvolvimento da identidade e da autonomia está intimamente relacionado com os processos de socialização. Nas interações sociais, dá-se a ampliação dos laços afetivos que as crianças podem estabelecer com as outras crianças e com os adultos, contribuindo para que o reconhecimento do outro e a constatação das diferenças entre as pessoas sejam valorizadas e aproveitadas para o enriquecimento de si próprias.


Estão CORRETOS:


A

Somente os itens I e II.


B

Somente os itens I e III.


C

Somente os itens II e III.


D

Todos os itens.

A gestão participativa na escola é caracterizada pelo envolvimento ativo de todos os membros da comunidade escolar, incluindo pais, alunos, professores e funcionários, na tomada de decisões e no planejamento das atividades escolares, levando em consideração que:


A

A autonomia da instituição precisa ser preservada.


B

A escola terá autonomia administrativa, mas não pedagógica.


C

A escola terá autonomia pedagógica, mas não administrativa.


D

A escola deixa de ter autonomia sobre seus atos e práticas.

Com relação à gestão participativa na escola é correto afirmar, EXCETO:


A

Com a gestão escolar participativa, os gestores conseguem ouvir a todos, inclusive os que não costumam ter uma voz ativa.


B

Tem como premissa uma gestão centralizada, sendo as responsabilidades das decisões são exclusivas de um pequeno grupo de líderes.


C

Para iniciar a gestão participativa em uma escola, é necessário primeiro criar conexões entre alunos, pais e responsáveis e as equipes docente e administrativa.


D

Gestão participativa é um modelo de liderança baseado na valorização e na participação de profissionais de diferentes níveis hierárquicos nas decisões da empresa.

Ao longo da Educação Básica, as aprendizagens essenciais definidas na BNCC devem concorrer para assegurar aos estudantes o desenvolvimento de dez competências gerais, que consubstanciam, no âmbito pedagógico, os direitos de aprendizagem e desenvolvimento. Uma destas competências é agir pessoal e coletivamente com, EXCETO:


A

Autonomia.


B

Flexibilidade.


C

Resiliência.


D

Austeridade.

Assinale a alternativa INCORRETA. Na perspectiva de uma gestão democrática é importante adotar:


A

Os indivíduos não precisam assumir as responsabilidades de suas atividades, sempre devem esperar que alguém lhes diga o que e como fazer.


B

O individualismo, a desconfiança, a acomodação e o egoísmo devem ceder lugar ao sentido coletivo da crítica e da autocrítica, do direito e do dever, da responsabilidade social frente ao ato educativo.


C

Os especialistas (supervisor, orientador, diretor) são possuidores de um conhecimento específico em uma área, assim como cada professor o é; o trabalho coletivo dessas pessoas de diferentes especialidades na escola é que provocará mudanças.


D

O diretor é aquele que está na liderança, a serviço da comunidade escolar para o alcance de suas finalidades.


E

A expectativa que alunos, pais, comunidade têm em relação à escola é uma dimensão que não pode ser ignorada e sim conhecida para ser atendida.

Conforme a estrutura da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) tem se determinado os campos de experiências para a Educação Infantil. Dentre os expostos abaixo, marque a alternativa INCORRETA.


A

Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.


B

O eu, o outro e o nós.


C

Corpo, gestos e movimentos.


D

Sociedade, meio ambiente e impactos humanos.

A BNCC destaca que parte do trabalho do educador é refletir, selecionar, organizar, planejar, mediar e monitorar o conjunto das práticas e interações, garantindo a _________ de situações que promovam o desenvolvimento pleno das crianças.


Assinale a alternativa que preenche, corretamente, a lacuna do texto:


A

paridade.


B

autonomia.


C

integralidade.


D

conscientização.


E

pluralidade.

   
Gerar simulado