Questões de Concurso sobre Base Nacional Comum Curricular - BNCC

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
6.114 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), homologada em 2017 para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental e em 2018 para o Ensino Médio, configura referencial para os currículos das escolas brasileiras. Sobre a BNCC, analise as afirmativas a seguir:


I.A BNCC organiza-se em torno de competências gerais para a Educação Básica, articuladas a competências específicas das áreas e dos componentes curriculares e a habilidades que orientam o trabalho pedagógico nas etapas de ensino contempladas pelo documento.

II.A BNCC, em sua redação oficial, configura currículo único e fechado, aplicável de forma idêntica em todas as escolas brasileiras, sem espaço para parte diversificada ou para a articulação com os contextos locais das redes de ensino do país.

III.A BNCC define direitos e objetivos de aprendizagem comuns aos estudantes da Educação Básica, articulando-se aos currículos elaborados pelas redes de ensino, que complementam o documento com a parte diversificada conforme as características regionais e locais.


Está correto o que se afirma em:


A

II e III apenas.


B

I e III apenas.


C

I e II apenas.


D

I, II e III.

Ao considerar os princípios da Base Nacional Comum Curricular, é correto afirmar que a atuação do atendente de creche deve:


A

Garantir a execução uniforme das atividades propostas para todas as crianças.


B

Priorizar o cumprimento integral da rotina, independentemente das necessidades das crianças.


C

Organizar as atividades com foco na avaliação do desempenho individual.


D

Favorecer experiências que respeitem os diferentes ritmos e formas de participação.

A sigla BNCC, se refere, de maneira CORRETA:


A

Base Nacional Comum Curricular.


B

Base Nacional Curricular Comum.


C

Base Nacional Curricular em Curso.


D

Base Nacional Comum em curso.


E

Base Nacional Curricular Correta.

A Resolução CNE/CP nº 02/2017 institui a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Ela estabelece que a BNCC, em atendimento à LDB e ao Plano Nacional de Educação (PNE), aplica-se à Educação Básica, e fundamenta-se em competências gerais, expressão dos direitos e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento, a serem desenvolvidas pelos estudantes.


Avalie, então, se tais competências incluem, entre outras:


I. valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

II. exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

III. desenvolver o senso estético para reconhecer, valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também para participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.


Está correto o que se apresenta em


A

I, apenas.


B

I e II, apenas.


C

I e III, apenas.


D

II e III, apenas.


E

I, II e III.

A inserção da Computação na Educação Básica fundamenta-se em eixos que visam ao desenvolvimento pleno do aluno. De acordo com as normas do CNE sobre a BNCC da Computação, assinale a alternativa que descreve corretamente um de seus objetivos ou fundamentos:


A

Os fundamentos legais estabelecem que a Computação deve ser ensinada apenas como suporte técnico para as disciplinas de Exatas.


B

O objetivo central é a alfabetização funcional em softwares de escritório e sistemas operacionais de prateleira.


C

O ensino de tecnologias deve ser focado no ensino técnico, visando apenas à preparação para o mercado de trabalho de TI.


D

O ensino da Computação organiza-se nos eixos Pensamento Computacional, Mundo Digital e Cultura Digital, visando o uso crítico e ético.


E

As normas vedam a implementação da Computação como componente próprio, obrigando sua oferta apenas de forma transversal.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) cita, entre seus marcos legais, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). No inciso IV do Artigo 9º, a LDB estabelece que cabe à União, em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, definir competências e diretrizes para a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, que nortearão os currículos e seus conteúdos mínimos, assegurando uma formação básica comum (BRASIL, 1996). Diante disso, a LDB explicita dois conceitos fundamentais para o desenvolvimento da questão curricular no Brasil. Esses conceitos estão descritos abaixo. Assinale a alternativa CORRETA.


A

Estabelece a relação entre o que é básico-comum e o que é diverso em matéria curricular: as competências e diretrizes são diversas, e os currículos são comuns.


B

Estabelece a relação entre o que é básico-comum e o que é diverso em matéria curricular: as competências e diretrizes são comuns, e os currículos são diversos.


C

Estabelece a relação de equidade entre o que é básico-comum e a matéria curricular, sendo as competências e diretrizes, além dos currículos, apresentados com grande similaridade.


D

Estabelece a relação de uniformidade entre todas as etapas da educação básica, determinando que as competências, diretrizes e currículos sejam iguais em todo o território nacional, sem adaptações locais.

A Base Nacional Comum Curricular define dez competências gerais que devem orientar a Educação Básica. De acordo com o texto do documento, uma dessas competências gerais é


A

valorizar o desempenho acadêmico mensurável como indicador central de qualidade educacional.


B

utilizar tecnologias digitais como instrumento de reprodução de conteúdo previamente estruturado.


C

exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos.


D

priorizar a memorização de conteúdos disciplinares como eixo estruturante da formação escolar.


E

subordinar o desenvolvimento socioemocional ao rendimento em avaliações externas.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) propõe a classificação das práticas corporais na unidade temática das Ginásticas com base em suas finalidades e características.


"As ginásticas de ________ se caracterizam pela exercitação corporal orientada à melhoria do rendimento ou manutenção da condição física individual. Já as ginásticas de ________ reúnem práticas que empregam movimentos suaves e lentos, voltados para a obtenção de uma melhor percepção sobre o proprio corpo."


Preenche, CORRETA e respectivamente, as lacunas:


A

condicionamento físico - conscientização corporal.


B

conscientização corporal - relaxamento mental.


C

ginástica geral - reabilitação motora.


D

rendimento esportivo - condicionamento físico.

Identifique as opções CORRETAS que expressam a orientação da BNCC para o trabalho da escola, nos anos iniciais do ensino fundamental, diante da cultura digital.


I. A escola deve estimular o uso crítico das tecnologias digitais, promovendo reflexão, análise e aprofundamento dos conteúdos trabalhados.

II. O trabalho pedagógico deve incorporar novas linguagens digitais como forma de ampliar a comunicação, a aprendizagem e a interação entre professores e estudantes.

III. A cultura digital deve ser utilizada prioritariamente para acelerar a transmissão de conteúdos, atendendo a lógica do imediatismo presente nas mídias.

IV.A atuação da escola deve considerar os estudantes como sujeitos ativos da cultura digital, com histórias, saberes e formas próprias de interação social.

V. O uso das tecnologias digitais dispensa a mediação pedagógica, uma vez que esses estudantes já dominam esses recursos fora do ambiente escolar.


Estão CORRETAS as opções:


A

I e II.


B

I e III.


C

II, V e IV.


D

I, II e IV.


E

III e V.

Leia o trecho abaixo:


“A Matemática deve garantir aos estudantes o desenvolvimento de competências que lhes permitam formular e resolver problemas em diversos contextos, utilizando conceitos, procedimentos, fatos e ferramentas matemáticas, bem como argumentar e comunicar suas ideias.”


BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br. Acesso em: 03 mar. 2026.


Com base nas competências específicas da área de Matemática previstas na BNCC, analise as assertivas abaixo.


I. A resolução de problemas é entendida como eixo estruturante do ensino de Matemática, não se restringindo à aplicação mecânica de algoritmos.

II. A argumentação matemática envolve justificar procedimentos e validar resultados, favorecendo o desenvolvimento do pensamento crítico.

III. O ensino da Matemática, segundo a BNCC, deve priorizar exclusivamente a formalização simbólica, em detrimento de representações gráficas e linguagem natural.


Está CORRETO o que se afirma em:


A

I, apenas.


B

I e III, apenas.


C

II e III, apenas.


D

I e II, apenas.


E

I, II e III.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) tem suscitado debates no campo da Educação Física escolar, especialmente quanto às concepções de conhecimento e às orientações curriculares que apresenta. Ao analisar criticamente a BNCC de Educação Física à luz da teorização curricular, Neira (2018) aponta limites e tensões entre o documento oficial e as discussões contemporâneas da área. Com base na análise desenvolvida pelo autor, assinale a alternativa que apresenta a sua principal crítica.


A

O documento prioriza a racionalidade técnica e retoma princípios tecnocráticos, afastando-se do debate crítico contemporâneo da área


B

A BNCC estabelece excessiva autonomia curricular aos professores, eliminando qualquer orientação sobre competências e habilidades.


C

O documento substitui os conteúdos da cultura corporal por conteúdos voltados ao condicionamento físico.


D

A BNCC abandona a organização por competências e passa a adotar objetivos de aprendizagem com base em desempenho esportivo.

A BNCC estabelece orientações para o ensino da Educação Física ao longo da Educação Básica, definindo princípios relacionados às concepções de aprendizagem, aos objetivos educacionais e à organização dos conteúdos. Com base nas orientações da BNCC para a Educação Física escolar, assinale a alternativa correta.


A

O ensino da Educação Física deve organizar os conteúdos em dimensões conceituais, procedimentais e atitudinais.


B

A Educação Física escolar deve ser estruturada a partir dos blocos de conteúdos: esportes, jogos, lutas e ginásticas; atividades rítmicas e expressivas; e conhecimentos sobre o corpo.


C

As práticas corporais são compreendidas como textos culturais, passíveis de leitura, interpretação e produção de significados pelos estudantes no processo educativo.


D

O ensino da Educação Física deve fundamentar-se na análise das relações de produção e na formação da consciência de classe por meio da prática corporal.

De acordo com a BNCC, o componente curricular de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental deve focar exclusivamente na norma culta da língua, desconsiderando as variações linguísticas regionais para evitar o erro gramatical.


C

Certo


E

Errado

Considerando a organização curricular da Base Nacional Comum Curricular e a valorização da cultura local prevista na formação escolar, assinale a alternativa correta sobre a história do município de Bombinhas/SC:


A

Bombinhas foi sempre um município independente desde sua fundação, sem vínculo histórico com outros territórios catarinenses.


B

A história de Bombinhas está relacionada à colonização açoriana e à atividade da pesca artesanal, elementos ainda presentes na cultura local.


C

Bombinhas teve origem exclusivamente industrial, com desenvolvimento baseado em grandes fábricas desde o período colonial.


D

A história local de Bombinhas não deve ser trabalhada na escola, pois o currículo prioriza apenas conteúdos nacionais e internacionais.

Na estrutura da Base Nacional Comum Curricular, as aprendizagens do Ensino Fundamental são organizadas por meio de unidades temáticas, objetos de conhecimento e habilidades. Sobre a identificação dessas habilidades, assinale a alternativa correta.


A

O primeiro par de letras indica o componente curricular, e os números finais registram a etapa de ensino.


B

O código reúne etapa, ano ou bloco de anos, componente curricular e posição sequencial da habilidade.


C

Os dois primeiros números indicam a competência geral vinculada à habilidade descrita no documento.


D

A sequência alfanumérica define a ordem obrigatória em que os conteúdos devem ser trabalhados.

A BNCC organiza as aprendizagens da Educação Infantil considerando as especificidades das diferentes idades. Sobre essa organização, analise as assertivas.


I.A BNCC estrutura a Educação Infantil em grupos etários denominados bebês, crianças bem pequenas e crianças pequenas.

II.Os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento são definidos considerando características e experiências relacionadas às diferentes faixas etárias.

III.A organização dos grupos etários orienta o planejamento pedagógico e a rotina institucional, priorizando atividades compatíveis com cada etapa do desenvolvimento.


Assinale a alternativa correta:


A

Apenas as assertivas I e II estão corretas.


B

Apenas as assertivas I e III estão corretas.


C

Apenas as assertivas II e III estão corretas.


D

As assertivas I, II e III estão corretas.

Em creches, a rotina de trocar fraldas e dar banho, sob a supervisão do professor, é realizada pelo Monitor de Educação Básica. Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), as ações de higiene pessoal e cuidados corporais na Educação Infantil caracterizam-se por:


A

Atividades biológicas que devem ser executadas sem intencionalidade pedagógica para otimizar o tempo da rotina escolar.


B

Práticas integradas de cuidar e educar, que constituem momentos com intencionalidade educativa e promovem a progressiva autonomia.


C

Tarefas assistenciais de responsabilidade da família, cabendo à escola a realização em situações de emergência.


D

Exercícios mecânicos que visam à aceleração do desenvolvimento cognitivo por meio de repetições rígidas.

Em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), sobre o ensino da matemática no ensino fundamental, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE.


Busca __________ que os alunos relacionem observações empíricas do mundo real a representações e associem essas representações a uma atividade matemática, fazendo induções e conjecturas.


A

impedir


B

garantir


C

evitar


D

proibir

De acordo a BNCC − Língua Portuguesa, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE.


Leitura no contexto da BNCC é tomada em um sentido mais _________, dizendo respeito __________ ao texto escrito, _________ a imagens estáticas (foto, pintura, desenho, esquema, gráfico, diagrama) ou em movimento (filmes, vídeos etc.) e ao som (música), que acompanha e cossignifica em muitos gêneros digitais.


A

restrito | somente | e não


B

amplo | não somente | mas também


C

limitado | somente | e nunca


D

rústico | não somente | mas em especial

Na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Ensino Fundamental está organizado em cinco áreas do conhecimento. Essas áreas favorecem a comunicação entre os conhecimentos e saberes dos diferentes componentes curriculares. Elas se intersectam na formação dos alunos, embora se preservem as especificidades e os saberes próprios construídos e sistematizados nos diversos componentes. Assim, quantos dos seguintes itens trazem exemplos dessas áreas do conhecimento? I. Ciências exatas; II. Ciências humanas; III. Ciências da natureza.


A

Nenhum deles.


B

Apenas 1 deles.


C

Apenas 2 deles.


D

Todos os 3.

   
Gerar simulado