

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
“A Orientação Educacional, hoje, caracteriza-se por um trabalho muito mais abrangente, no sentido de sua dimensão pedagógica. Possui caráter mediador junto aos demais educadores, atuando com todos os protagonistas da escola no resgate de uma ação mais efetiva e de uma educação de qualidade nas escolas”.
(Grispun, Mirian P. S. Z. Orientação Educacional: Conflitos de paradigmas e alternativas para a escola. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 2006)
Entre as atribuições a seguir, a única que NÃO pertence à Orientação Educacional é
definição do plano de gestão administrativa.
acompanhamento do trabalho pedagógico.
atendimento às famílias dos estudantes.
mediação de conflitos.
O Orientador Educacional pode ser um profissional da educação encarregado de desvelar as forças e contradições presentes no cotidiano escolar que podem interferir na aprendizagem. "A prática dos orientadores deve estar vinculada às questões pedagógicas e ao compromisso ético de contribuir na construção de uma escola democrática, reflexiva e cidadã". (BALESTRO, 2005. p. 21).
Nesse sentido é correto afirmar, exceto:
Focalizar o atendimento ao aluno, aos seus "problemas", à sua família, aos seus "desajustes" escolares e em especial encaminhar para outros setores como saúde, assistência e justiça, sem perspectivar ações pedagógicas, pois estes problemas são de outra ordem.
Trabalhar com o aluno no desenvolvimento do seu processo de cidadania, perspectivando a subjetividade e a inter-subjetividade obtidas atrav?s do di?logo nas rela??es estabelecidas.
O processo de matrícula e transferência dos registros e arquivos escolares não é componente pertencente à organização didático-pedagógica de uma escola.
Certo
Errado
Na perspectiva de gestão democrática ,o conselho de classe, como instância colegiada, é um espaço de avaliação:
do projeto político pedagógico.
do processo legal da escola.
da aprendizagem cognitiva dos alunos.
particular do trabalho escolar.
coletiva do trabalho escolar.
O Orientador Educacional é um profissional que participa de todos os momentos coletivos da escola, na definição de seus rumos, na elaboração e na avaliação de sua proposta pedagógica, nas reuniões do Conselho de Classe, oferecendo subsídios para uma melhor avaliação do processo educacional. Assim, marque com V as afirmações verdadeiras e com F as falsas e assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) Aliado aos demais profissionais, trabalha diretamente com o aluno e se preocupa com a sua formação pessoal. A ele cabe desenvolver propostas que elevem o nível cultural do aluno e tudo fazer para que o ambiente escolar seja o melhor possível.
( ) Assim como os demais integrantes da equipe pedagógica escolar, questiona criticamente o currículo existente na escola, o currículo oculto, o aparelho político em todos os níveis, a forma e o conteúdo dos textos escolares e as condições de trabalho que caracterizam escolas específicas. ---
( ) Aliado aos demais profissionais da escola e a outros pedagogos pode contribuir muito para a organização e a dinamização do processo educativo.
( ) Integra todos os segmentos que compõem a comunidade escolar: direção, equipe técnica, professores, alunos, funcionários e famílias, visando à construção de um espaço educativo ético e solidário.
“Etimologicamente, supervisão significa ‘visão sobre’, e da sua origem traz o viés da administração, que a faz ser entendida como gerência para controlar o executado. Dessa forma, quando transposta para a educação, passou a ser exercida como função de controle no processo educacional.” (FERREIRA, 2008, pág. 238).
Porém, outra perspectiva de supervisão vem tomando vulto. Celso Vasconcellos afirma que “Ser supervisor não é fiscal de professor, não é dedo-duro [...] não é pombo-correio [...] não é coringa/tarefeiro/quebra-galho/salva-vidas[...] não é tapa buraco, não é burocrata[...] não é de gabinete, não é dicário [...] não é generalista que entende quase nada de quase tudo.” (VASCONCELLOS, 2006, p.86.).
Nessa perspectiva, o trabalho do supervisor sofre uma ressignificação, cujo princípio norteador deve ser:
o cumprimento da legislação da educação e das normas emanadas pelo órgão central do sistema de ensino;
uma ação crítico-reflexiva junto ao professor, assumindo uma postura de estimulador e sustentador do trabalho docente;
a definição do Projeto Político Pedagógico da escola junto à direção e o seu cumprimento pelos professores no interior das salas de aula;
a manutenção da harmonia do ambiente escolar através da observância da hierarquia institucional necessária ao bom funcionamento dos processos pedagógicos;
a elaboração de uma metodologia de ensino que deve ser aplicada pelos professores na escola, objetivando o sucesso de todos os alunos.
Pode-se afirmar que o supervisor é concebido como um profissional que tem a função de “orientar e de dar assistência” aos educadores mediante todos os aspectos, sejam educacionais, pedagógicos, como também sociais. O papel primordial do supervisor escolar é o de ser o mediador e colaborador das atividades educativas desenvolvidas pelo professor. Nesse sentido, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta.
I O supervisor é um dos principais líderes do processo educativo, ou seja, é um dos grandes responsáveis pela melhoria do processo ensino-aprendizagem.
II O supervisor pedagógico deve acompanhar a prática dos docentes de maneira que os ajudem a se tornarem os supervisores da sua própria prática, ambos em constante interação, diálogo e troca de experiências para que possam contribuir para um processo de ensino e aprendizagem significativo e contextualizado.
III A ação do supervisor deve propiciar que os objetivos da educação sejam alcançados e para isso, o supervisor deve criar as condições para esta efetivação, buscando sempre se aprimorar no embasa mento teórico e prático, de forma diferenciada e inovadora.
IV Exercer liderança de sentido democrático, sob as formas de promoção do aperfeiçoamento profissional da escola e de suas atividades, buscando relações de cooperação de seu pessoal e estimulando o desenvolvimento dos professores em exercício, colocando sempre a escola mais próxima da comunidade.
Uma comunidade escolar é composta por direção, equipe técnica, professores, alunos, funcionários e famílias, que tem, entre suas finalidades, construir um espaço ético e solidário. Nesse ambiente, é tarefa do Orientador Educacional:
organizar competições esportivas da comunidade.
liderar as reivindicações salariais das famílias.
representar os professores junto à direção.
propor alterações na legislação para melhoria no meio ambiente.
promover a integração e articulação de todos os seus segmentos.
No Ensino Fundamental e no Médio, a figura da promoção e da classificação pode ser adotada em qualquer ano, série ou outra unidade de percurso escolhida, exceto no primeiro ano do Ensino Fundamental. Essas duas figuras fundamentam-se na orientação de que a verificação do rendimento escolar observará os seguintes critérios:
I. avaliação contínua e cumulativa do desempenho do estudante, com prevalência dos aspectos quantitativos sobre os qualitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais.
II. possibilidade de aceleração de estudos para estudantes com atraso escolar.
III. possibilidade de avanço nos cursos e nas séries mediante verificação do aprendizado.
IV. caráter facultativo de apoio pedagógico destinado à recuperação contínua e concomitante de aprendizagem de estudantes com deficit de rendimento escolar.
Estão corretos apenas:
I, II e IV
II e III
I e III
II, III e IV
I, II e III
Como a escola é um polo cultural, entre suas finalidades está a elevação do nível cultural de seus membros, sendo que cabe, especificamente , ao Orientador Educacional:
solucionar problemas de relacionamento entre seus membros.
mediar conflitos salariais entre empresas e funcionários.
propiciar debates sobre temas de seu interesse.
encaminhar as necessidades comunitárias aos órgãos competentes.
denunciar aos órgãos competentes as agressões ao meio ambiente.