Questões de Concurso sobre Didática e o processo de ensino e aprendizagem

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
7.564 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Considerando os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento na educação das crianças de 0 a 3 anos, assinale a alternativa que NÃO condiz com esta faixa etária.


A

Demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com crianças e adultos.


B

Compartilhar os objetos e os espaços com crianças da mesma faixa etária e adultos


C

Demonstrar imagem positiva de si e confiança em sua capacidade para enfrentar dificuldades e desafios.


D

Agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações.

Ao se debruçar a respeito dos processos de ensinar e aprender, pesquisadores da Teoria Histórico-Cultural sinalizam a importância da Atividade Orientadora de Ensino (AOE), na qual:


A

O professor só consegue ensinar se o estudante quiser aprender.


B

As práticas de ensino são planejadas de maneira linear.


C

As práticas de ensino são pautadas na perspectiva essencialista.


D

A necessidade do professor é a de ensinar e a do estudante é aprender.


E

O ensino orienta um percurso de aprendizagem tecnicista.

“As relações entre quem ensina e quem aprende repercutem sempre na aprendizagem.”


(Jerome S. Bruner. Uma nova teoria da aprendizagem, p. 50.)


Sobre a interação humana e o processo educativo, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) O processo educativo e a construção do conhecimento são métodos interativos e, portanto, sociais, nos quais os agentes que deles participam estabelecem relações entre si.

( ) A interação humana tem uma função educativa, pois é convivendo com os seus semelhantes que o ser humano é educado e se educa.

( ) É por intermédio da relação professor-aluno e da relação aluno-aluno que o conhecimento vai sendo coletivamente construído.

( ) O educador, na sua relação com o educando, estimula e ativa o interesse do aluno e orienta o seu esforço individual para aprender.


A sequência está correta em


A

V, V, V, V.


B

F, V, V, F.


C

F, F, F, V.


D

V, F, F, F.

Com relação à temática que envolve o processo de aprendizagem da linguagem escrita, pode-se dizer que os estudos de Emília Ferreiro, Ana Teberosky e seus colaboradores, sobre a aquisição da escrita (ou sobre a psicogênese da escrita), fornecem uma excelente base para fundamentar discussões de natureza metodológica.


A respeito da psicogênese da linguagem escrita, é correto afirmar:


  1. A criança não começa a aprender a escrita apenas quando entra para escola; desde que, em seu meio, ela entra em contato com a linguagem escrita, começa seu processo de aprendizado.
  2. Esse aprendizado não consiste numa simples imitação mecânica da escrita utilizada por adultos, mas numa busca de compreender o que é a escrita e como funciona; é por essa razão que se diz que se trata de um aprendizado de natureza conceitual.
  3. Na busca de compreensão da escrita, a criança faz perguntas e dá respostas a essas perguntas por meio de hipóteses baseadas na análise da linguagem escrita, na experimentação de modos de ler e de escrever, no contato ou na intervenção direta de adultos.
  4. As hipóteses feitas pela criança se manifestam muitas vezes em suas tentativas de escrita (muitas vezes chamadas de escritas espontâneas) e, por isso, não são erros, no sentido usual do termo, mas sim a expressão das respostas ou hipóteses que a criança elabora.
  5. O desenvolvimento das hipóteses envolve construções progressivas, por meio das quais a criança amplia seu conhecimento sobre a escrita com base na reelaboração de hipóteses anteriores.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.


A

São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.


B

São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 5.


C

São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.


D

São corretas apenas as afirmativas 3, 4 e 5.


E

São corretas as afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5.

A didática é um ramo da ciência pedagógica voltado para a formação do aluno, em função de finalidades educativas, e que tem como objeto de estudo os processos de ensino e aprendizagem e as relações que se estabelecem entre o ato de ensinar (professor) e o ato de aprender (aluno).


C

Certo


E

Errado

   
Gerar simulado