Questões de Concurso sobre Didática e o processo de ensino e aprendizagem

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
7.564 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

A educação mediada pelo digital faz parte de um novo ecossistema educativo que vem contribuir para o âmbito do processo de ensinar e aprender (MOREIRA, SCHLEMMER, 2020). Sobre essa educação, considere:


I - Exige uma mudança de paradigma e filosofia para propiciar a criação de novas metodologias e práticas pedagógicas.

II - Estabelece flexibilidade, transformação e inovação.

III - Desencadeia mudanças organizacionais que implicam desafios institucionais.

IV - Articula saberes que respondam à educação ao longo da vida.


Está CORRETO o que se afirma em:


A

I, II e IV apenas.


B

III, IV apenas.


C

I e II apenas.


D

I, II, III apenas.


E

I, II, III, IV.

Considerando que o ser humano é um ser de relações e, desde o nascimento, a pessoa estabelece relações afetivas e sociais, inicialmente para sua sobrevivência, depois para interagir socialmente, desenvolver sua aprendizagem, construir-se um sujeito capaz de ser, estar, produzir, desenvolver-se no contexto social, histórico e cultural em que habita. Desse modo, o ser humano busca permanentemente estabelecer relações nos diversos espaços em que transita.


Nesse contexto, a escola passa a ser:


A

Um espaço singular de construção de relações, desenvolvimento e aprendizagem, tão importante que, por vezes, define os caminhos que serão trilhados pelo sujeito para toda sua vida.


B

Um ritual de passagem obrigatório na vida do aluno.


C

O lugar, com exclusividade, de preparação para o mercado de trabalho de forma sistemática e organizada.


D

O lugar de organização de turmas homogêneas para facilitar a aprendizagem das crianças.


E

O espaço que privilegia a utilização de ferramentas tecnológicas para o avanço da sociedade.

Na ação didática, há um documento elaborado pelo professor para definir o tema da aula, seu objetivo, o que exatamente será ensinado, a metodologia a ser utilizada e a avaliação a ser utilizada para analisar a assimilação do que foi ensinado, dentre outras questões relativas ao processo de ensino e aprendizagem. A afirmação acima refere-se ao:


A

Planejamento participativo.


B

Projeto Político Pedagógico.


C

Plano de aula.


D

Processo de reflexão crítica.


E

Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

A colaboração é o que une as pessoas quando estas trabalham com um objetivo em comum. Em aula, a aprendizagem colaborativa pode ser utilizada e estimulada entre os alunos, por meio do desenvolvimento de habilidades, tais como:


I. A capacidade de ouvir, que propicia criar espaço onde as ideias podem ser compartilhadas, recebidas, discutidas e aplicadas.

II. Fazer perguntas que aguçam o pensamento, facilitem a expansão do conhecimento e cheguem a soluções.

III. Trabalho em grupo, estabelecendo acordos entre os participantes, bem como definir a responsabilidade pelas atividades.


Quais estão corretas?


A

Apenas II.


B

Apenas III.


C

Apenas I e II.


D

Apenas II e III.


E

I, II e III.

As hipóteses sobre a interdisciplinaridade fomentam a pesquisa para construir e buscar respostas para responder várias questões, uma destas questões preocupa-se com a sistematização da educação. A integração é uma etapa necessária no entendimento da operacionalização do processo.


Leia abaixo, o extrato do texto do livro de Ivani Fazenda (1979)


“Considerando-se _________ como um momento de organização e estudo dos conteúdos das disciplinas, como uma etapa para a ____________ que só pode corre num regime de coparticipação, reciprocidade, mutualidade (condições essenciais para a efetivação de um trabalho interdisciplinar), (...).

(FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Integração e

Interdisciplinaridade no Ensino Brasileiro. 6 ed. São Paulo: Edições

Loyola. 2011. P.46 – 2º parágrafo).


Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.


A

interação / integração


B

integração / socialização


C

integração / interação


D

integração / compartilhamento


E

socialização / integração

Ano: 2022
Prova: GUALIMP - Prefeitura - Professor de Educação Infantil e Fundamental - 2022

A aprendizagem ocorre no intervalo entre o conhecimento real e o conhecimento potencial. Este conceito corresponde ao:


A

Estágio Pré-operatório


B

Estágio Sensório Motor e Projetivo


C

Desenvolvimento da linguagem do Individuo


D

Zona de Desenvolvimento Proximal

Considerando as informações anteriores, relacione adequadamente as concepções do conhecimento indicadas com suas respectivas características.


1. Empirista.

2. Inatista.

3. Construtivista.

4. Histórico-cultural.


( ) Defendia a tese de que o conhecimento humano tem origem a partir da experiência; transpondo esta concepção para o cenário da escola, tem-se a estruturação do ambiente escolar, os recursos metodológicos e a figura do professor como promotores centrais da aprendizagem.

( ) Considera o conhecimento humano construído graças à interação sujeito e meio externo. O desenvolvimento intelectual-afetivo passa por etapas de organização. O aluno é ativo em seu processo de construção de conhecimento, devendo ser respeitado em seu desenvolvimento “espontâneo”.

( ) Considera que as condições do indivíduo para aprender são predeterminadas. Do ponto de vista pedagógico significa dizer que o aluno já traz uma espécie de herança geneticamente determinada que o predispõe a aprender. As intervenções externas são consideradas; porém, possuem caráter secundário na aquisição do conhecimento.

( ) Acredita-se que a criança, em seu percurso de desenvolvimento, domina gradativamente os conteúdos de sua experiência cultural, os hábitos, os signos linguísticos e também as formas de raciocínio utilizadas nas variadas situações. Este processo de apropriação de conhecimento é construído socialmente, ou seja, depende das oportunidades que lhe são dadas em um dado contexto cultural e da atividade intencional do aprendiz.


A sequência correta está em


A

2, 1, 4, 3.


B

1, 3, 2, 4.


C

4, 3, 1, 2.


D

3, 4, 2, 1.

Leia os itens e assinale a alternativa verdadeira.


(i) A Política Nacional para Recuperação das Aprendizagens, na Educação Básica, tem como público-alvo, dentre outros, dirigentes das secretarias de educação e das redes públicas de ensino estaduais, municipais e distrital.

(ii) A Política Nacional para Recuperação das Aprendizagens, na Educação Básica, instituiu o Ecossistema de Inovação e Soluções Educacionais Digitais, sob gestão do Ministério da Educação.

(iii) É um dos mecanismos de avaliação e monitoramento da Política Nacional para Recuperação das Aprendizagens, na Educação Básica, formulação de indicadores de desempenho, especialmente os que mensurem a eficácia, a eficiência e a efetividade da Política.


A

Apenas I é correto.


B

Apenas II e III são corretos.


C

Apenas I e III são corretos.


D

Todos são corretos.

Qual desses transtorno de aprendizagem consiste na dificuldades para compreender e assimilar regras, conceitos e operações matemáticas?


A

Discalculia.


B

Dislexia.


C

Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).


D

Disgrafia.

Analise o texto abaixo sobre o ensino e aprendizagem dos gêneros textuais orais e escritos.


Os gêneros textuais podem ser considerados a materialização das várias práticas sociais que permeiam a ............................, articulados de tal forma que são ............................ à vida em sociedade. Em síntese, os gêneros são a efetiva realização da linguagem oral ou escrita.


Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.


A

escola • necessários


B

escola • dispensáveis


C

sociedade • opcionais


D

família • indispensáveis


E

sociedade • imprescindíveis

O século XXI chegou e trouxe muitas novidades: mudanças tecnológicas; globalização em ritmo acelerado; transformações em valores; atitudes e comportamentos na sociedade e nas instituições; além de uma visão modificada da infância e das crianças. As pressões sobre as crianças começam cedo. A principal delas é a aquisição intelectual precoce, ou seja, precipitar a aquisição das habilidades acadêmicas, como a leitura e a escrita, juntamente com outros compromissos, não lhes restando tempo para serem crianças. A falta de tempo dos adultos em não permitir que elas se sujem ou sujem a casa, fazendo com que as brincadeiras, muitas vezes, fiquem restritas aos jogos eletrônicos e atividades em computador. Considerando o contexto com que a maioria das crianças chegam na educação infantil, entende-se a ludicidade na perspectiva de, EXCETO:


A

Que o jogo é educativo em sua essência, pois a criança se educa sempre, em qualquer tipo de jogo. A ludicidade permanece nas práticas, que têm muitos objetivos, compreendendo os jogos como um de seus componentes.


B

Que a criança vai, por meio da brincadeira, elaborando teorias sobre o mundo, sobre suas experiências, seus sentimentos, suas relações, sua vida. Ela vai se desenvolvendo, aprendendo e construindo conhecimentos, tendo a condução segura do professor.


C

Permitir a criança jogar por jogar, brincar por brincar, dispensando organização destas atividades como prática intencional. A criança necessita de um ambiente livre e seguro para agir, de acordo com a impulsividade característica da idade compatível com os primeiros anos escolares.


D

Que, sendo a concepção de brincadeira, uma noção historicamente construída, é uma atividade social infantil marcada pelo meio social em que a criança está inserida e que também irá deixar lembranças na criança. Sob este aspecto, sendo dirigidas ou não, continuam tendo lugar de destaque na rotina da educação infantil.

A aprendizagem baseada em competências também é denominada aprendizagem por meio de:


A

Problemas.


B

Conteúdos.


C

Mapas mentais.


D

Domínios.


E

Unidades curriculares.

Observando como ocorre ou o que representa a aprendizagem nas abordagens tradicionais é comum encontrarmos estudantes que declaram que grande parte do currículo a que são submetidos não tem o menor significado para si, fazendo da educação escolar a que são submetidos uma tentativa frustrada de aprender conteúdos que não possuem nenhum significado pessoal. Esse processo se torna mais difícil para a criança que tem poucos recursos materiais, pouco contato com livros, com materiais e brinquedos pedagógicos. Em outro extremo tem-se a aprendizagem significativa. Para defini-la, Rogers utiliza os elementos que participam desse processo de aprendizagem, e que torna possível uma educação que tenha significado para o aluno. Sobre a aprendizagem significativa na vertente humanista, assinale a afirmativa INCORRETA.


A

O elemento de significação desenvolve-se, para o educando, dentro de sua experiência como um todo.


B

É heteroiniciada. Ainda, quando o primeiro estímulo seja interior no aluno, a pesquisa, o senso de descoberta, de compreensão e de captação vêm de fora.


C

O locus da avaliação reside no educando, pois a aprendizagem é avaliada pelo educando, que sabe que está buscando aquilo que realmente quer saber, se está indo ao encontro de suas necessidades.


D

A pessoa participa do processo de aprendizagem como um todo. Não é apenas a parte cognitiva que trabalha e, sim, todas as dimensões, quais sejam a cognitiva; a emocional; as experiências de vida; as percepções; as crenças; e, os valores.

Ainda sobre os eixos de Ambientes Virtuais de Aprendizagem - AVA, o eixo informação e documentação pode agrupar os seguintes elementos, exceto:


A

midiateca e webteca (tipo de biblioteca onde são disponibilizados arquivos em diversos formatos).


B

servidor de arquivos para inserção (diversos formatos de arquivo, tais como pdf, doc, jpg) e gerenciamento de documentos.


C

hipermídias de conteúdo em HTM1, Flash ou similar; - aplicações em Java.


D

ambiente colaborativo 2D (ferramenta de comunicação síncrona que integra chat e quadro-branco para desenho).


E

portfólio (lugar para armazenamento de arquivos do aluno em relação ao desenvolvimento de seus trabalhos no curso).

Quanto ao ensino aprendizagem na perspectiva da pluralidade cultural, analise as seguintes assertivas e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) O tema pluralidade cultural oferece aos alunos oportunidades de conhecimento de suas origens como brasileiros e como participantes de grupos culturais específicos.

( ) Ao valorizar as diversas culturas presentes no Brasil, propicia ao aluno a compreensão de seu próprio valor, promovendo sua autoestima como ser humano pleno de dignidade, cooperando na formação de autodefesas a expectativas indevidas que lhe poderiam ser prejudiciais.

( ) A pluralidade cultural, necessita, que a escola, como instituição voltada para a constituição de sujeitos sociais e ao afirmar um compromisso com a cidadania, coloque em análise suas relações, suas práticas, as informações e os valores que veicula.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:


A

F – V – F.


B

V – F – V.


C

V – V – V.


D

F – F – V.


E

F – F – F.

As assertivas abaixo nos sugerem um tipo de escola e de processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, assinale a alternativa correta sobre qual termo elas se referem.


Pedagogia voltada à aprendizagem do aluno na qual se espera desenvolver habilidades de pensamento crítico e criativo, com técnicas em que o professor deixa de ser o centro da aprendizagem e passa a ser um mediador.

O professor com o papel de incentivar as crianças a serem ativas em relação à própria aprendizagem e ao desenvolvimento da cognição e da metacognição.

Aprendizagem cooperativa, colaborativa e por pares, ou ainda a ideia de sala de aula invertida, salienta uma abordagem pedagógica a partir do uso das tecnologias e materiais de suporte online.


A

Aprendizagem ativa.


B

Ensino expositivo.


C

Pedagogia behaviorista.


D

Metodologia montessoriana.


E

Didática logosófica.

As aprendizagens das crianças e seu desenvolvimento ocorrem em determinado momento histórico e incluem sua participação em situações que se efetivam no cotidiano com determinadas durações, periodicidade e sequenciamento. Segundo Oliveira (2012),


A

a constituição de um ambiente na educação infantil diz respeito essencialmente ao seu aspecto espacial.


B

os ambientes de educação infantil devem ser organizados com a predominância das formas coletivas de participação nas atividades.


C

a participação da criança a leva antecipar situações e a construir sua noção de tempo, sua memória e seus planos.


D

a estruturação do espaço tem uma relação unilateral com a criança, pois ela não consegue atribuir um sentido pessoal a ele.


E

na educação infantil, a criança deve ser ajustada sua rotina à jornada da escola para promover uma educação de qualidade.

Assinale a alternativa INCORRETA em relação a importância da recuperação no processo do ensino aprendizagem.


A

Recuperação contínua é uma estratégia pedagógica que visa evitar o acúmulo de defasagens e, ao mesmo tempo, favorece um trabalho de recuperação mais profundo.


B

A recuperação tem como objetivo uma concepção transformadora, que contempla a autonomia do estudante no processo de ensino/aprendizagem.


C

A recuperação contínua evita que as dificuldades dos estudantes se acumulem até o fim do ano.


D

A recuperação visa assegurar as aprendizagens não alcançadas, tendo como principal objetivo aumentar a nota dos estudantes que tiverem menor rendimento.

A respeito da aquisição do sistema de escrita, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

(_) Quando os aprendizes iniciam o processo de alfabetização, buscam compreender o que a escrita representa, ou seja, o que aqueles sinais gráficos significam e como se organizam formando um sistema de representação.

(_) O desenvolvimento da consciência fonológica e a compreensão da natureza ideográfica do sistema de escrita integram esse processo.

(_) Os aprendizes vão elaborando hipóteses e resolvendo questões para os problemas que eles mesmos se colocam, em um movimento de reconstruções, no qual antigos conhecimentos vão dando lugar a novas formulações.


A

C - C - C.


B

E - E - E.


C

C - E - C.


D

E - C - E.

A saúde sexual hoje é amplamente compreendida como bem-estar físico, emocional, mental e social relacionado à sexualidade. [...] Tornou-se claro que a sexualidade humana inclui diversas formas de comportamentos e expressões, e que o reconhecimento da diversidade de comportamentos e expressões sexuais contribui para a sensação geral de bem-estar e saúde das pessoas.


OMS. Organização Mundial da Saúde. Saúde sexual, direitos humanos e a lei. Tradução realizada por projeto interinstitucional entre Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal do Paraná. Porto Alegre: UFRGS, 2020, com adaptações.


Considerando uma compreensão ampla da sexualidade humana e as singularidades do contexto escolar, assinale a alternativa correta.


A

Ao professor cabe orientar individualmente seus estudantes em temas relacionados à sexualidade humana.


B

O docente, tanto em sua atuação quanto nas manifestações que ocorrem dentro de sala de aula, deve prezar pelo respeito às distintas expressões de identidade de gênero e orientação sexual.


C

Em casos de suspeita de abuso sexual, o docente deve primar pela ética e pela discrição profissional, evitando fazer comentários a esse respeito com outros profissionais.


D

Professores atuantes na educação infantil devem estar cientes de que ocorrência de masturbação infantil é um indicativo de distúrbios graves da sexualidade.


E

No âmbito da psicologia, há consenso de que a identidade de gênero é biologicamente determinada, podendo corresponder ao sexo feminino ou masculino.

   
Gerar simulado