Questões de Concurso sobre Filosofia e exercício do Filosofar

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
8 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Segundo Oliveira e Grispun (2012), na Antiguidade, a orientação educacional não apresentava o caráter pedagógico e interdisciplinar que vemos atualmente, mas já demonstrava uma preocupação considerável com os estudantes. Destaca-se como o principal precursor dessa concepção um importante filósofo, cujo conceito de escola era baseado na ideia de que os mais capacitados deveriam ocupar cargos de liderança e direção, ao passo que as demais pessoas desempenhariam funções secundárias e com menor grau de responsabilidade. Esse filósofo era:


A

Platão


B

Sócrates


C

Heráclito


D

Aristóteles

Leia o texto a seguir.


[…] formação do homem através do contato orgânico com a cultura, organizada em curso de estudos, com o centro dedicado aos studia humanitatis, que amadurece por intermédio da reflexão estética e filosófica e encontra na pedagogia – na teorização da educação subtraída à influência única do costuma – seu próprio guia. Todo o mundo grego e helenístico, de Platão a Plotino, até Juliano, o Apóstata, e, no âmbito cristão, até Orígenes, elaborará com constância e segundo diversos modelos este ideal de formação humana, que virá a constituir […] o produto mais alto e complexo, mais típico da elaboração cultural grega e um dos legados mais ricos da cultura ocidental por parte do mundo antigo.


CAMBI, Franco. História da Pedagogia. São Paulo: FEU, 1999, p. 49.


Esse ideal de formação humana trata-se


A

da filosofia.


B

do ethos.


C

do logos.


D

da paideia.

O texto seguinte servirá de base para responder à questão 21.


A Filosofia surge, portanto, quando alguns gregos, admirados e espantados com a realidade, insatisfeitos com as explicações que a tradição lhes dera, começaram a fazer perguntas e buscar respostas para elas, demonstrando que o mundo e os seres humanos, os acontecimentos e as coisas da Natureza, os acontecimentos e as ações humanas podem ser conhecidos pela razão humana, e que a própria razão é capaz de conhecer-se a si mesma.

Em suma, a Filosofia surge quando se descobriu que a verdade do mundo e dos humanos não era algo secreto e misterioso, que precisasse ser revelado por divindades a alguns escolhidos, mas que, ao contrário, podia ser conhecida por todos, através da razão, que é a mesma em todos; quando se descobriu que tal conhecimento depende do uso correto da razão ou do pensamento e que, além da verdade poder ser conhecida por todos, podia, pelo mesmo motivo, ser ensinada ou transmitida a todos.

CHAUI, Marilena de Souza. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 2000.


Disponível em: https://www.home.ufam.edu.br/andersonlfc/Economia_Etica/Convite%20%20Filosofia%20-%20Marilena%20Chaui.pdf


Considerando a complexidade envolvida no processo de mediação pedagógica do saber filosófico na formação estudantil, assinale a alternativa correta.


A

A relação entre filosofia e ensino exige a neutralidade do educador, que deve se abster de questionar os conteúdos canônicos e limitar-se à sua reprodução conforme os currículos oficiais previamente definidos.


B

A didatização da Filosofia deve recusar a vulgarização do conteúdo e apostar na problematização conceitual como forma de tornar acessível, sem perda de rigor, a articulação entre as experiências vividas e os sistemas filosóficos historicamente constituídos.


C

O processo de aprendizagem filosófica exige o abandono das contradições existenciais dos estudantes, de modo que se priorize o exercício técnico da lógica formal como ferramenta de disciplinamento intelectual.


D

A exigência de clareza no ensino da Filosofia exige que os conteúdos sejam apresentados de forma meramente expositiva, priorizando a transmissão sistemática das doutrinas sem desviar-se do seu formalismo original.


E

A mediação filosófica no espaço escolar torna-se efetiva quando os textos são simplificados ao ponto de dispensarem as mediações conceituais, permitindo uma assimilação direta do conteúdo pelo senso comum dos estudantes.

Geralmente, vemos Mercúrio se movendo no céu da direita para a esquerda. Porém, quando está retrógrado, esse movimento é contrário.

Este aparente movimento para trás ocorre porque a Terra e Mercúrio...... o Sol em velocidades diferentes.

Mercúrio completa a sua órbita mais rapidamente que a Terra, por isso, quando nos "alcança", parece que Mercúrio está se movendo na direção oposta, mas na realidade continua no seu caminho habitual.

Alguns astrólogos consideram este evento astronômico, observado há milhares de anos, um momento de grande influência negativa em nosso......, pois traz dificuldades,...... e confusões.

"Embora a astronomia e a astrologia possam ter estado mais intimamente ligadas no passado, o ...... científico geral hoje é que fenômenos astronômicos como os dos planetas retrógrados não têm nenhum efeito...... na vida das pessoas", afirma Dhara Patel, especialista espacial do Centro Espacial Nacional do Reino Unido, à BBC.

Apesar da falta de comprovação científica, as ...... em torno deste fenômeno astronômico e da astrologia em geral continuam a ter enorme popularidade na sociedade.

A astronomia estuda corpos celestes e fenômenos físicos, químicos e matemáticos para compreender o universo cientificamente.


Disponível em:(https://www.bbc.com/portuguese/articles/c97wz5z2dz5o fragmento adaptado)


Identifique a alternativa cujos vocábulos preenchem as lacunas CORRETAMENTE, de acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa.


A

órbitam, dia a dia, mal-entendidos, concenso, previsível, superstições


B

orbitam, dia a dia, mal-entendidos, consenso, previsível, superstições


C

órbitam, dia-a-dia, malentendidos, consenso, previsível, superstisões


D

orbitam, dia-a-dia, mal entendidos, consenso, previsível, supertissões

Assinale a alternativa correta que aponta qual dos "4 Pilares da Educação" destaca o exercício de respeito a todos e o cultivo da fraternidade como caminho para o entendimento:


A

Aprender a ser.


B

Aprender a conhecer.


C

Aprender a fazer.


D

Aprender a conviver.

Após a leitura do enunciado do Currículo Base da Educação Josefense, p.595, apresentado a seguir, identifique a afirmação correta:


“Ao situarmos este componente (filosofia como componente das humanidades) no contexto do currículo queremos problematizar a própria Filosofia. Assim a entendemos como componente da área de humanas que ao ser ministrada no ensino fundamental, tem como objetivo iniciar os estudantes em processos de sistematização e organização do pensamento”.


I. Ao compor o currículo da área de Ciências Humanas, a Filosofia contribui para o respeito as diferenças, e por meio dela é possível ampliar os sentidos político, ético e estético que se dá aos espaços de vivência.

II. Uma vez que o pensamento crítico está associado a ação e a reflexão: a formação da consciência propõe-se não apenas a perceber os espaços, mas a promover mudanças, ao compreender a si mesmo e ao seu entorno, para agir no mundo; essas condições podem ser satisfeitas pelo conhecimento filosófico.

III. Com ênfase na formação do pensamento racional, a Filosofia favorece as articulações entre elementos da cultura local e global possibilitando que se pense de modo abrangente.

IV. Por suas dimensões epistemológicas e por seus aspectos de humanidade este componente aponta para o currículo com pertinência social, ética, política e estética.


A alternativa correta é:


A

As assertivas I, II, III e IV estão corretas.


B

As assertivas I e II estão corretas.


C

As assertivas I, II e, III estão corretas.


D

As assertivas I e IV estão corretas.


E

Apenas a assertiva III está correta.

A educação deve ser o espaço de ressignificação de mundo, permitindo que os alunos façam as leituras a partir de suas singularidades. A pedagogia performativa circunscreve na noção de pensar um ensino que compreenda, desestabilize, ressignifique e dilua fronteiras, tendo a centralidade do corpo como locus de referência para pensar as aulas como espaço investigativo. O corpo, ora renegado ao longo do ensino, assume espaço preponderante no processo de descoberta em sala de aula. A pedagogia performativa toma como referência a arte contemporânea em específico a performance. Sobre a pedagogia performativa, assinale a afirmativa correta.


A

Ancora na ideia de sujeito cartesiano proposto pelo pensamento filosófico de René Descartes.


B

Compreende o professor como figura central do conhecimento, reafirmando a importância do caráter fragmentário e conteudista.


C

Tem em seu cerne a arte contemporânea; propende a transmissão do conhecimento, conteúdos e informações, visando às noções de habilidades e competências.


D

Leva em consideração o processo, valorizando a experimentação e a criação, possibilitando, assim, quebras de paradigmas e construção de novas formas de pensar e fazer arte.

Sócrates (469 a.C. a 399 a.C.) é considerado o pai da Filosofia Ocidental. Desenvolveu a técnica da Maiêutica, método pelo qual a ideia nascia, era o parir das ideias, de forma semelhante a um parto. Na concepção de Sócrates:


A

cada um é responsável por sua própria aprendizagem. Acreditava que o homem que vive aprisionado, no seu corpo, só consegue enxergar as sombras e não a realidade em si


B

o homem ao se voltar para si mesmo chegaria à sabedoria. O pensador concebia o homem por meio de dois princípios: alma (espírito) e o corpo.


C

ressalta-se a importância do exercício na aprendizagem, pois isso reforça a memória por meio da imitação, repetição mental.


D

alerta-se para a falta de necessidade de observação e reflexão sobre aspectos da cultura geral, não apenas um ensino mecânico e superficial. Acreditava no ensino livre e consciente, em seu aprendizado.

 
 
Gerar simulado