Questões de Concurso sobre Noções gerais de filosofia e filosofar

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
47 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Entre os filósofos da educação ______________, acreditava que o ambiente e as pessoas que cercam a criança, desde seus primeiros anos de vida, eram essenciais para seu aprendizado e seu desenvolvimento. Defendia o uso de jogos, na educação infantil. É imensa sua contribuição para a compreensão do ser humano em sua constituição, principalmente, no que diz respeito à aprendizagem e ao ensino.


Assinale a alternativa que preenche, corretamente, a lacuna do texto:


A

Platão.


B

Quintiliano.


C

Aristóteles.


D

Wundt.

Sócrates (469 a.C. a 399 a.C.) é considerado o pai da Filosofia Ocidental. Desenvolveu a técnica da Maiêutica, método pelo qual a ideia nascia, era o parir das ideias, de forma semelhante a um parto. Na concepção de Sócrates:


A

cada um é responsável por sua própria aprendizagem. Acreditava que o homem que vive aprisionado, no seu corpo, só consegue enxergar as sombras e não a realidade em si


B

o homem ao se voltar para si mesmo chegaria à sabedoria. O pensador concebia o homem por meio de dois princípios: alma (espírito) e o corpo.


C

ressalta-se a importância do exercício na aprendizagem, pois isso reforça a memória por meio da imitação, repetição mental.


D

alerta-se para a falta de necessidade de observação e reflexão sobre aspectos da cultura geral, não apenas um ensino mecânico e superficial. Acreditava no ensino livre e consciente, em seu aprendizado.

Na obra Ensino explícito e desempenho dos alunos, os autores apresentam como estratégias para maximizar o tempo de aprendizado escolar, exceto:


A

Certificar-se da concordância entre o que está sendo ensinado e as necessidade dos alunos.


B

Começar a aula pontualmente e respeitar o horário previsto.


C

Ensinar individualmente o máximo possível.


D

Estar bem preparado e evitar digressões.

Abaixo estão descritas as características de dois conceitos, identifique-os:


I.É um ramo da filosofia que lida com o que é moralmente bom ou mau, certo ou errado. Sua base etimológica pode significar hábitos e costumes.

II.Seu principal objetivo consiste em melhorar o bem-estar público, onde a igualdade é um dos valores universais na construção da mesma. A educação atualiza a inclinação potencial e natural dos homens à vida comunitária ou social.


Após análise, marque a alternativa CORRETA.


A

I. Cidadania, II. Autoritarismo.


B

I. Ética, II. Cidadania.


C

I. Autoritarismo, II. Educação.


D

I. Educação, II. Ética.

Com base na afirmação de Weiz (2000), de que é preciso olhar para a prática de sala de aula como um objeto sobre o qual se deve pensar, assinale a alternativa correta.


A

A teoria que guia a prática do professor está clara em seu planejamento de forma que não é possível qualquer desvio ou perversão do estabelecido a priori.


B

A formação reflexiva do professor tem como base a formação prática que acontece no momento de desempenho profissional, por isso a necessidade de diferenciar teoria e prática.


C

Toda prática de sala de aula do professor possui uma dimensão espontaneísta que requer rigor no seu entendimento a fim de que seja aprimorada e compreendida.


D

O trabalho de tematização exige que parte da prática seja documentada para explicar as hipóteses didáticas subjacentes.


E

A prática ao ser pensada tem como intuito uma perspectiva aplicacionista de formação, ou seja, pensar o que deve ser aplicado na atividade do aluno.

Rousseau (1712-1778) foi um dos principais influenciadores da formação do pensamento político e educacional moderno. O princípio defendido por este teórico consiste em afirmar que “o homem nasce naturalmente bom”. Defendeu que era preciso partir dos instintos naturais da criança para desenvolvê-los. O ciclo completo desta nova educação, que propõe na sua obra, comporta quatro períodos. Sobre isto, analise as afirmativas expostas na tabela a seguir e use: I (primeiro período) a IV (quarto ou último período) para relacionar.


CICLO DA NOVA EDUCAÇÃO: PERÍODOS

_____ corresponde a uma vida puramente física, apta a fortificar o corpo sem forçá-lo; período espontâneo e orientado graças, notadamente, ao aleitamento materno.

_____ é aquele no qual a criança desenvolve seu corpo e seu caráter no contato com as realidades naturais, sem intervenção ativa de seu preceptor.

_____ neste o preceptor intervém mais diretamente; período no qual o jovem se inicia, essencialmente pela experiência, à geografia e à física, ao mesmo tempo em que aprende uma profissão manual ou ofício.

_____ compreende-se este período em que o homem floresce para a vida moral, religiosa e social.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.


A

II, III, I e IV


B

I, II, III e IV


C

III, I, IV e II


D

IV, III, II e I

Leia as afirmativas a seguir:

I. A LDB determina que 80% da carga horária do Ensino Fundamental deve ser desenvolvida na modalidade a distância.

II. A Filosofia Iluminista centrava-se em dois aspectos para trazer esclarecimento: razão e ciência.

Marque a alternativa CORRETA:


A
As duas afirmativas são verdadeiras.

B
A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

C
A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

D
As duas afirmativas são falsas.

Segundo Kant, a vontade dá dignidade ao ser humano: ele apenas obedece àquilo que lhe faz um profundo sentido interno. Na obra “Cinco Estudos de Educação Moral”, o organizador Lino de Macedo aborda questões referentes à autonomia e obediência. Sobre esses temas, é correto afirmar que


A

na autonomia, a obediência a uma regra se dá pelo medo de punição ou pelo interesse nas vantagens a serem obtidas pessoalmente.


B

na heteronomia, obedecer a regras implica em assimilar e concordar com as normas.


C

na autonomia, a obediência a uma regra se dá pela compreensão e concordância com sua validade universal.


D

a obediência sem autonomia exige uma reflexão crítica, um ato de pensamento sobre as regras construídas coletivamente.


E

na autonomia, obedecer significa concordar com regras e normas, através de ações punitivas.

Tendo como referência pressupostos filosóficos da educação, leia e analise os itens abaixo:


Item I – Uma das formas que o sistema educacional adotou para se afastar do dogmatismo foi promover a atitude cientifica de evitar a aceitação imediata às explicações que encontramos, sem exame crítico.

Item II – A Educação e, sobretudo a divulgação cientifica se revelam muitas vezes dogmáticas, apresentando a Ciência como um conjunto doutrinário de verdades atemporais, absolutas e inquestionáveis.

Item III – Chama-se cientificismo a crença infundada de que a Ciência pode e irá explicar totalmente a realidade, permitindo aos homens uma ação ilimitada.


Dos itens supra apresentados, pode-se corretamente julgar que:


A

Apenas o item II é falso.


B

Os itens I e III são falsos.


C

Somente o item I é verdadeiro.


D

Os itens I, II e III são verdadeiros.

Consideradas em linhas gerais, as principais concepções de educação podem ser agrupadas em cinco grandes tendências: a concepção humanista tradicional, desdobrada em duas vertentes, a religiosa e a leiga; a concepção humanista moderna; a concepção analítica, que cabe considerar paralelamente à concepção produtivista; a concepção crítico-reprodutivista; e a concepção dialética ou histórico-crítica. Na perspectiva da concepção dialética ou histórico-crítica,

A
a teoria da educação (a pedagogia) é subsumida, assimilada à filosofia da educação. Nesse contexto, é um conjunto de enunciados filosóficos referidos à educação, que tomam por base uma visão essencialista do ser humano, cabendo à educação a tarefa de conformar cada indivíduo à essência ideal e universal que caracteriza o homem. Em consequência, a prática pedagógica visa ao modo como o professor irá proceder na realização da referida tarefa em relação a seus alunos.

B
a teoria não supõe o homem como uma essência universal, mas entende que os homens devem ser considerados na sua existência real, como indivíduos vivos que se diferenciam entre si; nesse caso, a teoria da educação deverá dar conta das diferenças que caracterizam os indivíduos, os quais devem ser considerados nas suas situações de vida e na interação com outros indivíduos. A teoria da educação ganha autonomia em relação à filosofia da educação e é por meio do método científico que os educandos alcançam os elementos do conhecimento.

C
a teoria filosófica tem função própria da filosofia e é definida pela análise da linguagem; desse modo, a filosofia da educação será entendida como análise da linguagem educacional. Como tal, ela não tem como objetivo analisar e explicar o próprio fenômeno educativo e, muito menos, orientar a prática pedagógica. Assim, dir-se-ia que, rigorosamente falando, esta concepção de educação se restringe ao nível da filosofia da educação, não contemplando os aspectos econômicos, sociais e políticos.

D
a teoria diferencia o modo de articulação que estabelece entre si as relações recíprocas, de modo que cada nível se comporta ao mesmo tempo como determinado e determinante dos demais. Uma importante implicação desse modo de entender a educação é que a prática pedagógica, em lugar de aparecer como um momento de aplicação da teoria da educação, é vista como ponto de partida e ponto de chegada, cuja coerência e eficácia são garantidas pela mediação da filosofia e da teoria educacional.

Entendidas em sentido amplo, as expressões "pedagogia nova" e "pedagogia da existência" se equivalem. Isto porque ambas são tributárias daquilo que poderíamos chamar de "concepção humanista moderna de Filosofia da Educação". Tal concepção centra-se na vida, na existência, na atividade por oposição à concepção tradicional que se centrava no intelecto, na essência, no conhecimento. Nesta acepção, estamos nos referindo a um amplo movimento filosófico que abrange correntes tais como:

Assinale a alternativa correta:


A

O Pragmatismo, o Vitalismo, o Historicismo, o Existencialismo e a Fenomenologia.


B

O Pragmatismo, o Vitalismo, o Iluminismo, o Existencialismo e a Fenomenologia.


C

O Pragmatismo, o Vitalismo, o Historicismo, o Filosófico e a Fenomenologia.


D

O Pragmatismo, o Vitalismo, o Historicismo, o Existencialismo e a Ideologia.

São Concepções fundamentais de Filosofia da Educação segundo Dermeval Saviani EXCETO:


A

Humanista Tradicional


B

Humanista Moderna


C

Concepção Analítica


D

Concepção Sintética

De acordo com Mizukami (1986, p.1), "há várias formas de se conceber o fenômeno educativo. Por sua própria natureza, não é uma realidade acabada que se dá a conhecer de forma única e precisa em seus múltiplos aspectos". Para a autora, o fenômeno educativo é humano, histórico e multidimensional. Nele estão presentes tanto a dimensão humana quanto a técnica, a cognitiva, a emocional, a sociopolítica e cultural. Em decorrência desses aspectos, são identificadas diferentes abordagens/concepções.


MIZUKAMI, Maria das Graças Nicoletti. Ensino: as abordagens do processo.

São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 1986.


Analise os tópicos a seguir:


I. Abordagem sociocultural: O ensino tem como base a pesquisa, a investigação, o desenvolvimento do raciocínio, a capacidade do estudante de integrar informações e processá-las, a solução de problemas. São oferecidas situações desafiadoras às crianças, tais como oficinas, jogos, teatro, trabalho em equipe etc.


II. Abordagem cognitivista: Respostas padronizadas. As informações têm de ser adquiridas e os modelos, imitados. Cabe ao estudante memorizar os conteúdos. Aula expositiva, com conteúdo pronto. O professor é o agente e o estudante é o ouvinte.


III. Abordagem humanista: Ênfase às relações interpessoais. Deve-se estimular a curiosidade e o interesse do estudante. Os conteúdos devem ser significativos, pesquisados pelos estudantes, que devem ser capazes de analisá-los criticamente. O professor assume a função de facilitador da aprendizagem. Estudante participativo e orientado a ter suas próprias experiências.


IV. Abordagem comportamentalista: Denominada também de behaviorista. O conhecimento é resultado direto da experiência planejada. Transmissão cultural de conhecimentos e comportamentos. Grande ênfase à programação e à instrução programada.



Os conceitos estão corretamente descritos em



A

I e II.


B

I e III.


C

II e IV.


D

III e IV.

A sucessão de transformações que fazem passar da cultura vigente em uma sociedade (conhecimentos, práticas, valores etc.) ao que dela se conserva nos objetivos e programas da escola e, a seguir, ao que dela resta nos conteúdos efetivos do ensino e do trabalho escolar e, finalmente – no melhor dos casos –, ao que se constrói na mente de parte dos alunos recebe o nome de:


A

transposição didática


B

adaptação curricular


C

arranjo didático


D

transposição curricular

Na tradição filosófica em que predomina a abordagem metafísica busca-se a(o):


A

unidade na multiplicidade dos seres .


B

natureza mutável do homem.


C

adequação da metodologia das ciências humanas ao método das ciências da natureza.


D

fortalecimento das relações humanas.


E

processo e a contradição.

Objetivos educacionais são os resultados desejados e previstos para a ação educativa. São os resultados que o educador espera alcançar com a atividade pedagógica. OS objetivos da educação resultam da filosofia que orienta a vida dentro de uma cultura. Representam os atributos que a sociedade espera e necessita encontrar em seus membros, delineiam o perfil do homem que a sociedade espera formar. Os objetivos educacionais podem ser expressos nos seguintes níveis:


A

gerais e específicos


B

integrais e complementares


C

gerais e complementares


D

integrais e específicos

Na resolução de conflitos, o “perguntar restaurativo” leva a uma forma de ouvir que possibilita ao ouvinte entender a história do interlocutor e possibilita o reconhecimento de seus pensamentos, sentimentos e necessidades em um dado momento. Em síntese, o “perguntar restaurativo”:


I. Permite que o interlocutor reflita sobre o que ocorreu e suas consequências no futuro.

II. Promove a reflexão, expressão dos sentimentos, pensamentos, ações, comportamentos e necessidades, e auxilia na busca de um caminho, ou de um modo de fazer com que as coisas fiquem bem.

III. Pode ocorrer em toda a situação que o ouvinte deve permanecer parcial.


Estão corretas as afirmativas


A

I, II e III.


B

I e II, apenas.


C

I e III, apenas.


D

II e III, apenas.

A Escola de Frankfurt é responsável pela formulação da teoria crítica da sociedade. Seus principais temas de natureza sociológico-filosófica são:


A

A ideologia, o capital, a religião e a família;


B

A dicotomia, as atitudes, o trabalho e a coletividade;


C

A política, a autoridade, o grupo social e a sociedade;


D

A autoridade, o autoritarismo, o totalitarismo e a família.

Jacques Delors (1998) aponta como principal consequência da sociedade do conhecimento a necessidade de uma aprendizagem ao longo de toda a vida fundada em quatro pilares que são ao mesmo tempo pilares do conhecimento e da formação continuada. Esses pilares podem ser tomados também como bússola para nos orientar rumo ao futuro da educação. São eles:


A

Aprender a conhecer, aprender a se conhecer, aprender a conviver e aprender a ser.


B

Aprender a saber, aprender a conhecer, aprender a conviver e aprender a se formar.


C

Aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser.


D

Aprender a conhecer, aprender a saber, aprender a ficar e aprender a se relacionar.


E

Aprender a saber, aprender a ter, aprender a viver juntos e aprender a comandar.

Pragmatismo é uma corrente filosófica que merece destaque. Usamos o termo pragmatismo deweyano, pois ele guarda algumas características que lhe são próprias, sobretudo porque se refere a um pragmatismo voltado para a educação.


(Por: Dr. Edson Carvalho Guedes. Professor de Filosofia. UFP – Universidade Aberta do Brasil)


Sobre “Pragmatismo”, marque a afirmação incorreta.


A

Pragmatismo constitui um conjunto homogêneo de ideias.


B

O Pragmatismo é, antes de tudo, uma teoria da verdade ou uma epistemologia (uma filosofia acerca do conhecimento).


C

Para o pragmatismo, o conhecimento é algo que altera a realidade, e conhecimento e ação são realidades que devem se conformar.


D

A teoria pragmática de verdade sustenta que o critério de verdade está nos efeitos e nas consequências de uma ideia, em sua eficácia, na sua possibilidade de ser concretizada no mundo prático.


E

O pragmatismo busca, de algum modo, enfatizar o caráter prático da Filosofia.

 
 
Gerar simulado