

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Nos termos da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, são incumbências dos Estados e Municípios, no que diz respeito à organização da educação nacional, respectivamente:
coletar, analisar e disseminar informações sobre a educação; exercer ação redistributiva em relação às suas escolas.
baixar normas gerais sobre cursos de graduação e pós-graduação; organizar, manter e desenvolver os órgãos e instituições oficiais dos seus sistemas de ensino.
baixar normas complementares para o seu sistema de ensino; autorizar, credenciar e supervisionar os estabelecimentos do seu sistema de ensino.
organizar, manter e desenvolver os órgãos e instituições oficiais dos seus sistemas de ensino; coletar, analisar e disseminar informações sobre a educação.
autorizar, credenciar e supervisionar os estabelecimentos do seu sistema de ensino; assegurar o ensino fundamental e oferecer, com prioridade, o ensino médio a todos que o demandarem.
A legislação que regula o uso da Internet no Brasil por meio da previsão de princípios, garantias, direitos e deveres para quem usa a rede, é chamada:
Lei estadual da internet.
Comissão Nacional da internet.
Lei da Regulação Digital.
Marco Civil da internet.
Estatuto das Mídias sociais.
Assinale a alternativa que apresenta o nome do pesquisador que afirma que a educação libertadora, problematizadora, já não pode ser o ato de depositar, ou de narrar, ou de transferir, ou de transmitir “conhecimentos” e valores aos educandos, meros pacientes à maneira da educação “bancária”, mas um ato cognoscente.
Gilberto Freire
Demerval Saviani
Paulo Freire
Carlos Jamil Cury
Jean Piaget
Quanto à participação da família no contexto escolar, assinale a alternativa correta.
Há a necessidade de se estimular a participação das famílias por meio de projetos colaborativos.
As famílias carentes têm pouco a contribuir, pois não possuem recursos para colaboração.
As famílias atuais são desestruturadas, portanto não se pode contar com sua participação na escola.
As famílias podem participar de atividades comemorativas.
As famílias não estão preparadas para participar da educação escolar de seus filhos.
Para a avaliação, o diagnóstico, o atendimento e o encaminhamento de alunos com dificuldades escolares, é importante
utilizar apenas testes recomendados pelos Conselho Federal de Psicologia.
utilizar variados instrumentos de investigação – como a observação dos alunos em situações de atividade escolar cotidiana, das conversações com eles e com aqueles com quem interagem, de jogos e de situações diversas – para a compreensão das causas que originam as dificuldades.
encaminhar para os profissionais de saúde todos os estudantes que apresentem dificuldades de aprendizagem.
não realizar nenhuma intervenção, para não discriminar o estudante.
ignorar os encaminhamentos, visto que as dificuldades são construídas pelo professor e, portanto, deve-se orientar apenas ele.