

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Bassedas et alii (1999) ressaltam que as atividades relacionadas ao cuidado das crianças pequenas podem ser consideradas grandes unidades didáticas. A autora apresenta algumas situações que considera importantes no decorrer da educação infantil, por serem situações fundamentais que permitem um processo de desenvolvimento e aprendizagem. Bassedas et alii afirmam e defendem que, nas situações ou momentos de descanso,
é preciso que as crianças aprendam as habilidades relacionadas com o vestir-se e desvestir-se: colocar e tirar os casacos e os sapatos.
deve-se permitir que a criança durma quando e o quanto desejar, e que, nesse momento, ela possa permanecer sozinha, em local tranquilo e sem supervisão.
os horários do sono devem ser regulados e homogeneizados desde os primeiros dias de atividades, limitando o uso de chupetas ou paninhos.
deve-se evitar que as crianças durmam fora do horário estabelecido, caso contrário elas não terão sono no momento adequado e se sentirão cansadas.
o horário de sono das crianças deve limitar-se a, no máximo, 30 minutos, para que não percam tempo dormindo e possam realizar outras atividades.
Analise as afirmativas acerca do cuidar e do educar e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) Para atingir os objetivos dos cuidados com a preservação da vida e o desenvolvimento das capacidades humanas, são necessários conhecimentos específicos sobre o desenvolvimento biológico, emocional e intelectual das crianças.
( ) As atitudes e procedimentos de cuidado são influenciados por crenças e valores em torno da saúde, da educação e do desenvolvimento infantil.
( ) Nas últimas décadas, os debates em nível nacional definem que a função de educar é da escola, e a de cuidar é da família.
( ) A base do cuidado humano é manter a criança higienizada, alimentada e protegida em casa apenas com a família.
Assinale a sequência CORRETA.
F F V V
V V F F
F V F V
V F V F
O atendimento às crianças tem variado no tempo e está associado aos modelos de sociedade vigente. Sobre as concepções em relação ao atendimento da criança, analise as afirmativas e marque a INCORRETA.
Ações de assistência e cuidado predominavam nas instituições de educação infantil, cuja finalidade era guardar as crianças, cuidando dos aspectos ligados à higiene, alimentação e segurança.
Prevalecia nas instituições de educação infantil a dimensão do cuidado físico, sem maiores preocupações com os aspectos afetivos e cognitivos.
Na pré-escola, a orientação era voltada para a dimensão educativa, prevalecendo a escolarização das crianças.
A prática desenvolvida na pré-escola era reproduzida do ensino fundamental.
Prevalecia nas instituições de educação infantil a preocupação com o desenvolvimento integral da criança.
A respeito da criança e o movimento no primeiro ano de vida, leia o trecho abaixo e complete a lacuna : Nessa fase, predomina a ______________ do movimento, pois são as emoções o canal privilegiado de interação do bebê com o adulto e mesmo com outras crianças. O diálogo afetivo que se estabelece com o adulto, caracterizado pelo toque corporal, pelas modulações da voz, por expressões cada vez mais cheias de sentido, constitui-se em espaço privilegiado de aprendizagem. A criança imita o parceiro e cria suas próprias reações: balança o corpo, bate palmas, vira ou levanta a cabeça etc. Ao lado dessas capacidades expressivas, o bebê realiza importantes conquistas no plano da sustentação do próprio corpo, representadas em ações como virar-se, rolar, sentar- se etc.
dimensão objetiva
dimensão subjetiva
dimensão avaliativa
Nenhuma das alternativas.
A manutenção das condições de higiene das crianças de 0 a 6 anos, além de evitar a presença de doenças, colabora para que elas se sintam mais confortáveis e bem dispostas ao realizar as atividades diárias. Dentre os procedimentos adequados ao atendimento à criança de 0 a 6 anos, referente à higiene, destacamos os seguintes:
I. Mãos: manter sempre limpas. Conforme a criança cresce, ela pode ser educada a lavar as mãos com água e sabão antes de comer, após a ida ao banheiro ou após o contato com objetos ou superfícies sujas.
II. Banho: deve ocorrer de forma bimestral na entidade para crianças de até dois anos. É importante o uso de uma toalha coletiva, além disso, os cabelos das crianças devem ser lavados anualmente, penteando com um pente coletivo e deixando os cabelos soltos. Para as crianças maiores, é indicado que elas tomem banho em casa.
III. Troca de fraldas: todo material necessário para a troca deve estar à mão para que não se deixe a criança sozinha na bancada. Evite que a criança manipule a fralda suja ou a pele com fezes. Após a troca de cada criança, é fundamental que o responsável pela troca lave bem as mãos e o colchonete onde trocou a criança. Esse cuidado evita que outras crianças ou a própria pessoa tenha uma possível contaminação.
IV. Controle de esfíncteres: para a implementação da rotina de higiene bucal na entidade, é necessário que tanto as crianças quanto os funcionários e as famílias, sejam bem orientados quanto à importância dos cuidados com a saúde bucal.
V. Unhas: este é o controle das evacuações e das micções da criança.
VI. Dentes: pode ser orientado para que as mães/responsáveis o façam em casa, já que, as unhas grandes acumulam mais sujeiras e facilitam a contaminação da criança, além de fazer com que elas se arranhem com facilidade.
Estão CORRETAS:
Apenas I, II e IV.
Apenas III, V e VI.
Apenas I e III.
Todas as assertivas.
Leia o trecho a seguir e marque a opção CORRETA.
“(...) não acontecem apenas cuidados ou apenas educação, mas a qualidade dos cuidados é a qualidade da educação que se dá, pois esses cuidados de banhar, alimentar, trocar, etc., são cuidados educacionais, assim como os cuidados de ler histórias, de propor jogos, brincadeiras e projetos temáticos para se conhecer o mundo.” (BRASIL, 2009, p. 44-45)
No contexto da Educação Infantil, as práticas de cuidado se sobrepõem às práticas de educar.
No contexto da Educação Infantil, cuidar e educar são ações complementares, indissociáveis.
No contexto da Educação Infantil, as práticas de educar se sobrepõem às práticas de cuidar.
No contexto da Educação Infantil, cuidar e educar não são elementos que caracterizam a rotina das crianças.
Assinale a opção que apresenta um dos indicadores de qualidade na educação infantil no que se refere à dimensão da promoção da saúde:
Respeito às ideias, conquistas e produções das crianças.
Proposta pedagógica consolidada.
Interação entre crianças e crianças.
Registro da prática educativa.
Responsabilidade pela alimentação saudável das crianças.
Sobre a hora do banho dos bebês, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Pode-se deixar o bebê sozinho na banheira com água para brincar.
( ) Na hora de trocar as roupas, não se deve deixar o bebê ou criança sozinho em lugares altos (como cama, trocador, sofá), pois poderá cair.
C - C.
E - C.
C - E.
E - E.
O cuidado e a educação para a educação infantil são conceitos que devem ser considerados:
Indissociáveis.
Estruturados.
Restritivos.
Aglutinados.
Na formação do estudante, é necessário considerar as dimensões do educar e do cuidar.
Analise as afirmativas a seguir acerca dessas dimensões.
I. Cuidar e educar significam compreender que o direito à educação parte do princípio da formação da pessoa em sua essência humana.
II. Educar exige cuidado no sentido de desenvolver o aprendizado de pensar e agir, cuidar de si, do outro e do ambiente.
III. É pelo cuidado que se constrói a educação e as dimensões que a envolvem como projeto transformador e libertador.
Estão corretas as afirmativas
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III.
Em conformidade com o documento Critérios para um atendimento em creches que respeite os direitos fundamentais das crianças, assinale a alternativa incorreta acerca do direito que a criança tem à brincadeira:
Ajudamos as crianças a aprender a guardar os brinquedos nos lugares apropriados.
Os adultos também acatam as brincadeiras propostas pelas crianças.
Os brinquedos estão disponíveis às crianças em momentos previamente determinados pelos adultos.
Ajudamos as crianças a aprender a usar brinquedos novos.
Demonstramos o valor que damos às brincadeiras infantis participando delas sempre que as crianças pedem.
Embasada no cuidado com a saúde física e no respeito à individualidade da criança, a abordagem Pikler tem como princípio a relação entre mãe/educadora e bebê e o desenvolvimento por meio da:
Autonomia e do trabalho livre.
Dependência e do trabalho dirigido.
Co-dependência e do brincar dirigido.
Autonomia e do brincar livre.
Leia as afirmativas a seguir:
I. A escola deve se organizar para que os alunos sejam capazes de compreender a busca de prazer como um direito e uma dimensão da sexualidade humana.
II. A mãe e o pai, ou os responsáveis, têm direitos iguais, deveres e responsabilidades compartilhados no cuidado e na educação da criança.
Marque a alternativa CORRETA:
As duas afirmativas são verdadeiras.
A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
As duas afirmativas são falsas.
Pensando no processo das situações vivenciadas pela criança e buscando a garantia de um processo contínuo vivenciado por ela nos diferentes momentos, as instituições escolares devem agir de qual forma na Educação Infantil?
Planejar e efetivar o acolhimento das crianças e de suas famílias quando do ingresso na instituição, considerando a necessária adaptação das crianças e seus responsáveis às práticas e relacionamentos que têm lugar naquele espaço, e visar o conhecimento de cada criança e de sua família pela equipe da Instituição
Priorizar a observação atenta dos adultos e mediar as relações que as crianças estabelecem com os adultos, as situações e objetos, para orientar as mudanças de turmas pelas crianças e acompanhar seu processo de vivência e desenvolvimento no interior da instituição.
Elaborar o projeto político-pedagógico sem consulta e participação das equipes da creche e da pré-escola.
Acabar com as formas de articulação entre os docentes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental (encontros, visitas, reuniões) e excluir instrumentos de registro.
Elaborar o trabalho pedagógico de forma individual sem participação da equipe. Não serão necessários acompanhamentos por relatórios descritivos das crianças nos primeiros meses, pois elas ainda não apresentam desenvolvimento significativo de sua aprendizagem.
Sobre o binômio “educar e cuidar”, no cotidiano das instituições da Educação Infantil, pode-se afirmar:
que o trabalho em creche deve desenvolver ações de assistência social e na pré-escola deve preparar as crianças para cursar o ensino fundamental
que as ações educativas devem ser desenvolvidas, separadamente, cabendo aos professores realizar atividades pedagógicas, enquanto as atividades dos técnicos de desenvolvimento infantil devem se restringir às trocas de roupa, à alimentação e à higiene
que o ato de cuidar deve privilegiar propostas assistencialistas e compensatórias, para atender as especificidades dos bebês e das crianças bem pequenas
que as práticas de cuidado e educação devem ser concebidas como ações complementares e indissociáveis, favorecendo a formação integral da criança
Dentro dos conteúdos referentes a crianças de zero a três anos, assinale a alternativa que NÃO correspondem tais conteúdos:
Interesse pelas brincadeiras e pela exploração de diferentes brinquedos.
Respeito às regras simples de convívio social.
Desinteresse em despreender-se das fraldas e utilizar o penico e o vaso sanitário.
Participação e interesse em situações que envolvam a relação com o outro.
As crianças podem e devem ser envolvidas nas práticas de alimentação, higiene e repouso desenvolvidas nas creches, pré-escolas e escolas que possuem turmas de Educação Infantil. Para que haja esse envolvimento são consideradas algumas atividades promovidas pelos professores (as). EXCETO:
Estabelecer um dia na semana para realização de uma atividade de culinária. Nesse dia, as crianças podem ser convidadas a prepararem algum tipo de alimento (salada de frutas, gelatina, sucos etc.). Este tipo de atividade incentiva a criança a provar muitos alimentos que às vezes ela nunca experimentou.
Desenvolver com as crianças campanhas como objetivo de manter os ambientes da instituição limpos (confeccionar com elas cartazes, desenhos, murais).
Visitar a cozinha da instituição e entrevistar a cozinheira, conhecendo como são preparados os alimentos.
Nenhuma das alternativas.
A higiene da criança é uma necessidade que procura o bem estar e a saúde do corpo, inclusive prevenindo algumas doenças. A higiene é uma medida que deve ser vigiada pelos adultos em relação as crianças e podem ser classifcadas como:
I. Higiene do corpo
II. Higiene bucal
III. Higiene das mãos e dos pés
IV. Higiene bactericida
V. Higiene da roupa
Assinale a alternativa correta.
I, II e III apenas
I, III, IV e V apenas
I, II, IV e V apenas
I, II, III e V apenas
Com relação à higiene, à alimentação, à saúde, à segurança, ao sono e ao bem-estar das crianças na etapa da Educação Infantil, é INCORRETO afirmar que:
os alimentos devem fazer parte de uma dieta saudável e livre de contaminação.
deve haver um cardápio nutricional variado e rico, que atenda às necessidades das crianças.
não há necessidade de apoiar as crianças na construção da autonomia.
o ambiente das refeições deve ser tranquilo, limpo e organizado.
Sobre a higiene das crianças e do ambiente escolar analise as assertivas e assinale a resposta correta:
I. Além de limpo é importante manter os ambientes escolares bem arejados.
II. É importante estimular que as crianças lavem bem as mãos. As mãos sujas disseminam agentes causadores de doenças.
III. Mantenha os brinquedos sempre limpos.
Apenas III está correta.
Apenas I e II estão corretas.
Apenas II e III estão corretas.
Apenas I e III estão corretas.
Todas estão corretas.