Questões de Concurso sobre Gestão de pessoas - Página 2 | Gran Questões

Questões de Concurso sobre Gestão de pessoas

 
 
Disciplina 1
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
568 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Assinale de forma correta um dos principais benefícios do gerenciamento adequado do estresse para a saúde e bem-estar do profissional.


A

Aumento da produtividade e eficiência no trabalho.


B

Redução da necessidade de sono.


C

Elevação da pressão arterial.


D

Melhora da visão noturna.

As características que devem ser levadas em consideração ao se discutir gestão estratégica de pessoas no âmbito do serviço público incluem


A

decisões baseadas em regras documentadas, avanços tecnológicos, mecanismos rígidos e parcerias para ampliar recursos tecnológicos.


B

flexibilidade, adaptabilidade, governança e mecanismos condescendentes com o perfil de cada servidor.


C

recrutamento e seleção, metodologias ágeis, flexibilidade para definir atribuições e versatilidade para desenhar planos de cargos e salários.


D

interesse público, legalidade, impessoalidade, publicidade, remuneração e benefícios, estabilidade funcional e ingresso mediante certame público.


E

tomada de decisão unilateral, transparência em nomeações e sobre os salários individuais dos servidores e benefícios pagos previstos por lei.

Na situação hipotética em questão, a função que deve ser compartilhada entre a área de gestão de pessoas e o gestor da unidade é avaliar, planejar e acompanhar onde, quando e como determinadas tarefas serão executadas, a fim de conciliar as necessidades individuais do colaborador com as organizacionais.


C

Certo


E

Errado

A compreensão e a gestão dos riscos psicossociais no ambiente de trabalho são fundamentais para promover a saúde mental e o bem-estar dos trabalhadores. Considerando os diferentes aspectos que compõem os riscos psicossociais, avalie as seguintes afirmações e identifique a opção CORRETA que descreve esses riscos:


A

A legislação brasileira exige que os trabalhadores realizem avaliações anuais de riscos psicossociais, independentemente do setor ou tamanho da empresa, como parte do programa de saúde e segurança ocupacional.


B

Os riscos psicossociais no trabalho são definidos pelo estresse ocupacional, como prazos apertados e sobrecarga de trabalho.


C

A avaliação de riscos psicossociais é opcional e, normalmente, conduzida apenas em grandes corporações que têm recursos suficientes para implementar programas de bem-estar do trabalhador.


D

Riscos psicossociais referem-se às condições físicas do ambiente de trabalho, como iluminação e ergonomia.


E

Riscos psicossociais são fatores no ambiente de trabalho que podem levar a problemas psicológicos ou físicos. São influenciados por aspectos como cultura organizacional, estilo de liderança e relações interpessoais.

Com relação à atuação de psicólogas e psicólogos na integração de pessoas com deficiência no ambiente de trabalho, identifique a opção CORRETA, que descreve as abordagens eficazes para promover a inclusão no local de trabalho:


A

Psicólogos atuam como consultores de alta gestão, oferecendo insights estratégicos sobre como remodelar a estrutura organizacional para integrar eficazmente pessoas com deficiência, mas sem participação direta na execução.


B

Os psicólogos focam na realização de diagnósticos clínicos para categorizar as deficiências dos trabalhadores, permitindo que a gestão da empresa ajuste suas expectativas e responsabilidades de trabalho de acordo.


C

Os psicólogos são responsáveis pela supervisão e monitoramento do cumprimento das leis de inclusão, assegurando que as práticas da empresa estejam alinhadas com as regulamentações governamentais vigentes, sem uma intervenção direta no ambiente de trabalho.


D

A contribuição dos psicólogos está atrelada ao suporte emocional individual dos trabalhadores com deficiência, em um contexto um-a-um para resolver problemas psicológicos que possam surgir devido ao ambiente de trabalho.


E

Um dos principais papéis do psicólogo é facilitar programas de treinamento e desenvolvimento que promovam a sensibilização e a inclusão no ambiente de trabalho. Além disso, também é seu papel, ajustar políticas organizacionais para promover apoio aos trabalhadores com deficiência.

Vroom desenvolveu ainda mais sua abordagem, argumentando que os gestores devem utilizar uma das duas árvores. A decisão adequada depende principalmente


A

do custo da decisão.


B

do número de funcionários envolvidos na decisão.


C

do impacto da decisão sobre a eficácia organizacional.


D

do tempo de que o gestor dispõe para tomar a decisão.

A Teoria das Necessidades Humanas foi desenvolvida pelo psicólogo norte-americano Abraham Maslow, uma das mais marcantes autoridades da chamada Psicologia Humanista, área dedicada ao estudo do comportamento humano e das forças que o influenciam.

Essa teoria é muito aplicada à área de gestão de pessoas no trabalho. A pirâmide de Maslow, uma representação gráfica da teoria das necessidades humanas, tem, em seu topo, as necessidades


A

sociais.


B

de autoestima.


C

de autorrealização.


D

de segurança.


E

fisiológicas.

A entrevista de desligamento, conduzida por um especialista em gestão de pessoas, aborda motivos do desligamento, opiniões sobre a empresa, cargo, condições de trabalho, salário, benefícios, relações humanas e oportunidades de mercado. As respostas são registradas para análise estatística das causas de rotatividade.


C

Certo


E

Errado

A administração de recursos humanos foi marcada pelas ideologias organizacionais do século XIX e pela busca de eficácia e eficiência a partir do reconhecimento de potenciais e competências.


C

Certo


E

Errado

A gestão de pessoas (GP) baseia‑se, primordialmente, em dois aspectos fundamentais: pessoas como seres humanos, com personalidade, história, conhecimentos, habilidades e competências únicas, essenciais para a gestão eficaz dos recursos organizacionais; e pessoas como ativadoras de recursos organizacionais, impulsionadoras da organização, trazendo talento e dinamismo necessários para a renovação e a competitividade em um ambiente de constantes mudanças e desafios.


C

Certo


E

Errado

A gestão de pessoas no setor público deve aderir às práticas de compliance para garantir a aplicação dos princípios da impessoalidade e da publicidade, os quais se relacionam ao compromisso público de que todos os atos estejam amparados no ordenamento jurídico.


C

Certo


E

Errado

Considere que foi desenvolvido, pela equipe da área de Gestão de Pessoas, um estudo das principais variáveis que impactavam o comportamento de indivíduos com dificuldades de ajustamento na organização, com foco em melhor adaptação, inclusive com proposição de alternativas de ações na política de pessoal que concorressem para uma maior produtividade e satisfação no trabalho.


Assim, considerando que há variáveis independentes no comportamento dos indivíduos na organização, é correto afirmar, em relação às ações propostas:


A

Um treinamento com foco em objetivos e metas de desempenho, com uma comunicação clara e direta do gestor, seria suficiente para uma melhor adaptação dos servidores.


B

A compreensão dos aspectos relativos a percepção e motivação (fatores intrínsecos aos indivíduos) contribuiria para a busca de mecanismos de reforço a comportamentos assertivos por meio das lideranças.


C

Um treinamento com foco em tratar os conflitos interpessoais nas situações de trabalho para a resolução de problemas seria suficiente para uma maior satisfação no trabalho e consequente produtividade.


D

A criação de um sistema de recompensas financeiras a resultados positivos obtidos pelos funcionários seria fator-chave para a solução dos problemas de ajustamento.

A gestão de pessoas é um dos pilares mais importantes em qualquer organização. Contudo, nem todas compreenderam os ganhos possíveis quando o RH se envolve nas questões mais estratégicas da organização. Para se tornar estratégico, o RH deverá


A

voltar-se para maiores investimentos na área de treinamento e desenvolvimento condizentes com as necessidades de qualificação dos trabalhadores e devem sobrepor-se aos limites orçamentários definidos. Todo desenvolvimento deve estar focado em jogos competitivos que representam por s1 só o cenário em que vivemos.


B

centrar-se prioritariamente no processo de recrutamento, pois desta maneira atenderá simultaneamente clientes, mercados e metas de acordo com as competências internas e externas da organização.


C

alinhar-se aos objetivos estratégicos da organização a fim de contribuir efetivamente para seu sucesso, considerando as pessoas como vantagem competitiva, fazendo com que exercitem as competências essenciais, a visão e a ação empreendedora, a visão do macroambiente, através de sessões de desenvolvimento.


D

ser sempre atuante na empresa, agindo de acordo com suas metas e com isso contribuindo para a eficácia organizacional e procurar preparar as pessoas para que cresçam independentemente do foco ou da situação evidenciada.

A gestão de pessoas desempenha um papel crucial na otimização do impacto da escassez de recursos e orçamentos limitados nas organizações públicas. E um dos aspectos mais críticos é o recrutamento e seleção estratégicos. Diante deste cenário, considere:


I. O processo de recrutamento e seleção de pessoal estratégico no setor público é inviável devido à entrada de novos profissionais se dar por meio de concursos.

II. O primeiro passo para um recrutamento estratégico é a identificação precisa das necessidades de pessoal.

III. Migrar para uma gestão por competência, trabalhar o perfil da posição e traduzi-la no edital é fundamental para o recrutamento estratégico.

IV. As provas de seleção deveriam adotar uma pluralidade de instrumentos que possibilitem seleções mais acessíveis e abertas para todas as pessoas e que possam identificar as competências necessárias para o exercício dos cargos.

V. A nomenclatura e descrição genéricas dos cargos possibilitam a alocação de pessoas em áreas com características muito diferentes, dificultando o atendimento às reais necessidades do setor e do trabalhador.


Estão corretas as afirmativas


A

I, II, III e IV, apenas


B

II, III, IV e V, apenas.


C

II, III e V, apenas.


D

I, IV e V, apenas.

A pluralidade nas empresas é um conceito que se refere à diversidade de experiências; habilidades; culturas; e, perspectivas no local de trabalho. O gerenciamento diligente da pluralidade pode levar a uma maior inovação, melhora do processo de tomada de decisões e maior satisfação dos funcionários. Esse gerenciamento requer, sobretudo:


A

Contratação pessoas que pensam e agem de maneira semelhante para garantir a harmonia no local de trabalho.


B

Distribuição dos funcionários em diferentes departamentos com base em suas habilidades e experiências para evitar conflitos.


C

Implementação de políticas inclusivas e diversidade; promoção de um ambiente de respeito e igualdade; e, valorização das contribuições de cada funcionário.


D

Tratamento equitativo entre todos, independentemente das diferenças entre os funcionários, de suas características, perspectivas e experiências únicas, para valorização da inclusão.

Na gestão de talentos, o termo talento refere-se, com frequência, à pessoa a quem se atribui um conjunto privilegiado de competências, ou seja, conhecimentos, habilidades e atitudes que a diferenciam de outras.


C

Certo


E

Errado

A rotatividade de pessoal (turnover) é o processo de substituição de colaboradores que saem por novos que entram. Para manter a integridade e sobreviver, as organizações precisam constantemente compensar essas saídas com novas entradas, alimentando‑se de mais energia e recursos para garantir o equilíbrio. Em resumo, a rotatividade é o fluxo contínuo de entradas e de saídas de pessoas em uma organização.


C

Certo


E

Errado

Considere o texto a seguir:


O antigo papel do psicólogo aplicador de testes, para identificar o perfil adequado para a função a ser desempenhada, foi transformado na função de um gestor de pessoas, que se preocupa com a escolha profissional, com o processo de decisões, com a formação do trabalhador.


BOCK, A. M. M. et al. Psicologias: uma introdução ao estudo da psicologia. 15.ed. - São Paulo: Saraiva educação, 2018.


A transformação descrita está ligada a exigências que o modelo de gestão de pessoas atual requer dentro do contexto organizacional.


Esse modelo trabalha com a noção de


A

adequação à execução de funções


B

desenvolvimento de competências


C

ênfase operacional de tarefas


D

subordinação às hierarquias


E

alienação à organização

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado