

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
O Psicólogo da Saúde, tanto na atenção primária quanto na terciária, trabalha de forma cada vez mais sistemática com pequenos grupos. Uma das vantagens da utilização de grupos no trabalho em saúde é que eles
têm o potencial de reproduzir conflitos intrapsíquicos, trazendo à consciência fatores inconscientes, que prontamente podem ser resolvidos pelo membro que vivencia o conflito e reproduzido pelos demais.
têm mecanismos terapêuticos próprios, como a troca de informações, a participação e a discussão das dificuldades de todos e de cada um, levando a uma aprendizagem interpessoal em um ambiente coeso.
naturalmente criam um clima democrático, em que todos os membros falam abertamente sobre seus conflitos intrapsíquicos, chegando a soluções que podem ser repetidas pelos demais participantes.
criam um ambiente que favorece o compartilhamento de experiência entre os membros, através do fenômeno da coesão, permitindo a resolução de conflitos que venham a surgir entre os participantes.
As discussões em grupos de pacientes cardiopatas como oficinas, grupos operativos ou grupos de conversa trazem benefícios aos pacientes. Assinale a alternativa que corresponde a uma das características desse tipo de abordagem.
Promove a valorização da fala dos profissionais;
Centraliza na figura do facilitador/instrutor;
Aumenta os conflitos familiares e sociais;
Promove ou melhora a autoestima;
Contribui normalmente para a piora da adesão.
Um grupo de oito mulheres de famílias monoparentais comparece a uma instituição, para participar de seu primeiro encontro em um grupo operativo, e conhecer o psicólogo que vai coordenar os encontros. O grupo tem como objetivo discutir as dificuldades que enfrentam no seu cotidiano. O psicólogo observa, na primeira sessão, reações paranoides. De acordo com as concepções de José Bleger, essas reações
indicam que a sociabilidade sincrética não se estabeleceu entre essas mulheres.
significam medo da experiência nova e do desconhecido, uma situação normal.
demonstram que o funcionamento do grupo tem um padrão esquizoide.
sugerem que já aconteceu uma identificação entre as integrantes do grupo.
revelam um padrão no grupo que precisa ser interpretado imediatamente.
Muitas são as tendências psicodinâmicas na prática da psicoterapia, uma das mais utilizadas atualmente é a teoria dos grupos operativos. De acordo com um de seus estudiosos, “... a tarefa na terapia de grupo é se envolver em uma comunicação significativa com os outros membros do grupo, revelar-se, dar feedback válido e examinar os aspectos ocultos e inconscientes dos próprios sentimentos, comportamentos e motivação” (YALOM, 2006, p. 197). De acordo com a teoria do vínculo de Pichon-Rivière (1991), as famílias podem ser tratadas como grupos operativos, nos quais o elemento doente é o portador dos diferentes aspectos patológicos depositados por cada um dos outros membros da família, ou depositário. Isto permite inferir que, o doente numa família:
é o membro que se modifica em sua configuração essencial que condiciona sua vida normal, criando-se um estado de confusão e de caos.
é o membro dinamicamente mais forte, já que sua estrutura pessoal lhe permite tornar-se o portador da enfermidade grupal.
é o membro que mantém sua patologia como forma de evitar conflitos familiares.
é o membro que tem um papel secundário na dinâmica familiar patogênica.
Bleger (2003) afirma que todo impedimento, déficit ou distorção da aprendizagem é, ao mesmo tempo, um impedimento, déficit ou distorção da personalidade do sujeito, e – vice-versa - todos os transtornos da personalidade (neurose, psicose, caracteropatias, perversões) são transtornos da aprendizagem. Dessa maneira, já não há uma diferença essencial entre aprendizagem e terapia na teoria e na técnica:
Da dinâmica de grupo.
Do grupo operativo.
Do processo grupal.
Do grupo terapêutico.
A atuação na Atenção Primária de Saúde (APS) possibilita uma aproximação do profissional com o contexto sociocultural do usuário, permitindo-lhe oferecer estratégias de prevenção e promoção da saúde adequadas às necessidades da comunidade local. Nessa perspectiva, a atuação do psicólogo na APS tem se direcionado para a proposição de processos grupais alternativos às práticas individualistas. Sobre a utilização de práticas interventivas grupais, considere as seguintes afirmativas:
I O trabalho em grupo viabiliza a reflexão e a resolução de problemas relacionados à insatisfação dos usuários.
II As atividades coletivas possibilitam o atendimento relacional, processual, intersetorial e integralizado aos indivíduos.
III O trabalho em grupo tem como foco a valorização dos recursos dos usuários e a construção de redes sociais de apoio.
IV As atividades em grupo têm como objetivo a detecção de doenças e a orientação para a manutenção da saúde.
Em relação à utilização de práticas interventivas grupais, estão corretas as afirmativas:
II e III.
I e IV.
I e II.
III e IV.
A organização de grupos como modalidade de atenção coletiva à população tem sido cada vez mais frequente nos serviços de saúde. Definido como um conjunto de pessoas, ligadas no tempo e no espaço, é correto afirmar que o grupo operativo
promove a aprendizagem através da incorporação de informações, principalmente, por meio da produção de conflitos e entraves.
é amplamente utilizado, uma vez que seus membros não oferecem resistência à mudança e não demonstram medos básicos de perda e de ataque.
deve ser dinâmico, proporcionando a interação e a comunicação entre os indivíduos como fomento ao pensamento e à criatividade.
tem aspectos do processo grupal que interatuam dinamicamente, mas que não permitem mudanças no seu desenvolvimento.
No texto “O grupo como instituição e o grupo nas instituições” (1991), Bleger afirma que:
“Nas nossas teorias e nas nossas categorias conceituais, opomos indivíduo a grupo e organização a grupo, na medida que supomos que os indivíduos existem isoladamente e que eles se reúnem para formar grupos e organizações. Nada disso é correto, sendo apenas uma herança de concepções associacionistas e mecanicistas. O ser humano antes de ser uma pessoa é sempre um grupo, não no sentido de pertencer a um grupo, mas no sentido de que a sua ___________________ é um grupo. Dessa maneira, pode-se considerar que a dissolução ou uma tentativa de mudança de uma organização pode produzir diretamente uma desagregação da ______________; não por projeção, mas em razão direta do fato de que o grupo e a organização são a _________________ dos seus membros (1991, 69).”
Assinale o conceito que completa correta e sequencialmente a citação anterior.
percepção
linguagem
consciência
personalidade
Considerando a técnica dos grupos operativos e seus pressupostos, responda:
Os grupos operativos tem um caráter terapêutico, assim como todos os grupos terapêuticos podem denominar-se de grupos operativos.
A técnica de grupo operativo propõe a presença apenas de um observador que registra o que ocorre na reunião, resgata a história do grupo e depois analisa sozinho os pontos emergentes, o movimento do grupo em torno da tarefa e os papéis desempenhados pelos integrantes.
Em relação aos papéis estabelecidos no grupo, pode-se dizer que somente o papel do observador é fixo, enquanto outros emergem no decorrer do processo, articulando-se com as necessidades e as expectativas tanto individuais quanto grupais, podendo alternar-se.
Na concepção de Pichon-Rivière (1988), o grupo é um instrumento de transformação da realidade, e seus integrantes estabelecem relações grupais que vão se constituindo, na medida em que começam a partilhar objetivos comuns, a ter uma participação criativa e crítica e a poder perceber como interagem e se vinculam.
A teoria de grupos operativos, elaborada por Pichon-Rivière, é considerada uma das contribuições latino-americanas mais importantes para uma teoria unificada do funcionamento grupal, sendo um valioso suporte para a prática com grupos. Com relação ao conceito de grupo operativo, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) O que caracteriza o grupo operativo é a relação que seus integrantes mantêm com a tarefa.
( ) O grupo operativo centra-se na análise de sua própria dinâmica, na qual se considera o grupo como uma totalidade.
( ) A tarefa poderá levar à cura, no caso de um grupo terapêutico, ou à aquisição de conhecimentos, no caso um grupo de aprendizagem.
( ) No grupo operativo, o fundamento da tarefa é a resolução de situações estereotipadas denominadas “dilemáticas”, possibilitando sua transformação em situações flexíveis que permitem questionamentos, denominadas “situações dialéticas”.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
V – V – F – F
F – V – V – V
V – F – F – V
V – F – V – V
F – V – F – F
No âmbito da saúde, sobre a intervenção do Psicólogo nos grupos e em seus contextos territoriais, é INCORRETO afirmar que
concebe a superação de modelos clínicos biomédicos patologizantes que se restringem à cura de sintomas e doenças.
é um trabalho voltado para a mudança das condições de vida da população mediante a articulação da promoção da saúde e da cidadania.
propõe uma concepção ampliada de saúde, na qual o social se apresenta como determinante do processo saúde-doença-cuidado.
fomenta a participação e o controle social mediante sua orientação e definição das ideias de mobilização e organização política que influenciem as deliberações comunitárias.
as ações são amplas, ou seja, dirigidas às interações que o usuário tem com o sistema de saúde, as relações entre os profissionais de saúde e as destes com os usuários.
De acordo com René Kaës, os grupos fornecem
apoio na linha psicoterapêutica geral focando o desenvolvimento infantil patológico.
apoio psicodramático para que consigam eleger os papéis que serão representados no cotidiano.
interação corpo a corpo para que se trabalhe a abordagem psicossomática com as pessoas angustiadas e em sofrimento.
suporte teórico e psicanalítico para que os indivíduos consigam enfrentar, exclusivamente, as situações de luto cotidiano.
suporte psicológico para as pessoas e é nesse convívio que elas encontram apoio e alívio para lidar com as adversidades da vida moderna.
É o tipo de grupo de trabalho centrado na tarefa, a qual pode ser o aprendizado, a cura, o diagnóstico de dificuldades. Considera que, para haver aprendizagem, deve haver mudança. Para tanto, busca tornar conhecido o conteúdo Inconsciente (modelo do cone invertido) e considera a importância dos aspectos decorrentes do campo grupal. A descrição relaciona-se a
grupos operativos.
grupos de autoajuda.
grupos terapêuticos, de base cognitiva.
grupos de “roda de conversa”.
grupos de trabalho.
A técnica de grupos, a que Enrique Pichon-Rivière denominou de grupos operativos, caracteriza-se por estar centrada, de forma explícita, em uma
narrativa.
avaliação.
tarefa.
crença.
confrontação.
Trabalhos em grupos são muito utilizados na saúde e no ambiente hospitalar; acerca disto assinale a(s) alternativa(s) errada(s) abaixo:
I) O grupo operativo e o grupo psicoterápico possuem objetivos e características diferentes.
II) Grupo operativo e grupo psicoterápico são apenas sinônimos, eles possuem as mesmas características e objetivos.
III) O grupo operativo é um grupo realizado por profissionais ou leigos e tem como objetivo trabalhar com questões específicas a cada sessão,
IV) O grupo operativo é um grupo aberto à entrada de novos membros a cada sessão; enquanto o grupo psicoterápico é um grupo fechado, não permitindo entrada de novos membros a cada sessão.
V) O grupo psicoterápico é um grupo de aprofundamento podendo ser realizado apenas por profissionais da psicologia e tem como objetivo principal a tomada de consciência e a elaboração psíquica de conflitos.
Qual das alternativas abaixo indica a(s) alternativa(s) errada(s):Apenas a alternativa I
As alternativas I, III, IV, V
As alternativas II, IV, V
Apenas a alternativa II
II, III, IV, V
Sobre o trabalho do Psicólogo, Pichon Rivière escreve:
“O psicólogo social aborda questões fundamentais e, ao investigar em profundidade tanto indivíduos quanto grupos, deve evitar tanto condutas de fuga quanto se deixar influenciar pelas opiniões correntes em seu meio imediato. Por outro lado, deve saber que está incluído, comprometido, no próprio terreno de suas investigações e que, ao operar, produz de qualquer maneira um impacto determinado.”
(2005, p. 122.)
Pichon‐Rivière, criador da técnica de trabalho com grupos denominada grupos operativos, aponta como suas finalidades e propósitos, EXCETO:
O propósito geral é o esclarecimento, em termos das ansiedades básicas, da aprendizagem, da comunicação, do esquema referencial, da semântica, das decisões.
Os papéis tendem a ser fixos no começo, até que se configure a situação de lideranças funcionais, ou seja, lideranças operativas que se fazem mais eficazes em cada “aqui e agora” da tarefa.
O coordenador, com sua técnica, favorece o vínculo entre o grupo e o campo de sua tarefa, numa situação triangular. O vínculo transferencial deve ser sempre compreendido neste último contexto.
O esquema ou quadro conceitual tem referencial operativo, se baseia na concepção geral dos grupos restritos, abolindo ideias sobre a teoria do campo, buscando técnicas unidirecionais e retilíneas.
Acerca dos grupos operativos, assinale a alternativa incorreta:
A teoria dos Grupos operativos foi elaborada por Pichon-Riviere a partir dos referenciais teóricos da psicanálise e dinâmica de grupos.
As formulações de Pichon-Riviere são consideradas algumas das mais importantes contribuições latino-americanas para uma teoria unificada do funcionamento grupal.
Os grupos operativos são definidos como grupos centrados na tarefa.
Todo o grupo, para funcionar operativamente, precisa estar comprometido com a mudança das estruturas estereotipadas, o que implica movimento psíquico e processo evolutivo.
Para Pichon-Riviere há uma clara distinção entre os grupos terapêuticos e os de aprendizagem.
Sinteticamente, pode-se afirmar que Pichon-Rivière concebe o grupo como um conjunto de pessoas que se propõem a, explícita ou implicitamente, realizar uma tarefa. Para explicar o processo grupal pelo qual se atinge, ou não, a realização dessa tarefa, propõe um conjunto de conceitos.
Sobre isso, assinale a alternativa cujo conceito está INCORRETAMENTE relacionado à sua concepção teórica.
Vínculo
Cooperação
Afiliação
Antagonista
Pertença
Considerando as características que definem um grupo operativo, analise os itens abaixo:
I. Pressupõe uma organização interdisciplinar, centrada na realização de uma tarefa.
II. Focaliza a superação e a resolução de situações fixas e estereotipadas.
III. Compreende um grau de resistência associado ao medo de mudança.
IV. O processo grupal compreende três etapas: pré-tarefa, tarefa e projeto.
Estão CORRETO(S)
I, II e III, apenas.
I, III e IV, apenas.
I, II e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
Com base na teoria de PichonRivière, a tarefa é fundamental para o desempenho do grupo. Ainda segundo o autor, o grupo operativo é a técnica que:
Consiste, entre outros, em observar os elementos comuns a certo tipo de problema e analisar as possíveis soluções.
A prioriza é a operação conciliatória como modo de evitar os conflitos e aumentar a produtividade do grupo.
Sempre que um membro do grupo se constitui como dissidente deverá ser isolado para não contaminar os demais e designado como “bode expiatório”.
Procura evitar qualquer interferência externa de caráter ideológico que possa prejudicar a harmonia do grupo.