

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Michel Foucault afirma que fazem parte da armadura institucional da detenção penal as técnicas
mediadoras.
conciliativas.
apaziguadoras.
retentivas.
corretivas.
Quando o juiz determina perícia psicológica em uma ação de interdição, ele necessita conhecer
a capacidade do indivíduo em reger sua própria pessoa e administrar seus bens.
a condição do indivíduo no tocante ao exercício de sua parentalidade.
somente a capacidade do indivíduo em se manter sóbrio diante da oferta e disponibilidade do álcool e de outras drogas na nossa sociedade.
se há condições emocionais familiares para colaborar na manutenção de seu parente na internação em estabelecimento de Medida de Segurança.
a condição de cessação de periculosidade do indivíduo, visando possível progressão no regime de cumprimento da pena.
Os portadores de transtornos sexuais podem eventualmente cometer infrações legais, de maior ou menor gravidade. A ajuda de especialistas, psicólogos e psiquiatras, por exemplo, auxilia a justiça fundamentalmente a entender
se os indivíduos já haviam sofrido práticas de tortura à época da adolescência.
se os indivíduos portavam arma no momento do crime.
se os indivíduos já possuíam outras condenações.
o grau de compreensão e de escolha que o contraventor tinha sobre a própria conduta no momento de sua prática.
as condições vividas na infância e aquelas envolvidas no cumprimento de pena por delito anterior.
Refere-se tipicamente à hospitalização involuntária ou tratamento determinado judicialmente de indivíduos mentalmente doentes que precisam de cuidados porque apresentam tendências perigosas em relação a si e aos outros. Trata-se
do encarceramento.
da restrição civil.
da curatela.
da tutela.
de exclusão cidadã.
De acordo com o ECA, o período máximo de internação é de até três anos. A alternativa que não expressa quando esta medida poderá ser aplicada é:
tratar-se de ato infracional grave.
reincidência em outras infrações.
independente de outra medida.
por descumprimento de medida anteriormente imposta.
de acordo com a avaliação psicológica.
O psicólogo pode receber determinação judicial para averiguar periculosidade, condições de discernimento ou sanidade mental das partes envolvidas em litígio ou julgamento. Este trabalho denomina-se
perícia.
diagnóstico estrutural.
justiça restaurativa.
investigação transformativa.
mediação.
A Psicologia Jurídica, como a entendemos, guarda elementos gerais e outros muito particulares que a eleva ao patamar de disciplina distinta e diferenciada. O uso correto da terminologia é condição para elaboração de Laudos e Pareceres. Como se denomina a área da Psicologia Jurídica que contempla a atividade pericial aos casos apenados quando da solicitação de progressão de regime e nos casos de penas convertidas em Medida de Segurança ( exame de cessação de Periculosidade). Para esses fins o exame seria complementar nas perícias psiquiátricas e seria emitido o Parecer Psicológico.
Psicologia Judiciária.
Psicologia Forense.
Psicologia Social aplicada ao Judiciário.
Psicodiagnóstico Pericial.
Psicologia Criminal.
A mediação é um processo de intervenção cuja finalidade é produzir um acordo. É um processo pacífico onde a solução da discórdia não é imposta senão que surge das próprias partes interessadas. A mediação deve ultrapassar a perspectiva do episódio que determina o conflito para ser compreendida como parte de um processo. Este processo de mediação, como procedimento, pode ser desenvolvido em etapas.
Considere as possíveis etapas ( proposta de Tavares, 2002):
I. Apresentação do mediador e das regras da mediação.
II. Exposição dos problemas pelos clientes mediados.
III. Procurar por padrões objetivos dependendo da vontade de cada um dos lados
IV. Geração de ideias para resolver os problemas e os acordos parciais, para chegar a um acordo final.
Está(ão) correta(s) APENAS:
I, II e III.
II e II.
III e IV.
I, II e IV.
I e II.
O conceito de família vem sofrendo transformação pelas mudanças culturais, sociais e econômicas, exigindo a permanente atualização dos profissionais em razão do elevado número de menores que se encontram no centro de disputas judiciais. Esses novos arranjos familiares, segundo Werner Jr. e Werner ( 2012), podem ser denominados de:
I. Famílias pós-separação – o que gera duas estruturas monoparentais, podendo ocorrer guarda unilateral ou compartilhada.
II. Famílias recasadas ou recompostas - também chamada família mosaico, diversos arranjos possíveis, desde a união de pessoas de estado civil distinto, em presença ou não de filhos.
III. Famílias homoafetivas – passíveis a partir da adoção por um dos membros do casal ou por ambos (de acordo com algumas decisões da jurisprudência. Também podem surgir pelas técnicas de inseminação artificial.
IV. Famílias com crianças geradas por engenharia genética - com o uso de tecnologias que permitem aos pais idealizar, projetar e criar uma prole com características orgânicas definidas. Essas famílias, na atualidade estão isentas de dilemas bioéticos.
Está(ão) correta(s) APENAS:
III e IV.
II, III e IV.
I, II e III.
I e IV.
II e III.
O abuso emocional é uma das formas de violência mais presentes nas relações familiares. No entanto, não é identificado de imediato pelos profissionais, e sua presença não é avaliada o quantificada na maioria dos levantamentos demográficos realizados sobre violência perpetrada contra crianças e adolescentes. Em relação ao abuso emocional, analise as afirmativas a seguir:
I. Desprezo – é uma combinação de rejeição e hostilidade. Inclui chamar as crianças por apelidos indesejados, tratar a criança como inferior ou humilhá-la publicamente.
II. Negação Emocional – Ignorar a necessidade da criança de contato emocional, que envolve abraçar, beijar e conversar.
III. Exploração – Ensinar e encorajar a criança a ter um comportamento criminoso, manter a criança em casa obrigando a ser serviçal ou até incentivar a participar de produção pornográfica.
IV. Aterrorizar - isolar a criança do convívio com outras pessoas. Trancá-la num cômodo da casa ou privar a criança de qualquer interação.
Se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
Se somente as afirmativas I, III e IV estiverem corretas.
Se somente as afirmativas II e IV estiverem corretas
Se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
Se somente as afirmativas I, II e III estiverem corretas.
A lei incide como limite na sociedade, mas sem desconsiderar que limite é um conceito de ordem simbólica, da ordem da Lei do Pai, e que seu manejo ou sua aplicação vão depender sempre da capacidade de
avaliação pericial social.
julgamento do legislador.
encaminhamento dos técnicos psicossociais.
simbolização de seu operador, legislador ou juiz.
tramitação dos autos.
O abrigamento de crianças é uma medida protetora excepcional para casos em que ainda não se encontrou uma família substituta ou que há impossibilidade de reintegração imediata da criança em sua família de origem. O abrigo é uma medida de proteção transitória para crianças preferencialmente em situação de
bullying ou assédio moral na escola.
risco ou abandono.
evasão escolar reiterada.
burnout ou assédio sexual na escola.
doença mental com surtos psicóticos.
São princípios norteadores da Escuta Psicológica de Crianças e Adolescentes envolvidos em situação de violência, na Rede de Proteção, EXCETO:
O psicólogo atuará considerando a infância e a adolescência como construções sociais, históricas e culturais.
O psicólogo considerará as relações de poder nos contextos em que atua e os impactos dessas relações sobre suas atividades profissionais, posicionando-se de forma crítica, em consonância com os demais princípios do Código de Ética Profissional.
psicólogo, no atendimento à criança e ao adolescente, deve atuar na perspectiva da integralidade, considerando a violência como fenômeno complexo, multifatorial, social, cultural e historicamente construído, implicando em abordagem intersetorial e interprofissional.
O psicólogo tem autonomia teórica, técnica e metodológica, de acordo com os princípios ético-políticos que norteiam a profissão.
O Psicólogo não realizará atividades que envolvam o depoimento sem dano.
O sujeito do Direito é aquele que age consciente de seus direitos e deveres e que segue leis estabelecidas em um dado ordenamento jurídico. Já, para a Psicanálise, o sujeito está assujeitado às leis
definidas pelos juízes dos Tribunais Superiores.
definidas pelos Códigos de Ética Profissionais.
regidas pelo ego e superego.
regidas pelo Código Internacional das Doenças (CID-10).
regidas pelo inconsciente.
A loucura interessa para o Direito na medida em que ela é
elemento determinante para a capacidade.
indício do grau de sutileza para cumprir a pena.
parte integrante do cumprimento da pena.
demonstrativo do fôlego financeiro do criminoso.
indicativo do coeficiente de inteligência.
No que se refere à psicologia jurídica, assinale a opção correta.
A avaliação psicológica na área judiciária deve utilizar, obrigatoriamente, instrumentos psicométricos e projetivos na construção do diagnóstico.
Dadas as demandas recentes do Poder Judiciário, a atuação do psicólogo deve priorizar as práticas de intervenção e de mediação como possibilidades mais adequadas de resolução de conflitos, devendo a atividade avaliativa ser negligenciada.
O Estatuto da Criança e do Adolescente é um marco importante da psicologia jurídica, pois o trabalho do psicólogo jurídico, a partir da publicação do estatuto, ampliou-se e tornou-se essencial, passando a englobar diversas atividades, tanto na área pericial como de acompanhamento.
Diferentemente da psicologia clínica, a psicologia jurídica não objetiva ser uma via de expressão da subjetividade dos envolvidos nas demandas judiciais.
Na avaliação psicológica, embasada em procedimentos técnicos e éticos, o psicólogo pode utilizar habilidades outras que não aquelas específicas do conhecimento psicológico, conforme aumentem suas relações com o campo jurídico.
Um indivíduo doente mental, que em função de seu transtorno praticou um ilícito penal, recebe determinação judicial para cumprimento de
Terapia Familiar.
Psicodiagnóstico.
Medida de Segurança.
Pena Alternativa.
Pena Privativa de Liberdade.
O aumento das separações conjugais e dos divórcios trouxe questões novas às famílias e aos profissionais que as assistem, gerando também novos arranjos na atribuição da guarda de filho(s). A modalidade na qual os pais dividem a guarda de um ou mais filhos e ambos têm responsabilidade constante pelos cuidados a eles denomina- se guarda
compartilhada.
dividida.
física.
mesclada.
única.
Estudos demonstram que os programas de intervenção para infratores juvenis graves podem reduzir os índices de reincidência, sendo que as intervenções mais eficazes, em relação as que usam uma única abordagem, são as
multimodais, que focam em habilidades desenvolvimentalmente apropriadas.
unimodais, que focam em habilidades cognitivas.
metamodais, que focam em recursos de avaliação moral.
de empoderamento, que procuram trabalhar as deficiências gerais.
de treino de habilidades globais, com tarefas neuropsicológicas.
A mediação de conflitos
busca fazer com que as pessoas cumpram as normas impostas, já que as relações se baseiam na desigualdade entre os gêneros, entre pais e filhos e outras.
é uma técnica extrajudicial para resolver conflitos, excluindo, no entanto, as situações que envolvam família e filhos.
apoia-se nos paradigmas das ciências contemporâneas e, ao invés de trabalhar com verdades absolutas, tem o objetivo de aceitar a complexidade dos fenômenos interpessoais.
valoriza aquele que é mais forte e com condições de melhor se impor na lógica adversarial, tendo como objetivo sempre eliminar a presença do Judiciário, já que a homologação dos acordos mediados é dispensável.
não pode ser usada pelo Poder Judiciário pois não garante o sigilo entre os mediados e nem o manuseio dos conflitos de forma a contribuir para a superação das diferenças.