

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Raio iônico é o raio de um cátion ou de um ânion, e pode ser medido por difração de raios X. Os íons O2-, S2-, Se2-, Te2- são do mesmo grupo. Assinale a alternativa que indique aquele que tem o maior raio iônico.
O2-
S2
Se2-
Te2-
Os átomos 17CI37 e 20CA40 são considerados:
isótonos.
isóbaros.
isótopos.
isoeletrônicos.
íons.
Os elementos químicos são essenciais para o correto funcionamento do organismo, portanto indispensáveis para manter a saúde. Outros, ainda, podem representar riscos por exemplo, por serem radioativos. Sobre os elementos químicos, leia as afirmativas abaixo:
I. O potássio, cujo símbolo é K, pertence à família 1A e constitui um íon essencial ao organismo.
II. O mercúrio, que é tóxico ao organismo, pertence ao grupo semi-metal.
III. O Plutônio, cujo símbolo é o Pu, é um elemento radioativo e extremamente letal.
Assinale a alternativa correta:
Apenas as afirmativas I e III são falsas
Apenas as afirmativas II e III são verdadeiras
Apenas a afirmativa II é falsa
Apenas a afirmativa I é verdadeira
Observe a imagem, abaixo:

Fonte:https://shop.spreadshirt.net/PeriodicTableWords/europium+eu+element+63A5d5b9d76e447424659774ea2productType=1406&sellable=GBlonDwrwlTvrVEjRG 9z-1406-41&size=29
Sobre o elemento químico demonstrado, na imagem, considere a alternativa CORRETA:
É um elemento químico de símbolo Eu, de número atômico 63 que apresenta massa atómica 152 u. É um metal de transição interna fazendo parte do grupo das terras raras. À temperatura ambiente, encontra-se no estado sólido. É branco prateado, bastante dúctil, e é o mais reativo das terras raras.
É um elemento químico de símbolo Eu, de número atômico 63 que apresenta massa atómica 152 u. Encontrado em temperatura ambiente no estado sólido. É um metal de transição situado no grupo 9 da Classificação Periódica dos Elementos.
É um elemento químico de símbolo Eu, de número atômico 63 que apresenta massa atómica 152 u. É um metal de cor branco cinza sob condições padrão, quando não combinado, é encontrado, na natureza, apenas combinado com outros elementos.
Nenhuma das alternativas.
Cátions podem ser formados pela transferência de um ou mais elétrons, a fim de formar íons positivos. Átomos não metálicos, por sua vez, tendem a ganhar elétrons para formar íons negativos, denominados ânions.
Certo
Errado
O Manganês (Mn) possui 25 prótons, 30 nêutrons e 25 elétrons. O número atômico e o número de massa desse elemento são, respectivamente:
Z=25 e A=55.
Z=30 e A=25.
A=30 e Z=15.
A=25 e Z=55.
A=50 e Z=25.
A curva abaixo ilustra o decaimento radioativo de uma amostra hipotética.

Após cinco meias-vidas, a massa dessa amostra, em gramas, dado que a massa inicial era de 400 g, é igual a
12,5.
6,25.
3,125.
1,5625.
25.
De acordo com a teoria de ligação de valência, o diagrama de orbitais para o átomo de Be, para formar orbitais híbridos no BeF2, está corretamente representado na figura a seguir.

Certo
Errado
Assinale a alternativa que classifica corretamente os seguintes elementos, em ordem crescente de raio atômico: ferro, potássio, rubídio, enxofre e selênio. Observação: utilize apenas a tabela periódica para a resolução.
Enxofre < selênio < ferro < potássio < rubídio.
Ferro < potássio < rubídio < enxofre < selênio.
Enxofre < selênio < potássio < rubídio < ferro.
Potássio < rubídio < ferro < enxofre < selênio.
Selênio < enxofre < ferro < potássio < rubídio.
Os componentes enxofre em pó e ferro em pó, antes do aquecimento, podem ser separados pela aproximação de um imã.
Certo
Errado
Sobre a tabela periódica:
I. A tabela periódica organiza os elementos químicos em grupos (colunas) e períodos (linhas). Elementos de um mesmo grupo apresentam propriedades semelhantes, e estas cariam de forma gradativa ao longo de cada período.
II. O hidrogênio e o hélio são os únicos elementos químicos que não são classificados em um grupo.
III. O grupo 1 é o dos metais alcalinos. São metais com baixa dureza e temperaturas de fusão e ebulição menores que a maioria dos metais.
IV. O grupo 18 é o dos halogênios, termo que significa “geradores de sal”. Essa expressão faz referência ao fato de esses elementos químicos serem abundantes no sal marinho.
São corretas as afirmativas:
I, II e III.
I e III.
III e IV.
todas afirmativas.
A festa da virada de ano (réveillon) é marcada pela queima de fogos de artifício. No Brasil, o maior espetáculo acontece na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, mas este ano o evento foi cancelado por causa da pandemia. A explosão de cores no céu causada pela queima dos fogos é decorrente de um fenômeno que acontece com os elétrons dentro dos átomos, que, por sua vez, pode ser explicado pelo modelo atômico de Bohr que
afirma ocorrerem transições eletrônicas entre os níveis de energia, ou seja, o elétron libera fótons ao saltar de um nível mais interno para um nível mais externo.
define o fenômeno do salto quântico, em que os elétrons, ao absorverem energia, podem realizar um salto de um nível mais interno para um mais externo e, ao retornar para o nível de origem, liberar essa energia na forma de luz.
defende a ideia de que os elétrons de movimentam ao redor do núcleo com perda de energia, esta perda acontece com emissão de fótons.
quantifica a energia dentro da eletrosfera do átomo e afirma que o elétron libera luz ao saltar para um nível mais externo.
atribui as diferentes cores formadas pelos fogos de artifício ao fato de que a quantidade de energia liberada em todas as transições eletrônicas é a mesma, independentemente do nível de energia em que o elétron se encontre.
A descoberta do elétron e sua interação com campos elétricos e magnéticos, através dos experimentos com a ampola de Crockes, possibilitou a idealização do modelo atômico de
Dalton.
Thomson.
Rutherford.
Bohr.
O Sol fornece uma grande quantidade de energia anualmente para a atmosfera terrestre cerca de 1,5 x 1018 kWh de energia. Trata-se de um valor considerável, correspondendo a 10.000 vezes o consumo mundial de energia neste período. Dessa forma, a radiação solar constitui-se numa inesgotável fonte energética, havendo um enorme potencial de utilização. Uma das possíveis formas de conversão da energia solar é conseguida através do efeito fotovoltaico que ocorre em dispositivos conhecidos como células fotovoltaicas. Estas células são componentes que convertem diretamente a radiação solar em eletricidade. São basicamente constituídas de materiais semicondutores, sendo o ________________o material mais empregado.
Fonte: https://cresesb.cepel.br
Marque a alternativa que completa corretamente a lacuna acima:
sódio
boro
silício
fósforo
alumínio
Os números quânticos relacionam a natureza do elétron como partícula, sua energia, carga e massa. Acerca desse tema, é correto afirmar que:
O subnível com maior número de elétrons no átomo de urânio corresponde a um subnível da camada de valência.
O número quântico principal caracteriza a forma do orbital.
O número quântico magnético diz respeito á orientação do orbital.
O número quântico azimutal corresponde ao número de nós radiais da nuvem eletrônica.
O spin é uma propriedade do orbital que caracteriza o emparelhamento dos elétrons.
Na teoria do modelo atômico quântico, as propriedades dos elétrons são especificadas pelos números quânticos. A esse respeito assinale a alternativa correta.
O conjunto de três orbitais 5p pode ser definido pelos números quânticos n=4 e l=0.
O número quântico ms determina o momento angular e a forma de um orbital.
Uma subcamada com número quântico l consiste em um número de “l + 1” orbitais individuais.
n é o número quântico principal, l é o número quântico momento angular orbital e ml é o número quântico magnético.
O grupo 2 da tabela periódica, que possui elementos com características metálicas e ricamente encontrados em minerais da crosta de nosso planeta, denomina-se:
metais de transição
calcogênios
halogênios
alcalinos terrosos
Em 1913, Niels Bohr, um físico dinamarquês, propôs um modelo atômico para o átomo de hidrogênio, baseado em postulados, procurando explicar a instabilidade do modelo de Rutherford. O modelo de Bohr foi baseado no estudo do espectro atômico do átomo de hidrogênio e foi o primeiro a considerar conceitos da física quântica para explicar a estrutura do átomo. De acordo com Bohr, o elétron gira ao redor do núcleo em órbitas (níveis de energia) circulares de raios definidos denominadas órbitas estacionárias. Cada órbita estacionária possui um valor determinado de energia. Nessas órbitas, o elétron pode se mover sem perder ou ganhar energia. Bohr demonstrou que a energia total do elétron em cada órbita era quantizada e determinada pela seguinte equação matemática:
Energia oˊrbita = A n21
Com base na equação de Bohr, podemos afirmar que a frequência mínima aproximada que uma radiação eletromagnética deve ter para ser capaz de ionizar um átomo de hidrogênio é de
Dados: A = 2,2 10–18 J
n = nível de energia (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 ... ∞)
h = 6,6 .10-34 J/Hz
2,2. 10–18 Hz
3,0. 10-15 Hz
3,3. 10-15 Hz
3,3. 1015 Hz
3,3. 1052 Hz
Os diferentes gases são responsáveis pela vida na Terra, dessa forma, a importância deles é inquestionável. Abaixo estão algumas principais características de alguns desses gases e correlacione corretamente a descrição com o elemento químico.
I.Baixo teor nos tecidos vivos provoca a hipóxia, que pode levar à morte, esse fenômeno pode ocorrer com alpinistas em elevadas altitudes.
II.É um gás incolor e inodoro e constitui o componente majoritário do ar que nós respiramos, correspondendo a cerca de 78% do volume do ar.
III.É o principal componente do sol, sendo formado pela fusão nuclear de átomos de hidrogênio.
Após análise, assinale a alternativa CORRETA, que corresponde as informações citadas acima:
I.Oxigênio, II.Nitrogênio, III.Hélio.
I.Hélio, II.Hidrogênio, III.Criptônio.
I.Criptônio, II.Oxigênio, III.Neônio.
I.Gás carbônico, II.Hidrogênio, III.Nitrogênio.
Um ______ tem aparência de algumas propriedades de um ________ , mas comporta-se quimicamente como um ________.
Completam correta e respectivamente os espaços:
metaloide/ metal / não metal
metal / metaloide / não metal
metaloide/ não metal/ metal
não metal /