

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
A síntese de Williamson é um método clássico de substituição nucleofílica, particularmente útil para produzir compostos assimétricos. A rota sintética inicia, usualmente, com a reação entre um álcool e uma base forte (NaH é uma das bases mais usadas). O produto formado é usado na reação com um haleto de alquila.
Dadas as afirmativas relacionadas ao método mencionado,
I. O produto final da síntese de Williamson é um éter.
II. A espécie formada na reação, primeira reação descrita, é um hidróxido.
III. O haleto de alquila atua como nucleófilo.
IV. Haletos de alquila terciários reagem, preferencialmente, por mecanismo de eliminação e não por substituição nucleofílica.
verifica-se que estão corretas apenas
I e II.
I e IV.
II e III.
I, III e IV.
II, III e IV.
Na produção de margarina, óleos vegetais insaturados passam por um processo de hidrogenação catalítica. Nesse processo, ocorre uma reação de adição, pois:
ocorre a remoção de hidrogênio das cadeias carbônicas, formando novas ligações duplas
há quebra completa das cadeias carbônicas, produzindo moléculas menores e mais voláteis
o oxigênio do ar reage com os ácidos graxos, formando peróxidos responsáveis pela solidificação
o hidrogênio é adicionado às ligações duplas (C=C) dos ácidos graxos na presença de catalisador, tornando o óleo mais saturado
Em um experimento didático, um técnico acompanha uma reação orgânica na qual ocorre a formação de um alceno a partir de um haleto orgânico, com liberação de uma molécula pequena e formação de ligação dupla. Considerando os conceitos de mecanismos de reação, assinale a alternativa correta.
Trata-se de uma reação de substituição nucleofílica, caracterizada pela troca direta de grupos.
A reação é classificada como adição, pois resulta em aumento da saturação da molécula.
O mecanismo envolve necessariamente a formação de carbocátions estáveis em todas as condições experimentais.
O processo corresponde a uma reação de eliminação, com remoção de átomos ou grupos vizinhos e formação de ligação π.
A reação de hidrogenação catalítica do eteno (C₂H₄), conduzida na presença de um catalisador metálico, resulta na formação de etano (C₂H₆).
Certo
Errado
Com base nas informações do texto 18A1-III, e considerando-se o catalisador de Lindlar (Pd/CaCO₃, Pb(OAc)₂), o catalisador de Adams (PtO₂), o paládio sobre carbono (Pd/C) e o catalisador de Wilkinson (Rh[(C₆ H₅)₃P]₃Cl), bem como a reação de hidrogenação de alcenos, é correto afirmar que, para a transformação de colesterol em colestanol,
o catalisador PtO2 é contraindicado, uma vez que ele é seletivo para hidrogenação de sistemas aromáticos.
caso se opte por um catalisador homogêneo, deve-se optar pelo Rh[(C₆ H₅)₃P]₃Cl.
o mecanismo da reação ocorre via formação de um carbocátion intermediário, o que permite inversão configuracional e mistura racêmica dos produtos.
entre as opções disponíveis, o catalisador de Lindlar é o mais indicado para realizar a conversão do colesterol para colestanol.
o uso de Pd/C seria desaconselhável, por ele ser específico para hidrogenação seletiva de alcinos até alcenos.


Seu próximo nível começa aqui

Seu próximo nível começa aqui
Destrave a preparação completa para sua aprovação. Com a Assinatura Ilimitada, você estuda com os melhores professores do Brasil e todos os recursos Gran.
Durante a etapa de funcionalização de uma anilina em um derivado halogenado no anel, foi utilizado um procedimento envolvendo tratamento inicial com nitrito de sódio (NaNO₂) em meio ácido a 0–5 °C, seguido da adição de iodeto de potássio (KI). Considerando os mecanismos envolvidos e as condições experimentais, assinale a alternativa correta.
A anilina é convertida diretamente em iodobenzeno por substituição nucleofílica aromática do grupo amino, deslocado pelo iodeto.
O tratamento com NaNO₂/HCl promove a formação de um sal de diazônio aromático, que posteriormente reage com iodeto por substituição, liberando N₂(g).
A reação ocorre por mecanismo de substituição eletrofílica aromática, em que o iodeto atua como eletrófilo após oxidação pelo meio ácido.
O intermediário formado é uma amida instável, que sofre rearranjo intramolecular antes da introdução do halogênio.
A etapa à baixa temperatura é necessária para evitar redução do anel aromático pelo ácido nitroso formado in situ.
Qual é a massa de Fe₂O₃ necessária para produzir 16 g de ferro ao ser reduzida por monóxido de carbono ao metal ferro e ao gás carbônico?
Dados:
Massa molar Fe = 56 g/mol; e
Massa molar Fe2O3 = 160 g/mol.
20,76 g
20,98 g
21,54 g
22,05 g
22,86 g
A redução do benzoato de mentila com LiAlH4, seguida de hidrólise, conduz à formação de benzaldeído e mentol, uma vez que ocorre a redução parcial do grupo éster até aldeído.
Certo
Errado
A química participa de decisões técnicas que impactam a saúde pública, o consumo de recursos e a geração de resíduos.
Em um laboratório universitário, uma equipe precisa justificar a substituição de um solvente orgânico volátil por outro com menor toxicidade e maior possibilidade de recuperação por destilação.
A justificativa deve relacionar desempenho analítico, segurança ocupacional e efeito ambiental, sem perder de vista o ciclo de vida do insumo e o destino do resíduo gerado.
Nesse cenário, a alternativa que apresenta uma justificativa tecnicamente adequada é:
A substituição é indicada quando o novo solvente possuir maior polaridade, pois isso garante melhor seletividade analítica em toda metodologia cromatográfica.
A substituição tende a eliminar a necessidade de segregação de resíduos, pois solventes alternativos costumam ter descarte compatível com rede de esgoto após diluição.
A substituição é recomendada quando o novo solvente apresentar maior massa molar, pois isso tende a reduzir a taxa de evaporação em qualquer condição de operação.
A substituição pode reduzir riscos de exposição por inalação e diminuir emissões atmosféricas, mantendo a viabilidade do processo ao permitir recuperação do solvente por separação física.
A Air Products, empresa global que fornece hidrogênio para setores como refino de petróleo, indústria química e alimentos, atua em processos que utilizam H₂ em larga escala. Um exemplo é a hidrogenação de óleos vegetais, na qual o hidrogênio é inserido nas duplas ligações dos ácidos graxos insaturados, resultando na produção de margarinas e gorduras sólidas amplamente utilizadas pela indústria alimentícia. A reação química envolvida nesse processo é classificada como
adição.
substituição nucleofílica.
eliminação.
oxidação.
hidrólise.


Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Observe a reação abaixo.

Respectivamente, indique o mecanismo de reação e os produtos X, Y e Z esperados.
Sn1, C₄H₈, HCI e H₂O.
Sn1, C4H10O, H3O+ e Cl-.
E1, C4H, H₂O e CГ.
Sn2, C₄H₈, HCl e H₂O.
Sn2, C4H10O, H3O+ е СГ.
Durante o estudo de mecanismos de substituição nucleofílica, o técnico deve compreender como fatores estruturais e de meio reacional influenciam a velocidade e o mecanismo da reação. Considerando as reações do tipo SN1 e SN2, assinale a alternativa correta.
Reações SN1 são favorecidas por substratos terciários e solventes polares próticos.
Reações SN2 apresentam velocidade independente da concentração do nucleófilo.
Reações SN2 ocorrem em duas etapas distintas e envolvem a formação de carbocátions estáveis.
Reações SN1 ocorrem preferencialmente com nucleófilos fortes e em solventes apolares.
Ao reagir o p-nitroclorobenzeno com uma solução aquosa de NaOH sob refluxo e acidificar a mistura resultante, obtém-se um produto específico. Nesse contexto, assinale a alternativa que descreve corretamente esse produto.
A reação ocorre por mecanismo SN1 aromático, com formação de carbocátion intermediário estabilizado pelo grupo nitro em posição para.
O mecanismo predominante é adição-eliminação (SNAr), favorecido pelo grupo nitro retirador de elétrons, resultando na formação de p-nitrofenol.
A substituição ocorre preferencialmente via mecanismo benzínico, independentemente da presença do grupo nitro, formando mistura de isômeros orto e para.
O grupo nitro ativa o anel para substituição eletrofílica aromática, permitindo a substituição do cloro por hidroxila.
A presença do cloro em posição para em relação ao grupo nitro impede a reação, pois halogênios desativam o anel e inviabilizam substituições nucleofílicas aromáticas.
A ozonólise é um tipo de reação química empregado em alguns processos industriais. Em laboratório, ela é realizada com um alceno na presença de oxônio e zinco em meio ácido, resultando na quebra da ligação dupla e formando compostos carbonílicos. Com base nessas informações e na imagem abaixo, assinale a alternativa que apresenta os produtos formados em uma ozonólise do bisaboleno.

3,6-diidroxi-heptanal; 4-hidroxi-pentanal e propan-2-ol.
3,6-diidroxi-heptanal; 4-hidroxi-pentanal e propanona.
3,6-dioxo-heptanal; 4-oxo-pentanal e propanona.
3,6-diidroxi-heptanal, 4-oxo-pentanal, propanona.
2,5-dioxo-heptanal; 2-oxo-pentanal e propanona.
No que se refere à síntese da alanina, é correto afirmar que se trata de uma reação de eliminação.
Certo
Errado


Seu próximo nível começa aqui

Seu próximo nível começa aqui
Destrave a preparação completa para sua aprovação. Com a Assinatura Ilimitada, você estuda com os melhores professores do Brasil e todos os recursos Gran.
A reação orgânica de Friedel-Crafts, que envolve a acilação de um anel aromático, é realizada eficientemente com o auxílio de um catalisador inorgânico específico, como o tricloreto de alumínio, AlCl3, que tem como característica ser
uma base de Bronsted-Lowry que recebe um próton do grupo acila.
um ácido de Bronsted-Lowry que doa um próton para o grupo acila.
uma base de Lewis que aceita um par de elétrons para desativar o grupo acila.
um ácido de Lewis que aceita um par de elétrons para ativar o grupo acila.
Em reações orgânicas de substituição, novas espécies químicas podem ser formadas quando compostos químicos como benzeno (C6H6) reagem com ácido nítrico (HNO3) na presença de catalisadores como o ácido sulfúrico (H2SO4). Nesse tipo de reação, ocorre a substituição sequencial de átomos de hidrogênio do benzeno por grupos nitro (-NO2). Verifica-se experimentalmente que a entrada dos grupos nitro no anel aromático do benzeno segue uma ordem estabelecida de dirigência e posição. O primeiro grupo substituinte direciona preferencialmente a entrada e posição do segundo grupo substituinte. Tal característica proporciona a formação majoritária e preferencial de algumas espécies dos possíveis produtos que podem ser obtidos. Baseado nessas características e nas estruturas das espécies químicas, a reação de dinitração do benzeno forma majoritariamente o composto cuja representação é:





Um grupo substituinte presente num anel aromático pode afetar tanto a reatividade do anel frente à reação de substituição eletrofílica como a orientação do grupo de entrada no anel. Sobre a orientação, são exemplos de orientadores meta os grupos:
carboxila, fenila e amino.
hidroxila, ácido sulfônico e triclorometila.
carboxila, ácido sulfônico e trifluorometila.
hidroxila, fenila e trifluorometila.
alquila, ácido sulfônico e amino.
Um determinado produto químico é tóxico não inflamável e incompatível com agentes oxidantes. Seus resíduos devem ser armazenados de forma segregada e o seu descarte não deve ser feito diretamente na rede de esgoto. A sua incineração deve ser feita de forma controlada, a temperaturas elevadas, para garantir a não formação de subprodutos tóxicos como dioxinas e furanos.
Essas informações sobre as características, armazenamento e destinação final dos respectivos resíduos referem-se ao seguinte produto químico:
água oxigenada.
clorofórmio.
nitrato de amônio.
permanganato de potássio.
etanol.
A reação abaixo, entre haloalcanos e um nucleófilo (Nu), depende de fatores como a estrutura dos grupos ligados ao carbono sp3 do haloalcano, as características do solvente, a estabilidade do haleto no solvente, entre outros. Considerando essa reação, avalie as afirmações a seguir.

l. Comparando dois possíveis haloalcanos para essa reação, o (CH3)H2C-I é mais suscetível a formar um carbocátion do tipo R1R2R3C+ do que o (C3H7)3C-I.
I|. Entre haloalcanos do tipo (CH3)3C-X, a tendência de se formar um carbocátion do tipo (CH3)3C+ em um solvente polar aumenta na ordem (CH3)3C-F > (CH3)3C-CI > (CH3)3C-Br > (CH3)3C-I.
III. O carbocátion (C3H7)3C+, formado a partir do haloalcano, é suscetível ao ataque de nucleófilo, resultando em enantiômero puro como produto da reação.
Das afirmativas acima, está(ão) CORRETA(S)
nenhuma.
apenas l e ll.
apenas l e IIl.
apenas II e III.
todas.