

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
A seguir são dadas equações químicas em que E = energia envolvida processo, e- = elétron e X= elemento químico genérico.
I .X(g)+)+e- -> +X(g )+E1
II. X(g)+E2->X (g)+e-
III. X(g)+E3->X+(g)+e-
IV.X+(g)+E1->X2+ (g)+e-
E1 é numericamente igual a E2.
E1 é numericamente igual a E1.
E2 é numericamente igual a E3.
E2 é numericamente igual a E4.
E3 é numericamente igual a E4.
___Diferentes marcas de telefones celulares buscam ganhar novos clientes, anunciando que a bateria de seus aparelhos é mais eficiente que a dos concorrentes, por manterem o telefone celular ligado por mais tempo. Quando descarregada, a bateria do celular é conectada a uma rede elétrica para que sua carga seja restabelecida.
___Esse processo é um exemplo de:
Galvanoplastia.
Célula galvânica.
Célula eletrolítica.
Niquelação.
Célula energética.
A fabricação do gás cloro a partir da eletrólise de uma solução de cloreto de sódio pode ser representada pela seguinte equação química: 2 NaCl + 2 H2O → 2 NaOH + H2 + Cl2. Qual a massa, em kg, de gás cloro que é obtida a partir de 10 m3 de salmoura contendo 10% em massa de NaCl?
Dados: massa específica da salmoura = 1072 kg m-3 e as massas atômicas, em kg kmol-1, H = 1, O = 16, Na = 23 e Cl = 35,5
325,3
536,0
650,5
2602,1
65053,0
É possível determinar quando um vinho foi produzido a partir da quantificação do trítio (t½ = 12 anos), isótopo radioativo do hidrogênio nessa bebida. A análise de uma amostra de vinho revelou que o trítio se encontra no valor de 12,5% de sua concentração na água da região em que foi produzido. Diante do exposto, é correto afirmar que o vinho possui
12 anos.
24 anos.
36 anos.
48 anos.
60 anos.
Sob o ponto de vista físico, a radiação pode desencadear diferentes processos ao interagir com um material. São efeitos ocasionados pela interação da radiação com a matéria, EXCETO:
Ionização.
Efeito Schrödinger.
Ativação do núcleo.
Radiação de freamento.
Excitação atômica ou molecular.
Com relação à Lei de Hess, assinale a alternativa correta.
A entalpia padrão de formação de elemento é igual a zero apenas para elementos no estado gasoso.
A variação de entalpia de uma reação depende apenas dos estados inicial e final, independendo do caminho.
A entalpia de todos os reagentes no seu estado padrão é definida como zero.
As reações rápidas são exotérmicas, enquanto as reações lentas são endotérmicas.
A variação de entalpia de uma reação só pode ser calculada a 1 atm e a 25 ºC.


Um dos processos industriais de obtenção de sódio metálico é a eletrólise ígnea de cloreto de sódio fundido.
Considerando o valor da constante de Faraday igual a 96.500 C, e que essa é a quantidade de carga elétrica de 1 mol de elétrons, qual é a quantidade máxima, em gramas, de sódio metálico que se forma, com a carga elétrica de 386.000 C, na eletrólise ígnea do NaCl?

Em uma reação de oxirredução com potencial padrão de reação positivo e com diminuição na energia livre de Gibbs, é observado um processo espontâneo.
Certo
Errado
A dissociação eletrolítica (ionização) de compostos pode ser representada pelas equações de reação descritas a seguir:

Analise as seguintes afirmativas e assinale a alternativa correta.
I. Os íons transportam cargas positivas ou negativas.
II. Visto que uma solução é eletricamente neutra, o número total de cargas positivas na solução deve ser igual ao número total de cargas negativas.
III. As moléculas desses eletrólitos, quando dissolvidas em água, se dissociam em átomos ou agrupamentos de átomos carregados.
IV. As moléculas conduzem a corrente elétrica por deslocamento em solução em direção ao cátodo e ânodo.
Estão corretas apenas as afirmativas:
I, II e III.
I, III e IV.
II, III e IV.
I, II e IV.
I e II.
Para que a reação de combustão do metano se inicie, é necessário o fornecimento de determinada quantidade de energia — chamada de energia de ativação.
O depósito ferrífero da Serra dos Carajás é a maior reserva de minério de ferro do mundo. Sabe-se que, para a reação de 2 mols de ferro, 2Fe + 1,5O2 -> Fe2O3, em um sistema cilíndrico com êmbolo móvel, é necessário remover 831,08 kJ de calor do sistema de modo a manter a temperatura constante e igual a 25 ºC. O peso do êmbolo e a pressão externa mantêm a pressão interna do conjunto constante e igual a 1,0 bar. É importante considerar que: 1- o sistema (oxigênio + Fe) está em repouso; 2- tanto o Fe como o Fe2O3 são sólidos, portanto pode-se considerar despreziveis os volumes ocupados por eles; 3- o comportamento do oxigênio é ideal.
o êmbolo realizou trabalho sobre o sistema.
não houve trabalho realizado.
a energia interna do sistema aumentou.
as energias de ligação não variaram durante o processo.
o sistema realizou trabalho sobre o êmbolo.
Os números 1 e 3 indicam, respectivamente,
eletrodo onde ocorre a oxidação e eletrodo onde ocorre a redução.
eletrodo cujo elemento apresenta maior tendência à redução e eletrodo cujo elemento apresenta menor tendência à redução.
eletrodo de cobre e eletrodo de zinco.
eletrodo que recebe elétrons e eletrodo que fornece elétrons.
O eletrodo de prata-cloreto de prata é considerado um eletrodo de referência porque
é sensível à presença de H+ na solução.
é sensível à presença do analito em estudo.
o valor do seu potencial depende da presença de cloro na solução.
o valor do seu potencial é conhecido e constante.
O potencial, em Volts, para a célula representada, é
-1,10.
-0,42.
+1,10.
+0,42.
Observe o gráfico abaixo:

De acordo com o gráfico acima pode concluir se que trata se de uma reação Hp = 250, Hr = 480:
I - Espontânea.
II - Exotérmica, pois ocorreu um ganho de energia.
III - Necessita apenas de um estímulo para que ocorra.
IV - Sendo o Hp = 250 kj e Hr = 480kj o delta será de +130 kj.
V - Endotérmica, pois ocorreu uma perda de energia.
VI - Sendo o Hp = 250 e Hr = 480 delta H será de -130kj.
Estão incorretas:
Apenas as afirmativas I, II, III e IV.
Apenas as afirmativas III, IV e V.
Apenas as afirmativas II, IV e V.
Todas as afirmativas estão corretas.
Nenhuma das alternativas anteriores.
Considere o seguinte sistema reacional:
CH₄ (g) + H2O(l) ⟵⟶ CO(g) + 3H₂ (g) ∆H = 192,3kJ
Nesse sistema reacional, a concentração dos produtos diminui mediante
a utilização um catalisador.
a duplicação da concentração de CH4 (g).
a elevação da pressão no sistema reacional.
a retirada do CO(g) à medida em que se forma.
o aumento da temperatura do sistema reacional.