

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Considerando quatro servidores (P, Q, R, S) e suas funções (Auditor, Contador, Médico, Psicopedagogo), e sabendo que cada um exerce uma função diferente, analise as informações a seguir:
Com base nessas informações, é correto afirmar que:
P é Contador.
Q é Auditor.
R é Médico.
R é Auditor.
S é Médico.
As duas afirmações a seguir são verdadeiras:
1.Se eu estou namorando, então eu sou feliz.
2.Eu não sou feliz.
Com base nelas, conclui-se corretamente que:
Eu era feliz antes de namorar.
Eu não estou namorando.
Eu estou namorando.
Eu não vou namorar.
Há três caixas fechadas, cada uma contendo várias bolas, rotulada com a cor, incorretamente. Uma caixa contém apenas bolas azuis, outra apenas bolas verdes e a terceira contém uma mistura de bolas azuis e bolas verdes. Assinale a menor quantidade de bolas, necessária, para retirar de quaisquer das caixas e corrigir os rótulos.
4 bolas
1 bola
2 bolas
3 bolas
Considerando‑se que as proposições “Carolina não bebe chá de camomila ou Helena bebe chá de hortelã”, “Ou Beatriz bebe chá de boldo ou Helena não bebe chá de hortelã”, “Carolina não bebe chá de camomila ou Beatriz não bebe chá de boldo” e “Se Beatriz não bebe chá de boldo, então Carolina bebe chá de camomila” são verdadeiras, assinale a alternativa que apresenta uma conclusão correta.
Carolina bebe chá de camomila, Beatriz bebe chá de boldo e Helena bebe chá de hortelã.
Carolina bebe chá de camomila, Beatriz não bebe chá de boldo e Helena bebe chá de hortelã.
Carolina bebe chá de camomila, Beatriz bebe chá de boldo e Helena não bebe chá de hortelã.
Carolina não bebe chá de camomila, Beatriz não bebe chá de boldo e Helena não bebe chá de hortelã.
Carolina não bebe chá de camomila, Beatriz bebe chá de boldo e Helena bebe chá de hortelã.
André, Bruno e Carlos são professor, engenheiro e advogado, não necessariamente nessa ordem. Ao compararmos a idade dos três, o advogado, que é o melhor amigo de Bruno, é o mais novo. Além disso, sabemos que o engenheiro é mais novo que Carlos.
Com isso, é correto afirmar que
Bruno é professor.
Carlos é mais novo que o professor.
André é advogado.
Carlos é engenheiro.
Marcela, Nara, Olga e Priscila estão sentadas a uma mesa retangular com 6 assentos dispostos do seguinte modo: 1 assento está em cada cabeceira e há 2 assentos em cada um dos outros lados.
Sabe-se que Marcela não está na cabeceira e que Olga está sentada de frente para Nara que, por sua vez, ocupa uma cadeira adjacente à de Marcela.
Se Priscila está sentada em uma das cabeceiras e não há mais ninguém à mesa além das quatro, é correto concluir que
Priscila ocupa uma cadeira adjacente à de Marcela.
Priscila ocupa uma cadeira adjacente à de Nara.
Priscila ocupa uma cadeira adjacente à de Olga.
as duas cabeceiras estão ocupadas.
ninguém está sentado entre Priscila e Olga.
Após uma viagem para Belém do Pará, 4 amigas escolheram, individualmente, a sua atração turística favorita do local e foram obtidas as seguintes informações:
• Alana e Júlia não escolheram a Estação das Docas;
• Felícia e Deborah não escolheram o Mercado Ver-o-Peso e nem o Forte do Presépio;
• Deborah não escolheu o Mangal das Garças;
• Alana não escolheu o Mercado Ver-o-Peso.
Se as atrações turísticas favoritas de Belém das 4 amigas são distintas, quem escolheu o Forte do Presépio?
Júlia.
Alana.
Felícia.
Deborah.
As amigas Letícia, Manuele e Nancy estão no ponto de ônibus e cada uma delas irá para um bairro diferente da cidade dentre os seguintes: Centro, Santo Antônio e Buritis. Além disso, uma delas pegará um ônibus para trabalhar, a outra para estudar e, a amiga restante, para fazer compras. São fornecidas as seguintes informações sobre elas:
• Letícia não vai trabalhar e não vai para o bairro Buritis;
• Manuele vai para o bairro Centro, mas não é para estudar;
• Uma das amigas vai para o bairro Buritis fazer compras.
Considerando tais informações, é possível concluir que:
Nancy não vai para o bairro Buritis.
Manuele vai pegar um ônibus para fazer compras.
Letícia vai para o bairro Santo Antônio fazer compras.
Uma das amigas vai para o bairro Santo Antônio para estudar.
Das alternativas apresentadas a seguir, qual apresenta o raciocínio indutivo?
Os técnicos administrativos da DPE-PR são todos felizes. Por isso eu quero passar neste concurso: para ser feliz.
Amanhã é feriado para os servidores públicos do Paraná. Assim, os técnicos administrativos da DPE-PR poderão descansar.
Para se tornar defensor público é preciso ser bacharel direito. Como Carla é defensora pública, certamente ela é bacharel em direito.
Jonas foi participar de um curso na Alemanha. José vai fazer mestrado na França. Marcela foi palestrar em um seminário na Espanha. Ser servidor da DPE-PR significa ter oportunidades de aprimoramento profissional.
Amanda, Bianca e Cecília trabalham em um mesmo salão de beleza nas profissões de manicure, podóloga e cabeleireira, mas não necessariamente nessa ordem. Considerando as alturas distintas das três profissionais, a manicure, que é tia de Bianca, é a mais baixa. Adicionalmente, sabe-se que a cabeleireira é mais baixa que Cecília. De acordo com o exposto, é correto afirmar que:
Amanda é manicure.
Cecília não é podóloga.
Cecília é mais baixa que Bianca.
Bianca é a mais alta das três profissionais.
A cabeleireira é mais baixa que a manicure.
Bruna é agente de trânsito do Detran-AC e se depara com 4 carros parados lado a lado em um estacionamento. Há um carro amarelo, um branco, um cinza e um vermelho. Bruna analisa os carros e afirma:
Entretanto, as duas afirmações de Bruna são falsas. Sabe-se que o carro branco é o 2º da direita para a esquerda. Assim, é correto afirmar que
o carro amarelo é o 2º da esquerda para a direita.
o carro branco pode ser o 1º carro em qualquer um dos lados.
o carro cinza é o 1º da esquerda para a direita.
o carro vermelho é o 2º da direita para a esquerda.
o carro amarelo é o 2º da direita para a esquerda.
Um auxiliar administrativo deve digitar cinco diferentes documentos: 1 ofício, 1 pronunciamento, 1 parecer, 1 petição e 1 laudo. A ordem em que esses documentos devem ser digitados foi determinada por seu superior e deve ocorrer da seguinte maneira:
• a petição deve ser digitada antes do parecer e do laudo;
• o laudo deve ser digitado antes do ofício;
• o pronunciamento deve ser digitado antes da petição;
• o ofício não deve ser o último documento a ser digitado.
Dessa forma, o último documento a ser digitado por esse oficial, seguindo as recomendações do seu superior, será o(a)
ofício.
pronunciamento.
petição.
laudo.
parecer.
A lógica dedutiva formal está interessada nas relações estruturais que articulam antecedentes e consequentes. Nessa lógica, pode-se dizer que a DEDUÇÃO se caracteriza por:
I. Ter um consequente que é inferência necessária do antecedente.
II. Ser um argumento organizado por enumeração.
III. Ter um consequente cujo conteúdo não excede, não é mais informativo, que o do antecedente.
IV. Ser um argumento que parte sempre do particular para o geral.
V. Ter um consequente que não leva a um conhecimento novo, mas organiza o conhecimento já adquirido.
Assinale a alternativa CORRETA.
Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
Apenas as afirmativas III e V estão corretas.
Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
Apenas as afirmativas I, III e V estão corretas.
Nenhuma das afirmativas está correta.
Em uma festa cinco amigos – Ana, Bruno, Carlos, Diana e Eduardo – estão sentados em uma fila. Cada pessoa está usando uma cor de camiseta diferente: verde, azul, amarela, vermelha e rosa. As seguintes pistas podem ajudar a determinar quem está sentado onde e usando que cor de camiseta:
1. Carlos está sentado ao lado de Ana.
2. Diana está usando uma camiseta amarela.
3. Bruno está exatamente à esquerda de Carlos.
4. Eduardo está sentado na ponta da fila.
5. A pessoa com a camiseta azul está no meio.
6. A pessoa com a camiseta verde está à direita de Carlos.
7. Diana está ao lado direito de Eduardo.
Quem está sentado ao lado de Bruno e qual é a cor da camiseta dessa pessoa?
Ana; camiseta verde.
Carlos; camiseta rosa.
Eduardo; camiseta azul.
Diana; camiseta vermelha.
Um detetive, imerso na resolução do enigma que cerca um assassinato misterioso, concentra suas suspeitas nas amigas Branca, Rosa e Violeta. Após uma minuciosa investigação, revelou‑se o seguinte:
• Branca não estava na cozinha ou Rosa não estava no escritório;
• Rosa estava no escritório ou Violeta não estava na biblioteca;
• Violeta estava na biblioteca ou Rosa não estava no escritório;
• Ou Branca estava na cozinha ou Violeta não estava na biblioteca.
Com base nessa situação hipotética, a conclusão correta seria
Branca estava na cozinha, Rosa estava no escritório e Violeta estava na biblioteca.
Branca estava na cozinha, Rosa não estava no escritório e Violeta estava na biblioteca.
Branca estava na cozinha, Rosa estava no escritório e Violeta não estava na biblioteca.
Branca não estava na cozinha, Rosa estava no escritório e Violeta não estava na biblioteca.
Branca não estava na cozinha, Rosa não estava no escritório e Violeta não estava na biblioteca.
Considere as seguintes afirmações:
“Toda flor amarela é perfumada”.
“O girassol é uma flor amarela”.
Sabendo que as afirmações apresentadas acima são verdadeiras, é possível deduzir que:
O girassol não tem perfume.
Toda flor é perfumada.
Nenhuma flor é amarela.
O girassol é perfumado.
Toda flor perfumada é amarela.
Considere verdadeira a proposição A: (¬X ˄ Z) ˄ (Z → Y).
A conclusão que se pode tirar a partir de A, por dedução lógica, é
Y.
¬Y.
¬Z.
X ˄ Z.
Observe o argumento abaixo.
p: Todos os tipos de animais têm patas.
q: O homem é um animal racional.
Concluindo o argumento dado por meio da dedução, a alternativa CORRETA é:
O homem tem patas.
Nem todo homem tem patas.
Alguns homens têm patas.
O homem pode ter patas.
O homem não tem patas.
Analise o argumento abaixo.
Carlos é atleta.
Todo atleta gosta de açaí.
Logo, Carlos gosta de açaí.
A conclusão dada é classificada como uma:
Transferência.
Dedução.
Analogia.
Indução.
Inferência.
Quanto ao tipo de raciocínio dedutivo, considere a seguinte sequência de números: 2, 5, 11, 23, … Assinale a alternativa que apresenta qual será o próximo termo dessa sequência.
74 (setenta e quatro)
54 (cinquenta e quatro)
47 (quarenta e sete)
67 (sessenta e sete)