Questões de Concursos Secretaria de Estado da Educação e do Desporto de Sergipe - SE (SEED/SE)

Ver página SEED/SE Navegar questão a questão

Questão de Concurso - 309185

Concurso SEED Secretário de Escola 2003

Questão 1

Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível Superior

Ao se lembrar do tempo em que iniciava os primeiros estudos, o narrador destaca o

  • A.

    tratamento sempre rigoroso sofrido por ele, como por todos os alunos de escola pública, naquela época.

  • B.

    privilégio de sua situação social, decisivo para o estabelecimento de diferenças de tratamento.

  • C.

    constrangimento sofrido pelo menino, quando era alvo das excessivas atenções de sua primeira professora.

  • D.

    tratamento especial que recebia na escola, em virtude da superioridade de sua inteligência e de seu interesse pelo saber.

  • E.

    constrangimento que sofria por se sentir um privilegiado entre os colegas de sala, um tanto mais pobres do que ele.

Questão de Concurso - 309217

Concurso SEED Secretário de Escola 2003

Questão 2

Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível Superior

As expressões botaram-me para aprender, fui ali recebido, mandaram-me para a aula de outro professor indicam

  • A.

    as iniciativas tomadas pelo menino nas situações de aprendizagem.

  • B.

    a benevolência com que os adultos atendiam aos desejos do menino.

  • C.

    a passividade de alguém cujo destino é decidido pelos outros.

  • D.

    o autoritarismo com que era tratado o menino durante as aulas.

  • E.

    o pouco caso que o menino fazia das ordens dos adultos.

Questão de Concurso - 309246

Concurso SEED Secretário de Escola 2003

Questão 3

Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível Superior

No último parágrafo, a informação contida na frase Havia para mim um regime de exceção é exemplificada pelas seguintes frases:

I. A tabuada era cantada em coro.

II. Muitos deles eram moradores do engenho.

III. Existia um copo separado para eu beber água.

IV. Os outros meninos sentavam-se em caixões de gás.

 

A exemplificação ocorre APENAS em

  • A.

    I e II

  • B.

    II e III

  • C.

    I e III

  • D.

    II e IV

  • E.

    III e IV

Questão de Concurso - 309262

Concurso SEED Secretário de Escola 2003

Questão 4

Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível Superior

De acordo com o texto, o sentimento que tem o menino, na condição de que desfruta na sala de aula, é o da

  • A.

    ampla solidariedade com os colegas.

  • B.

    piedade pela humilhação que sofrem os colegas.

  • C.

    intolerância para com o professor.

  • D.

    satisfação com a desigualdade.

  • E.

    revolta contra os castigos aplicados.

Questão de Concurso - 309278

Concurso SEED Secretário de Escola 2003

Questão 5

Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível Superior

Está redigido de forma inteiramente adequada à norma culta o seguinte comentário sobre o texto:

  • A.

    Apesar de que nem todo o mundo gosta de literatura, sempre haverão leitores que José Lins do Rego cativará, enquanto escritor cujo o estilo é simples e direto.

  • B.

    À medida que se vai lendo esse trecho do romance, ele é rico em informações sobre as práticas educacionais vijentes nas antigas escolas.

  • C.

    Fica evidente que o menino tratava-se de um privilegiado, conquanto recebia condescendências graças a ser neto de coronel.

  • D.

    Um momento doloroso desse trecho é aonde o menino confessa de sentir-se bem com esse regime de miséria.

  • E.

    A bolsa a tiracolo indica, em contraste com os bauzinhos de flandres, a condição social privilegiada do neto do coronel Zé Paulino.

Questão de Concurso - 309377

Concurso SEED Secretário de Escola 2003

Questão 9

Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível Superior

Atenção: As questões de números 9 a 17 referem-se ao texto que segue.

O argumento mais relevante que o requerente utiliza para embasar sua solicitação está na frase:

  • A.

    ... sofrer continuamente censuras ásperas dos proprietários da língua.

  • B.

    ... não se entendem no tocante à correção gramatical.

  • C.

    ... decrete o tupi-guarani como língua oficial e nacional do povo brasileiro.

  • D.

    ... deixando de parte os argumentos históricos que militam em favor de sua idéia.

  • E.

    ... a língua é a mais alta manifestação da inteligência de um povo.

Questão de Concurso - 309668

Concurso SEED Secretário de Escola 2003

Questão 14

Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível Superior

Atenção: As questões de números 9 a 17 referem-se ao texto que segue.

... por ser criação de povos que aqui viveram e ainda vivem... (meio do 3o parágrafo)

O segmento acima exprime, no contexto,

  • A.

    conclusão

  • B.

    cnseqüência

  • C.

    condição

  • D.

    temporalidade

  • E.

    causa

Questão de Concurso - 309827

Concurso SEED Secretário de Escola 2003

Questão 20

Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível Superior

Atenção: As questões de números 18 a 21 referem-se ao texto que segue.

Você viu, Helena, que a Universidade está oferecendo um curso de extensão para professores de Português? Vamos se inscrever nele?

Não sei se vai dar para mim freqüentá-lo.

Indique a frase em que o interlocutor está representado na mensagem.

  • A.

    Você viu, Helena (...)?

  • B.

    A Universidade está oferecendo um curso de extensão (...)

  • C.

    (...) um curso de extensão para professores de Português.

  • D.

    Não sei se vai dar (...)

  • E.

    (...) para mim freqüentá-lo.

Questão de Concurso - 11370

Concurso SEED Professor - Área: Inglês 2003

Questão 22

Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível Superior

As questões de números 21 a 27 referem-se ao texto abaixo.

In the text, the underlined phrasal verb figure out means:

  • A.

    complete

  • B.

    draw

  • C.

    understand

  • D.

    narrate

  • E.

    role-play

Questão de Concurso - 309851

Concurso SEED Secretário de Escola 2003

Questão 22

Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível Superior

Há palavras escritas de modo INCORRETO na frase:

  • A.

    Não ouve dicernimento suficiente para agilisar o fornecimento de informações e o tempo de espera prolongou-se.

  • B.

    O afluxo de interessados em inscrever-se para o concurso foi maior que o esperado e faltaram providências que garantissem o atendimento a todos.

  • C.

    Os avisos devem ser redigidos com clareza para que haja compreensão total, evitando-se desacertos prejudiciais aos interessados.

  • D.

    O computador não deve constituir o único meio de comunicação entre pais, alunos e professores, apesar da rapidez e da facilidade na transmissão de dados.

  • E.

    Boletins informativos costumam ser um eficiente e, às vezes, essencial meio de divulgação dos acontecimentos escolares e de seus resultados.