Questões de Concurso sobre Suinocultura - Página 4 | Gran Questões

Questões de Concurso sobre Suinocultura

 
 
Disciplina 1
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
214 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Atualmente na suinocultura os principais modelos de produção são o independente e o integrado ou cooperativo.


Assinale a alternativa correta sobre o manejo na suinocultura.


A

O peso de abate dos suínos costuma variar com as condições do mercado, mas de um modo geral oscila em torno de 120 kg.


B

A idade média dos suínos prontos para o abate é de 333 dias.


C

Suínos na fase de engorda devem ser alojados num limite máximo de 200 kg/m².


D

A fase de creche na suinocultura normalmente vai até o 100º dia de idade.


E

O peso ideal de abate dos suínos é de 65 kg.

O estabelecimento de programas de biosseguridade na produção animal, possui como objetivo evitar a possibilidade da entrada e disseminação de doenças infecciosas, além de garantir o bem-estar animal nos sistemas produtivos. Sobre as normas de biosseguridade relacionadas ao fornecimento de água de beber à suínos, analise as afirmativas a seguir:


I. Em unidades produtivas que usam água de poço profundo, a cloração da água somente será necessária se no exame microbiológico para coliformes fecais indicar contaminação.

II. Em unidades produtivas que utilizam o sistema contínuo de produção, os reservatórios deverão ser limpos e desinfetados pelo menos a cada 12 meses.

III. As unidades produtivas que utilizam água superficial (córregos, fontes ou poços superficiais ou de captação da chuva) fica desobrigada de realizar sua desinfecção por cloração.

IV. Unidades produtivas que utilizam produção em lotes no sistema “todos dentro, todos fora”, com vazio sanitário do galpão ou sítio, deverão fazer a limpeza e desinfecção dos reservatórios a cada vazio sanitário, antes do alojamento do próximo lote.


Está correto o que se afirma:


A

na afirmativa I e II, apenas.


B

nas afirmativas I, II e III, apenas.


C

nas afirmativas III e IV apenas.


D

na afirmativa I, II e IV, apenas.


E

em todas as afirmativas.

De acordo com a Instrução Normativa n.º 113, de 16 de dezembro de 2020, que estabelece as boas práticas de manejo e bem-estar animal nas granjas de suínos de criação comercial, é CORRETO afirmar:


A

Os suínos devem ser expostos à luz por um período mínimo de três horas contínuas, por dia e um período de escuro, de no mínimo duas horas contínuas, por dia.


B

Para animais de terminação abatidos com até cento e dez quilos de peso vivo, a área útil mínima destinada a cada animal deve ser igual ou superior a 1,9 (um vírgula nove) metros quadrados.


C

Para leitões de creche, de até trinta quilos de peso vivo, a área útil destinada a cada animal deve ser igual ou superior a 0,8 (zero vírgula oito) metros quadrados.


D

Para marrãs em pré-cobertura em alojamento coletivo, a área útil mínima destinada a cada animal deve ser igual ou superior a 2,30 (dois vírgula trinta) metros quadrados.


E

No caso de matrizes alojadas em grupo, é necessário dispor de áreas de descanso com piso compacto. Granjas que possuam piso totalmente ripado para gestação coletiva terão prazo até 1º de janeiro de 2045 para adequação e cumprimento ao disposto.

Esta doença emergente na suinocultura brasileira, apesar de não causar impactos de saúde pública e nem embargos econômicos, deve ser rapidamente notificada aos órgãos oficiais de defesa sanitária animal no surgimento de qualquer suspeita. Isso se deve ao fato de ela ser clinicamente indistinguível das doenças vesiculares de suínos (febre aftosa, doença vesicular do suíno, exantema vesicular do suíno e estomatite vesicular), que são todas de notificação obrigatória. O agente causador da doença em questão é:


A

Lawsonia intracellularis.


B

Parvovírus suíno.


C

Enterovírus grupo III.


D

Senecavírus A.


E

Vesiculovírus.

O setor de maternidade das granjas suínas é muito importante. Os leitões recém-nascidos são pesados para organização da granja. Suponha que uma leitegada tenha sido pesada e foram obtidos os pesos de 12 leitões: 1,1kg; 1,1kg; 0,9kg; 1,2kg; 1,0kg; 1,6kg; 1,0kg; 1,3kg; 0,8kg; 1,2kg; 1,0kg; 1,2kg.


Diante dessa pesagem, pode-se determinar que a mediana obtida foi de quantos quilos?


A

1,10.


B

1,08.


C

1,20.


D

1,30.


E

1,15.

As Granjas de Reprodutores Suídeos Certificadas (GRSC) são aquelas que comercializam, distribuem ou mantem reprodutores suínos para multiplicação animal e que devem atender integralmente às disposições básicas e específicas estabelecidas para sua certificação. As entidades de animais com finalidade de multiplicação animal devem obedecer aos requisitos previstos nas IN 19/2002 e IN 11/2020. De acordo com elas, assinale a alternativa correta.


A

Toda granja de suídeos certificada deverá ser livre de peste suína clássica, doença de Aujeszky, brucelose, tuberculose, sarna e livre ou controlada para leptospirose, sendo comprovada com diagnóstico específico para cada doença listada, com intervalo de quatro meses.


B

Toda granja de suídeos certificada deverá adotar práticas de biossegurança contra a introdução de agentes patogênicos e para evitar a disseminação ou exacerbação de doenças na granja de reprodutores.


C

A certificação é obrigatória para as doenças: Peste Suína Clássica, Brucelose, Tuberculose, Doença de Aujeszky, Sarna, livre ou controlada para Leptospirose, rinite Atrófica Progressiva, Pneumonia Micoplásmica, Pleuropneumonia Suína e Disenteria Suína.


D

A certificação terá validade de quatro meses. Será concedida, em modelo próprio, pelo Serviço Oficial, com base na apresentação dos resultados dos exames clínicos de rebanho e laboratoriais, realizados em laboratórios oficiais ou oficiais credenciados e, no caso da tuberculose, na apresentação dos resultados das provas diagnósticas realizadas pelo responsável técnico da granja e na comprovação do atendimento das demais exigências estabelecidas nestas Normas.


E

A colheita de material para exames laboratoriais, inoculação de tuberculina e sua leitura com o fim de monitoria sanitária das granjas para certificação e recertificação poderá ser executada sob supervisão direta do Serviço Oficial, ou assistência médico-veterinária da granja, sendo os custos dos exames às expensas do proprietário.

Observe a imagem:

Imagem associada para resolução da questão

.

Quanto à origem dos suínos, respectivamente, da esquerda para direita, temos:


A

Asiática, Céltica, Ibérica.


B

Ibérica, Céltica, Asiática.


C

Ibérica, Asiática, Céltica.


D

Asiática, Ibérica, Céltica.

Sobre a nutrição e a alimentação de suínos pode-se afirmar que uma estratégia alimentar para suínos criados em estresse por calor é o (a) _____________ da proteína bruta da dieta respeitando-se os aminoácidos essenciais e o (a) _____________ da densidade energética da ração com uso de óleos e gorduras (uma vez que os animais consomem _____________, a dieta precisa ser _____________ concentrada). Assim, pode-se inferir que incrementar a dieta com óleo em ambiente quente só fará efeito se ela tiver _____________ proteína bruta.


A sequência que preenche corretamente as lacunas do texto é


A

redução / aumento / mais / mais / baixa


B

aumento / diminuição / mais / menos / alta


C

redução / diminuição / mais / menos / baixa


D

aumento / aumento / menos / mais / alta


E

redução / aumento / menos / mais / baixa

O Haemophilus parasuis (HPS) coloniza __________ dos leitões, logo após o nascimento, a partir das porcas.


Assinale a alternativa que preenche, corretamente, a lacuna do texto:


A

o trato genital.


B

os músculos esqueléticos.


C

o trato respiratório.


D

o trato urinário.


E

o intestino grosso.

O bem-estar na espécie suína pode ser avaliado por meio das respostas comportamentais, fisiológicas, ligadas à sanidade e à produção. Sobre os indicadores do bem-estar em suínos, assinale a alternativa correta:


A

O comportamento apático, evidenciado pela inatividade excessiva, ocorre quando o ambiente não é estimulante e pode estar acompanhado da redução na ingestão de alimentos em matrizes mantidas em condições de temperaturas abaixo de 21ºC.


B

A miscigenação dos lotes de leitões, mudança de ambiente físico dos animais e a exposição a ruídos constantes ou súbitos, são indicadores que podem impedir os suínos de expressar o seu comportamento natural.


C

A manutenção dos animais em baias coletivas, sobretudo na fase de creche, crescimento e terminação, aumenta a incidência de comportamentos estereotipados e agressivos, como mordeduras e os vícios de sucção da cauda, orelha, flanco e vulva.


D

O aumento da frequência cardíaca e respiratória é um indicador de estresse térmico, observados frequentemente em cachaços e leitões mantidos em temperaturas abaixo de 18ºC.


E

A busca constante por água, locais úmidos e o comportamento de deitar-se de lado e com o focinho em direção ao vento, são indicativos de alteração no bem-estar em leitões, durante a fase de amamentação, submetidos a altas temperaturas.

As exportações de carne suína, tanto in natura como processadas, bateu recorde em 2021 com um total de 1,13 milhão de toneladas vendidas ao exterior. O aumento foi de 11% em relação a 2020, quando 1,02 milhão de toneladas foram exportadas. A receita dessas vendas no ano passado foi de US$ 2,6 bilhões, 16,4% maior que a de 2020, que foi de US$ 2,2 bilhões. Os dados são da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA, 2022). O padrão sanitário do rebanho suíno brasileiro é um dos importantes pilares que asseguram a exportação em crescentes escalas de volume e ingresso de recursos. Assinale a alternativa que apresenta algumas das doenças de suínos que nunca foram registradas ou estão erradicadas no Brasil e que requerem notificação imediata de caso suspeito ou diagnóstico laboratorial.


A

Brucelose causada por Brucella suis e Peste Suína Clássica.


B

Verminose causada por Ascaris suum e Sarna sarcóptica.


C

Peste Suína Clássica e Erisipela Suína.


D

Síndrome Reprodutiva e Respiratória Suína e Peste Suína Africana.


E

Leptospirose e Epidermite Exsudativa.

A castração de suínos machos é um manejo necessário para controle do odor sexual ou de macho inteiro. No Brasil é uma medida obrigatória de acordo com o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento.


É correto afirmar que o odor de suíno macho inteiro é causado predominantemente por


A

testosterona e escatol.


B

androsterona e estradiol.


C

testosterona e androsterona.


D

androsterona e escatol.


E

testosterona e estradiol.

Avalie o que se afirma sobre a bem-estar na criação de suínos.


I - A concentração de cortisol ou de seus metabólitos no plasma sanguíneo, na saliva, na urina ou nas fezes é um dos indicadores mais frequentemente utilizados para mensurar o bem-estar dos animais.

II - Os sistemas de alojamento, manejo ou alimentação que resultam em alta porcentagem de animais com estereotipias são inadequados do ponto de vista do bem-estar animal.

III - Uma produção satisfatória implica necessariamente um nível adequado de bem-estar.


Está correto apenas o que se afirma em


A

I, II e III.


B

I e III.


C

III.


D

I.


E

I e II.

É um dos pilares necessários para sustentar um sistema de produção segregada em suinocultura a


A

estabilização imunológica.


B

baixa ingestão de colostro.


C

falha na biosseguridade.


D

desinfecção ineficiente.


E

medicação intensiva.

Um suíno em fase de engorda, em bom estado corporal, apresenta quadro clínico respiratório, com dispneia, tosse e evolução rápida à morte. À necropsia, os pulmões apresentam áreas bem delimitadas, de consistência firme, associadas a hemorragia acentuada nos lobos diafragmáticos, as quais são compatíveis com infarto, além de deposição multifocal de fibrina sobre a pleura. Esses sinais clínicos e achados macroscópicos são compatíveis com


A

pneumonia intersticial por circovírus suíno tipo 2.


B

pneumonia catarral por Mycoplasma hyopneumoniae.


C

broncopneumonia por Pasteurella multocida.


D

pleuropneumonia por Actinobacillus pleuropneumoniae.

Com base nas raças de suínos, assinale a alternativa CORRETA que corresponde à primeira raça estrangeira a ser introduzida no Brasil:


A

Wessex.


B

Large White.


C

Hampshire.


D

Duroc.


E

Landrace.

Antimicrobianos são utilizados na produção de suínos para finalidades terapêuticas, profiláticas e metafiláticas, e para promover o crescimento, embora esse último seja proibido em alguns países. Com relação ao uso de antimicrobianos em suínos, assinalar a alternativa CORRETA:


A

Para o tratamento da disenteria suína, a terapia antimicrobiana de primeira escolha é Penicilina, seguido pela Tilosina e, como última escolha, o Florfenicol.


B

A rinite atrófica suína, causada pelo Mycoplasma hyopneumoniae, costuma acometer suínos de 16 semanas de idade ou mais, sendo adequadamente tratada com amoxicilina na dose de 20mg/kg via água.


C

Tratamentos profiláticos coincidem com períodos definidos no ciclo produtivo, na ocasião do nascimento, para reduzir a transmissão de Streptococcus e Haemophilus após o desmame (cerca de três a seis semanas de idade para prevenir diarreia, ou da metade para o fim da fase de creche ou depois da passagem e mistura de suínos).


D

Em casos de diarreia pós-desmame, pode-se utilizar, para tratamento, como primeira escolha Trimetropima, seguida por Tilosina e, como última escolha, Penicilina.

A suinocultura é uma atividade que exige muita dedicação do criador para alcançar bons índices de produtividade e, em consequência, resultados econômicos positivos. A água utilizada na granja produtora deve ser de boa qualidade, fresca e à vontade, com temperatura entre 16 ºC a 18°C. O reservatório deve ser protegido do sol para manter a água na temperatura adequada. O reservatório deve ser dimensionado para estocar a água por um período de 5 dias pela seguinte equação:


CR = (0,48STA + F + M)0,075, onde:

CR = Capacidade do reservatório, m3;

STA = número de suínos terminados por ano;

F = número de fêmeas do rebanho;

M = número de machos do rebanho.


Assim, um sistema de produção para 24 matrizes, com 1 macho e estimativa de 504 terminados por ano, o reservatório de água deverá ter capacidade de:


A

20,50 m³


B

20,72 m³


C

20,02 m³


D

21,00 m³


E

21,02 m³

A creche é uma instalação na qual são alojados os suínos após o desmame e onde permanecem de 4 a 5 semanas. Deve-se, de preferência, alojar os leitões por leitegada em lotes o mais uniformes possível com X leitões, no máximo. Assinale a alternativa CORRETA que corresponde ao valor de X:


A

20


B

10


C

40


D

50


E

30

Com relação às clostridioses mais frequentemente diagnosticadas na suinocultura comercial, assinale a alternativa correta.


A

Clostridium sordelli é responsável pela síndrome da gastrite e morte súbita em matrizes confinadas.


B

O corte de dentes de leitões neonatos é fator de risco importante para desenvolvimento de tétano.


C

Diarreia causada por Clostridium perfringens tipo A é observada em leitões na primeira semana de vida.


D

Antibioticoterapia, amplamente realizada na suinocultura, é fator de risco para enterites por Clostridium difficille.


E

Botulismo é comum devido à dieta onívora da espécie suína.

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado