Questões de Concursos Para MPU - Ministério Público da União - BR

 
 
Disciplina
Assunto
Banca
Instituição 1
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
12.004 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

No estudo dos recursos hídricos, a bacia hidrográfica pode ser considerada, em linhas gerais, um sistema físico. Em macro escala, como em grandes bacias hidrográficas, o padrão de saída de água, suas intensidades e sazonalidades poderão ser controlados, primariamente, pelos efeitos climáticos. Para comparação entre bacias hidrográficas individuais, a variabilidade do regime hidrológico é controlada por diversos elementos que caracterizam a bacia – como litologia, relevo, solos, cobertura vegetal – e fatores climáticos – como precipitação, radiação solar e evaporação (TUCCI, 2002).

O gráfico a seguir representa diferentes hidrogramas após a chuva em bacias de uma mesma área em três diferentes usos do solo.



(Fonte: ROCHA, P. C.; SANTOS, A. A. DOS. Análise hidrológica em bacias hidrográficas. Mercator (Fortaleza), v. 17, p. e17025, 2018)


A área com floresta regenerada, a área com floresta virgem e a área agrícola estão representadas, respectivamente, pelas letras:


A

A, B e C, sendo que, na região agrícola, o desaparecimento da cobertura arbórea leva, entre outras consequências, à diminuição da perda de água do solo através da transpiração dos vegetais, ao aumento do escoamento das águas na superfície do terreno e ao aumento do fluxo da água nos rios;


B

A, B e C, sendo que, na região da floresta virgem, a cobertura arbórea contribui, entre outros eventos, com a diminuição da água do solo através da transpiração dos vegetais, com o aumento do escoamento das águas na superfície do terreno e com o aumento do fluxo da água para os rios;


C

B, C e A, sendo que, na região agrícola, o desaparecimento da cobertura arbórea leva, entre outras consequências, à diminuição da perda de água do solo pela transpiração dos vegetais, ao aumento do escoamento das águas na superfície do terreno e ao aumento do fluxo da água nos rios;


D

B, C e A, sendo que, na região da floresta virgem, a cobertura arbórea contribui, entre outros eventos, com a diminuição da água do solo através da transpiração dos vegetais, com o aumento do escoamento das águas na superfície do terreno e com o aumento do fluxo da água para os rios;


E

C, B e A, sendo que, na região da floresta virgem, a cobertura arbórea contribui, entre outros eventos, com a diminuição da água do solo através da transpiração dos vegetais, com a redução do escoamento das águas na superfície do terreno e com a redução do fluxo da água para os rios.

A tabela a seguir mostra o resultado de um estudo com peixes de um reservatório. Os conteúdos estomacais ou intestinais dos animais foram analisados e utilizados para o cálculo das frequências, de ocorrência e volumétrica, cuja associação origina o Índice Alimentar (IAi). O maior consumo de um determinado item agrupou as espécies em quatro guildas tróficas (assinaladas em cinza): detritívora/iliófaga, herbívora, piscívora e insetívora.



Legenda:

Ins. - inseto;

O.I. - outros invertebrados;

Pei - peixe;

Veg/Fit - vegetal/fitoplâncton;

D.S. - detrito/sedimento;

M.D. - material digerido.


Em relação à estrutura trófica do reservatório, a análise da tabela permite concluir que:


A

as espécies 1 e 2, da guilda insetívora, são generalistas e podem atuar como consumidoras de todas as ordens;


B

as espécies 7 e 8, detritívoras, ocupam o 2º nível trófico da teia alimentar;


C

espécies da mesma guilda ocupam o mesmo nicho ecológico, pois consomem o mesmo tipo de alimento;


D

as espécies 5 e 6, da guilda piscívora, ocupam o 3º nível trófico ou superior;


E

os organismos 3 e 4 podem ocupar os três primeiros níveis tróficos da teia alimentar.

Após mais de um século de extinção local, a anta (Tapirus terrestris), o maior mamífero terrestre do Brasil, está de volta às florestas do Estado do Rio de Janeiro. O projeto Refauna, coordenado pelo biólogo Maron Galliez, tem trabalhado para repor essa espécie na Mata Atlântica fluminense, particularmente na Reserva Ecológica de Guapiaçu (Regua), em Cachoeiras de Macacu.

(A Voz da Serra, 14 de novembro de 2024)


A anta (T. terrestris) é um Chordata, categoria taxonômica que corresponde a um(a):


A

filo de seres deuterostomados diblásticos celomados;


B

classe de seres deuterostomados triblásticos acelomados;


C

filo de seres deuterostomados triblásticos celomados;


D

classe de seres protostomados diblásticos celomados;


E

filo de seres protostomados triblásticos celomados.

Um paciente de 8 anos de idade é levado ao consultório pelo seu responsável para um exame odontológico de rotina, sem queixas principais específicas. Ao exame clínico, notou-se uma dentição mista hígida, com incisivos superiores e inferiores irrompidos, e primeiros molares permanentes em relação de topo a topo. No entanto, percebeu-se a esfoliação precoce do elemento 73, provavelmente em decorrência de discrepâncias de tamanho dentário e erupção ectópica do elemento 32.

Algumas consequências da perda precoce de um canino decíduo no desenvolvimento da oclusão durante a dentição mista são:


A

a perda considerável de perímetro do arco inferior causada pelo colapso lingual do segmento dentário posterior;


B

a perda de perímetro do arco inferior no lado afetado associada ao desenvolvimento de mordida aberta anterior;


C

o deslocamento da linha média dentária em direção ao lado da perda e o colapso lingual do segmento dentário anterior;


D

o atraso da época de erupção do sucessor permanente no lado afetado e desenvolvimento de mordida aberta anterior;


E

a impacção do sucessor permanente, com deslocamento da linha média dentária em direção contrária ao lado da perda.

Maria é proprietária de uma área rural onde há uma nascente de rio. Ela deseja participar do Programa Federal de Pagamento por Serviços Ambientais (PFPSA) para obter recursos públicos destinados à conservação ambiental. No entanto, sua propriedade foi recentemente embargada por órgãos do Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama) devido a infrações ambientais.


Considerando o presente caso, é correto afirmar que:


A

Maria poderá receber recursos públicos do PFPSA, desde que regularize a situação de embargo antes da formalização do contrato;


B

a existência de embargo ambiental impede a aplicação de recursos públicos para pagamento por serviços ambientais na propriedade de Maria;


C

Maria poderá participar do PFPSA, desde que apresente um plano de recuperação ambiental aprovado pelo órgão competente;


D

a vedação à aplicação de recursos públicos não se aplica a Maria, mas apenas a pessoas jurídicas;


E

o embargo ambiental não interfere na elegibilidade de Maria para receber recursos do PFPSA se a infração não estiver relacionada aos serviços ambientais prestados.

Dentre as várias tipologias de riscos geológicos, destacam-se, no território brasileiro, as ocorrências de movimentos de massa. Para os municípios que frequentemente sofrem esse tipo de fenômeno geológico, demanda-se que tenham, em suas defesas civis, profissionais habilitados para análises de riscos, em especial, os geólogos. Quando há possibilidade de deslizamentos em uma encosta composta por solo, o geólogo busca fazer um conjunto de indagações no local da análise, a fim de gerar uma decisão de campo passível até mesmo da interdição de imóveis.


Quando se trata de análises de deslizamentos, uma das características mais importantes dos solos é o fato de que:


A

a pressão total exerce o controle da ruptura, pois o peso de material sobre a área afetada gera a mobilização;


B

a tensão total exerce o controle da ruptura, pois a massa de material sobre a área afetada gera a mobilização;


C

a lubrificação pela água na fase sólida exerce o controle da ruptura, sendo a chuva definitiva na mobilização;


D

a tensão cisalhante é transmitida pela fase sólida, uma vez que a água não resiste a tensões cisalhantes;


E

a maior espessura do material da encosta produz rupturas, já que a fase sólida não transmite tensões normais.

Na CDD, a hierarquia está expressa de forma estrutural e notacional.


Enquanto, na hierarquia estrutural, os tópicos mais específicos são parte de outros, acima e mais genéricos (com exceção das classes principais), a hierarquia notacional é evidenciada:


A

pelo primeiro dos três dígitos, que representam a classe principal;


B

pelas seis tabelas de notações que podem ser adicionadas às classes;


C

pelos sumários da CDD, que contêm as classes, divisões e seções;


D

pela diversidade de notações a que remete o Índice Relativo da CDD;


E

pela extensão da notação que resultou da especificação do assunto.

As lesões de cárie radicular são altamente prevalentes em pacientes idosos.

Sobre a etiologia e o padrão de acometimento clínico dessas lesões, nesse grupo específico de pacientes, é correto afirmar que:


A

a diminuição do fluxo salivar faz com que as faces linguais dos dentes sejam as mais frequentemente afetadas;


B

a diminuição do fluxo salivar faz com que os dentes anteroinferiores sejam os mais frequentemente afetados;


C

a ação combinada de ácidos e forças mastigatórias funcionais faz com que as faces vestibulares dos pré-molares inferiores sejam muito afetadas;


D

o menor controle de placa, a diminuição do fluxo salivar e a maior frequência de exposição radicular são fatores associados ao seu desenvolvimento;


E

a proliferação de fungos, como a Candida albicans, tem papel fundamental no aparecimento dessas lesões, acometendo principalmente superfícies radiculares expostas.

Em 2004, por meio de um projeto colaborativo entre o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Ministério do Meio Ambiente, oficializou-se um “Mapa dos Biomas Brasileiros” que consagrou a existência de seis grandes biomas.

(PÁDUA. J. A. Estudos Históricos – Rio de Janeiro, vol. 36, nº 80, 2023. Adaptado)

A figura a seguir mostra o Mapa dos Biomas Brasileiros, representados por números.

Fonte: Mapa Biomas e Sistema Costeiro-Marinho do Brasil 2024.

Sobre os biomas indicados no mapa, é correto afirmar que:


A

o bioma 5 é o único endêmico do Brasil, uma vez que os demais também se estendem aos países vizinhos;


B

o fogo é um fator de grande importância ecológica no bioma 4, induzindo a floração de diversas espécies e a abertura de frutos e a liberação de sementes;


C

os biomas 1 e 4 são considerados hotspots, em função da megadiversidade, do endemismo e da devastação acelerada de suas áreas naturais;


D

o bioma 3 se caracteriza principalmente por uma típica savana, no seu sentido fisionômico mais difundido, mas é constituído também por formações florestais e formações campestres;


E

a ausência de uma legislação específica, que regulamente a proteção e o uso da vegetação nativa do bioma assinalado por 5, o torna vulnerável à intensa destruição por ação antrópica.

Em um paciente com paralisia do IV par craniano, o achado que colocaria a lesão no nível fascicular nuclear de pré-decussação é:


A

defeito pupilar aferente relativo ipsilateral;


B

síndrome de Horner ipsilateral;


C

quadrantanopsia homônima;


D

fraqueza facial ipsilateral;


E

hemianopsia homônima.

Analise a equação a seguir.

Trata-se da equação:


A

de Bernoulli;


B

de movimento das marés;


C

de conservação de vorticidade potencial;


D

da continuidade;


E

da conservação de movimento das correntes.

Uma mulher de 35 anos foi presa após ameaçar um familiar com uma faca pela manhã, sem causa aparente. O advogado da acusada solicita que ela seja considerada inimputável, considerando o diagnóstico de "transtorno bipolar Tipo I, episódio atual de mania com sintomas psicóticos".


Considerando esse caso, a alternativa que melhor reflete a influência do diagnóstico na imputabilidade da acusada é a seguinte:


A

o diagnóstico de transtorno psicótico exclui automaticamente a responsabilidade criminal, pois a pessoa não tem controle sobre suas ações;


B

a responsabilidade criminal deve ser determinada apenas pela gravidade do crime, independentemente do diagnóstico psiquiátrico;


C

a acusada deve ser considerada imputável, pois o transtorno bipolar com características psicóticas não afeta a capacidade de discernimento entre o certo e o errado;


D

o diagnóstico de transtorno bipolar com características psicóticas é irrelevante para a avaliação da imputabilidade, pois, no transtorno bipolar, não ocorre alteração na capacidade de discernimento;


E

o diagnóstico pode influenciar a avaliação da imputabilidade, mas não garante que a acusada seja considerada inimputável, uma vez que o ato ilícito cometido deve estar relacionado à gravidade do transtorno no momento do cometimento do ato ilícito.

Maria, 33 anos, apresenta preocupação excessiva com a possibilidade de ter uma doença grave há aproximadamente nove meses. Apesar de não apresentar sintomas físicos relevantes, ela vive convencida de que pode estar desenvolvendo uma doença grave. Ela relata aferir frequentemente seus sinais vitais, além de realizar buscas intensas por informações médicas em fontes on-line, convencida de que pode ter, por exemplo, câncer ou um distúrbio cardíaco. Maria já consultou diversos médicos e submeteu-se a inúmeros exames laboratoriais e de imagem, todos com resultados normais, mas persiste em buscar novas opiniões médicas para obter garantias de que não tem nenhum problema de saúde significativo. A intensa preocupação com a possibilidade de ter uma doença grave tornou-se o foco central da sua vida, prejudicando suas relações sociais e o desempenho no trabalho. Embora ela reconheça, em certos momentos, que suas preocupações possam ser exageradas, essa percepção não é suficiente para diminuir seu sofrimento.


Nesse caso, o melhor diagnóstico é:


A

esquizofrenia;


B

transtorno bipolar do humor;


C

transtorno depressivo maior;


D

síndrome de Munchausen;


E

transtorno de ansiedade de doença.

Os processos geoquímicos governam a disponibilidade dos elementos químicos existentes na crosta continental, sendo muitas vezes utilizados como indicadores para detecção do local de origem de resíduos de solos ou de rochas quando coletados para perícia.


No caso da percolação de água em rochas máficas sob clima tropical úmido com presença de oxigênio livre, há efeitos acentuados de intemperização química, de modo que as soluções resultantes migram e a matriz do solo:


A

fixa o Ca2+ e Mg2+ na forma de óxidos ou hidróxidos;


B

fixa o Fe3+ e Mn2+ na forma de óxidos ou hidróxidos;


C

perde o Al3+ e Mn2+ pela aeração ligada à porosidade;


D

perde o Al3+ e Mn2+ pela aeração ligada à permeabilidade;


E

apresenta diminuição da porosidade e permeabilidade.

Paciente com 40 anos foi submetida a histerectomia devido a quadro de sangramento uterino anormal. A análise histopatológica evidenciou adenomiose.


Nesse caso, é correto afirmar que:


A

é necessário tratamento adjuvante;


B

a doença está tratada;


C

deverá fazer hormonioterapia;


D

é importante rastrear outras lesões;


E

o colo deveria ter sido poupado.

Em uma determinada amostra de solo, foram realizados ensaios de caracterização, tendo-se obtido os seguintes resultados: teor de umidade de 60%, limite de liquidez de 80% e limite de plasticidade de 40%.


Para essa amostra de solo, o índice de consistência é de


A

0,2;


B

0,4;


C

0,5;


D

1,5;


E

2,0.

Um circuito série composto por um resisitor de 3 Ω e um indutor de H é alimentado por uma fonte de 70 V na frequência de 60 Hz.


A corrente elétrica que flui nesse circuito é:


A

5,8 A;


B

10,0 A;


C

14,0 A;


D

17,5 A;


E

23,3 A.

Os laudos antropológicos, em especial aqueles relacionados à efetivação de direitos territoriais, impõem desafios particulares aos praticantes da antropologia. Como apontado por Ilka Boaventura Leite, na introdução do livro Laudos periciais antropológicos em debate:


“Os laudos são, portanto, documentos produzidos com finalidades previamente estabelecidas, dirigidos a uma audiência restrita, dotados de regras determinadas pelas instâncias onde irão tramitar e podem ser submetidos a análises e avaliações bastante específicas” (Leite, 2005, p. 25).


A elaboração de um laudo antropológico:


A

dispensa a realização de trabalho de campo, uma vez que os requisitos elaborados pelos operadores do direito delimitam o escopo da pesquisa;


B

deve se basear exclusivamente em fontes documentais e históricas, buscando a comprovação legal da ocupação tradicional do território em questão;


C

pressupõe a defesa intransigente dos interesses dos grupos socialmente vulnerabilizados, de maneira tal que o laudo é utilizado como instrumento de denúncia e mobilização social;


D

demanda a articulação entre o rigor metodológico da pesquisa etnográfica e a sensibilidade para compreender as relações de poder, os conflitos e as disputas territoriais que permeiam o contexto da perícia;


E

limita-se a analisar os aspectos culturais dos grupos envolvidos, não se ocupando das dimensões políticas e econômicas do conflito.

Um empregado encontrou na mesa de um colega um relatório de avaliação de riscos ocupacionais cujo parâmetro utilizado para medir o risco foi o “AREN”.


Neste sentido, o empregado identificou que o risco avaliado foi o de exposição a:


A

luminosidade;


B

umidade;


C

vibração;


D

ruído;


E

calor.

Analise a figura a seguir.



Se o Módulo de Elasticidade e Momento de Inércia forem iguais para todas as barras, os momentos fletores máximos positivos e negativos da estrutura abaixo são, respectivamente:


A

31,5 kN.m e -27,0 kN.m;


B

31,5 kN.m e -21,0 kN.m;


C

22,5 kN.m e -31,5 kN.m;


D

6,0 kN.m e -31,5 kN.m;


E

15,8 kN.m e -31,5 kN.m.

Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado