Questões de Concurso de Avaliação Institucional de Desempenho e de Aprendizagem - Pedagogia

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão de Concurso - 1141977

Concurso Professor de Educação Básica - Área: Educação Infantil 2019

Questão 23

Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Nível Superior

A avaliação é uma ação coletiva de formação dos estudantes e ocorre em diferentes esferas com objetivos distintos, sendo os três níveis de avaliação, a saber: da aprendizagem dos alunos, da instituição e do sistema escolar.

Assinale a alternativa correta sobre a avaliação da instituição.

  • A.

    O coletivo dos profissionais é protagonista da avaliação, uma vez que trabalha e conduz a complexidade da formação na escola, orientando-se pelo projeto político-pedagógico da escola.

  • B.

    O professor tem um papel central na implementação de instrumentos de medidas capazes de revelar dados a serem analisados que revelem o desenvolvimento do educando.

  • C.

    Está articulada à avaliação de aprendizagem dos alunos, oportunizando regime de permanentes trocas entre os professores, não sendo articulada à avaliação do sistema escolar, visto que são dimensões distintas.

  • D.

    A equipe escolar desenvolve instrumento de avaliação diagnóstica do nível de alfabetização das crianças matriculadas no EF que permite evidenciar o que foi agregado na aprendizagem, em termos de habilidades de leitura.

  • E.

    Envolve o conjunto das unidades escolares de uma rede municipal ou estadual, permanecendo sob a responsabilidade do poder público e de parceiros da educação.

Questão de Concurso - 1139604

Concurso SAEB Professor - Área: Linguagens com Ênfase em Língua Portuguesa 2017

Questão 11

Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível Superior

Educação Brasileira: Temas Educacionais e Pedagógicos e Noções de Igualdade Racial e de Gênero

Uma das marcas das reformas educacionais realizadas no país nas últimas décadas foi a de incorporar e pôr em movimento uma agenda de avaliações em larga escala, a partir de uma retórica político-pedagógica de que tais modalidades de avaliação têm o poder de contribuir para:



I. a formulação e a definição mais adequada de políticas e programas educacionais.


II. a alocação mais justa e pertinente de recursos financeiros aos sistemas e unidades escolares.


III. a atribuição de responsabilidades públicas aos gestores dos sistemas de ensino pelos resultados de suas escolas, junto ao Ministério Público.


IV. a competição entre as unidades escolares de modo a valorizar aquelas que obtém os melhores resultados nas avaliações nacionais.


V. fortalecer o papel dos estudantes como protagonistas e responsáveis pelo sucesso ou fracasso de seus pares nas avaliações em larga escala.



Está INCORRETO o que se afirma APENAS em

  • A.

    IV e V.

  • B.

    II, IV e V.

  • C.

    III e V.

  • D.

    I e II.

  • E.

    I, III e IV.

Questão de Concurso - 1198887

Concurso Administrador Escolar 2019

Questão 29

Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (FEPESE)

Nível Superior

São alguns dos indicadores de avaliação institucional:

1. o perfil do alunado e do corpo dos(as) profissionais da educação.

2. as relações entre dimensão do corpo docente, do corpo técnico e do corpo discente.

3. a infraestrutura das escolas, os recursos pedagógicos disponíveis.

4. os processos da gestão da Unidade Educativa.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A. São corretas apenas as alternativas 2 e 3.
  • B. São corretas apenas as alternativas 1, 2 e 3.
  • C. São corretas apenas as alternativas 1, 2 e 4.
  • D. São corretas apenas as alternativas 1, 3 e 4.
  • E. São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.

Questão de Concurso - 1210201

Concurso IFFAR Pedagogo 2019

Questão 44

FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC)

Nível Superior

Segundo o SINAES, a avaliação das instituições de educação superior terá por objetivo identificar o seu perfil e o significado de sua atuação, por meio de suas atividades, cursos, programas, projetos e setores, considerando as diferentes dimensões institucionais, entre elas, obrigatoriamente as seguintes, EXCETO:

  • A.

    Políticas de atendimento aos estudantes.

  • B.

    Missão, visão e plano de desenvolvimento sócio-político-financeiro.

  • C.

    Sustentabilidade financeira, tendo em vista o significado social da continuidade dos compromissos na oferta da educação superior.

  • D.

    Infraestrutura física, especialmente a de ensino e de pesquisa, biblioteca, recursos de informação e comunicação.

  • E.

    Planejamento e avaliação, especialmente os processos, resultados e a eficácia da autoavaliação institucional.

Questão de Concurso - 1210202

Concurso IFFAR Pedagogo 2019

Questão 45

FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC)

Nível Superior

A introdução do ENADE, como um dos procedimentos de avaliação do SINAES, será efetuada gradativamente, cabendo ao ___________________ determinar ____________________ os cursos de graduação a cujos estudantes será aplicado.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

  • A.

    Fórum Nacional de Educação – anualmente

  • B.

    Conselho Nacional da Educação – semestralmente

  • C.

    Ministro de Estado da Educação – anualmente

  • D.

    Governo Federal – semestralmente

  • E.

    Secretário Nacional de Educação – trimestralmente

Questão de Concurso - 1210696

Concurso IFFAR Técnico em Assuntos Educacionais 2019

Questão 45

FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC)

Nível Superior

A avaliação dos cursos de graduação resultará na atribuição de _________________, ordenados em uma escala com ____________ níveis, a cada uma das dimensões e ao conjunto das dimensões avaliadas.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

  • A.

    conceitos e notas – seis

  • B.

    notas – quatro

  • C.

    notas – cinco

  • D.

    conceitos – quatro

  • E.

    conceitos – cinco

Questão de Concurso - 1210704

Concurso IFFAR Técnico em Assuntos Educacionais 2019

Questão 46

FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC)

Nível Superior

A realização da avaliação das instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes será responsabilidade do:

  • A.

    Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas – INEP.

  • B.

    Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB.

  • C.

    Conselho Nacional de Educação – CNE.

  • D.

    Instituto Nacional de Pesquisas – INP.

  • E.

    Fórum Nacional de Educação – FNE.

Questão de Concurso - 1114097

Concurso UNIRIO Técnico em Assuntos Educacionais 2014

Questão 24

Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Unirio)

Nível Superior

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) de uma instituição deve, anualmente, aplicar no seu quadro efetivo uma avaliação, por intermédio de um ou mais instrumentos, que vise ao aprimoramento institucional.

Desta forma, a avaliação institucional deve ser

  • A.

    aleatória junto aos coordenadores de curso e gestores acadêmicos.

  • B.

    distinta entre os servidores e pensada por todos, sem intervenção da CPA.

  • C.

    pensada e executada por docentes portadores do título de Doutor.

  • D.

    orientada pelas diretrizes e pelo roteiro da auto-avaliação institucional da CONAES.

  • E.

    executada e pensada por técnico-administrativos portadores do título de Doutor.

Questão de Concurso - 1138792

Concurso Técnico em Assuntos Educacionais 2013

Questão 46

Instituto AOCP

Nível Superior

Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s). Auto Avaliação Institucional é um processo interno, configurado com padrões próprios da instituição, não tem propósito de comparação com outras instituições. Uma das metodologias utilizadas no processo de Auto Avaliação Institucional é a Metodologia do Grupo Focal, pois


I. possibilita identificar, analisar e entender a realidade institucional utilizando-se de indicadores internos e externos.

II. é uma técnica sócio quantitativa, coletiva, dinâmica e que promove a sinergia entre os componentes do grupo investigado.

III. considera a instituição como um todo, atendendo ao princípio da globalidade e integração de forma associada, permitindo uma visão geral e abrangente da instituição.


  • A.

    Apenas II.

  • B.

    Apenas I.

  • C.

    I, II e III.

  • D.

    Apenas II e III.

  • E.

    Apenas I e III.

Questão de Concurso - 1097992

Concurso Supervisor de Ensino 2014

Questão 42

Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)

Nível Superior

Assinale a afirmação INCORRETA sobre o Censo Escolar:

  • A.

    O Censo Escolar faz o levantamento de informações educacionais sobre a Educação Básica em diferentes níveis (infantil, fundamental e médio) e modalidades (ensino regular, especial e educação de jovens e adultos).

  • B.

    Um objeto de preocupação do Censo Escolar é o acompanhamento e registro das alterações do sistema educacional, para verificar o impacto de tais mudanças nas organizações educacionais.

  • C.

    O levantamento de dados é realizado junto aos estabelecimentos de ensino, das redes pública e particular, por meio de um questionário padronizado, em que são colhidas informações referentes à matrícula, movimento e rendimento dos alunos, além de outros dados.

  • D.

    O Censo Escolar gera um conjunto de informações que avalia apenas o desempenho de alunos, mas não fornece informações sobre o desempenho dos sistemas de ensino como um todo.