Questões de Concurso de Componentes Curriculares - Pedagogia

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Questão de Concurso - 1133817

Concurso Professor de Educação Básica - Área: Educação Infantil 2019

Questão 34

Instituto de Desenvolvimento Institucional Brasileiro (IDIB)

Nível Superior

O currículo da Educação Infantil deve:
  • A.

    Ser concebido como um conjunto de práticas que buscam articular as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, ambiental, científico e tecnológico, de modo a promover o desenvolvimento integral de crianças de O a 5 anos de idade.

  • B.

    Evitar as polêmicas sociais que perpassam as diferenças entre as classes sociais brasileiras.

  • C.

    Espelhar as contradições entre a educação pública e a privada, privilegiando conhecimentos práticos à pública e formação geral à privada.

  • D.

    Reunir um conjunto de práticas que explore o saber próprio da criança, junto à família, deixando a escola como espaço de formação científica, proporcionando desenvolvimento integrado em todas as idades.

Questão de Concurso - 1201608

Concurso Supervisor Escolar 2019

Questão 33

Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (FEPESE)

Nível Superior

Os profissionais da SME, ao produzirem sua proposta curricular, designaram que a relação de objetivos trará as ações que devem ser consideradas no planejamento e no acompanhamento do desenvolvimento do percurso formativo.

Assinale a alternativa correta quanto a essas ações indicadas.

  • A. Introduzir, Reconhecer, Aprofundar, Retomar.
  • B. Introduzir, Consolidar, Aprofundar, Retomar.
  • C. Introduzir, Retomar, Aprofundar, Consolidar.
  • D. Introduzir, Aprofundar, Consolidar, Retomar.
  • E. Retomar, Introduzir, Consolidar, aprofundar.

Questão de Concurso - 1107285

Concurso IFPA Assistente de Alunos 2018

Questão 47

(IFPA)

Nível Médio

Os currículos dos cursos de formação de docentes para a educação básica terão por referência:

  • A.

    As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores para a Educação Básica.

  • B.

    As Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica.

  • C.

    a Base Nacional Comum Curricular.

  • D.

    O Plano Nacional de Educação.

  • E.

    Os Planos Estaduais de Educação.

Questão de Concurso - 1114053

Concurso UNIRIO Técnico em Assuntos Educacionais 2014

Questão 14

Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Unirio)

Nível Superior

Na proposta de flexibilização curricular, as diretrizes defendem novas formas de articulação entre a teoria e a prática, uma vez que sugerem que as IES encorajem ao aproveitamento do conhecimento, das habilidades e das competências adquiridas fora do ambiente escolar, levando em consideração àquelas contidas

  • A. para a área de formação considerada.
  • B. em instituições estrangeiras.
  • C. em estágios curriculares não obrigatórios.
  • D. em instituições públicas e gratuitas.
  • E. na matriz curricular.

Questão de Concurso - 1142102

Concurso SEDUCE Professor - Área: Instrutor de Libras 2010

Questão 12

Universidade Federal do Goiás (UFG)

Nível Superior

O movimento de renovação curricular ocorrido nos anos 1980 e 1990 focou a democratização do espaço escolar e o desenvolvimento de currículos centrados na escola, respectivamente. Uma análise realizada por Moreira ( In. EDUCAÇÃO & SOCIEDADE, Ano XXI,n.73, 2000) em quatro capitais do Sul e Sudeste brasileiro evidencia diferentes princípios para integração do currículo. São eles:

  • A.

    interdisciplinaridade, eixos norteadores e transversais, princípios educativos e núcleos conceituais.

  • B.

    sociabilidade, eixo comum, núcleo disciplinar específico e núcleo livre.

  • C.

    racionalidade, eixos adaptadores, princípios de resistência e núcleo impulsionador.

  • D.

    produtividade, eixos cognitivos, núcleos procedimentais e estruturadores de experiências.

Questão de Concurso - 1095641

Concurso Professor de Educação Básica III Matemática 2010

Questão 39

Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB)

Nível Superior

Segundo Ubiratan D'Ambrósio, “A conceituação de currículo é relativamente recente e um dos modelos correntes apresenta o currículo com quatro componentes: objetivo, conteúdo, métodos e avaliação.” Em sua proposta de modelo curricular alternativo,D'Ambrósio propõe um trabalho com:
  • A. três componentes.
  • B.

    dois componentes.

  • C.

    um componente.

  • D.

    cinco componentes.

  • E.

    seis componentes.